10 maio, 2008

Solidariedade... para que te quero?

A Comissão Disciplinar da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) deu hoje uma conferência de imprensa onde deu conta das penalizações do caso Apito Final.

O Boavista desce de divisão e João Loureiro fica suspenso por 4 anos.

Sabe-se também que Pinto da Costa fica suspenso por dois anos e o FC Porto é punido com subtracção de 6 pontos.

# imprensa de 09.05.2008

Jorge Nuno Pinto da Costa:
«Continuaremos a trabalhar com redobrada paixão»

A SAD do FC Porto reagiu esta sexta-feira, pela voz do seu presidente Jorge Nuno Pinto da Costa, aos processos disciplinares instaurados pela Liga Portuguesa de Futebol Profissional. O líder dos Dragões aproveitou para agradecer o apoio recebido e prometeu «continuar a trabalhar para que o nome do clube, da cidade e da região seja respeitado».

«O FC Porto vai ver subtraídos seis pontos aos muitos que já ganhou e tenho mágoa por passarmos a ter apenas 14 de avanço. Relembro que, ainda para mais, fomos penalizados por resultados registados numa época em que conquistámos o título nacional, fomos Campeões da Europa e Campeões do Mundo».

«Não vamos recorrer da penalização dos pontos retirados à equipa, sobretudo porque ponho, como sempre pus, acima dos meus interesses os do FC Porto. Neste caso, a honra do clube ficará salvaguardada porque vou apresentar recurso. Para tal, já solicitei aos advogados do departamento jurídico para avançarem com o recurso da decisão da Liga em torno da minha suspensão para o Conselho de Justiça da Federação Portuguesa de Futebol. Se não sentíssemos a razão do nosso lado, obviamente não recorreríamos da decisão. Quando as pessoas tiverem conhecimento das razões e da forma como fomos penalizados, perceberão que nada disto vai beliscar a imagem do clube».

«Quero deixar palavras de agradecimento às centenas de pessoas que me fizeram chegar mensagens de solidariedade e apoio, bem como agradecer a confiança que os accionistas depositam na nossa acção, sem esquecer aqueles que me acompanham em todas as horas e que me dão grande força para continuar. Não vamos mudar por nada, a gestão do clube em nada será alterada e continuaremos a trabalhar com renovado interesse, entusiasmo e redobrada paixão. Vamos continuar a liderar uma luta para que o nome do clube, da cidade e da região seja respeitado».

fonte: fcporto.pt

Que me desculpem todos vocês, principalmente aqueles a quem porventura estas minhas palavras possam deixar transparecer uma total discordância sobre a forma e conteúdo de se exprimir num momento delicado como este, que não é claramente a minha intenção, até bem pelo contrário.

Pela minha parte, estou-me a marimbar literalmente para se juridicamente, legalmente ou outra coisa qualquer, se deveria ou não protestar tudo, parte ou nada das decisões provenientes da (des)Liga.

Neste momento, nestas alturas, por natureza da minha forma de estar na vida, não importa se bem ou mal, mais não faço do que levar à risca o provérbio popular de que «os amigos, são para as ocasiões»... e este, claramente, é um deles.

E que pretendo dizer com tudo isto? Apenas que estou total e inequivocamente ao lado do meu Presidente, ao lado do nosso Presidente, ao lado do homem, Jorge Nuno Pinto da Costa... não, não vou fugir a este manifesto de total solidariedade, qual «rato de esgoto», quando o barco parece começar a afundar-se... bem ou mal, pouco me importa, o meu Presidente, precisa do meu apoio neste momento, e precisará concerteza do apoio e solidariedade de todos os Portistas, numa união forte e sólida como nunca antes.

Resta-me apelar a todos os Portistas que, mesmo podendo sentir-se porventura nesta hora um tudo ou nada desiludidos com algo que tenha sido dito que não fosse de encontro totalmente às vossas expectativas, não se deixem abater, não baixem a guarda, não se acobardem, não se agrupem, ainda que inadvertidamente, a toda essa corja de abutres invejosos e rídiculos que a esta hora esfregam as mãos de contentamento porque julgam ter chegado a hora da estocada final. Estão esses acéfalos completamente enganados, porque ao fim de tantos e tantos anos, continuam a não entender que quanto mais nos querem atingir, mais fortes nos tornamos ... e ainda bem que assim o é, para que possam continuar alegremente a viver no país do faz-de-conta e da estupidez mental.

