31 maio, 2008

As nossas contas de 2006/07

Patrocinadores do FC Porto garantem retorno de 100 milhões

O FC Porto recorreu à «super flash» para dar mais visibilidade aos patrocinadores.

O FC Porto terá garantido cerca de 100 milhões de euros de retorno aos seus patrocinadores no primeiro semestre da época, segundo um estudo da consultora Cision. Paralelamente, o clube assegurou, com esses contratos, 6,5 milhões de euros de receitas.

Os quatro patrocinadores principais do clube - PT, BES, Revigrés e Nike - garantiram um retorno mensal de 2,4 milhões de euros, tendo os patrocinadores «platinum» - Carlsberg, Toyota, Império Bonança, BPI, Dolce Vita, Sacoor e Dragão Mobile - conseguido o valor mensal de 885 mil euros em igual período.

Os equipamentos oficiais são os que proporcionam maior retorno às marcas, seguidos das conferências de imprensa, da publicidade estática, do equipamento de treino e da «super flash», uma mini-conferência de imprensa que tem por objectivo dar visibilidade aos patrocinadores.

As receitas de publicidade e sponsoring do FC Porto na época 2006/2007 atingiram os 11,4 milhões de euros, um aumento de 25,3% em relação ao ano anterior.

FC Porto - Campeão de receitas de patrocinios

O FC Porto foi o clube português que mais receitas de publicidade e patrocínios arrecadou nas últimas três épocas – um total de 31 milhões de euros, superior ao Benfica, que recebeu 29,56 milhões de euros. A distância considerável ficou o Sporting, que obteve uma receita de 12,98 milhões de euros. A vitória portista, também neste campeonato, reflecte um facto incontornável: nos últimos cinco anos, foi campeão quatro vezes, contra uma do Benfica.

Não deixa, no entanto, de causar alguma surpresa que a capacidade de angariação de publicidade e patrocínios do FC Porto já ultrapasse a do Benfica, que é o clube com maior massa de adeptos no País, a distância considerável dos seus rivais, e, como tal, um alvo mais atractivo para as principais marcas e “sponsors".

# post originalmente publicado no norteamos em 13Mai2008

5 comentários:

  1. É interessante verificar que o Sporting consiga mais receitas Televisivas que o FCPorto...Do Benfica já se esperava, as TVS transmitem todos os jogos deles nem que seja a jogarem bilhar de bolso, agora do Sporting só se fôr pela sua prestação na UEFA...Mesmo assim...

    ResponderEliminar
  2. Amito que tenho algumas dificuldades em compreender estes números... apenas porque me faltam os conhecimentos básicos para o fazer.

    Contudo, numa leitura na diagonal, e mesmo correndo o risco de estar a dizer disparates, constato alguns detalhes de interesse:

    - o 1º lugar no item patrocinios e publicidade... serão os ventos da mudança a confirmarem-se?

    - não compreendo muito bem a igualdade aparente no item transferências... dos outros 2, que transferências assim de relevo foram feitas para se colarem ao habitual líder?

    - 34 m€ de custo com o STAFF? nesta verba está incluido o quê? toda a SAD? os jogadores e técnicos? todos os empregados? hummm 34 m€?

    ResponderEliminar
  3. Ó Meireles então não sabes qual o clube do dono da empresa que negoceia os direitos televisivos?
    O Quim é um Sportinguista doente e ajuda dessa maneira o seu clube do coração.
    Blue eu de contas sou fraco.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  4. No competo geral estamos com receitas acima do clubezeco que sonha com 6 milhões. Há de facto aí aspectos interessantes, com as receitas de patrocínios e publicidade, e aspectos intrigantes, como é o caso das transferências, que só se compreende à luz do pagamento mais ou menos faseado dos jogadores vendidos: os nenucos venderam a simoneta e o manuel fernandes; os lagartos venderam o nani; nós vendemos pepe e anderson que daria um encaixe de 60 milhões, daí ser tão intrigante.
    Quanto à questão televisiva até me irrita, e nem quero olhar para os proveitos da UEFA

    ResponderEliminar
  5. Tens razão Vila Pouca, esqueci-me do Oliveirinha. O homem de charuto sempre na mão, parece o Fidel de Penafiel. Acho que ele devia ter consciência do quanto o odeiam os tipos lá de baixo. se ele escutasse o que eu já ouvi dele e do irmão...Não ia mais ao Alvaláxia e muito menos à Luz.
    -A talhe de foice: já ouviram as confissões do menino Quaresma ao MaisFutebol? O Nuno Luz armado em Homem Sombra, a passar constantes rasteiras ao pobre do rapaz e este pimba, sempre a cair nelas. Apre, que nunca mais aprende! Mais um que está de malas aviadas, menos uma cabeça pequenina a passear pelos relvados Nacionais.

    ResponderEliminar