12 março, 2009

«Esta equipa, é capaz de tudo», Jesualdo dixit

assistência: 46.509 espectadores.

árbitros: Pieter Vink (Holanda), Arie Brink e Wilco Lobbert; Hendrikus Nijhuis.

FC PORTO: Helton; Sapunaru, Rolando, Bruno Alves e Cissokho; Lucho «cap», Fernando e Raul Meireles; Lisandro, Hulk e Rodríguez.
Substituições: Sapunaru por Tomás Costa (83m), Hulk por Mariano (89m) e Lisandro por Farías (90m).
Não utilizados: Nuno, Stepanov, Sektioui e Andrés Madrid.
Treinador: Jesualdo Ferreira.

ATLÉTICO DE MADRID: Leo Franco; Perea, Pablo Ibáñez, Ujfalusi e Antonio López; Maxi Rodríguez «cap», Paulo Assunção, Raul Garcia e Simão; Pongolle e Aguero.
Substituições: Maxi Rodríguez por Diego Forlán (54m), Raúl García por Maniche (72m) e Pongolle por De las Cuevas (79m).
Não utilizados: Coupet, Pernía, Heitinga e Camacho.
Treinador: Abel Resino.

disciplina: cartão amarelo a Rodríguez (25m), Hulk (67m), Perea (71m), Ujfalusi (75m).


O Atlético de Madrid chegava à cidade invicta em desvantagem. Apesar disso, o optimismo dos adeptos Madrilenos era notório nas reportagens televisivas, até porque nos quinze dias que entremearam as duas mãos dos oitavos-de-final da Champions League, os colchoneros haviam batido o pé aos dois grandes colossos do seu campeonato caseiro, obtendo bons resultados perante o Barcelona e Real Madrid. Pelo que se antevia um Atlético de Madrid diferente do que disputara a primeira mão em casa contra o FC Porto. Era um sério aviso à navegação.

No entanto, é sabido entre as equipas mais experimentadas da prova rainha Europeia, que esta se trata de uma competição impar, que põe em teste a verdadeira capacidade dos participantes, que pesa tanto sobre os ombros de quem a disputa, quanto de peso tem o título, CAMPEÕES.

19.45h, vinte e dois jogadores alinham e fazem a formação perante um Estádio do Dragão visivelmente cheio, engalanado, trajado de azul e branco a rigor. Um palco que já conhece a glória, mas não se cansa de ouvir entoar aquele sublime hino arrepiador.

Uma câmara televisiva varre na imagem as equipas alinhadas, vejo os meus jogadores de semblante carregado, tensos, com Lisandro no extremo da fila a destoar com um suave sorriso esboçado. Sentem a responsabilidade que se lhes confia, abraçam-na com ambos os braços e partem para o jogo, desde à muito assumido para o quebrar de uma malapata atrasada - passar aos quartos-de-final.

Nas bancadas, não há dúvidas, o público portista mostra ao que vinha – apoio incondicional! Era o “ouro sobre azul” daquele belo espectáculo.

A bola corre e os primeiros dez minutos são jogados predominantemente no meio campo Madrileno. A equipa Portista faz o que lhe compete, assume o ataque perante um Atlético que se encolhe apesar da desvantagem. Só aos dez minutos se desenha um primeiro ataque dos Madrilenos, inconsequente. Mais quatro minutos volvidos para o primeiro remate com algum perigo para a baliza de Helton. O Brasileiro não facilita e defende para canto, o qual Simão Sabrosa trata de marcar, com a bancada em uníssono a assobiar. No entretanto do inicio do jogo, por sua vez, já o FC Porto havia ensaiado vários e bons remates e construído ataques que davam início ao muito do trabalho que aguardava a defensiva visitante.

Percebia-se a estratégia montada pelo Atlético de Madrid. Impedir a todo o custo o ponto mais forte do Porto, a sua linha avançada, sobretudo Hulk que foi fustigado, abalroado no pleno sentido da palavra, vezes sem conta e com a conivência da arbitragem. Aos 18’, Pablo vê um flagrante amarelo perdoado pelo cumprimento da sua missão – parar Hulk de qualquer maneira. Ainda assim, os azuis e brancos conseguiam fazer das suas, acalentando as já de si entusiasmadas bancadas. Aos 22’, excelente arrancada de Rodriguez pela esquerda a combinar com Hulk que sobra para Lucho, em jeito, tentar o chapéu a Leo Franco, mas a bola saí caprichosamente por cima da barra.

E já cá faltava! Aos 25’, Simulão Sabrosa a mostrar-nos / recordar-nos dos seus excelentes dotes de mergulho no rectângulo, valeu desta que o árbitro não foi em cantigas, mas Cristian Rodriguez protesta e pronto, um amarelo “picuinhas” ao portista e o flagrante amarelo por simulação do infractor perdoado, critério que veríamos mais tarde aplicado também a Hulk (amarelado por protestos, noventa e nove cacetadas depois, e o infractor impune) . E numa fase em que o Atlético começava a assumir mais posse de bola, com o Porto a tirar partido do contra ataque, continuava a ser de “ir aos cabelos” os permanentes atropelos a Hulk, sem dó nem piedade passando impunes, vários nem sequer assinalados pelo apito, para ver de seguida serem apitados cortes limpos do Porto, caso sobre Paulo Assunção por exemplo aos 38’, que vê ser-lhe feito um corte sem falta mas apitado... ou será que o visado no lance pelo árbitro era o público que insistia em vaiar com valentes assobiadelas o ex-trinco, agora colchonero? Uma dúvida legitima, quando se vê na repetição que Fernando dera na bola...

