31 março, 2009

Eduardo Filipe e um pedido especial...

Estive no Dragão na noite de sábado apoiando a nossa Selecção, rumo ao Mundial de futebol 2010, mas a infelicidade parece não nos querer largar, deixando Portugal em situação difícil. Bem, mas não é sobre a selecção de futebol que vos quero hoje falar nem sequer do jogo importante que a nossa equipa de futebol tem que ganhar sábado em Guimarães (19h, RTP1). Hoje, o destaque principal da crónica vai para um andebolista do FC Porto que muito admiro...

Desde aquela fabulosa equipa de andebol do FCPorto treinada por António Cunha (88-92), que um jovem loiro já se destacava entre os nossos jogadores sendo sistematicamente elogiada a sua capacidade física e poder de remate. Eduardo Filipe, que fez parte da equipa azul e branca que acabou com o jejum Portista que já durava desde o final da década de 60, ganhando ao ABC em 1999 o jogo decisivo que nos deu o título tantas vezes adiado, fez carreira ainda no rival de Braga e depois em Espanha sendo até hoje o Português mais elogiado numa das mais fortes Ligas de andebol do Mundo. Esteve nas épocas de ouro do FCP ganhando os campeonatos do início do novo milénio e regressou novamente de Espanha no início da época transacta ajudando o clube a conquistar a taça da Liga de 2008.

Hoje, já com 34 anos, ainda continua a encantar os fãs do andebol azul e branco mas correm rumores que será esta a última temporada como jogador de andebol para se poder dedicar em exclusivo à Medicina. Ora, eu como um simples associado do clube, e fã de andebol (e deste jogador em particular) desde que me conheço, aproveito estas linhas para pedir ao Eduardo que (a ser verdade, o que se diz) reconsidere e jogue (pelo menos) mais uma temporada para que possamos aplaudir os seus muitos golos nas novas e modernas bancadas do Dragãozinho. Este meu pedido, será, tenho a certeza, também a vontade de todos os adeptos do Futebol Clube do Porto, nomeadamente daqueles que gostam muito de andebol e que apreciam imenso o jogador Eduardo Filipe, um dos mais experientes da nossa equipa que procura este ano o título Nacional conseguido em 2004, pela última vez.

Um pedido ao 2º melhor jogador da história do andebol Português
(1º jogo dos quartos de final do play-off em que participa o FC Porto disputa-se a 18 de Abril)

O FC Porto, vencedor da fase regular do campeonato, só joga a 1ª partida dos quartos de final a 18 de Abril (na Póvoa de Varzim) frente ao Sp.Horta ou Águas Santas (para já, esta disputa entre os 2 concorrentes ao lugar em aberto nos play-off está favorável aos Açorianos que venceram o 1º jogo). Relativamente à Taça apenas jogamos os quartos de final a 1 de Maio em Belém (18h).

Enquanto isso vai-se já falando na próxima temporada e parece que o FC Porto prepara já uma equipa ainda mais forte que a desta temporada. Segundo o que se fala estarão já asseguradas as contratações de Nuno Grilo (S.Bernardo), Dario Andrade (ABC) e Pedro Spínola (Belenenses) enquanto o pivot Filipe Martins (boa época em Aveiro) regressa à "casa mãe". Mas nesses fóruns e blogs da modalidade também já vi que Eduardo Filipe se despedirá dos pavilhões no final da presente época. O também médico do departamento de futebol do FC Porto e, quanto a mim, o 2º melhor jogador de sempre da história do andebol Luso (a seguir a Carlos Resende), Eduardo Filipe Coelho, pelo que tenho visto nos jogos em casa do FCPorto (na Póvoa) e, posso dizer que não falhei um sequer, ainda demonstra as suas grandes qualidades e é ainda um dos valores principais desta forte equipa Portista treinada pelo seu antigo colega, Carlos Resende.

Por isso este não é mais que um sentido pedido de reflexão para que o Eduardo reconsidere e nos presenteie na próxima época (com todos os jogos em casa já no novo pavilhão do FC Porto) com mais umas belas exibições fazendo parte de uma equipa que promete dar muitas alegrias aos adeptos azuis e brancos. Na foto anexa aqui ao lado pode ver-se Eduardo Filipe Coelho com o seu afilhado e sobrinho José Eduardo (neto do professor António Cunha) ao colo no final de um jogo do FC Porto disputado na Póvoa de Varzim. Quem sabe se daqui a uns anos não teremos mais um andebolista de sucesso na família Coelho... E, já agora, que tenha o bom gosto de ser Portista como o padrinho o é, desde criança!!!

