19 maio, 2008

Olegário… rima com vigário!!

Taça de Portugal, final
18 de Maio de 2008
Estádio Municipal de Oeiras, em Lisboa
Assistência: --- espectadores

Sporting CP: Rui Patrício; Abel (Tiuí, 91m), Tonel, Polga e Grimi; João Moutinho «cap», Miguel Veloso, Iazmailov (Pereirinha, 76m) e Romagnoli; Derlei (Gladstone, 116m) e Yannick.
Não utilizados: Tiago, Ronny, Vukcevic e Farnerud.
Treinador: Paulo Bento.

FC Porto: Nuno; Fucile, Pedro Emanuel «cap», Bruno Alves e João Paulo; Lucho, Paulo Assunção (Tarik, 112m) e Raul Meireles (Kazmierczak, 104m); Mariano (Lino, 79m), Lisandro e Quaresma.
Não utilizados: Ventura, Stepanov, Bolatti e Farías.
Treinador: Jesualdo Ferreira.

Disciplina: cartão amarelo a Paulo Assunção (36m), Abel (54m), Raul Meireles (96m), Derlei (101m) e Lucho (113m); cartão vermelho a João Paulo (71m).

Golos: Tiuí (111m e 117m).

azul + : Raul Meireles (VIPortista), Nuno, Lucho, Mariano.

azul - : João Paulo, Fucile, Quaresma e Lisandro.

arbitragem: Olegário Benquerença (Leiria) Valter Ferreira e Luís Salgado… o título deste post, já diz tudo e nada mais tenho a acrescentar, senão repetir-me: "Olegário, rima com vigário!!".


Tremenda desilusão, essa é que é essa… poderia começar esta narrativa por vários pontos ilustrativos do que se passou ontem no Estádio Municipal de Oeiras, mas não poderia deixar de dizer que, agora que tudo já passou, após uma fantástica viagem com outros 5 amigos das lides futeboleiras, caímos é verdade, mas de pé, como bravos Dragões que somos e demonstramos em campo, jogando cara-na-cara, mais de 50 minutos (!) com um jogador a menos e em momento algum, fomos inferiores.

Reconheço que nesta hora, os habituais abutres da presa indefesa andarão a pairar por tudo quanto é lado, numa busca desenfreada pelo/s culpado/s, porque alguém terá que assacar com essa responsabilidade, levando à letra a máxima de que “se a culpa não é do cú, será das calças”. Tenho vergonha destes Portistas “de jornal” ou melhor ainda, os “das vitórias”.

O grande culpado da derrota de ontem, no sentido figurativo, é claro, quanto a mim, trata-se de apenas um: o estarmos mal, muito mal habituados… o de vencermos mais vezes, o de conquistarmos mais vezes, o de lutarmos mais vezes, o de sorrirmos mais vezes, etc, etc. Se não se sentem bem nesse papel, só vos deixo um conselho: mudem de clube, porque não nos fazem falta nenhuma!

Ontem, estive até ao último momento naquelas bancadas já quase despidas do azul-e-branco da minha paixão, olhando ao redor e sentindo de igual modo a tristeza que invadiu toda aquela mole de gente anónima, fantástica, guerreira e que nunca vira a cara à luta, ainda a tempo de assistir a mais uma das habituais cargas policiais sobre tudo o que mexia, incluindo mulheres que foram autenticamente varridas por homens cobardes de bastão em punho, assistindo até a um Pai, qual protector “taliban” do seu rebento, afagando a sua filha de muita tenra idade ao colo, que procurando fugir dos bastões que varriam os ares naqueles instantes, por uma sorte, não se estatelou com a criança pelas escadas abaixo… direi apenas que mais uma vez, MERDA de país que tem homens cobardes como estes que usam e abusam da autoridade, não separando o trigo do jóio.

Por fim, ausentei-me então dali, para não me massacrar ainda mais ao assistir dos festejos adversários, com uma única certeza que me acompanhou até casa: saí dali ainda mais Portista e orgulhoso das minhas cores, do meu clube, do meu emblema, do que quando lá cheguei! Não tenham quaisquer dúvidas disso e vos garanto, na próxima, nas próximas, nas que houverem, sempre que a minha vida me permitir, mesmo percorrendo centenas de quilómetros, mesmo sacrificando a minha vida familiar em detrimento do meu clube, mesmo com bilhetes estupidamente caros para assistir a um desafio de futebol sem o mínimo de condições (com pulguedo por tudo quando é sitio), mesmo perante tudo isso, lá estarei novamente na vã esperança de voltar a ser feliz… aos outros, desejo-lhes bom passeio no shopping da moda, na esplanada à beira-mar ou no descanso e conforto do sofá caseiro… aparecendo no dia seguinte, com ares de “mais papistas que o papa”.

Falando agora do futebol jogado, diria que venceu quem marcou… e fê-lo por 2 vezes, numa altura em que o estouro físico por parte dos azuis-e-brancos, era já mais que evidente e ilustrativo do trabalho hérculo a que se viram obrigados após mais de 50 minutos a jogar com menos um em campo, depois de 2 meses a jogar partidas só para cumprir calendário sem qualquer tipo de pressão, e com a cabeça de muitos jogadores já nos contratos assinados, a assinar em breve ou com naturais expectativas de o vir a assinar. Sendo assim, nada a fazer, senão lamentar a nossa derrota a esperar que muito em breve, voltemos a sorrir.

Na entrada em campo, a meia-surpresa com a inclusão de Mariano, aliada ao facto de mais tarde se constatar que João Paulo estava na esquerda da defensiva, com Fucile a ocupar o seu lugar natural, esta última variante, foi quanto a mim, um claro tiro no pé… por parte do Prof. Jesualdo Ferreira.