Já os últimos dez minutos da primeira parte jogam-se no meio campo do FC Porto, com a estratégia montada por Jesualdo a permiti-lo e a linha defensiva dos azuis e brancos a chegar para as encomendas.

No segundo tempo vejo entrar um Porto algo mais “encolhido” por breves minutos iniciais, mas o árbitro da partida, esse continua a ser incisivo e veemente a marcar mais uma falta não existente logo de caminho. Assiste-se então a vinte / trinta minutos de posse de bola dividida, provavelmente com um ligeiro saldo a favor de Madrid, mas é o FC Porto que se mostra mais clarividente no desenho dos seus ataques, a cheirar a baliza adversária ainda com mais vontade do que já fizera no primeiro tempo . Cissokho com uma boa jogada tenta entrar na área, mas excede-se em lances individuais e perde, Rodriguez joga com Lisandro que falha por pouco. Outro tento de Lisandro desta vez bem enquadrado a embater em Leo Franco que defende para a frente e Lucho a chegar ligeiramente atrasado para a recarga, os portistas acreditavam. Insistiam, Hulk ganha mais uma vez ao adversário, cruza a bola na área que é travada com o embate na mão de Ujfalusi, bola na mão, não há penalti. Decidiu bem Pieter Vink, já aos 75', decide mal, muito mal, ao não assinalar grande penalidade clara sobre Lisandro.

O Atlético sempre com o resultado em desvantagem, continuava cabisbaixo, com poucos e fracos registos de ataque. Forlán tem um remate “do meio da rua para o meio da bancada”. Aos 66’, um lance com mais perigo por Aguero que cabeceia ao lado, na marcação de um canto.

A saga dos portistas continuava, mas faltava sempre um bocadinho “assim”.

Meireles na marcação de um livre na meia direita, surpreende tudo e todos com um remate directo à baliza quando todos esperavam um cruzamento. Obriga o GR dos Espanhóis a mostrar, mais uma vez, serviço. Mais um tento de cabeça por Rodriguez a ser salvo novamente por Leo Franco.

Aproxima-se o último quarto de hora da partida e é com uma ovação das bancadas que Maniche volta a pisar aquele relvado para render Raul Garcia. Ao contrário de outros, há jogadores que continuam a ser aplaudidos e reconhecidos no Dragão. Entretanto, os Madrilenos lá são admoestados com o cartão amarelo pelas entradas duras de recurso às investidas de ataque azul e branco. Ujfalusi aos 76’ por falta sobre Rodriguez, Perea já o havia visto por falta sobre Hulk num rápido contra ataque lançado por Helton (70’).

Só faltava ali o golo, qual cereja no topo do bolo para abrilhantar devidamente o esforço e atitude portista em campo. Mas aliada às bolas no ferro que já são da praxe, o guarda-redes foi certamente o melhor jogador do Atlético em campo, pelo que mais uma vez se aplicou em impedir um “petardo” de Lucho aos 77’. Hulk lembrou-se – imaginem – de marcar um canto directo que foi negado pela trave, e mais uma vez, Leo Franco salva golo certo antecipando-se a Lisandro que era só encostar para dentro em sequência de um cruzamento ganho numa “gincana” aos defesas por Hulk (81’). Meireles desmarca Lisandro que bate Franco e já com ângulo apertado remata... ao poste (83’). Hulk acaba mesmo por ter de sair, lesionado em falta (mais uma) de Ujfalusi. É rendido por Mariano, e já em tempo de compensação quando o Atlético tentaria queimar os últimos cartuchos mas de pólvora seca, Farias substitui Lisandro.

Final da partida, e a frustração pela falta de golo dos portistas depressa é substituída pela recompensa e alegria de um regresso à passagem para os quartos-de-final da Champions League. Um prémio mais que merecido, não só por esta eliminatória, pelo que já foi feito está época, mas também pela forma ingrata como fomos eliminados nas últimas duas edições. Um prémio especial como também referiu Jesualdo, sobretudo, para os jogadores mais antigos do plantel que à três / quatro anos lutavam por este objectivo, não obstante os títulos nacionais conseguidos.

Tenho de ressalvar a excelente atitude do colectivo de equipa, que apesar da vantagem, sempre procurou o golo. E há que destacar Jesualdo, que pela segunda vez, foi superior tacticamente contra este Atlético, que já havia dado uma reviravolta e apurado a equipa em primeiro lugar (feito repetido do ano anterior) na fase de grupos para os oitavos-de-final. Goste-se ou não do homem, é hora das massas portistas reconhecerem e agradecerem publicamente, os feitos do nosso treinador. Que tem sabido defender-nos dentro e fora de campo, conseguido êxitos na altura mais difícil de que há memória, com ataques ao clube nunca vistos que conseguiram deixar sequelas na SAD , sendo o treinador o principal (ou publicamente, o único) a dar o peito às balas. Em defesa da sua equipa, da NOSSA equipa, do nosso clube. E porque não reconheço na prole portista a ingratidão, para quando uma demonstração explicita de reconhecimento, apoio ao treinador, nas bancadas do Dragão?

