15 dezembro, 2007

Contas feitas… são já 10 pontinhos!

Liga Bwin 2007/08, 13ª jornada
15 de Dezembro de 2007
Estádio do Dragão, no Porto
Assistência: 36.812 espectadores

FC Porto: Helton; Bosingwa, Pedro Emanuel, Bruno Alves e Marek Cech; Lucho (Mariano Gonzalez, 76m), Paulo Assunção e Raul Meireles (Bolatti, 68m); Sektioui (Adriano, 79m), Lisandro e Quaresma.
Não utilizados: Nuno, João Paulo, Leandro Lima e Hélder Postiga
Golos: 1-0, Sektioui (55m); 2-0, Lisandro, (73m).

Uma noite para o reviver de um dos (normalmente) grandes jogos do campeonato nacional com o Vitória de Guimarães, agora regressado de uma época no inferno da 2ª divisão e na presença de uma casa muito bem composta. Defrontavam-se 1º e 3º classificados para o campeonato… melhor mesmo, e para o pasquim d’A BOLA (bastava olhar para a capa), só mesmo o jogo entre o 2º e 8º classificados, enfim!

Não estivemos lá… mas festejamos a bom festejar no ‘Las Vegas’ sempre que aconteciam os golos, transfigurando o ambiente brasileiro num pequeno, mas ruidoso, Estádio do Dragão. No próximo, lá estaremos novamente no ‘local do costume’.

O FC Porto entrou em campo com o onze mais esperado, depois de confirmada a ausência de Fucile na convocatória, saltando Marek Cech para o seu lugar e que quanto a mim, esteve bastante ‘em jogo’.

Desde o 1º minuto que se percebeu que o adversário estava ali para jogar futebol e mostrar que vir ao Dragão, não é só trazer o ‘autocarro’… também é preciso mostrar serviço, o que fizeram, o que só veio engrandecer a vitória do FC Porto. Não obstante um jogo muito aberto, foi ao FC Porto que couberam as melhores oportunidade para cedo, bem cedo, fazer mexer o resultado, que só não aconteceu por mera infelicidade, tamanhos foram os erros com a baliza escancarada (ou quase), primeiro por Quaresma, que a esta hora ainda deve estar a pensar no que lhe passou pela cabeça para fazer levantar a bola acima da trave, com a baliza completamente à sua mercê, e mais tarde, outra grande ocasião protagonizada por Tarik que não fez melhor.

O adversário tentava jogar o jogo pelo jogo, mas de facto, a fluidez de jogo do FC Porto era superior, muito superior e com isso, iam conseguindo empurrar o Vitória de Guimarães para a sua defensiva, não lhe permitindo grande veleidades. Entretanto, chegava o intervalo com 0-0 no marcador, um resultado injusto para o «monopólio» do FC Porto no que a oportunidades diz respeito.

Para a 2ª parte, e concerteza depois dos jogadores terem sido já informados do resultado dos «nenucos da 2ª circular», bastava-lhes ganhar o jogo para definitivamente embalar em busca do «tri», mas foi o Vitória a criar 2 lances de muito perigo na nossa área que nos causaram muitos calafrios.

Ainda não estava cumprido o primeiro quarto de hora de jogo na 2ª parte, quando Raul Meireles pelo lado esquerdo, consegue desenvencilhar-se de 4 adversários e cruza largo para o 2º poste, onde surge Tarik a emendar para colocar o marcador em 1-0, estavam decorridos 55 minutos. Este foi o prémio merecido para quem, e de uma forma muito competente, ia controlando o jogo… e o adversário.

Passados outros 10 minutos, aos 65 minutos, Marek Cech cruza da esquerda para o interior da área adversária, e surge Lisandro a aproveitar um deslize do defesa que não consegue cabecear a bola, com Lisandro de peito a adiantar a bola e a fuzilar autenticamente o guarda redes, sem hipóteses para defesa. Estava feito o 2-0 e poderia começar aqui a gestão dos ritmos da partida pelo FC Porto.