Ao contrário do esperado (talvez, não tanto por mim), entramos mal, lentos, desconcentrados e pouco ou nada organizados, dando a ideia em largos momentos do jogo durante a primeira parte, que a desorganização era de tal ordem, que nem se defendia como mandam os livros, nem se atacava como mandam as regras, havendo um meio-campo que estava ali completamente perdido, salvando-se Raul Meireles que fez um jogo, na minha opinião, completamente incansável até que o físico venceu finalmente a vontade. Ontem, este foi o verdadeiro jogador à FC Porto.

Nuno, ia conseguindo suster as investidas dos verde-e-brancos, cabendo em grande parte a este, o facto da baliza se ter mantido inviolada durante grande parte do jogo, altura em que realizou duas defesas fantásticas perante Derlei que surgiu cara-a-cara, mas por mérito do guarda-redes, não conseguiu inaugurar o marcador.

Caminhava já o relógio para os últimos 15 minutos, quando o FC Porto dispôs do primeiro remate à baliza adversária, se assim se pode chamar, fruto de um cabeceamento fraco de Lisandro, que neste jogo, esteve completamente irreconhecível para o que nos habituou e com isso, a nossa frente-de-ataque ressentiu-se e de que maneira.

No imediato, na melhor fase de jogo do FC Porto, Mariano Gonzalez no seu estilo aparentemente trapalhão e quase sempre no limite para cair sem que ninguém lhe toque, consegue uma arrancada do meio-campo, ultrapassando 3 adversários e no último instante, desmarca Lisandro que perante Rui Patrício, não o conseguiu bater, com um remate com pouco convicção.

Ainda antes do intervalo, golo anulado ao Sporting por fora de jogo de Romagnoli que estava ligeiramente adiantado à defensiva azul-e-branca. Entretanto, chegou o intervalo.

Para os segundos 45 minutos, sem qualquer alteração, o FC Porto entrou um nada melhor que o adversário, conseguindo até criar alguma superioridade a meio-campo, apesar da forte pressão do oponente. Mesmo sem grandes oportunidades de golo, o jogo ia-se mantendo intenso no meio-campo, mas sem grandes incómodos para quaisquer das defensivas, que com o passar dos minutos, se foi tornando mais monótono.

Quando restavam apenas 20 minutos para o final da partida, Lisandro entra na área adversária e é literalmente abalroado pelo defensor contrário, ficando aqui uma clara grande penalidade por assinalar, porque carga de ombro é uma coisa, ir à dobra e abalroar um adversário, são coisas completamente diferentes… mesmo assim, Lisandro volta a levantar-se, recupera a bola e quando volta a entrar na área, cai de novo (derrubado?) ao tentar ultrapassar um adversário, sempre com o árbitro a fazer vista grossa.

Desculpável ou talvez não, com toda a gente a protestar estes 2 lances, João Moutinho recupera a bola e quando tenta lançar um contra-ataque, João Paulo, talvez fruto do nervosismo destes 2 lances que antecederam este lance, tem uma entrada a pés juntos que por si só, justificou o vermelho directo… não vou discutir se tocou, se não tocou… aquela entrada, por si só, e seja de que cor equipe o jogador, é para vermelho e não adianta escamotear a verdade.

O que discuto é porque razão, mantendo estes critérios disciplinares, Grimi ainda se mantinha em campo por aquela altura, na sequência de morder os calcanhares de Quaresma por 3 vezes, passando incólume disciplinarmente até ao final do jogo… e porque razão Abel, depois de um amarelo, joga claramente ao homem (Raul Meireles) para impedir um contra-ataque a meio-campo e não é sancionado com o segundo amarelo e consequente vermelho? Como digo, não discuto o João Paulo, porque quanto a mim não tem discussão, discuto apenas Grimi, Abel e o Olegário “Vigário”! Na dúvida, que sempre se prejudique o FC Porto, esta é a verdade!

Inexplicavelmente ou talvez não, foi a partir deste momento, com apenas 10 jogadores em campo, já com Lino no lugar de Mariano, que o FC Porto mostrou mais união, mais alma, mais raça, mais querer e se superiorizou ao Sporting que se limitou a trocar bolas longe da nossa defensiva, com os azuis-e-brancos a parecerem multiplicar-se nas disputas de bola. Agora, sim, este era o meu FC Porto!

Chegou entretanto o final dos noventa minutos regulamentares, sem mais oportunidades de golo ou lances de perigo, à excepção de um lance de Djaló que levou a bola a passar ao lado da baliza de Nuno, tendo este a bola controlada.

Iniciada a primeira parte do prolongamento, novo golo do Sporting anulado, desta vez a castigar jogo perigoso de Derlei na pequena área que atingiu Pedro Emanuel na cara depois de tentar executar um pontapé de bicicleta.

Ainda estavam apenas decorridos 5 minutos da primeira parte quanto aconteceu mais uma das diabrites do Olegário “Vigário” que apitou para o final da mesma… perante a estupefacção de todos os presentes e jogadores… menos do próprio que há muito já tinha perdido o tino ao que andava ali a fazer.

Recomeçado o jogo, o FC Porto ia-se conseguindo aguentar estoicamente perante a superioridade numérica dos verde-e-brancos, até que num rápido lance de contra-ataque, Lisandro é derrubado por Anderson Polga quando se preparava para entrada na grande área pelo lado esquerdo do ataque, e Olegário “Vigário” volta a assobiar para o lado sem que marcasse a competente grande-penalidade… e iam já 2 por marcar, para não dizer 3!

Na resposta, aos 111 minutos de jogo, Tui entra na grande área, remata cruzado, com a bola a embater em Pedro Emanuel e a trair Nuno que nada podia fazer, vendo ainda a bola a embater na trave. Estava feito o 1-0 para o Sporting e nesta altura, pressenti claramente o nosso fim, porque alguns jogadores, notava-se a olhos vistos, há muito que não podiam com uma gata pelo rabo.