Repetindo-me mais uma vez na minha convicção de inicio de época, “definitivamente o verdadeiro desafio de Jesualdo e seus pupilos, é o Europeu”. Acrescento, não me tem decepcionado.

E por último, eleger para mim o que foi o melhor jogador em campo. Escolha difícil? Não, nem por isso. O colectivo dos onze jogadores já tive oportunidade de opinar que me pareceu muito bem, pelo que o meu melhor em campo, foi mesmo o 12º Jogador. Nas bancadas, no apoio incondicional todos os 90 minutos, na pressão ao adversário, os adeptos foram incansáveis. Tendo que assistir em casa, senti-me bem representado por quem se deslocou ao Estádio!

E agora Roma, ali, cada vez mais perto...

Porque há coisas que nunca cansam. Porque nos habituamos a contar e enfrentar com adversidades acrescidas, mesmo que nos sejam impostas por “outros meios”, recordamos: Monsieur Platini, estamos AQUI!

31 comentários:

  1. Sem tempo de descanso, hoje. Chegado a casa, mesmo à queima, só tendo tempo de me sentar a ver a bola o nervosismo a tomar conta de mim.

    45 minutos tremendos, de desgaste psicológico, temendo o golpe de azar. Jogo táctico, como Jesualdo tinha alertado, entregando o domínio da partida ao Atlético, mas sem conseguir aproveitar o contra-ataque.

    Parece-me que os espanhóis trazem a lição bem estudada, com uma marcação cerrada a Hulk, contemporizada pelo árbitro, permitindo quase tudo para parar o brasileiro.

    Como já tinhamos "saudade", o Simulação continua igual a ele próprio. Teatral, péssimo profissional, aldrabão de primeira.

    ResponderEliminar
  2. Ufaaaaaaa. Terminou. E, com o apito final, o doce sabor da vitória. Fiquei emocionado. É uma qualificação merecida. Merecidíssima.

    Se Jesualdo se chamasse Mourinho, as loas choveriam de todos os quadrantes, depois da táctica engendrada, tapando os caminhos para a baliza, controlando o jogo na perfeição.

    É sempre um jogo ingrato para qualquer adepto, desejoso de gritar golo. Esse grito esteve perto de se soltar, tantas vezes, numa 2ª parte com cheirinho a Madrid. Perfeita. Sublime. Com direito a olés.

    Estamos nos quartos. Entre as 8 melhores da Europa. Prémio justo a uma equipa a jogar no limite, concentrada, sabendo da importância da partida.

    Deos mais uma bofetada enorme, neste País cheio de gente mesquinha. Porque, não se iludam, hoje há muitos sapos a serem engolidos, em vários quadrantes.

    ps: Nota final para mais uma arbitragem "isenta", "íntegra" e "honesta", como pretendido por Platini. Contemporização para a dureza excessiva dos defesas espanhóis, penalty sonegado por falta grosseira sobre Lisandro (a mesma que o boi da Sport Tv não viu). Um habilidoso, mas que não levou a água ao moinho.

    ps2: Meu caro Paulo Assunção, o resultado em 180 minutos não demonstra a enorme superioridade azul e branca. Mas, bem lá no teu íntimo, sabes que levaste novo banho de bola. Como merecias. Ficas em casa, a ver a Champions pela TV. Talvez alguém te atire um amendoim, tá bem?

    ResponderEliminar
  3. POOOOOOOORRRRRRTTTTTTTOOOOOOOOOO.

    Que grandes ekefantes tiveram que engolir.


    Lamentável a azia da RaR, da TiSF, da Spotv...Sempre a puxar pelos "colchoneros" e pelo simulão.
    Como alguêm aqui afirmou...simulão no seu melhor, mau profissional e uma besta quadrada.

    Maniche, não esquece o grande FCP, viu-se na sua cara quando rematou aquela bola para a bandeirola de canto, enfiando o olhar na relva que pisava.

    Que gozo enorme teve ter tido o Prof. Jesualdo, e o PdC.

    Digam agora que compramos tudo e todos...cambada de hipócritas.

    Força POOOOORRRRRRTTTTTTOOOOOOO.

    ResponderEliminar
  4. Viva !

    Vi o jogo praticamente na sua integralidade. Faltaram-me os quinze minutos últimos da primeira parte, devido a um telefonema.

    Grande jogo do Porto !

    Desta vez foi possível ultrapassar os guardas redes inspirados. Já estava a ficar com receio : Bolas nos postes, defesas fora de série.

    O Porto deu uma lição de futebol e está entre as oito melhores equipas da Europa.

    E por mérito próprio !

    Para mim, uma das jogadas que começa a mostrar o entroncamento do Porto, como equipa, foi aquele passe do Helton,quase 70 metros, com a mão, quase milimétrico para Hulk que, em seguida, é rasteirado.

    Bom jogo de futebol, quanto a mim.