Relativamente à fase regular da LPA o FC Porto foi um meritório vencedor (43 pontos) conseguindo mais 5 pontos que o Benfica e mais 7 que o ABC de Braga. Em 16 jogos ganhou 12, empatou 3 e perdeu apenas 1. Foi o 3º melhor ataque (473 golos marcados) e a 2ª melhor defesa (414 golos sofridos) mas em termos de diferença entre golos marcados e sofridos foi claramente a melhor equipa com 59 golos positivos seguindo-se o ABC com 40 golos positivos. O nosso guarda-redes Hugo Laurentino foi o melhor da fase regular com 203 defesas (37% de eficácia). O melhor marcador foi o jogador do Madeira SAD Kostetsky (147 golos) enquanto Eduardo Filipe foi o melhor do FC Porto (5º lugar) com 113 golos enquanto o nosso ponta direita Ricardo Moreira (7º lugar) conseguiu 97 golos mas foi o mais eficaz de todos os goleadores da fase regular com 67,4% de eficácia. Eduardo Filipe foi também o rei das assistências (77).

FC Porto volta a ter play-off em risco em época para esquecer...
(6º FC PORTO - 28 jgs/ 16v/12d/44pts / faltam 2 jogos ao FCP, em casa com o Guimarães e fora com o Benfica)
  • Ginásio, 81 - FC Porto, 64

Com Nuno Marçal lesionado (6 a 7 semanas ausente) este FC Porto, já de si descrente e debilitado foi derrotado sem contemplações pelo penúltimo classificado da LPB. Ainda por cima nem sequer conseguiram perder por menos de 13 pontos para assegurar vantagem sobre o adversário de sábado. Inacreditavelmente o técnico Júlio Matos deixou Kevin Martin sentado no banco mais de 50% do tempo... Esta é uma das épocas mais horríveis do basket azul e branco. Para que o play off não seja uma miragem é essencial ganhar no próximo jogo em Matosinhos ao V.Guimarães no dia 18 de Abril (16h). Só duas notas positivas, a exibição de C.Burns (26 pontos) e a derrota do Barreirense que nos pode beneficiar nas contas finais do play-off. Se ficarmos fora do play-off será a 2ª vez que isso acontecerá na nossa longa história na modalidade...

FCP está em posição de poder vencer todas as provas oficiais 2008/09
(FC PORTO apurado para os 4ºs final da T.Portugal, para as meias do play-off e para a final eight da L.Europeia)

  • FC Porto, 6 - Juv. Viana, 5 (após prolongamento)

Este jogo dos oitavos de final da Taça de Portugal era quase como uma final antecipada colocando frente a frente em Fânzeres o 1º e o 3º classificados da fase regular. E foi, de facto, um jogo de grandes emoções. O FC Porto esteve a perder ainda na 1ª parte por 1-3, conseguiu igualar (golos de R.Ventura, Caio e P.Moreira) mas a 8 segundos do intervalo os Vianenses fizeram o 3-4. Logo aos 2 minutos da 2ª metade Jorge Silva empatou e a 9 minutos do fim Reinaldo Ventura marcou o 5-4 que fez exultar o pavilhão. No entanto e já depois da buzina tocar num ressalto de bola Gonçalo Suissas (4 golos) empata o jogo a 5 bolas com muitos protestos dentro e fora do ringue pois o golo foi claramente obtido já depois da buzina se ouvir.

Muita contestação e revolta para com os árbitros Venâncio e Afonso (uma dupla que procura sempre o protagonismo), principalmente da dupla técnica do FC Porto, Franklim Pais e Renato Garrido... Mas essa revolta surtiu efeito logo aos 2 minutos do prolongamento com Ricardo Figueira a fazer o golo de ouro que acabou de imediato com a eliminatória. O pavilhão ficou ao rubro e os jogadores do FC Porto festejaram intensamente uma vitória que, uma vez mais, foi dificultada pela equipa que menos se deveria notar em campo. Segue-se, já no próximo sábado, nos quartos de final uma complicada deslocação aos Açores (Candelária) em jogo que se inicia às 22h (21h nos Açores). Quanto ao play-off do campeonato, as meias finais iniciam-se a 25 de Abril com um escaldante Porto-Benfica e um também interessante Oliveirense-Viana, no fundo as 4 melhores equipas Portuguesas. De referir que o FC Porto já ganhou a supertaça desta época e ainda está na corrida pelo campeonato (octo), Taça de Portugal e Liga Europeia. Quem sabe se é desta que ganhamos todas as provas oficiais na mesma época...