De seguida, Tarik entra em cena para o lugar de Paulo Assunção, quando na minha opinião, já o deveria ter feito há muito mais tempo, porque não sendo um portento técnico, consegue fazer algo que poderia ter sido útil ao FC Porto na altura mais complicada de jogo… esticá-lo!

Já numa altura de desnorte, com Bruno Alves a jogar a ponta de lança, Tiuí na pequena área, aproveita um corte defeituoso de Lino e com um pontapé de bicicleta, bata Nuno pela segunda vez, elevando a vantagem para 2-0 aos 117 minutos.

O final do jogo chegou entretanto num instante e com isso, a perda da possibilidade de conquista da dobradinha. Já o disse atrás, e volto a repeti-lo: ganhou, quem marcou!

Que chegue rápido Agosto para a Supertaça em Leiria, Coimbra, Aveiro, onde quiserem… lá estarei de novo, sempre na vã esperança de voltar a ser feliz!

Hoje, ainda mais Portista que ontem!

46 comentários:

  1. Olegário, um senhor...

    Depois de um Bruno Paixão a oferecer a Supertaça, temos o grande Olegário a oferecer a Taça.

    ResponderEliminar
  2. Nojento.

    Dois penalties claros roubados.

    Um na jogada que antecede a expulsao do Joao Paulo e outro na jogada que antecede o golo do Sporting.

    Vergonha a mais Abel nao ter sido expulso.

    Vergonhoso demais Tonel nao ter sido expulso. Cotovelada a Meireles e pisada em Lisandro. Num lance o arbitro amarelou o Meireles(!) e no outro deixou seguir o lance como se nada se passasse!
    E se Bruno Alves merecia ter sido expulso, Polga nao o mereceria também?

    As habituais entrevistas populistas no final para ignorante e pobre de espirito consumir em directo.

    Sobre o Bosingwa, eu pergunto: A SAD, mesmo depois de ter o contrato firmado nao poderia ter incluido uma clausula para o Bosingwa jogar a final da taça?
    Isto ja começa a ser demais.
    Pinto da Costa perdeu o controlo do comando do clube.

    Sobre Jesualdo, asneira atras de asneira, como nos habituou nos jogos grandes. Ou entao nunca consegue motivar os jogadores. Em vez de se manter fiel ao seu esquema, cede perante um adversario calaramente inferior.

    Final encomendada, pais nojento.
    Regionalizaçao precisa-se. As pessoas teem que se mobilizar.
    O futebol é tao somente o espelho do que se passa na nossa sociedade e nos meandros do poder. Enquanto continuarem a assobiar para o lado nao conseguem combater o centralismo. Nao pode ser so o FCPorto a combater os roubos de lisboa.

    A roubalheira e os "sistemas" continuam. Os tacanhos festejam as suas vitoriazinhas compradas, a parcialidade da justiça continua a proteger a maioria de analfabetos ao estilo sul-americano, a competitividade é para ser feita por baixo, os bodes espiatorios sao para continuar (ha que desviar atençoes), o que tem talento é para ser roubado, o que nao presta é para ser enaltecido e o pais continua de rastos. Como se quer.

    Assim é que é bom.

    Tenho nojo do meu pais.

    ResponderEliminar
  3. O que aconteceu foi o corolário da nossa aceitação da perca dos 6 pontos. Nenhum arbitro vai ser claro e isento contra o FCP. Nem contra isso nós lutamos. Não soubemos dignificar os arbitros e muito menos o nosso CLUBE. Agora não adianta. O que eu temia está a acontecer. Temos que dar uma resposta e em força. Gravar este jogo e entregar o mesmo a UEFA. Temos que fazer barulho. Tenho nojo destes condes e viscondes sem terra, mas o PC baixou demais a guarda. Assim não dá....

    ResponderEliminar
  4. O Jesualdo provou mais uma vez que é tempo perdido. Quem se verga perante um adversário só pode perder. Quaresma passou ao lado do jogo. Deveria ter substituído pelo marroquino, colocando-o a jogar no meio descaindo lisandro para a direita ou esquerda. O homem tem medo dos grandes clubes. Compre as cassetes dos jogos do campeão da UEFA, para perceber como se joga em contra ataque. O Sporting tem uma defesa de merda e um guarda redes fraquinho, e nós não os soubemos atacar, pois estavamos com medo do meio campo do Sporting...Ui que medo. O Jesualdo nem deve dormir com medo do moutinho e do veloso. É muito fraco

    ResponderEliminar
  5. Teem que concordar que era ser-mos um pouco ingénuos pensar que a mafia de lisboa nos ia deixar ganhar mais este titulo!E preparem-se meus amigos que para o ano vamos passar um mau bocado com a gerra que nos vão fazer desde o mais alto poder do país até aos lacaios da comunicação social!Podem crer,e eu já o disse várias vezes,isto só termina com a eliminação do FCP!Já foi um feito titânico conseguirmos lutar e ganhar numa merda de país que tudo tem feito para nos derrotar!

    ResponderEliminar
  6. Viva !

    Antes de mais um Grande Obrigadão ao Dragãonettv e ao Tripeiro em Caracas por se terem disponibilizado, oferecendo-me links para eu poder ver o jogo.

    Muito Obrigado : Repetir não é ofensa.

    Aconteceu que soube cerca de dez minutos antes do jogo ( Merci à toi Alain ! ) que este iria ser transmitido pelo canal televisivo Francês gratuito "Direct 8" . Só o soube dez minutos antes porque na revista de tv que compro tal programação não aparecia.

    Não deixo de pensar que é uma vergonha : A rtpi não transmite a Taça de Portugal e um canal gratuito Francês transmite. Como é ? Creio que há algo que não funciona !

