14 maio, 2008

Curto e conciso

Há alturas em que as frases simplesmente não saiem.

No meio de tantas situações alegadamente tentadas e/ou consumadas perdemo-nos a tentar entender acórdãos de centenas de páginas, leis, contraditórios ou a falta deles, sentenças pré assumidas e bodes expiatórios. Ficamos, como comuns mortais, sem conseguir passar para o papel o que nos vai na alma.

Que se coloquem, por agora, as lagostas e as pistolas de lado e se deixe então assentar a poeira para se poder fazer um juízo mais claro sobre tais assuntos. Para o imediato 'vamos fazendo as coisas por outro lado', ou seja, será mais do que suficiente que o FC Porto continue a debitar o seu habitual bom futebol pois afinal quem adora e tenta perceber um pouco do jogo compreende perfeitamente que o melhor futebol é precisamente aquele que ganha aos seus adversários e conquista títulos.

E quem fala em futebol pode tb. falar em hóquei, basquetebol, andebol, etc.

Entretanto a Sul, onde mais uma vez os minutos para os inícios dos jogos não careceram do habitual atraso, levantou-se uma voz.

Uma voz em discurso directo e conciso, sem sequer ter a necessidade de ser curto.

Mas foi até muito mais. Foi breve, resumido, curto e conciso.

A noite ia já longa mas teria valido a pena a espera porque mesmo para aqueles que ousam em duvidar das suas próprias certezas ficou transmitido o sentimento de todos. Entre parcos aplausos, alguns assobios e caras enjoadas ficou demonstrado a razão de tanto sucesso, de tanta perseguição.

E provou o que nem sequer necessita de ser provado.

Que Pinto da Costa é um GRANDE dirigente.

Terá os seus defeitos (quem não os tem?) mas faz parte, por mérito próprio, de um escasso grupo de líderes de personalidades inabaláveis que se fundem com os Clubes. Demonstrou, através de um empenhamento total, até onde pode ir uma organização exímia. A sua paixão é reconhecida e que nem sequer pensem em retirar-lhe a memória a que tem direito.

Poderá faltar-lhe o apoio de alguns que agora se escondem mas nós por aqui ficaremos para que essa mesma memória não se apague.

Para que seja eterna.

ps - Faltou, opinião pessoal, no discurso, uma pequena menção aos adeptos. Facilmente perdoável com uma vitória no Domingo!

18 comentários:

  1. Circulam pela net milhares de teorias, discursos sapientes, análises sociológicas e tudo o mais que se possa imaginar, tendo como alvo o nosso presidente...

    E, bem vistas as coisas, nem é preciso ser muito eloquente. Basta, muitas vezes, a singeleza do gesto ou da palavra simples. Um MUITO OBRIGADO PRESIDENTE, por tudo o que tem feito, e continuará a fazer, pelo clube...

    Sim, Pinto da Costa é GRANDE. Como dirigente é ÚNICO.

    E, como diz o Estilhaço, a falta da menção aos adeptos será facilmente esquecida: tragam a TAÇA!

    ResponderEliminar
  2. Alguns, com muito poucos anos de sócio, apetece perguntar se só sentiram necessidade de ser sócios há 12 anos, quando têm mais de 50 de vida,continuam a bater na tecla que Pinto da Costa foi deixado sózinho, triste e abandonado.Que tristeza, não conhecem de certeza P.da Costa,como se o Presidente aceitasse isso.
    São, meu caro Estilhaço, pessoas que têm outros interessses que não os nossos que são:defesa desinteressada do F.C.Porto,por apenas Paixão pelo clube.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  3. Pois meu caro Estilhaço, tb eu estou com o Presidente. A decisão de sexta feira foi a q melhor defendeu os nossos interesses desportivos. O resto é conversa para entreter lampiões.

    Qt ao discurso do Professor foi como dizes claro, conciso e cirúrgico.

    Um abraço.

    A capa da BOLHA é para esconder mais um falhanço do ORELHAS. Ericksson já não vem. Ficará o Chalana mais um ano?

    ResponderEliminar
  4. Falhanço do Rui Costa, é o que é... eu já nem tenho palavras para descrever esta mesquinhez de atitudes... ou melhor, até tenho, mas ...

    Queriam... eles queriam era ter um Presidente como o nosso! Por isso - entre outras coisas - é que eu o apoio.
    As outras coisas têm a ver com quem cá anda há mais tempo do que eu, e que para mim é o Portista Nº1 e em quem eu me revejo totalmente enquanto adepta :)

    ResponderEliminar
  5. Ena, sábias palavras estilhaço. ainda não tinha tido a oportunidade de ver o bídeo do jesualdo a receber o prémio, e que prazer em deu ver o homem a agradecer a carreira ao nosso Clube, ao nosso Presidente, ao lado do coradinho do toni :D e mais prazer ainda ver as "trombas siliconadas" da cinha, e as ameaças de assobios do público, que cada vez assobia menos pelas bandas de lx, o que é pena.