Eu já decidi... e bem: Presidente, tem toda a minha solidariedade e gratidão... estou ao seu lado!

33 comentários:

  1. As manifestações, nesta fase, de pouco valerão e, sinceramente, considero-as contraproducentes...

    Com os ânimos exaltados, nada de bom poderá surgir de uma multidão enfurecida...

    Eu, por padecer do mesmo mal, coibo-me a aparecer. E, friso, o que hoje foi definido já era esperado...

    O clube, convenhamos, colocou-se a jeito. Não pk eu acredite nas acusações, k são claramente infundadas...

    Mas por não ter sabido reagir. A guerra (sim, guerra, pois isto à mt k deixou de ser um desporto) foi declarada com financiamentos de livros, patrocínios de filmes, artigos encomendados em pasquins e, a pedra de toque, a colocação de pessoas em lugares chaves...

    E assim, hoje nos seus 15 minutos de fama, Ricardo Costa, o cérebro por trás das sentenças, espumava de raiva. Contida, mas visível. No discurso. No ódio k extravasava das palavras. E, por ele, o destino do Porto seria idêntico ao do Boavista. Ele afirmou-o!!!!

    E, quando se enfrentam adversários destes, capazes de tudo, não é com paninhos quentes, nem com atitudes politicamente correctas que se combate...

    À campanha de descridibilização responde-se com a mesma moeda. Isto não acabou...ainda. Eles não obtiveram o que queriam. A nossa desgraça...

    Mas vão voltar a tentar.

    ResponderEliminar
  2. "Não pk eu acredite nas acusações, k são claramente infundadas..."

    E sabes isso como?

    Eu tanto não acredito em tudo que a imprensa escreve como também não acredito em tudo o que o nosso presidente diz. Numa coisa tens razão o clube colocou-se a jeito, através do seu presidente que recebeu árbitros em casa (seja para o que fosse, é uma idiotice receber árbitros seja onde for sendo presidente de um clube, ainda mais um clube como o FC.PORTO). O facto de não recorrermos da pena contra o clube é quanto a mim inadmissível, mesmo que a perda de pontos seja irrisória penso que acreditando na sua inocência os dirigentes deviam recorrer sempre e não só em nome individual. Quanto a mim o presidente devia demitir-se.

    ResponderEliminar
  3. Concordo com JD. Uma decisão destas do CD da Liga com aquele Ricardo Costa, com uma alegria incontida, deixou-me ainda mais convencido que ele está a fazer o frete ao Orelhas e outros quejandos aproveitando para denegrir ainda mais o PORTO (clube e cidade). O Clube tinha OBRIGATORIAMENTE DE RECORRER. E qual era o problema de começar com pontos de atraso? o que não aconteceria uma vez que esta decisão do CD da Liga é um absurdo. Depois disto, vamos passar a ouvir ainda mais os mouros a falar de corrupção e a querer denegrir os nossos títulos. Por respeito aos sócios e a todos os portistas, o clube devia levar esta decisão ridícula até às últimas consequências. Não o fazendo, acho que Pinto da Costa se devia demitir porque eu não quero, à frente do grande FUTEBOL CLUBE DO PORTO gente que aceita que o clube pode ser condenado por corrupção, sabendo que isto é uma tramóia muito mal urdida.

    ResponderEliminar
  4. "E sabes isso como?"

    Olha, muito simples. ""A dúvida é o principio da sabedoria" - Aristóteles"

    Por isso, duvido do teor das acusações. Duvdo do autor das mesmas. Duvido duma investigação, até agora, claramente parcial. Duvido de, bem vistas as coisas, tudo neste processo...

    Até, pasme-se, duvido da palavra da testemunha chave no processo, antiga concubina, actualmente escritora...