    E Viva o Porto !

    ResponderEliminar
  5. Paulo, faço minhas as tuas sentidas palavras:

    «Fiquei emocionado. É uma qualificação merecida. Merecidíssima.»

    abraço e parabéns a todos os q sofrem por este clube especial.

    ResponderEliminar
  6. Tal como tinha dito antes da eliminatória...o FC Porto é melhor que o Atletico e provou-o dentro de campo...
    Agora estamos nos quartos da Champions entre as 8 melhores equipas da Europa...Quem vier vai sofrer para ganhar a este FC Porto!

    ResponderEliminar
  7. Não sou católico, mas gostei de ouvir o Helton a falar. deve ser uma excelente pessoa e camarada no balnéario.

    ResponderEliminar
  8. Esta eliminatória já foi...agora venha a próxima.
    Mais duas bolas nos "ferros", 3 enormes defesas do colchonero e, pelo menos, um penalty por marcar, mesmo assim fomos mais que suficientes para estes madrilistas arrogantes.

    Viva o MELHOR CLUBE PORTUGUÊS, sem "guinesses" da treta: FCPORTO!!!!!

    ResponderEliminar
  9. Ufa! Quebramos o enguiço! Agora que venha o villareal! Foi tão lindo assobiar o traidor assunção e aplaudir de pé o humilde maniche!

    Alguém sabe quando é o sorteio?

    ResponderEliminar
  10. O sonho continua...

    Com dificuldades, com sofrimento, mas com uma justiça, que nem os nossos piores inimigos, ousarão, questionar. Fomos melhores, muito melhores, no conjunto das duas-mãos e só um super Leo Franco, evitou hoje, tal como em Madrid, que o F.C.Porto ganhasse...tranquilamente.
    Depois de uma primeira-parte pouco brilhante, em que apenas controlou e deixou a bola ao adversário, que nunca criou perigo, o F.C.Porto arrancou para uma segunda metade de grande qualidade e superioridade, que por só por acaso, não lhe deu a vitória que merecia e que nos teria poupado a um sofrimento, que durou até ao último minuto.

    É preciso recordar, que para aqui chegarmos foi preciso passar por muito, estivemos caídos e até fomos maltratados - após o Arsenal em Londres -, mas com a alma, raça e espírito do Dragão, levantamo-nos, demos a volta por cima e estamos a fazer a melhor campanha, depois da conquista histórica, da C.League de 2004.
    Uma pergunta: alguém pode chegar aos oito melhores da Europa, com um plantel fraco? Não, não pode! Como disse há meses atrás, não temos o melhor plantel do Mundo, mas também não é tão fraco, como o pintam alguns.
    Agora venha o Diabo e escolha, na certeza porém, vão ter de dar tudo, para passarem por cima de nós.
    Não posso esconder a alegria por este feito. Mais uma vez respondemos dentro do campo, às faltas de respeito, às insinuações torpes e ordinárias, às campanhas dos medíocres e invejosos, dizendo alto e em bom som, que somos de longe, o MELHOR CLUBE PORTUGUÊS.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  11. Dispensava tanto sofrimento...mas no fim aquele sabor de dever cumprido, os nossos herois bem mereceram esta passagem aos 1/4's de final.
    Ainda assim ha que acentuar algumas situaçoes, desde logo o facto de uma vez mais e apesar de a exibiçao ter sido bem melhor que outros algo se passa no Dragão este ano, empates atras de empates, a bola teima em nao entrar avolumando o nº de bolas nas molduras ferreas.
    Digno de registo e aqui grande concordancia com Mr Cosmos, na verdade ontem o 12º jogador foi enorme, nao regateamos apoio aos nossos, Amigo Paulo Futre afinal o ambiente do Dragão nao ficou em nada a dever ao de Madrid, muito bem Jesualdo ao citar o mesmo ganhando nisso um handicap positivo para o campeonato, frente a Naval é preciso mais do mesmo!!!
    Hulk e os arbitros, começa a ser fastidioso ver a discrepancia criterial e aqui existe algo que por estrategia deve mudar no Porto, a bola nao devera ser endossada logo ao fim do 1º passe para o incrivel, devemos colher o usofruto das atençoes defensivas adversarias recairem sobre o superheroi para que os dividendos sejam mais efctivos.
    Por ultimo e tao ou mais importante que a passagem e enebriante sentimento de jubilo, uma constataçao que apos a jorada europeia fica a marca que nao indelevel, o Baluarte do futebol portugues na europa quer queiram quer nao esta a vista dos demais, O nosso Fc Porto é por alguma razao uma das 8 melhores equipas do velho continente, mesmo quando todos procuram subterfugios para nao reconhecer a nossa valia, como alguem dizia tal como o algodão a verdade dos nºs nao enganam em 17 ediçoes da CL, 14 presenças, 1 um titulo de campeao europeu, presença sistematica nos 1/8's. E nao foi a comprar nem arbitros ne a subverter jogadores adversarios que tais resultados aconteceram...ou terá sido?!?!?!