    Quanto ao resto, 101% com o Presidente (ao qual devemos tudo o que somos, ninguém tenha dúvidas), e em completo desacordo com a decisão relativa ao clube, e não me venham para aí os paladinos da verdade dizer "que não, que eu é que sei, que todos os portistas concordam..." nah, alto e para o baile, cada um na sua, e eu não vou acenar que sim senhor a uma decisão que mancha a história do Clube.

    Obs- Blue ainda estou de cama com as patôncias ao alto, e pelo que o médico diz, ainda tenho para mais 15 dias, da-seeeeeeeeeee

    Saudações a todos Blues

    ResponderEliminar
  6. BALELAS! a capa da bolha é uma TRETA como quase todas as outras claro. Como ja nao ha eriksoon ha e tal deixa ver se pega!
    Reportaram a situaçao do Paulo, por um lado acho bem, por outro nao sei qual das pessoas ontem no Ct (eu incluida) e que presenciaram a situaçao se foram xibar À BOLA! se queriam dinheiro, fossem antes ao record que paga o triplo! RIDICULO!

    O que não fazem os benfas para tentar recuperar aquilo que andaram uma epoca a desperdiçar...
    E chamam a este desperdicio de arvores "a biblia" --'

    Beijinhos azuis e brancos da Ta_8

    ResponderEliminar
  7. Acrescento ainda que a inveja é muito feia, que nunca arranjarao um presidente como o nosso e que Domingo estou em Oeiras! Mal de mim sendo de la, não ir ao municipal e gostaria muito de encontrar a maltinha aqui do blog! XD

    ResponderEliminar
  8. A decisão foi tomada... bem ou mal, há que agora «saber ser Portista»... total e inequivocamente solidários para o bem ou para o mal.

    Não podia estar mais de acordo quando dizes que: "Terá os seus defeitos (quem não os tem?) mas faz parte, por mérito próprio, de um escasso grupo de líderes de personalidades inabaláveis que se fundem com os Clubes. Demonstrou, através de um empenhamento total, até onde pode ir uma organização exímia. A sua paixão é reconhecida e que nem sequer pensem em retirar-lhe a memória a que tem direito.

    Poderá faltar-lhe o apoio de alguns que agora se escondem mas nós por aqui ficaremos para que essa mesma memória não se apague.

    Para que seja eterna."
    .

    No resto, como sempre, as já habituais palavras corrosivas para com os nossos «inimigos»... sem dó, nem piedade... mas muito humor negro!!!

    ps - não, ainda não tinha visto as imagens/palavras do Prof. Jesualdo aquando da eleição/entrega do globo de ouro... e que tão bem me satisfez ver a determinada alturas, as imagens daquela cara de cadáver e beiça descaida, Cinha Jardim... que puto d'inveja e azia a mulher-que-usa-tudo-o-que-pede-emprestrado-para-ir-a-uma-mais-festinha-dos-jet-leg, demonstrava naquela hora... que mulherzinha mais sem graça de tão fútil e básica que é.

    ResponderEliminar
  9. Blue, considerações informáticas à parte..., onde é que está o BIDEO do Jesualdo ?!!

    ResponderEliminar
  10. Tazinha, relax, aqui só mora gente boa... a liberdade de expressão é muito bonitinha e quer-se actual... já te conhecemos, já nos conheces... todos iguais, todos diferentes! Portistas e mai'nada!!

    Quanto a domingo, muitos de nós estaremos por lá... tens o meu contacto, é só avisar e logo nos encontramos!

    ResponderEliminar
  11. Heliantia, pois, esqueçamos as considerações informáticas :D

    Sempre que vires por aqui textos com palavras sublinhadas, significa que ao clicar nessas mesmas, têm um link que vai abrir algo... e o «Mestre dos links» por aqui, é mesmo o Estilhaço que nos traz permanentemente justificações para as suas tiradas corrosivas,

    Portanto, hoje, ao clicares na palavra VOZ (sublinhada), vai-te direccionar para um vídeo do site da SIC e voilá... poderás confirmar a entrega do prémio ao nosso Jesualdo... e assistir às beiças de camelo daquele monte de pele descaída, que nem com esticadores, já lá vai :D :D :D

    ResponderEliminar
  12. Viva !

    Como sempre : Obrigadão.

    As palavras de Jesualdo Ferreira, "não se ganha sozinho", são excelentes.

    E Viva o Porto !

    ResponderEliminar
  13. Obrigada Estilhaço :)

    Blue, aqui* não aparece nada como tu dizes :D

    * considerações informáticas à parte...

