Adeus, Amigo!
Há pessoas que nos marcam, para sempre. E esta crónica é dedicada a uma delas. Conhecia-o há cerca de 20 anos. Foi meu vizinho durante quase todo esse tempo. Tinha talvez mais 30 anos (ou talvez mais) que eu mas tínhamos um gosto, uma paixão em comum, uma paixão intensa, uma dedicação que só alguns entendem. Era doente pelo Porto, como eu e muitos de vós.
Em 1989 numa festa em casa de um vizinho de ambos, duas pessoas não tiraram o ouvido de um rádio, apenas duas entre tanta gente, tratava-se de um jogo de pré- época com uma equipa Italiana que foi decidido em penaltys e ganho pelo Porto. Ficamos ali os 2 alheados quase por inteiro de tudo o resto à espera da boa nova que chegou com uma defesa de Baía. Desde esse dia ganhei um amigo, um «colega de bancada» no café que frequento para ver os jogos do Porto.Fui-me apercebendo aos poucos do seu amor pelo clube, desde o futebol ao andebol, desde os seniores aos iniciados, era assim o Sr. Armindo. Na minha Freguesia o FC Porto tem muitos adeptos mas nem todos vivem o clube na sua plenitude. Para mim o Porto é tudo o que envolve o símbolo e por isso nas noites em que a SportTv transmitia jogos das «modalidades amadoras» ficavam 2 únicos Portistas sofrendo pela TV. Nas derrotas e nas vitórias saíamos do café com o orgulho em ser do Porto sempre fortalecido.
Sabia os nomes dos jogadores do Porto nas várias modalidades, tal como eu, e vinha-me perguntar novidades sempre que me via. No último ano esta convivência não foi tão frequente porque casei e fui para outra Freguesia mas sempre que lá ia a conversa ficava em dia. No final do último Benfica-Porto ganho com um golo de Quaresma, saí da casa do meu irmão e pelo caminho passei por ele dando-lhe boleia até casa. Estávamos felizes os 2. Desde esse dia nunca mais o vi. Soube que tinha sentido uma indisposição mas que estava em casa recuperado. Na noite de terça feira durante a 1ª parte do jogo Porto-Besiktas teve uma recaída e não resistiu. As emoções do jogo traíram-no. Numa noite de estrelas da Champions houve uma estrela azul e branca que subiu ao céu. Sei que lá em cima irá continuar a sofrer pelo Porto. Até sempre, amigo.
Hóquei: FC Porto demolidor arrasa opositor Espanhol
1º FC Porto (31 pts, 13 jgs), 2º Viana (29 pts, 15 jgs), 3º Benfica (28 pts, 15 jgs)
1º ABC (37 pts, 14 jgs), 2º FC Porto (34 pts, 14 jgs), 3º Belenenses (33 pts, 14 jgs)
É o habitual. Ali, em Braga, dificilmente existe outro resultado que não a vitória do ABC. São exclusões para todos os gostos, 7 metros esquecidos, jogo passivo só para um lado, seja o Benfica, o Madeira, o Sporting, o Porto ou o Belenenses. Ainda bem que desta vez a Sporttv deu o jogo porque na 1ª volta em Santo Tirso tinha sido igual... Em Braga a arbitragem está condicionada e disso se aproveita o ABC. O Porto entrou bem no jogo mas na segunda metade os amarelos ganharam vantagem e finalizaram com um 23-21 a seu favor, com uma 2ª parte em que o Porto jogou quase sempre com menos 1 jogador... É verdade que o Porto tem o Tiago Rocha e o Eduardo Filipe sem ritmo (ainda recuperam de lesões), daí alguns erros infantis na segunda parte e até um 7 metros falhado em altura crucial pelo melhor jogador azul em jogo, Ricardo Moreira, bem acompanhado por Carlos Martingo, mas a mãozinha da arbitragem aparece sempre em favor do ABC nos momentos decisivos... Nos play-off esperemos que a vergonha acabe e que ganhe o melhor. A situação é tão grave que até Carlos Resende, sempre muito calmo e tranquilo, desta vez criticou duramente a arbitragem. Na última 4ª feira estive em Santo Tirso onde vi o Porto ganhar tranquilamente ao Horta por 31-25 com 11 golos de Pedro Solha. Domingo há mais, em Santo Tirso (16h-sporttv) o FC Porto recebe o Isave e o Lucho lá estará.