    ResponderEliminar
  12. Excelente a passagem aos qurtos. boa exibição, Hulk é o novo saco de pancada, cá e lá por ora, Jesualdo bem e a fazer-nos entrar novamente nesta fase da prova e a evidência de que somos um Clube diferente que não esquece quem dignificou o Clube. Refiro-me à recepçao a Maniche,aplaudido ao entrar em jogo quando se calhar se justificaria fazê-lo no final.
    Muito bem.
    No final saí feliz mas bem que gostaria de ter ganho como merecíamos.
    Agora venha talvez o Villareal...axkp

    ResponderEliminar
  13. Fantástico! O Porto foi a única da prova a passar sem ter vencido. Só por isso tem todo o mérito. Venha agora o Villareal.
    Ainda bem que o árbitro não viu o penalty. Biba o Porto, carago!

    Tiago S.

    ResponderEliminar
  14. Grande F C Porto

    Grande público no Dragão

    Excelente a ovação a Maniche, a mostrar o reconhecimento pela humildade e respeito que demonstrou pelo Clube

    Excelentes as assobiadelas à prostituta do Simão

    Excelentes os meninos: Fernando e Cissokho (este vacilou umas vezes, mas há que lhe dar créditos, o rapaz estava na 2ª divisão francesa o ano passado e ainda nem se deve ter apercebido do que lhe anda a acontecer, nos 1/4 da Champions)

    Excelentísssssssimo o Raul Meireles, está cada vez com mais classe

    Excelentes os 3 da frente

    Imperiais os centrais do FCP

    Lucho, em ritmo de poupança, mas sempre com classe, secou o maxi rodriguez

    Sapunaru, à imagem de Madrid, fez um bom jogo e saiu desfeito, sem força nas pernas. Bom esforço frente a atacantes experientes e rapidissimos

    Helton, nervoso, podia ter comprometido, mas não comprometeu. Bonito o agradecimento ao público no final.

    Estamos lá, nas 8 melhores, na competição onde nos sentimos melhor, onde pertencemos.

    Platini, que sapos deve andar a engolir esse fdp hoje.

    Platini, se me estás a ler cabrão, vai para ti o mesmo que para o Simão ontem: Platini, escuta, és um fdpuuuuuta

    Vamos Porto!

    Abraço

    ResponderEliminar
  15. o sorteio é dia 20

    ResponderEliminar
  16. Quinta-feira, 12 de Março de 2009

    Para os manhosos de Portugal

    Não vou aqui falar da capa de hoje do correio da manha onde quase não se lê que o Porto está entre as 8 melhores equipas da Europa, não vou aqui falar das nomeações para este fim de semana onde Jorge Sousa será o próximo a passar pelo túnel sombrio, nem sequer me vou referir ao colinho dado pelo João (tal como previ) aos mouros na Figueira. Vou dedicar este momento de alegria ao Manha, ao Rui Santos, ao Delgado e ao Cartaxana. Que hoje estão de cama, por certo...Na terça o Manha escrevia que o Porto ia receber um Madrid que não estava cansado de jogar na jornada anterior com o Benfica, insinuando que o Porto tem ganho a alguns adversários por eles se desgastarem no jogo anterior com os vermelhos. No sábado o Rui Santos aludiu a erros propositados, estaria já a prever o que Polga e Patrício fariam dias depois em Munique? A verdade, por muito que doa, é esta: O FC Porto orgulha a Nação. A Nação que devíamos ter, não esta nação cheia de ridículos, invejosos, manhosos e frustrados.



    Aqui fica também a excelente crónica de J.M.Ribeiro no Jogo de sábado que resume toda esta (agora quase finalizada) novela de apitos com alvos definidos desde o início, o FCP e JNPC:




    «Desde Julho do ano passado, a cada sentença dos tribunais civis, da UEFA ou do Tribunal Arbitral do Desporto, foi ganhando forma a certeza de que há, no Apito Final, duas realidades muito distintas: aquela que se extrai do grosso da Imprensa, em consonância com a opinião maioritária de quem, no futebol, tem acesso à comunicação social; e a das pessoas crescidas.De Julho até cá, o Comité de Apelo da UEFA reprovou a decisão de afastar o FC Porto da Liga dos Campeões tomada pelo Comité de Disciplina; o Tribunal Arbitral (TAS) deu-lhe o golpe de misericórdia, enterrando o assunto definitivamente em Setembro com um acórdão tão claro que só um advogado muito distraído admitiria uma súbita ressurreição. A revisão da regra que teria afastado o FC Porto, ordenada pelo TAS há cinco meses, foi recebida esta semana com grande espanto. Entretanto, o Supremo Tribunal Administrativo repudiou a utilização das escutas telefónicas nos processos do Apito referentes ao Leiria, indiciando a conclusão que terão os restantes recursos quando lá chegarem; e o Tribunal da Relação arquivou a versão criminal do "caso da fruta" colocando um rótulo à principal testemunha: "Não tem credibilidade."A famosa reunião/motim do Conselho de Justiça, censurada ontem com uma palmada nas costas ao diabolizado presidente Gonçalves Pereira, é outro exemplo de como a visão vencedora, no meio futebolístico, difere das perspectivas verdadeiramente alheadas destes ambientes. Porquê? Quem sabe? Talvez porque as decisões destas últimas não puderam ser guiadas no escuro por cortejos de opiniões luminosas e manchetes de néon.»