    Vi pois um jogo comentado em Francês por um antigo jogador de futebol. Que delícia !

    Ficou deslumbrado com Paulo Assunção. Sobretudo na primeira parte. Um médio defensivo como já não existem dizia. Parece que o Marselha anda atrás, só que é muito caro.

    Fez outras observações dignas dum antigo jogador :

    Quando um guarda redes está em dia sim ( Nuno hoje ) nem sempre é bom para o colectivo. Pensam que a baliza está de antemão protegida.

    Mariano : Será um grande jogador quando perceber que o futebol é colectivo.

    Lisandro, para ele, um grande ponta de lança e com grande capacidade de velocidade. E fez também elogios a Lucho.

    Há uma falta sobre Quaresma. É Quaresma quem bate o livre. Ele diz ( o comentador): Não é ao jogador que sofre falta de bater o livre.

    E depois houve aquele atentado de João Paulo ...Imperdoável ! Aí a narração muda !

    Depois, certas imagens são lamentáveis !

    A minha visão.

    O Porto entra apático ! O Sporting instala-se à grande e à Francesa nos trinta metros. Só não ganha por 2-0 aos 20 minutos porque Nuno está inspirado.

    O golo do Sporting é bem ou mal anulado ? De novo levanta-se a problemática da câmara.

    Se calhar até seria bom se tivesse validado o golo ! Talvez despertasse a equipa.

    Existe um pénalti claro sobre o Lisandro não assinalado.

    Mas acho que a explicação não está aí. Há algo que me escapa e que não compreendo quando vi hoje o Porto jogar.

    Porque é que o Porto jogou com mais garra a dez contra onze que a onze contra onze ?

    Talvez a explicação de que o Porto jogou em zona e o que conta é seguir o movimento da bola e que o Sporting apostou na marcação individual pudesse explicar tal. Mas não estou convencido. Ali algo falhou.

    Achei estranho ver o Porto sem entroncamento entre as linhas. A defender tão baixo no início da partida.

    Bom : Haveria muito que escrever e, além disso, não sou treinador !

    Mas Porto Sempre !

    E Viva o Porto !

    ResponderEliminar
  7. Mais uma final claramente roubada ao FCPORTO, é sempre assim, quando baixamos a guarda (SAD e Pinto da

    Costa), e nos remetemos a decisões que só nos visam eliminar, é por estas e por outras que o FCP

    (dentro de campo) deste ano teve de ser enorme para conseguir vencer, sempre que não o foi, os arbitros

    e a opinião publicada a mando dos ladrões vermelhos e dos chorões verdes, que só á custa dos arbitros

    roubaram-nos duas taças esta época (pois já a SuperTaça do inicio do ano tinha sido a mesma história).

    A juntar a isso, a SAD e Pinto da Costa já vendem jogadores antes da època acabar e com isso Jesualdo

    que teve de mexer no seu onze base, mais uma vez foi incompetente nesse aspecto e fez asneira, é o

    normal nele, para quando um Treinador que saiba mexer tácticamente a partir do banco e melhorar a

    equipa.

    E para quando uma varridela na SAD e nos podres que lá estão, ou vamos ter olhos na cara, este ano vão

    sair quantos jogadores do onze base, 4, 5???, é que este defeso é grande, e na SAD só pensam nas

    comissões, e andam por aí muitos clubes com muito poder economico e que fizeram uma má epoca.

    É que nesta Época, com estes jogadores e só ganhar o TRI-Campeonato, é muito pouco para o FCPORTO, pois

    participamos em 5 (CINCO) competições, e convenhamos, não chega, pelo menos para mim.....

    http://www.zedobone.blogspot.com

    ResponderEliminar
  8. Não foi de todo bom, mas também não acho que sejam de se aceitar certas criticas de vozes que mais parecem, não ser do FCP que já aqui vi.

    O Porto perdeu... Bem ou mal, roubado ou não, isso agora nem está em cima da mesa.

    Só quero lembrar esses senhores que essas vozes criticas por uma derrota, são tipicas em clubes mais a sul...
    Aqui no FCP não é bem assim.

    A nenhum de vocês vos custou mais perder do que a mim!!!

    Essas mudanças de humor, do somos os maiores do mundo, para a teoria fétida bota-abaixo, não é para mim, nem para a maioria dos portistas.

    Claro que houve erros e esses devem ser bem esclarecidos, mas nos momentos mais dificeis devemos estar todos unidos...

    Por isso se diz, que «a união faz a força»

    Voltarei a falar sobre o jogo posteriormente.

    Saudações azuis e brancas
    Carlos Pinto

    PS- Espero que a viagem de regresso aqui do pessoal e extensível a todos os portistas das diferentes zonas do país, apesar de não ser boa, seja uma boa-viagem.

    ResponderEliminar
  9. Talvez seja melhor esquecer-se de roubos e penaltys e árbitros! Nâo vamos saborear a rica dobradinha mas sim bater-nos a esta pratada de cachola, orelheira e focinhos!
    E pouca trêta que o tivemos muito bem merecido ,para aquilo que nós jogamos hoje. Podia ter sido pior!

    ResponderEliminar
  10. Nem quero falar do jogo porque tou cuma azia que minha nossa. Há que mostrar a estes meninos mimalhos que o futebol é pa s jogar, não é pa ver os outros. De resto só não concordo com o azul menos para o Fucile. Gostava tambem de referir que NAO HOUVE ARBITRAGEM, O SCP JOGOU COM 14.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  11. Concordo com o Teixeira e não acho que o Fucile mereça um azul-...

    O Mariano merece um azul mais ou menos pois só a espaços mostrouu futebol.

    Pessoalmente acho que o lucho foi uma desilusão... O ritmo de jogo que imprimiu ora era lento ou parado!!!