Basquetebol: FC Porto vence com Marçal em destaque
1º Ovarense (88%, 8 jgs), 2º FC Porto (88%, 8 jgs), 3º CAB (50%, 8 jgs)
Treinador da Semana: Franklim Pais
Jogador da Semana: Nuno Marçal
Para técnico da semana, escolho Franklim Pais (na foto, o nosso técnico hexacampeão aparece acompanhado pelo capitão Filipe Santos) pela brilhante vitória diante do opositor Espanhol na Liga Europeia de hóquei....e para jogador da semana, a escolha recai novamente em Nuno Marçal, basquetebolista do FC Porto, pelos 24 pontos no jogo dos Açores. Está de mão quente e que assim continue.
Nota final: No último sábado, foi dia de convívio de Natal do blog. Espero e desejo que estas iniciativas se repitam. Foi um dia memorável, o jogo entre os bloggers ficou empatado 9-9 mas foi muito animado, depois no jantar, o ambiente esteve fantástico com 2 momentos de euforia e estrondoso ruído no Restaurante, nos golos de Tarik e Lisandro. As galinhas perderam e também ajudaram à festa. E o blog BIBÓ PORTO está de parabéns. E digam lá quem foi o blogger que mais alto gritou o 1º golo do Porto? Começa por L. Terá sido da caipirinha?
Saudações azuis e brancas do,
[nota do administrador] actualizamos este post com um novo vídeo... e como a bola entrou mesmo pelo "buraco d'agulha".
Obrigado ao Blue Boy pelo vídeo disponibilizado no post do apuramento do andebol do Porto em Paris. Vê-se o decisivo golo de Bosko no último segundo o golo q tanto me entusiasmou.Abraço.
ResponderEliminarUm abraço de amizade e solidariedade para a perda, sempre injusta, do teu amigo. Parece que ficamos com a sensação de que faltou muitos assuntos para falar e muita coisa para dizer. Certamente, ele estará a festejar as vitórias do nosso clube, esteja ele onde estiver .
ResponderEliminarComeçando por lamentar a notícia dada pelo Lucho, de um Verdadeiro portista que nos deixou, acho que a nível desportivo as coisas correram bem, pena o andebol mas não se pode ganhar sempre.
ResponderEliminarVi o Hoquei na TV e gostei registando a presença do Presidente.
Lucho, obrigado também por teres dado a minha missiva no convívio.
Abraço
Antes demais, não posso deixar de lamentar a 'perda' d'um teu amigo, mas também um dos 'nossos', que concerteza nos deixou sob o manto d'um lema que a todos nós concerteza nos identifica, sendo cantado a qualquer hora a plenos pulmões no nosso 'Templo do Dragão':
ResponderEliminar"Tripeiro eu sou,
e tenho o Porto no meu coração,
serás sempre a minha paixão,
eu dou a vida para seres campeão
A mim não me interessa onde vais jogar,
seja onde for, sabes que eu vou lá estar,
nem a morte nos vais separar,
até no céu por ti eu vou cantar"
Descansa em Paz, Grande Dragão!!
Já no que diz respeito às modalidades, mais um fim de semana de "LUCHO", pese a já habitual 'roubalheira cirúrgica' nos momentos decisivos dos jogos no pavilhão do ABC, falando no andebol.
No hóquei em patins, registo para mais uma vitória dos Dragões sobre os espanhóis do VIC... ainda deu para uma visitinha ao pequeno ecrã depois d'umas corridas no sintéctico.