    Publicada por calabote

    www.inocencio-calabote.blogspot.com

    ResponderEliminar
  17. Caros Amigos PORTISTAS:
    Grande PORTO contra tudo e contra todos vamos cimentando o nosso verdadeiro lugar. Somos os unicos que realmente leva bem alto o nome de PORTUGAL no mundo do futebol. Ao menos que os energumenos do costume tenham isso em conta. Cambada de invejosos trabalhem que é com trabalho que se vai a algum lado. mas ser invejoso e hipocrita dá mais jeito neste país sulista de brandos costumes. Ai se eu pude-se. Agora deixem-me sonhar que possa ver esse asqueroso do platinado a entregar a taça ao nosso capitão ai que seria tão lindo. Não sendo fácil tambem não é impossivel. E esta EQUIPA que já tinha sido enterrada antes de ter nascido. Um voto de confiança a todos desde a direcção aos JOGADORES passando pelo TREINADOR que é o nosso e ponto final até ao mais humilde dos funcionarios.
    FORÇA PORTO és a razão do nosso ORGULHO.
    276mqj

    ResponderEliminar
  18. PASSÁMOS!!! Com todo o mérito e com uma justiça inquestionável - merecemos ganhar os dois jogos -, eliminámos uma equipa forte da Liga Espanhola e calámos este país de invejosos e a arrogância dos espanhóis. Platini, esta é para ti!

    O FC Porto fez um jogo inteligente e, apesar de o sofrimento ter durado até ao fim, temos de estar satisfeitos com o rendimento da equipa. Não gostei de alguns períodos do jogo, mas a verdade´é que o Atlético pouco perigo conseguiu criar, ao contrário do FC Porto que incomodou Léo Franco por diversas vezes.

    Grande jogo de Meireles e Fernando, para mim os dois melhores elementos portistas na noite de ontem. Mostrámos ser bastante superiores a uma equipa com grandes individualidades e esta passagem não merece contestação.

    Aplaudi Maniche de pé. O ambiente no estádio foi bom, principalmente na última meia-hora.

    Estamos nas 8 melhores equipas da Europa. Num ano de remodelação do plantel, é obra. Agora venha o Bayern, temos umas continhas a ajustar desde 2000.

    POOOOOOOOOOOOOOOOOORTOOOOOOO!!!!!!!

    ResponderEliminar
  19. Por mais vezes que ouça tocar aquele hino no nosso Estádio não dá como evitar toda a emoção e certeza de que estamos no nosso lugar, lugar entre os melhores da Europa e com direito a sonhar até ao fim :)

    Para tal baste que entrem em campo com aquela ânsia de vencer, com o nosso apoio (no Dragão ou em casa, em qualquer café), e com o Jesualdo em sintonia com a NOSSA vontade de vencer, não há quem nos ponha travão.

    ResponderEliminar
  20. Recomposto já de mais uma noite europeia, gloriosa, como tantas outras, deixo algumas notas adicionais a muito do que aqui já foi dito:

    1. ambiente fabulástico... próprio das grandes noites europeias;

    2. adeptos do fcporto... sempre ao lado da equipa, nunca regateando esforços no apoio constante... e jamais assobiando!

    3. fcporto com uma exibição de mta classe, mto rigor e mta disciplina, sinal de (aparente) maturidade competitiva, o bem mais precioso que uma equipa pode ter nesta competição.

    4. MVP pra Raul Meireles, onde na parte final, com o «estouro» do Lucho, foi um monstro a vir atrás defender, avançar com a bola pró ataque, uma exibição portentosa... Rolando, tantas vezes passado despercebido, a mostrar-se um «Aloisio» em crescimento... Fernando, Hulk, Lisando e CR10, em mto bom plano tb de destaque.

    5. uma palavra meritória para os laterais da defensiva, que tantos e tantos ainda desconfiam... Sapunaru, nos 2 jogos desta eliminatória, mesmo com todos os problemas fisicos, esteve soberbo... já Cissokho, mesmo uns furos abaixo, está em crescimento e a cada jogo que passa, mais tranquilo e ao mesmo tempo, conseguindo controlar a ansiedade de quem há 6 meses atrás, jogava na 2ª de França, veio para Setúbal e hoje vê-se na alta roda do futebol europeu, em plenos 1/4 final da Liga dos Campeões; pedir-lhe mais do que tem feito, não será um crime? deixemos o rapaz crescer, que será bom para todos.

    6. tenho reparado nestes últimos jogos, no pormenor, que não deixa de ser um pormenor de grande importância... Tarik tem sido, do banco, dos mais entusiastas a apoiar que corre lá dentro... para quem passou da época passada de utilização frequente, para esquecido no inicio desta época e agora, tem aparecido um ou outro jogo, mas no banco, é de registar com muito agrado e satisfação todo este apoio lateral... são nestas pequenas coisas que se vêm quem é grande e quem nunca deixará de ser um anão.

    7. 3 compatriotas recebidos como mandam as regras da boa etiqueta PORTOguesa... Simão, insultado até mais não... (peseteiro) Assunção, insultado, enxovalhado e assobiado até não mais acabar... e Maniche, aplaudido de pé aquando da sua entrada. Dúvidas?