    Saudações azuis e brancas
    Carlos Pinto

    Ps- Sugestivo o nome do post...

    ResponderEliminar
  12. Quanto ao Raul Meireles, foi até rebentar com o pulmão, as pernas e que mais tivesse...

    O único que demonstrou que estava dentro de campo mesmo para ganhar...

    Faltou mais espirito de Meireles em campo...

    Saudações azuis e brancas
    Carlos Pinto

    ResponderEliminar
  13. Caros Dragões e Dracenas:

    Realmente hoje a nossa moral está muito em baixo, mas não nos vamos desmotivar pela perca de um trofeu!
    Foi um jogo desleal onde os lagartos tiveram sempre em desvantagem, primeiro com um "jogador" a mais e depois como "dois"... não há pernas que aguentem assim!

    Infelizmente não pode estar presente no estádio, mas estive a assistir pela tv... durante o jogo só me perguntava se estava a ver bem! Como é possivel um João Paulo ser expulso por uma entrada, que por mais dura que fosse levar õ vermelho directo? E o Grimmi??? à terceira falta já não devia de estar em campo! Entrava de maneira agressiva contra os nossos jogadores e nunca levou um cartão!

    E depois é o Porto que compra, escolhe e manipula os arbitros! Sinceramente cada vez me mete mais nojo esta guerra do Sul contra o NORTE!

    É assim que se vê a GRANDIOSIDADE DO NORTE! E como ninguem nos consegue vencer de forma clara e justa têm que arranjar todos os motivos e mais algum para nos prejudicarem...

    Mas meus amigos, hoje vim trabalhar de azul e branco e mostrar a esta lagartagem e a estes galináceos que há orgulho em ser tripeiro e que apesar de termos perdido (e mal!) não há quem destrua o nosso orgulho!

    Saudações azuis e brancas

    Sodani

    ResponderEliminar
  14. O titulo estava bom era para subtitulo, pois o titulo devereia ser "Jesualdo rima com incompetência"

    ResponderEliminar
  15. Lá vou eu mais uma vez, remar contra a maré... e desde já coloco ressalva aos que estiveram presentes em Oeiras, pois acredito que esses sim, tenham razão para estarem revoltados com o resultado. Acredito que a viagem de regresso tenha sido desagradável, mas o só fazer parte daquele mar imenso azul que tão lindo estava na televisão, por mim, teria valido a pena.

    Já disse e repito, eu não gosto particularmente de futebol, eu gosto mesmo é do FCP! Quer ganhe, quer perca, quer empate... não interessa, o mais importante é fazer parte!

    Ontem, perdemos a Taça, porque o sporting marcou 2 golos e nós não marcamos nenhum!
    Os golos deles não foram forjados!
    O Porto esteve bem longe daquilo a que nos habituou este ano.
    Tirando Raúl Meireles e a dupla Paulo Assunção/João Paulo não entendi mesmo o que os restantes andavam ali a fazer. Lizandro quando aparecia marcava a diferença... mas não foi uma presença constante :(

    Culpar SAD, Pinto da Costa, Jesualdo...
    Perdemos, porque estes baixaram armas ?
    Porque não recorreram ?!!

    Nao me identifico minimamente com opiniões destas :(

    ResponderEliminar
  16. Meus caros... eu estive lá e antes de chegar ao árbitro devemos começar com o treinador que mais uma vez em proves deste nível meteu água ...
    Mais uma adaptação quando Lino devia ter jogado - ele, bom ou mau é defesa esquerdo e até jogou os ultimos três jogos - e Tarik pelo menos ... no prolongamento devia ter entrado logo. E podia ser determonante.
    mas o espírito medroso de Jesualdo não se dá bem com estas coisas.
    Depois... o sporting jogou melhor, mais afoito, sempre sobre a bola e nós estamos claramente em perda física e psicológica.
    Finalmente o arbitro, habilidoso e com influência no resultado.
    Mas até chegar a ele...temos de ver o resto.
    Agora é descansar, reflectir e partir para a próxima.
    Gostei de Nuno, Meireles e Fucile.

    ResponderEliminar
  17. O Porto caiu de pé. Com dignidade. É o campeão, o indiscutível Campeão.

    A SAD do FC Porto tem que reagir duramente a este gozo de 120 minutos q o Olegário nos deu. Um roubo descarado.

    Aos 5 minutos percebi a encomenda q esse vigário vinha entregar e a quem ia entregar.

    Se não reagirmos, se deixarmos o capitão e o treinador sozinhos, isolados a falarem sobre os casos deixamos de ser o Porto q nos orgulha e q é o maior em Portugal desde 74. Assim voltamos a ser Andrades.

    ResponderEliminar
  18. Jesualdo comprovou o que vale como treinador do Porto: 0 (ZERO)!!!
    Em 4 jogos perde 3, com uma equipa de juniores que fica a 20 pontos no campeonato??? Que tenha vergonha na cara. Só mostrou o que é: uma nulidadade. Com a equipa que tem está cada vez mais provado que só não precisava de complicar, cada vez que tem que mexer num jogador que seja, os resultados estão á vista... E continuem a idolatrar o Quaresma que ele gosta!

    ResponderEliminar
  19. na minha opinião a culpa é somente daquele pseudo treinador que muitos lhe lambem as botas e lhe chamam mestre ou senhor do futebol.
    Uma equipa que venceu campeonato na boa (e começo a achar que mais por demérito dos adversarios q por merito deste senhor), com a melhor equipa, com tudo para fazer epoca fantastica, chega ao fim so com o campeonato.