Já no que diz respeito ao basquetebol, continuamos na perseguição à Ovarense... sem desarmar, se bem que pouco ou nada contando com os do país do McDonald's.
aKeLe aBrAçO,
bOAS,
ResponderEliminarComeça com uma nota triste, despedindo-nos de um Dragão, mas a crónica acaba da forma que, aposto, ele mais gostava: destacando as façanhas do Porto, seja em k modalidade for...
Foi um fim-de-semana quase perfeito. E o quase ficou-se a dever à derrota portista em Braga, no feudo do ABC. Os motivos, já destacads pelo Lucho, não foram apenas a qualidade arsenalista. O condicionamento, típico daquele pavilhão, ajuda e de que maneira à festa...
No Hóquei continuo com a fezada: este ano é k é! A Champions, k nos tem escapado por entre os dedos, nos últimos anos, com os deuses da sorte a nada quererem conosco, terá k vir para a Invicta. Seria um prémio justo a quem tanto tem honrado o nome do clube.
No basquetebol continuamos na caça à Ovarense. Sim, já se sabe k o poderio dos vareiros é enorme, mas esta pressão não lhes permite relaxamentos.
Nota de destaque para o vídeo, fantástico, de um dos momentos k mereceria ser visto em directo. Este vale a pna guardar. Aquele golo, no último segundo, evitando a eliminação dos azuis e brancos, deve ter sido comemorado efusivamente pelos adeptos portistas em Paris. Um grande momento...
ps: e quem sabe se esse Dragão k agora nos "abandonou" não sorrirá, lá de cima, ao ver-nos erguer a Champions no futebol?
Abraço,
Obrigado a todos pela solidariedade demonstrada. Um abraço.
ResponderEliminarlamento o que aconteçeu ao teu amigo e companheiro de luta em favor do f.c.p.
ResponderEliminarsei o que e perder amigo, ora se sei, por ex: no sabado teve um amigo que se perdeu, fiquei triste, por ele se perder por uma causa estupida, por essa causa ficamos a perder os dois...
que descanse em paz esse teu amigo campeao!!!!
em 1 os meus pesamos pelo falecimento de um PORTISTA... a terra pode ter perdido um portista.. mas certamente ganhou mais um no ceu,que e azul e branco...
ResponderEliminarporque os marroquinos,esses vao todos para o INFERNO.......
um bem haja e eterno descanso..
que deus "PDC" te protega...
Viva !
ResponderEliminarLucho : Perder um amigo não é fácil. Sem dúvida que o teu artigo é uma bela homenagem. Que fazer mais ? Perante a morte e,sobretudo, dum amigo, acho que somos impotentes. Não sei o que te escrever...
Quanto à actualização : Obrigado a quem encontrou e a quem colocou o vídeo. Tive a sorte de presenciar esse golo do Bosco e esse momento mágico ao vivo.
Lucho : Não consigo arranjar o número de Dezembro de Hand Action. Certamente que tem a cobertura do jogo. É a melhor revista de andebol francesa. O problema é que a tiragem é mega reduzida. Só por assinatura. Mas continuo a procurar.
Teixeira : Respondendo ao teu pedido, vou tentar acompanhar as apreciações relativas ao Renteria. Ontem teve nota 4 do L'Equipe . Comentário : "Inexistant". O Jogo foi em casa contra o Nancy ( antigo clube do Platini ). Ficou empatado a zero.
E Viva o Porto !
Lucho :
ResponderEliminarDois abraços .
O que não é para ti , faz-me o favor de o dar.
É bem verdade Lucho, as pessoas passam, mas há sentimentos eternos e que nunca se esquecem.
ResponderEliminarFizeste aqui uma bela homenagem.
Um abraço.
Obrigado pelos vossos gestos de solidariedade.
ResponderEliminarPortomaravilha:
Essa revista é muito conceituada, sem dúvida. SE tiveres novidades dp diz.
Abraço