Com um nítido «tirar o pé do acelerador», o adversário foi-se agigantando e criou um par de situações de golo em que poderia ter relançado a partida (o que não aconteceu) até ao seu término. Ainda bem que assim foi e com isso o apito final ouviu-se no jogo.

Com o amealhar de mais 3 pontos, num jogo de grau médio-alto, o FC Porto conquistou uma importante vitória, alargando o fosso existente para o 2º adversário que é agora de 10 pontos. Tudo somado, dado mais um passo de gigante rumo ao ambicionado «tri».

azul + : Ricardo Quaresma (VIPortista) individualmente, mas nota claramente positiva para toda a equipa no geral… até mesmo para o ‘rato’ Mariano que entrou cheio de moral e energia.

azul - : apenas referência para as 2 perdidas escandalosas de Quaresma e Tarik ainda no 1º tempo.

arbitragem: Olegário Benquerença (Leiria), terá passado incólume no jogo, apesar de quanto a mim, ter errado claramente ainda na 1ª parte ao não assinalar falta (ainda que tenha começado fora) sobre Quaresma na entrada da área. A ser assinalada, teria que sair vermelho para o defesa. Afinal de contas, nem uma coisa, nem outra.

8 comentários:

  1. Viva !

    Mais uma Victória ! Mais uma Alegria !

    Duvidei, quando o comentador, após os falhanços de Quaresma e Tarik, falou de baliza enfeitiçada.

    Gostei do Helton. Grande defesa. E que capacidade nos lançamentos. Há um mega contra ataque, mal aproveitado, que sai dum dos seus lançamentos. Mas reconheço que está pouco à vontade fora dos seis metros. Creio que é específico aos guardas redes do Porto desde sempre.

    De qualquer modo : Mais uma bela parada e mais publicidade para o Porto na net. O Homem voa naquele lance.

    Gostei do Paulo Assunção, grande marinheiro que não procura glórias. Gostei da equipa em geral menos Cech e Meirelles. Eu acho Cech não está no seu lugar. Quanto a Meirelles acho que hoje esteve infeliz. Mas há dias não .

    Para terminar : Porque é que se teima em utilizar o Quaresma para bater lances de bola parada ?

    Estou Feliz !

    E Viva o Porto !

    ResponderEliminar
  2. Estamos no caminho certo!
    Há que continuar caminhando !

    ResponderEliminar
  3. Boas,

    Pois, mais uma vitória, alicerçada numa boa, mas intermitente, exibição. O contendor era de respeito, mas os Dragões permitiram k o repasto do blog tivesse um desfecho feliz. Entre rodizío e caipirinhas, os golos foram comemorados efusivamente, transformando o restaurante numa filial do Dragão, com a euforia a recompensar que, dia após dia, sente, ama e escreve sobre o clube.

    Noite perfeita, com a vitória azul a aliar-se a uns pastéis de Belém terrivelmente deliciosos. Bela sobremesa, sem dúvida.

    Em suma, mais importante ontem do que a vitória, foi o convívio e o conhecimento pessoal de pessoas a quem à muito já tratava por amigos neste Mundo virtual.

    Venha a próxima vitória e o próximo convívio...

    ResponderEliminar
  4. Mais uma grande e importante vitória do FC Porto! Cada vez mais seguro no primeiro lugar!

    No regresso ao activo do meu blog: Na bancada Central, descobri este espaço que achei bastante interessante!
    Já linkei no meu blog e passarei a ser visitante habitual!
    Espero contar também com a vossa visita e opiniões!