    Ontem sem perceber-mos como apresenta a equipa q apresentou, o lino que ate jogou bem fica no banco e joao paulo na esquerda, o tarik no banco e entrou qnd ja nem valia a pena, e chega ao fim do jogo e acaba com a equipa q devia ter sido titular...ou seja tem medo de a por de inicio, mas depois acaba com a equipa que tinha medo.
    incrivel mm..e enquanto houver gente a embandeirar em arco este pseudo treinador, mais banhadas vão acontecer.
    Vai ser como o scolari, por muitas vezes que jogue com a grécia não aprende e nem ganha 1, este vai ser com o sporting.

    quanto ao arbitro foi como de costume, a roubar pos mesmos...e sou da opinião que se investigassem os clubes do sul como perseguem os do norte, lisboa n teria um unico clube na primeira divisão.

    infelizmente perdemos uma taça que muito bem podiamos ter ganho, mas com um treinador daqueles q com uma boa equipa faz os adeptos sofrer sem necessidade...ainda me lembro de muitos jogos esta epoca no dragão em que era só passear e por causa das invenções deste " mestre" ainda passamos um bom bocado!!

    saudaçoes

    ResponderEliminar
  20. Meus amigos, já todos aki falamos e vimos ontem (na TV ou em Oeiras) que o árbitro foi claramente o pior elemento em campo (o jesualdo não conta pk estava fora das 4 linhas pk senão ganhava a todos com anos luz de diferença - que nulidade). Mas mais do k os penaltis não assinalados há o lançe k decide o jogo, ou seja, a expulsão do João Paulo. Mas alguém me consegue dizer pk caralho ele foi expulso se nem toca nakele fdp do João Moutinho?!?!?!? E desafio quem quer que seja a dizer k toca, pk meus amigos uma koisa vos garanto, se ele lhe tivesse tocado, nem k fosse só ao de leve, tinha-he partido as pernas e não foi isso k aconteceu, por isso, este lance é k decidiu o jogo e o resultado porque transformou um lance claro de simulação de falta (logo cartão amarelo para o boi verde e branco) para um lance de suposta agressão o k originou o cartão vermelho directo. Como eu adorava ter visto o João Paulo foder as bentas ao Olegário em vez de ter dado akeles empurrões. Aí sim, sentia-me vingado.

    P.S. Porque será k os jogadores e o Sr. Ferreira (recuso-me agora e sempre a chamar treinador a esta pessoa desde que ele entrou no mágico FCPORTO) nos flashs da TV não chamam os bois pelos nomes e não dizem k foram claramente roubados em vez de se porem para lá com explicações bacocas como se mais ninguém tivesse visto o jogo?
    Quanto ao nosso presidente mostrou mais uma vez k foi grande na atitude k tomou em não se sentar no meio daleka manada de cornudos e bois, mas eu se estivesse no lugar dele nem seker tinha assistido ao jogo nakele estádio de merda e tinha fikado com toda a comitiva a assitir ao jogo num ecrã gigante da Casa dos Dragões de Lisboa ou outra lá perto, dando assim total desprezo akela gentalha.

    Saudações azuis e brancas,
    Mágico FCPORTO até à eternidade.

    ResponderEliminar
  21. Eu sei que para um Dragão não é fácil aceitar as derrotas, mas temos que nos convencer que não podemos ganhar todas.

    Com ou sem razão (acho que nenhum de nós o pode garantir a 100%...) o clube em geral e a equipa técnica e jogadores em particular, têm estado debaixo de uma enorme pressão durante estes últimos dias, após a sentença do caso da "gaita"...

    Vamos descansar, gozar as férias e divertir-nos com os mabecos do Escarrolari durante o verão... porque pró anos há mais! E começamos logo com a desforra do jogo de ontem!!

    Pena é o resultado final não ter sido o que está no início deste post!.... lol

    ResponderEliminar
  22. O Porto perdeu mas não foi apenas por cupa do árbitro.

    Não sei porque o Jesualdo pos o João Paulo a lateral quando já se tinha visto isso no jogo contra o Schalke na alemanha e também não tinha resultado lá muito bem. O Lino entrou bem e pelo menos é um jogador que centra bem e marca bons livres.

    O treinador nestes jogos grandes tem sempre que inventar alguma coisa e dá sempre mau resultado. já está visto que não aprende e assim não vamos longe. Para a próxima época ganhamos o campeonato e pronto, porque na Champions o máximo é chegarmos aos oitavos.

    Também nã oentendi as claques do FCP, porque depois do primeiro golo do Sporting ficaram caladinhos quando era nessa altura que deviam puxar pela equipa. Mas isso também já é o habitual e não é só de agora. Quando a equipa esta a ganhar tudo canta e tudo apoia, mas quando esta a perder perdem o tesão todo. Eu bem sei que é assim porque já lá andei até me fartar de ver tanta gunada junta.

    abraço

    ResponderEliminar
  23. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  24. Acabou-se a roubalheira. E para o ano não há Champions...Nem Bosingwa, nem Quaresma!

    ResponderEliminar
  25. «para o ano não há champions»

    Estás a falar do glorigozo?

    ResponderEliminar
  26. Blue Boy,
    Eu tenho a certeza que TODOS, mas TODOS os Portista gostariam que o resultado de ontem fosse o que ta no post ;) mas das duas uma, ou tavas entusiasmado, ou foi erro tipográfico :D
    Quanto ao jogo que assisti pela TV, foi de nervos...o nosso FCP andava um pouco "perdido" e o meio campo então... esfumaçou-se!! Justissímo a nota + para Raúl Meireles (incansável).

    ResponderEliminar
  27. Estou LIXADO!!! Escrevo este comentário sem ler o post, que seguramente está bem escrito, para não ser sequer influenciado.

    Sim, estou LIXADO! Fui ver o jogo com a minha mulher, ouvi impropérios dos ultra-sportens a caminho do estádio e vim lixado!.
    O árbitro benquerença é uma "bosta" e ainda mais desde que o "golo" nunca provado do passado o deixou "complexado" graças, talvez, ao DVD da treta!!!