Ricardo Figueira

O hoquista do FC Porto ainda recupera de uma lesão ocular mas mesmo assim foi ele quem no prolongamento, onde um golo decidia tudo de imediato, onde os nervos estavam à flor da pele, conseguiu rematar com êxito às redes da Juventude de Viana e dessa forma carimbar o suado mas merecido apuramento do FC Porto para os quartos de final da Taça de Portugal de hóquei em patins, troféu que também ganhamos no ano passado. Foi ele quem conseguiu levar o pavilhão de Fânzeres ao êxtase absoluto. Tive pena de, desta vez, não ter lá estado... Reinaldo Ventura até bisou mas hoje o Ricardo Figueira, que se destaca muito mais na parte defensiva, merece por inteiro este destaque num jogo onde André Azevedo, apesar de não ter marcado, também foi dos melhores em campo, segundo rezam as crónicas... No basquetebol apenas Christian Burns apresentou números claramente positivos (26 pontos) sendo bem secundado por José Almeida com 13 pontos e 11 ressaltos. Quem continua sem se encontrar é o base João Figueiredo que uma vez mais voltou a desiludir por completo.

No futebol, destaco que os nossos sub 19 continuam imparáveis já estando há muito apurados para a fase final de Juniores “A” mas foram também "estes miúdos" que na última 4ª feira na Maia carimbaram o apuramento do FCP para as meias finais nacionais (final Norte) da Liga intercalar de futebol tendo ganho ao Leixões (que jogou com muitos seniores) por 2-1 com um bis de Rabiola, único elemento presente do plantel principal dos Dragões. Já amanhã disputa-se a final Norte com FC Porto e Paços de Ferreira a disputarem o acesso à final Nacional da Liga Intercalar na Maia (16h). Na final Sul estarão Mafra e Belenenses tendo já sido afastados Benfica e Sporting. Ainda no futebol, os sub 15 do FC Porto somam duas vitórias em 2 jogos nesta 2ª fase (ganharam 3-0 ao Nacional) e deslocam-se domingo (11h) a Guimarães. Os sub 17 do FC Porto até agora 100% vitoriosos jogam a 1ª ronda da 2ª fase, do Nacional de Juvenis em futebol, domingo no Olival (11h) diante do Varzim. No andebol os nossos juvenis terminaram a 1ª fase no 2º lugar enquanto os juniores a uma jornada do fim já sabem que ficarão na 6ª posição dessa mesma fase. No hóquei jovem mais 4 goleadas enquanto no basquetebol destaque para a vitória dos sub20 frente ao Vasco por 87-80. Na fase final do campeonato CNB1 em sub 24 a EB Porto empatou fora no pavilhão do Guifões por 80-80 tendo o caminho aberto para confirmar em casa (Matosinhos) o apuramento para a fase seguinte.

No fim de semana de 21 e 22 de Março decorreu o Torneio TORREGRI para o escalão de Cadetes (rapazes - 1997 e 1998 / raparigas - 1998 e 1999) na Piscina Municipal de Lousada (25m). A equipa do Futebol Clube do Porto/Império Bonança fez-se representar por 46 atletas, que tiveram uma participação extremamente positiva, contabilizando 100% de Recordes Pessoais e demonstrando uma evolução técnica e a nível dos tempos muito boa. Além disto, esta prova servia de selecção para o estágio regional da categoria (apenas para os atletas mais velhos de ambos os sexos), havendo 9 atletas do FCPorto/Império Bonança seleccionados (4 rapazes e 5 raparigas), fazendo do nosso clube o mais representado. De assinalar que no estágio anterior foram seleccionados 6 atletas, revelando que também aqui houve evolução.


Os Campeonatos Nacionais de Juniores e Seniores decorreram no fim de semana de 27 a 29 de Março na Piscina Olímpica (50m) do Estádio Universitário de Lisboa. A equipa do Futebol Clube do Porto/Império Bonança fez-se representar por 16 atletas, conseguindo uma participação fantástica ao longo dos campeonatos(talvez a melhor dos últimos 20 anos). Foi a equipa com mais títulos 19 ( 8 de Juniores e 11 de Seniores) e com mais pódios ( 36 = 19+12+5). Foram conseguidos ainda 4 Recordes Nacionais Seniores (sendo 3 Absolutos), 4 Recordes Nacionais Juniores e 10 Recordes do Clube.Todos os 16 atletas que participaram nos campeonatos conseguiram ser Campeões Nacionais, sendo que a atleta Joana Rodrigues ainda conseguiu obter mínimos para os Campeonatos da Europa de Juniores aos 400Livres.

Campeões Nacionais SENIORES: Alexandra Oliveira, Cláudia Moreno, Joana Carvalho, Marta Marinho, Sara Loureiro, Hugo Rodrigues, João Carvalho, Gil Pinto e Paulo Santos.

Campeões Nacionais JUNIORES: Carlos Santos, João Almeida, Nuno Vieira, Samuel Queirós, Sérgio Baptista, Rui Vilar e Joana Rodrigues.

Um abraço do Lucho.

# post publicado em simultaneo no fórum fcporto.planetaportugal

7 comentários:

  1. Meu caro Lucho, estou contigo no pedido ao Eduardo para que continue mais um ano. No entanto, é um sentimento contraditório, pois se como ambos desejamos, formos Campeões, não pode o nosso lateral-esquerdo, ter melhor despedida e assim, temos de compreender.

