10 dezembro, 2007

Desta vez não houve Taça

Disputou-se este fim-de-semana a 4ª eliminatória da Taça de Portugal, uma competição histórica e que, geralmente, serve para as equipas fazerem rodar os jogadores menos utilizados no campeonato, fazendo com que por vezes surjam os chamados “tomba-gigantes”. Nesta matéria, o FC Porto tem tido alguns dissabores nos últimos anos… basta lembrar o Fátima e o Atlético.

Contrariando estes dois “acidentes de percurso”, o FC Porto abordou, a julgar pelo que se ouviu na rádio, o jogo de uma forma mais séria, honesta e profissional do que as últimas participações do conjunto azul e branco em competições internas a eliminar!

Em Chaves, os pupilos de Jesualdo Ferreira responderam bem à oposição do Desportivo de Chaves, um clube com várias participações na 1ª divisão mas que milita numa divisão inferior do futebol português, estando já afastado da “alta roda” há já vários anos. Desta vez, o FC Porto não vacilou perante uma equipa de escalão inferior e com uma vitória clara e tranquila carimbou, muito justamente, a passagem à 5ª eliminatória da Taça.

Como nota final, não posso deixar de referir uma situação de que me apercebi pelos resumos que vi de alguns dos jogos desta eliminatória, mesmo aqueles que envolveram equipas da Bwin Liga: a miserável assistência nos estádios em que se disputaram os jogos deste fim-de-semana… Este é um problema que também se estende às outras competições (Bwin e Carlsberg Cup) e que, muito sinceramente, ou são tomadas medidas para atrair pessoas aos estádios ou então corre-se o risco das pessoas se desligarem DE VEZ do futebol em Portugal… De quem será a culpa?!?!?!?

4 comentários:

  1. Porque o critico muito merece desta vez uma palavra de apreço:

    Hélder Postiga, excelente atitude em Chaves, terá sido o melhor em campo e um grande golo.

    tb fiquei feliz por Adriano, tb merece mais oportunidades.

    Quanto aos penaltys da taça:

    + um q ficou por assinalar a favor do Porto (sobre Postiga com 0-0)
    + um q ficou por assinalar contra o slb (sobre litos da académica com 2-1)

    ResponderEliminar
  2. Contabilidades são contablidades, e os números do Lucho não enganam. Mais uma roubalheira no galinheiro, mas o k importa, ao que parece, é fazer capaz com o avançado dos 10 milhões. Mais um branqueamento, mas já nem se nota..

    Qto ao resto, o RCBC tem razão: a postura adoptada, sem grandes cedências e com o vinco do profissionalismo não permitiram, desta feita, novo dissabor. Seguimos em frente, a caminho do Estádio do Oeiras.

    As assistências, como dizes, são em alguns casos quase inexistentes. A culpa divide-se por muitos sectores, mas quer-me parecer k a pobreza franciscana dos espectáculos, aliada à massificação do futebol na TV e aos desajustados preços dos bilhetes, para um País k vive no limiar do sustentável, afastam muita gente dos recintos. Apenas os 3 grandes e pouco mais conseguem manter a média de espectadores.

    Abraço,

    ResponderEliminar
  3. Viva !

    RCBC, creio que colocas uma questão crucial : A ausência de espectadores.

    Sabias que para a liga da França, houve um jogo em que só houve um espectador. Foi um jogo do Saint Etienne. Eu tenho a foto só que sei que sei que isso daria problema de direito de autor. E gosto muito deste meu blog.Por isso...

    Mas basta entrar num forúm de conversa do Saint Etienne para ter confirmação.

    Sem qualquer ofensa, Portugal é um país periférico. Os problemas chegam e entendem-se mais tarde. O Futebol está a morrer . E há que reagir !

    A acumulação de ligas de isto e aquilo nada ajuda !

    Não é problema de espectáculo como diz o Sousa Tavares. É problema mesmo de ambiência e de violência. Os ingleses resolveram bem essa questão . Para veres o Arsenal pagas 120 euros. A assinatura para o ano fica por mais de 1200 euros. Quem pode ? Sabendo a grande miséria que há actualmente em Inglaterra ( como há filas de esperas nos hospitais Ingleses vem todos para os hospitais franceses) Resultado o futebol desaparece nas camadas populares. Não é um acaso se a Inglaterra não foi qualificada para o euro.

    A Família que gosta de circo ou cinema leva os filhos ao circo ou ao cinema para que estes os vejam ao vivo, mesmo se passam na tv.

    Em Itália o futebol está quase morto. Aliás, será um acaso se o torneio das cinco nações de rugby integrou a seleção de rugby da Italia ? ( Ficaram seis mas continua a chamar-se cinco).

    Mas parece que a seleção Portuguesa de rugbi vai jogar pela primeira vez no Jamor. Olha, olha !

    As últimas novas aqui deixam entrever que as televisões começam aceitar negociar muito mais alto uma transmissão de rugby ( oups já têm taças europeias entre clubes) que uma de futebol.

    Tentarei com o acordo do BlueBoy voltar a estas problemáticas de modo mais documentado e concebido.

    Viva o Futebol !

    E Viva o Porto !

    ResponderEliminar
  4. Na verdade RCBC, aparentemente e pelo que nos foi dado a ler/ouvir, o FC Porto terá encarado este jogo com outra atitude o que motivou de certa forma, uma vitória incontestada... o que não aconteceu das últimas 2 vezes nas provas menores do campeonato nacional.

    Contudo, há que aguardar por melhores dias e exibições... dos tais reforços, que continuam a tardar o «desbrochar» da qualidade aparente que os fez motivar a sua contratação.

    Quanto à realidades das assistências nestes jogos, é um problema que se arrasta desde há muito, e que cada ano, piora... mas o Paulo Pereira já evidenciou muitos dos cancros que podem justificar essa causa... eu, assino por baixo todos eles!

    aKeLe aBrAçO,

    ResponderEliminar