    Tivemos razão de queixa, logo aos 2,5 minutos quando um tal de Grimi deveria ter sido expulso. Os calimeros também podem reclamar um golo mal anulado...
    Mas houve porcaria em barda!!!! Um penaltie sobre o Lisandro (pelo Miguel Veloso) e, azar dos azares, após uma FALTA GRITANTE sobre o mesmo Lisandro (penaltie ou livre, pouco interessa, e se o olegário medíocre considerasse "piscina" então interrompia o jogo e era cartão amarelo) seguido de contra-ataque e, com sorte e ressaltos, golo.

    Mas, para mim, mais do que estas e outras incidências do jogo que a (des)comunicação social de sargeta não valoriza, importa salientar, que o nosso Jesualdo, MAIS UMA VEZ, procurou inventar...e deu "bosta"!!!

    Que passe bem... porque eu continuo LIXADO!!!

    ResponderEliminar
  28. Estilhaço,

    "Não faltou entrecosto, sardinhas e abacaxi.Tudo bem grelhadinho na brasa acompanhado pelo respectivo tinto."

    Só dispensava o tinto, porque não gosto mesmo ;) agora o resto, não dizia que não :D

    Agora a sério... pelo slide aqui postado, o ambiente deve ter sido fantástico, quem me dera ter podido ir :(, adoro as "confusões", as comezainas ao ar livre e sobretudo esse ambiente de festa em redor.
    E a tua descrição aqui não podia estar mais elucidativa. Parabéns!!

    ResponderEliminar
  29. Gostei imenso de conhecer a malta! :) Estilhaço não sabia que ja tinhas cabelos brancos!!

    Tinha escrito um comment enorme mas esta puta de merda da net nao me deixou postar...

    Tenho a dizer que apesar de termos andado meio a dormir ate à expulsao mas depois fomos unidos e gastámos as energias todas. Quase todos, parece que alguém muito grande decide sempre que não se correm atras de bolas.

    Depois não jogámos mais à Porto meus amigos porque NAO NOS DEIXARAM JOGAR. Aqueles bermelhinhos que la andavam a tentar apitar alguma coisa ou levaram premios de consolaçao baixo e decidiram boicotar a boa arbitragem ou entao estavam mesmo cegos.
    Não vou crucificar a minha equipa, RECUSO.ME! O que ta mal é estes arrotadores de postas de pescada virem culpar IMAGINE.SE! A sad, o presidente, o Jesualdo, o zé da esquina quando os culpados foi quem não marcou, quem marcou do outro lado e quem tentou apitar mas que so fez foi atentar à razao dos lances.

    Tenho a dizer que: A PROXIMA PESSOA QUE ME DISSER QUE O JOAO MOUTINHO É UM JOGADOR À PORTO LEVA DOIS SOCOS NAS VENTAS. Aquilo não é um futebolista, é um actor. Nunca vi tanta fifia, tanto teatro, tanta merdinha. Se ontem o Brunao lhe tivesse partido duas pernas nao me importaria minimamente, alias passámos no dragao no fim e vi la o Paulinho Santos e disse para mim propria "Que falta fizeste tu e o Bicho hj pa cacetar as pernas ao moutinho" esse gajo denigre o que é futebol jogado, qualquer merda ta no chao!

    Dois penaltis para nós não marcados, moutinho a simular tudo e sem nada, Meireles sofre faltas e é amarelado, Grimmi fez o que quis e bem lhe apeteceu e nada, abel e o segundo amarelo: uma causa perdida, derlei que quase partiu o nariz ao pedro, lucho que andou quase a jogar futebol aranha no chao para evitar ser pisado, enfim TUDO ISTO MERECIA OLHOS DE VER! mas nao, esta merda ninguem ve e ninguem analisa!

    O estadio é uma merda, tem pulgas, carraças, abelhas e teias de aranha nos bancos.

    Foi INJUSTO! Sou a primeira se for preciso a tecer criticas quando o jogo é minimamente jogado e limpo, mas o que se viu ontem foi uma VERGONHA e perante isto eu so o comparo ao portugal holanda do mundial que foi a maior vergonha que ja vi. Quando o arbitro não deixa o jogo correr e apita da maneira que se viu, nao culpo quem ficou incredulo e nao conseguiu dar mais..

    Nós (a tripla de meninas portistas) fomos ao aeroporto recebe.los. NOS VIMOS AS LAGRIMAS DE LUCHO, O DESALENTO DE LISANDRO, DE MEIRELES. Não foi falta de querer a taça. Ouviram as declaraçoes do Raul? Foram as melhores, se ate eles ficaram incredulos, se ate eles...

    Beijinhos azuis e brancos da Ta_8

    ps1. ODEIO O JOAO MOUTINHO
    ps2. O BENQUERENÇA VAI SER FUZILADO NA PROXIMA EPOCA

    ps3. Tenho aqui uma frase pa essa gente que se diz portista mas de certeza não o é. É tirado do livro do Julio Magalhaes: "NÃO HAVERÁ CLUBE EM PORTUGAL EM QUE A IDENTIDADE E PROXIMIDADE ENTRE ADEPTOS E CLUBE SEJAM TAO FORTES COMO NO FCP. AQUELES A QUEM NÃO HÁ DERROTA OU FATALIDADE QUE OS FAÇA MUDAR DE COR E DE CLUBE. SÃO OS ADEPTOS DO FCPORTO." Perceberam?

    ps4. Ficámos sentadas ao lado da familia do Meireles e tenho a dizer que é gigantesca em numero e em apoio. ESPECTACULARES!

    ps5. Blue faz uma petiçao para erradicar os pseudo portistas daqui!

    ps6. PORTO MARAVILHA VISTE O MESMO JOGO QUE EU? MARIANO TEM DE SABER JOGAR EM COLECTIVO? NAO TERÁS CONFUNDIDO O 11 COM O 7??? É QUE A PESSOA QUE MENOS CORREU NESTE JOGO E QUE AINDA FEZ UNS ALONGAMENTOS PA VER SE NOS ENGANAVA FOI A PERSONAGEM DO COSTUME!