    No Hóquei, aqueles tipos de Viana dão-nos sempre muito que fazer e custam muito a ser vergados, mas temos conseguido e vamos continuar a conseguir.

    No Basquetebol, já nem vale a pena falar é claramente um ano para esquecer. No final da época há muito a falar.

    Nas camadas jovens estamos muito e um grande aplauso para a Natação que está a voltar às Glórias do passado.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  2. AGENDA FUTEBOL JOVEM:


    01/04 - 16h00 - Liga Intercalar - final norte- FC Porto x FC Paços de Ferreira - Est. Vieira de Carvalho, Maia (ENTRADAS GRATUITAS)

    04/04 - 16h00 - Juniores - FC Infesta x FC Porto - Est. Moreira Marques, S.M.Infesta

    05/04 - 11h00 - Juvenis A - FC Porto x Varzim SC - Olival, Gaia

    05/04 - 11h00 - Iniciados A - Vitória SC x FC Porto - Campo nº3 Comp. Desp. Pimenta Machado, Guimarães

    ResponderEliminar
  3. No que toca ao andebol, quero acreditar que o Eduardo Filipe, quando vir in-loco o novissimo Dragãozinho, vai reconsiderar e jogar mais uma época... o FC Porto merece... o Eduardo Filipe merece... vai uma aposta?

    No basquetebol, bem, o que é demais, já é moléstia... um ano para esquecer... totalmente!!!

    No hóquei, as já habituais dificuldades perante a Juventude de Viana... onde de novo, um golo d'oiro resolveu a contenda.

    Nas camadas jovens, é o bom hábito da Bitória... do soma e segue.

    Já na natação, tal como o Vila Pouca o diz e muito bem, será caso para pensar no regresso dos bons velhos tempos dos golfinhos da antiga piscina das Antas? Quero crer que sim...

    ResponderEliminar
  4. A Casa do F.C. Porto em Macau sagrou-se campeã da segunda divisão do país e subiu assim à liga principal para 2009/2010. O escalão mudou e os objectivos também: agora, prepara-se a luta para não descer.

    Em declarações à Agência Lusa, António Aguiar, o presidente da Casa, afirma querer «fazer uma época tranquila sem preocupações de descida, em nome do Futebol Clube do Porto, que não pode estar associado a descidas de divisão.»
    Aguiar não exclui a luta «pelos lugares cimeiros», mas a ambição é limitada pelas dificuldades financeiras. «O clube tem um orçamento de cerca de 10.000 euros e para aspirar a andar nos lugares de topo do campeonato da primeira divisão seria necessário um orçamento pelo menos cinco vezes superior», lamentou.

    O presidente da Casa do F.C. Porto em Macau salienta a vontade de uma equipa que «habituou o público a surpreender pela positiva», o que torna a conquista do campeonato «algo possível», conforme fez questão de explicar. «Fizemos algo inédito, que foi subir à primeira divisão em dois anos com o trabalho e dedicação de técnicos e jogadores e, por isso, tudo é possível, apesar das dificuldades.»

    O treinador da equipa, Francisco Rosário, e os jogadores que servem a casa dos dragões não ganham qualquer ordenado, mas têm direito a prémios de jogo. Na época que agora terminou, a Casa do F.C. Porto não sofreu qualquer derrota e apenas concedeu dois empates, frente a Kuan Tai e Hong Ngai, os outros clubes do pódio.

    O objectivo mais próximo do clube é a Taça de Macau, para a qual vai medir forças nos oitavos de final com o Hoi Fan, detentor do troféu. Curiosamente, o treinador Francisco Rosário é também jogador e capitão do Hoi Fan, pelo que não vai poder orientar a equipa dos dragões nem participar na partida.

    ResponderEliminar
  5. O basquetebol anda sem rumo. Perder, de forma humilhante, com o Ginásio, é bem revelador do buraco onde caiu a secção. E, o próximo jogo, frente ao Guimarães, será tremendamente difíci. Já vi jogar os vimaranenses, em Vagos, e posso dizer que são um osso duro de roer.

    No andebol, seria positivo contar com a experiência de Eduardo Filipe, como transportador da mística do Dragão. Mas, se ele sair esta época, que saia como campeão.

    No hóquei, continuamos a almejar tudo. E isso reflecte bem a alma portista. A ânsia de tudo querer vencer!

    ResponderEliminar
  6. Fujam que para Guimarães vai o Xistrema. Já que não pode ir o Lucilinho vai o cunhado do Coroado. Também está bem!

    Abraço

    ResponderEliminar
  7. Parece-me que este jogo da selecção só serviu para o Queirós fazer a barba.

    ResponderEliminar