    8. excelente apoio manifestado pela claque adversária aos de Madrid, o que emprestou ao ambiente, o tal rótulo de fabulástico... pena as confusões que a ala dura dos Ultras da FA provocou aquando da chegada ao Dragão.

    9. por fim, propositadamente, deixei este ponto... Jesualdo merece este prémio da passagem... ninguém mais do que ele, o merece... digo e repito sempre o mesmo, que este, não é o meu treinador d'eleição, mas enquanto cá estiver, terá sempre o meu respeito e admiração, porque foi o único, a única voz do clube que desde a primeira hora no período mais complicado, e mesmo até aqui, amiúde, sempre defendeu com unhas e dentes o clube para o qual trabalha... só por isso, este prémio da passagem aos 1/4 final, é a ele dedicado, a alguém que ainda hoje, é olhado de soslaio por muitos e muitos Portistas, o que estranho e lamento.

    Agora, dia 20, venha quem vier... tb serve!!!

    ResponderEliminar
  21. Ahhh, fosgasse, no meio de tantos pontos, esqueci-me do 10, o mais importante de todos... aqui fica ele:

    10. a melhor resposta à arrogância dos espanhóis, dos jornalistas espanhóis, do Cerezo, do Peseteiro Assunção, do Simulão Anão, etc etc... mas quem é que eles pensam que o FC Porto, é? O Barcelona? o Real Madrid? Vocês é que sonham, pá!

    :D

    ResponderEliminar
  22. Muito ja aqui foi dito, mas queria deixar um grande obreiro deste feito: o Prof Jesualdo Ferreira. Pegar em jogadores de equipas secundarias, como Cissokho, Fernando, Rolando, Rodriguez,Hulk , etc etc e preparar uma equipa para estes feitos é obra. Muitas vezes dizemos mal dele, do seu medo, mas o certo é que em Portugal não ha ninguem melhor do ele. Ele é um grande profissional, é a nossa voz na imprensa, um sr com muita categoria. Sinceramente, depois desta eliminatoria, nao tenho duvida, RENOVEM COM O PROF JESUALDO, ele merece e nós tambem

    FORÇA PORTO

    ResponderEliminar
  23. Para mim o momento mais fantástico da noite e que mostra a cultura do clube que amamos foi quando o Fernando corta uma bola num esforço notável e já no chão ainda consegue ganhar o lançamento! O estádio levantou-se todo e aplaudiu de pé mostrando a todos que a garra colocada naquele lance é o que nos distingue dos outros, porque nós portistas aceitamos que os "nossos" falhem, não aceitamos é que não lutem em cada lance como se fosse o último.
    A nossa camisola é linda, mas foi feita para ser colocada naqueles que a quiserem suar e lutar por ela.

    ResponderEliminar
  24. Mas o the best, é mesmo o 11º:

    11. "Este é um momento feliz para Portugal e para o Futebol Clube do Porto", Rui Santos, SIC.

    Óh Rui, agora queres colinho?
    Então agora, vai lá bajular a PQTP!!

    ResponderEliminar
  25. AF, assino por baixo... completamente de acordo!!!

    É isto que nos distingue de todos os outros cá dentro... só os «outros», burros e gnús que são, de manhã, à tarde e à noite (mas que assim continuem por muitos e longos anos), não entendem!!

    E ainda bem, digo eu... que continuem por lá sempre entretidos com o sono da ilusão!

    ResponderEliminar
  26. subscrevo AF

    quando dei por mim, estava de pé a aplaudir o miudo!

    e o raul??? que maravilha de jogador! à PORTO carago!

    ResponderEliminar
  27. Platini..anda cá ver isto!
    Fomos pacientes, tivemos um pouco de azar, mas no nosso estádio já não me admira, também não me admira os erros de arbitagem com o FCP nas competições europeias.
    O Raúl Meireles lá passa despercebido mas a verdade é que é um "hard worker". o Sapunaru suprendeu-me, embora do outro lado da lateral, acho que o Cissokho teves algumas nódoas nas marcações.
    Cristian Rodriguez sempre muito activo e os 2 dianteiros também. O melhor jogador do Atlético foi o guarda-redes, aliás, na 1º mão também o foi.
    Grande essência no estádio, os jogadores que tiveram de ser vaiadores foram-no, acontece em qualquer estádio.
    Agora gostava que enfrentassemos o Villarreal, sem dúvida a equipa mais acessivel, mas pode vir qualquer equipa que acredito piamente que vamos lutar sem medo.
    Também sei que muita gente ontem teve uma "pain in the ass". ;)

    ResponderEliminar
  28. Uma noite memorável
    Nunca um empate foi tão celebrado, no Dragão, compreensivelmente satisfatório por ter carimbado o passaporte para os quartos-de-final. Num ambiente feérico, os intervenientes de azul e branco vestido estiveram fantásticos.


    Helton - Sem acusar, aparentemente, a pressão mediática após o monumental falhanço em Madrid, resolveu a contendo todas as situações junto da sua área de intervenção. Não foi colocado muito à prova.