    ResponderEliminar
  30. Só mais uma coisa...

    Blue para grande desgosto meu puseste o resultado ao contrario, foram mesmo os gatinhos que ganharam 2.0 :(

    Eu compreendo gostava tanto eu que tivesse sido ao contrario...lolol

    ResponderEliminar
  31. "Acabou-se a roubalheira. E para o ano não há Champions...Nem Bosingwa, nem Quaresma!"

    Ja ca faltava o nabo da pucara. Tou como o Lucho, tas a falar do glorigozo e do vosso novo ciclo? Acabou.se a roubalheira, pah pa voces nao sei, pa nos vai continuar como sempre é e nunca ninguem quer ver.
    Não ha champions? Pa voces infelizmente não há mesmo, nem por campo nem por secretaria, para muita pena minha eram mais uns jogos que eu podia gozar com os meus amigos benfas.
    Nem bosingwa nem quaresma? Pah do Zé tenho imensa pena, agora do cigano dos relogios AU REVOIR va la pos LA Galaxy que assim sei mesmo que nao me cruzo mais com ele. Ja nao posso com a arrogancia do tipo neste plantel.

    Bem haja benfas!

    ResponderEliminar
  32. É por causa dos piqueniques que a final da taça não sai do Jamor.Eu não vou mais e o Blue vai ter de me aturar.Nem uma chamadinha para comer uma fevera?Deixa-te andar Blue que vais pagar isso bem caro.
    Sobre o jogo: o "Mestre" entre aspas sempre que ele mete nojo, resolveu inventar e deu-se mal.Quando não tem aqueles onze do costume é um ai Jesus.Depois não estava a ser um jogo para o Tarik com tanto espaço na defesa do Sporting? Pois é faltou-lhe a coragem para tirar quem? Toda a gente sabe.Eu dou 5 euros para ele sair.Ninguém ajuda?
    Um abraço e sábado lá estamos.

    ResponderEliminar
  33. Oh dragaovilapouca, ja ando a licitar o quaresma ha BUERERERE com as minhas compadres do dragao, mas parece que so agora as pessoas resolvem manda.lo verdadeiramente po "caralho que o foda" (palavras da senhor ontem no jamor atras de mim)

    Pa tu veres, eu estou nos 60 euritos de contribuiçao se ele me deixar o Audi R8 e uns calçoes que eu possa vender no Ebay!

    ResponderEliminar
  34. Carolina! Carolina! Acabou a roubalheira. O velho repugnante foi corno e agora já não manda quase nada...

    ResponderEliminar
  35. Esta Xêpa devia estar na Rua a Alegria...

    ResponderEliminar
  36. cOMO JÁ FOI QUASE TUDO DITO, APENAS ME RESTA SUBSCREVER A MAIORIA DOS COMENTÁRIOS...

    A organização, reconheço, foi excelente mas, sinceramente, já é claramente hora de mudar de estádio para a final. O Jamor já era, sem condições condignas para receber tanta gente...

    Qt ao jogo, o Blue Boy já disse tudo. Custa-me ver e ouvir tanta gente, no final, a procurar bodex expiatórios, quando a reacção da equipa, jogando em inferioridade numérica, foi de bravos guerreiros...

    Lutando contra uma correlação de forçar superior, continuo, como sempre, fiel à causa azul e branca. É nas derrotas, no sofrimento por elas provocado, que encontramos sempre forças para nos levantarmos....

    E sim, estaremos lá, na Spuertaça, com a mesma fé de sempre, puxando e cantando pelo Dragão...

    Qt a Olegário, o culpado não é ele. Quem o nomeou, sabendo de antemão que a falta de qualidade que o juiz leiriense tem, é que deveria ser punido. Olegário limitou-se a ser ele próprio. Medíocre na análise disciplinar, temeroso na marcação de faltas favoráveis aos azuis e brancos, cobarde na decisão dos lances capitais...

    E este, por "coincidência", foram sempre contra nós. E se fossem todos meter os apitos no **?

    ResponderEliminar
  37. Viva !

    Ta8: se leres bem o meu comentário verificarás que este está dividido em duas partes.

    Há primeiramente a reprodução dos comentários do jornalista Francês que comentou o jogo em directo no canal público e gratuito "Direct 8".

    Limitei-me a reproduzir o que o jornalista disse.

    Em seguida há a minha visão. Que começa com as palavras A minha visão.

    Mas é também possível que me tenha mal expresso na apresentação do meu comentário.

    E VIva o Porto !

    ResponderEliminar
  38. Paulo, tu és uma nulidade!

    ResponderEliminar
  39. Paulo, tu és um andrade|

    ResponderEliminar
  40. Com tanta pressão que fazem perante os árbitros eles até tém medo de assinalar qualquer a favor do FCPorto.

    Apesar da derrota, temos de nos habituar que nem tudo na vida são rosas e não podemos ganhar sempre. Somos do FCPorto não pelo que ganham mas sim pelo nosso amor.

    Com arbitragens destas alguma vez o FCPorto vai conseguir ganhar ao Sporting?

    ResponderEliminar
  41. Já repararam no Piolho que anda aí a saltitar na loja?...

    ResponderEliminar
  42. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  43. Este meireles é mesmo ...meireles!

    ResponderEliminar
  44. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  45. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  46. vámos ver se este ano ganhámos a taça.

    ResponderEliminar