    ResponderEliminar
  14. INVEJOSOS, benfas e afins, SUICIDEM-SE!!!!!!


    "José Manuel Meirim faz questão de frisar previamente que é «adepto do Benfica, mas que entende que o Direito não é nem vermelho, nem azul-e-branco, nem verde» e vinca a sua posição de jurista. E, feito este esclarecimento, esclarece também que a alínea d) se aplica à respectiva época em curso.

    Ou seja, o jurista explica que o desrespeito pela alínea d) dos critérios de admissão acontece quando «esta situação de combinação ou alteração de resultados desportivos tiver sido produzida na época que permitiu o acesso à Liga dos Campeões».

    O que José Manuel Meirim aponta não se verificar, pois a condenação do F.C. Porto é respeitante à temporada 2003/04. E não terá efeitos desportivos retroactivos a nível das competições europeias. Pois a participação na Champions de que se fala é a de 2008/09 e a actual época 2007/08 do F.C. Porto respeita os critérios de admissão à Liga dos Campeões - neste caso em concreto, no que respeita à alínea d)."

    FC PORTO SEMPRE!!!!!...a caminho do TETRA!!!!...antes do PENTA!!!!!....que necessariamente nos levará, FINALMENTE, ao HEXA!!!!!!

    ResponderEliminar
  15. "O MEU PRESIDENTE"
    Desculpem voltar atrás, até porque o tema quente de hoje é outro, mas só agora vi a "nomeação/entrega do prémio de melhor treinador" completo. Tinha visto excertos do discurso de Jesulado, mas assim é diferente :)
    Que orgulho na sua imagem e nas suas palavras!

    ResponderEliminar
  16. Hoje só passei aqui já tarde...
    O FCP nunca é capa da bolha ...
    Hoje, ao menos estamos lá de corpo inteiro a provar que estes merdosos estão a usar todos os truques para fazerem esquecer a perfomance da melhor equipa dos ultimos 10 anos e ver se lhes toca algum...

    ResponderEliminar
  17. Para portistas verem:
    um vídeo espectacular sobre o nosso FCP e sobre o papel dos portistas na revolução do 25 de Abril.
    De partir a rir!

    http://cavalheirosdoapocalipse.blogs.sapo.pt/23401.html

    ResponderEliminar
  18. Viva !

    Não tinha qualquer intenção de vir comentar aqui hoje.

    Ando em pleno trabalho.

    Acabo de ver o vídeo. Seria um erro de deontologia não responder.

    Não pode brincar com a ironia quem não sabe . A ironia pede uma grande mestria. Em nada ela é comparável à sátira ou à paródia.

    Quando Coluche,candidato à presidência Francesa nos anos oitenta, lançou a pergunta que segue e todas e todos aplaudiram (Que grande cómico ) : Para um Português é fácil conhecer o futuro do seu filho : Basta atirá-lo contra a parede : Se cai saberá pousar azujelos . Se fica agarrado à parede será pintor !

    Era ironia ou sátira ?

    Quer criar a partir do conceito da ironia é não esquecer que a ironia pede um mínimo de conhecimentos da parte do receptor.

    Não creio que seja inculto. Mas nunca se sabe.

    Assim : Fiquei a duvidar se o vídeo era uma critíca a quem ?

    1) Ao filme de Maria de Medeiros ?( eleita este ano artista da paz pela UNESCO ). As réplicas do video lembram bem algumas passagens do filme ?

    2 ) À Revolução ? Deviam saber que na época do salazarismo era impossível estar-se junto a quatro ( cf discurso do fundador de Amnisty Inter. ). Têm sorte !

    3 ) Ao FC Porto por ter o nome Dragão ? Qual a relação com o Apocalipse ? O que vem fazer o sagrado no vosso vídeo ? Porque criam confusão ?

    Nunca leram " A quinta das virtudes" do escritor Português Mário Claúdio ? Talvez melhor soubessem a origem da palavra Dragão na história do Porto e do FC Porto.

    É para rir ou para desrir se me permitem o neologismo o vosso vídeo?

    Um vídeo feit por benfiquitas, há meses, punha na boca de Saddam Hussein, aquando da sua acusação ( pena de morte ), palavras de Pinto da Costa.

    Todos e todas riram muito. Acharam muito graça. Protestei ! Fui excluido da lista de difusão.

    Mas fui excluido,sobretudo, porque escrevi que Portugal tinha sido o primeiro país Europeu a abolir a pena de morte. Ou seja, quem fez o vídeo não dominava os aspectos políticos da sua produção. O que se chama : Irresponsabilidade !

    A ironia é para todos ! Mas há que saber suar e sofrer para a saber transmitir ! Pior que num campo de futebol ! Muito pior !

    Não é Manoel de Oliveira quem quer !

    E Viva o Porto !

    ResponderEliminar