    Sapunaru - Jogo estoico do romeno, acabando por ser substituído por claras debilidades físicas. Foi pelo seu lado que apareceram os mais perigosos jogadores do Atlético, nomeadamente Aguero. Perdeu alguns duelos, mas nunca virou a cara à luta, aparencendo regularmente em zonas de apoio ofensivo, conseguindo alguns cruzamentos para a área adversária. Afastou, esperemos que de vez, as dúvidas sobre a sua real valia. Mereceu os aplausos com que foi brindado.

    Rolando - Portentoso. Imperial. E podíamos continuar por aqui fora, adjectivando a sua exibição. Sereno, não permitiu qualquer veleidade aos avançados dos colchoneros.

    Bruno Alves - Patrão do sector defensivo, procurou sempre a felicidade, nos cantos e livres junto à área do opositor espanhol. Brutal no domínio do jogo aéreo, reivindicando para si a propriedade dos céus. Intransponível.

    Cissokho - Com Sinama-Pongolle a criar-lhe alguns problemas, denotou alguma ingenuidade em vários lances, mas realizou uma exibição globalmente positiva. Raçudo a defender, sempre disposto a apoiar o ataque, dinamizou o flanco esquerdo. Cada vez mais incorporado na equipa, provando ser uma contratação acertada.

    Fernando - Um verdadeiro monstro, na abordagem da partida. Parecendo um veterano de muitas batalhas, foi magnífico na luta do meio-campo, destruindo as tímidas iniciativas adversárias, revelando acerto no passe. A pressão alta, realizada na 2ª parte, teve-o como um dos esteios. Fantástica disponibilidade física ao longo de todo o jogo. Soberbo o remate, na 1ª parte, obrigando Leo Franco a brilhar.

    Raul Meireles - O Sr. Sobriedade. Formou, com Lucho e Fernando, um tridente poderoso, dominando as operações na zona nevrálgica do terreno. Procurou zonas mais avançadas, testando o seu temível remate de meia-distância. Foi o parceiro perfeito de Fernando, tapando espaços, recuperando bolas, cortando iniciativas. Um dos melhores em campo.

    Lucho - Com menor fulgor físico do que os seus colegas de posição, procurou ser a voz de comando habitual, neste regresso da competição mais elitista de clubes do velho continente. Nem sempre esclarecido, teve o seu grande momento na 2ª metade, ao ver o seu colega de Selecção, Leo Franco, a defender um remate notável, com selo de golo.

    Rodriguez - A atravessar o melhor momento da temporada, foi um demónio à solta, dinamitando o lado esquerdo da defesa do Atlético. Produziu uma quantidade impressionante de jogo, revelando uma frescura física inesgotável. Cada vez mais preponderante na manobra ofensiva da equipa.

    Lisandro - Depois de ter sido o carrasco dos madrilenos, manteve um duelo intenso e desfavorável com a baliza adversária. Denodado, no esforço sempre titânico com que aborda os 90 minutos de cada encontro, foi tremendo nas dificuldades que criou a uma defesa que usou e abusou da dureza excessiva. Infeliz, quando desmarcado primorosamente, rematou ao poste.

    Hulk - Com a Europa inteira a começar a olhar para este brasileiro com olhos gulosos, destacado na site da própria UEFA, o jogador com alcunha de super-herói foi ele mesmo. Imparável no um-para-um, detonou por completo todas as jogadas em que interveio. Dono de uma capacidade fisíca quase sobrenatural, foi o protagonista de alguns dos melhores momentos do encontro, oferecendo alguns golos que, por manifesta infelicidade, não foram concretizados. Sentiu na pele o temor que provoca aos opositores, levando pancada atrás de pancada, perante a benevolência de um juiz manhoso.


    Uma equipa com qualidade, potenciadas ao limite, capaz de honrar o emblema que orgulhosamente traja na camisola. Será, estou certo, um adversário temível para quem nos calhar em rifa, no sorteio do dia 20.

    ResponderEliminar
  29. meus caros amigos portistas e deixem-me chamar-vos amigos, pois há nestes comentários a força do campeão, do humilde, do amor à camisola, da alegria incontornável de ver todos a lutar pelo mesmo! A HONRA! É MAIS QUE UM JOGO DE FUTEBOL, É UMA VIVÊNCIA! É UMA CULTURA QUE EU PARTILHO COM ENORME EMOÇÃO COM TODOS VÓS!
    VIVA O FC PORTO! NÃO ME CANSO DE O DIZER!

    ResponderEliminar
  30. ...E também não me canso de dizer que tenho um orgulho enorme de ser a sócia 7351! Bem haja o meu pai que me fez sócia desde pequenina, em 1971, tinha eu 2 anos! Numa altura em que ser do FCPorto era ter moléstia... Bem haja o meu pai!

    ResponderEliminar
  31. Cada dia que passa, eu mais me orgulho desta equipa do FC Porto, que apesar de passar por algumas fases menos boas, encontra-se actualmente com uma postura em campo mais madura, mais segura, com mais precisão, com jogadas construtivas e passes de bola excelentes, com uma visão de jogo extraordinária, muito organizada, é uma equipa feliz em campo sem dúvida dá gosto ver uma equipa assim a jogar.

    http://ultrasfcportomatosinhos.blogspot.com

    ResponderEliminar