    Saudações Desportivas do Na Bancada Central

    ResponderEliminar
  5. boas caros amigos.. tambem estou de regresso aos comentarios aqui no santuario do dragao..e depois de uma bela noite passada no companhia da familia PORTISTA no salao nobre "las vegas" e de ter chegado mais tarde que a hora marcada, devido a cumprimissos desportivos onde tambem saimos victoriosos por 6-2 e onde imaginem voces...acabei o jogo na baliza devido a lesao do nosso redes.. e assim la cheguei eu ao local marcada acompanhado da minha sempre presente estrela (ela estranhou estar rodeada de tanto azul,ela e do clube dos marrokinos) que fez toda a questao em estar presente no jantar do blog e ela sabe como isso para mim é importante ( um muito obrigado tambem para ela :) )...
    depois de conhecidos os bloguers (apresentados de uma forma discreta pelo mano BLUE e presidente) eis que começamos a comer e a empurrar com aquele liquido maravilhoso ( tinto ) e por vezez sem conta metia os olhos na TV mesmo em frente para ver os conquistadores serem derrotados em plena estaçao planetar do DRAGAO.. eis que chega o 1, ja esta.. tarik o nosso marrokino portugues(nao tem nada haver com os verdadeiros marrokinos)...
    apartir dai aquele ambiente brasileiro virou estadio do dragao...com aqueles canticos ja conhecidos.. imagino os marrokinos que estavam la... a carne deve ter custado a mastigar apartir dai...sim porque ja tinhamos conhecimento que a revolta dos pasteis de belem fez-se conhecer aos abutres e tinha ganho por um claro 1 - 0 ... JA VAO 10 PONTOS.....


    - falando 1º do jogo ,foi uma victoria justa da equipa que durante os 90m tentou realmente marcar golos... com nota negativa para o tarik (e quanto a mim,mesmo assim o melhor em campo) que de forma escandalosa e a um metro de baliza mandou para a VCI...

    quanto a mim nada a dizer do resultado..


    depois de confirmada mais uma victoria e confirmados 10 pontos de avanço... chegou tambem o fim dos comeres... e olhem que aquele carne estava deveras salgada... houve ate alguem que disse, estamos a comer sal com carne... :)
    viramos a pagina do jantar e passamos a troca de prendas... as primeiras prendas que sairam as felizes contempladas deixavam no ar que afinal havia ali muita "alegria" sabe-se la porque!!!

    PS... ó shumi , a prenda que te calhou a ti... nao usei nenhuma dessas chicletes de chocolate... mas olha que vo reclamar a loja..

    a noite chegou ao fim e so nao havia necessidade da discuçao por causa das caipirinhas... mas tambem isso foi um promenor em relaçao ao resto da noite..

    espero que todos tenham chegado a casa bem... e da minha parte foi um prazer conhecer e rever amigos..


    PS.... MARIANA, tou cheio de dores de cabeça... ainda me doi as orelhas... hihihi :)



    XEIO_D_XONO

    ResponderEliminar
  6. Espero que se tenham divertido e realmente entre tinto e caipirinhas ainda houve espírito para ssinar uma bos crónica da contenda.
    Lamentando não poder lá estar ( mas mandei saudações ) registo com alegria a vitória e destaco Helton, sempre muito bem e com uma defesa espantosa a garantir o 0-0 e abrir caminho para o golo a seguir.Esteve sempre muito bem.

    ResponderEliminar
  7. RUMO AO TRI, BIBÓ PORTO CARAGO

    ResponderEliminar
  8. Grande Noite a de sábado. Para repetir... Deu para conhecer algumas pessoas que só conhecia virtualmente. Deu para cumprimentar o grande Paulo Pereira, o homem que escreve as crónicas sobre o FC Porto com uma varinha mágica.
    O Jantar correu bem mas desculpem lá que eu pouco queria saber de carne e de sal ou batatas, eu queria era golos do Porto!!! Já desesperava e vingava-me no copo do tinto:) Tarik esse mágico marroquino fez explodir a multidão azul no Restaurante, foi lindo:) Mais de 20 fanáticos em uníssono a gritarem o golo:)
    Depois o 2º e a noite a prosseguir com mt alegria. Também soubemos q o Porto deu 4-1 ao Vic em hóquei e o SLB levou com um pastelinho de Belém no futebol. Tudo 5 estrelas. Quanto ao jogo entre o pessoal do blog 9-9 e o Lucho marcou 1 golo em cada baliza. Quanto ao penalty q fala o Estilhaço, eu juro que foi sem intenção:)

    Foi fixe! Blue Boy parabéns pela organização. Abraço a todos.

    ResponderEliminar