    Qt ao resto, não concordando com o facto e não se recorrer, considero isso uma medida unicamente estratégica, não beliscada por eventuais e pouco credíveis piropos da arruaça do costume, k associará essa medida à comprovação da corrupção. Nada de mais errado.

    E, antes de começar a entrar na ladainh costumeira dos precipitados apelos a uma demissão, parece-me que, pelo que fez pelo clube, Pinto da Costa merece comprovar a sua inocência. Em sede própria, sim. Mas com o apoio incondicional do clube. SAD. Adeptos...

    ResponderEliminar
  5. Sr Pinto da Costa demita-se!

    Depois da absurda decisão, tomada em nome de não sei que princípios ou da falta deles, de admitir que o clube seja castigado por "corrupção", marca que ficará para sempre a manchar o nome do glorioso FC Porto, sem reagir que o mesmo é dizer, sem recorrer, eu sinto uma enorme vergonha das pessoas que dirigem o meu querido clube!

    Não recorrer e aceitar o castigo, seja em nome do que for, significa aceitar que se é culpado e que a punição é merecida! Como nos vamos, a partir daqui, defender das agressões dos nossos adversários que já esfregam as mãos de contentes?

    Por isso digo alto e bom som e, mais do que isso, disposto a participar em qualquer movimento de sócios nesse sentido: Sr Pinto da Costa, demita-se por favor!

    ResponderEliminar
  6. dRAGÃO 13,

    Compreendendo e aceitando que existem vários pontos de vista, todos eles válidos, desde que com argumentação slólida de suporte, apenas faço um reparo...

    Não defendo a opção do clube de não recorrer, mas entendo-a. Como afirmei mais acima, ela é meramente estratégica. Se os nossos adversários consideram tal facto como assumpção de culpa, problema deles...

    O Porto não deve, nem é, regido de fora para dentro, permeável aos humores de quem quer que seja. Não será por recorrermos que nos cantarão hossanas, na praça pública, ou que acharão que somos mais honestos ou mais credíveis, enquanto clube...

    A cabeça de Pinto da Costa, servida numa bandeja, é mesmo o que eles querem. E não terão. Deixá-los opinar, insultar, vilipendiar. Os títulos continuarão. E nós também...

    ResponderEliminar
  7. Percebo a estrategia...perder 6pontos face aos 21 de avanço e facto minimizante...mas nao me conformo..quem nao se sente nao é filho de boa gente, deveriamos ir ate as ultimas instancias e consequencia em defesa do nome FCP...tudo na justiça é dubio..tem diferente pontos de vista e a mesma lei que condena é a k iliba...
    No fundo é um dia triste para os portista entre outros , mas acima de tudo é um dia triste para o ja pobre futebol portugues...Nao me parece em nada que esta situaçao clarifique ou ajude a propalada desmitificaçao da suspeiçao.Será que agora que nos auto-acusamos passaremos a ser visto como mais serios que anteriormente..Passaremos agora a ser mais crediveis e merecedores dos titulos conkistados...
    Aceitaçao do crime e dos pressupostos subjacente aos mesmo é akilo k mais me entristeçe ..PDCosta so esteve bem numa situaçao ao relembrar que os factos inquiridos se reportam a uma epoca onde demos cartas e um cheirete de bola aos adversarios na europa e intra muros....
    A batalha ainda agora começou...amanha segue-se a batalha naval...depois a da barra de tribunal...
    A decisao daqui a mais uma semana prejudicava quem, sendo neste momento benefecia quem...?????

    ResponderEliminar
  8. Ó Blue portistas que nos momentos difíceis pedem a demissão do Presidente, para mim são portistas de 5ª categoria. Lamentavelmente estão a aparecer aqui portistas desses.Eu sou totalmente solidário com o Presidente e para mim as decisões que o clube tomar, são as minhas decisões.
    Desculpa Blue, mas ver portistas a pedir a demissão do presidente é areia a mais para a minha camioneta.
    Ganhamos em basquetebol.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  9. Como é que uma pessoa de 24 anos que não sabe nada, mas nada mesmo do que é o F.C.Porto e o que era o F.C.Porto antes de P.DA Costa tem a ousadia de pedir a demissão do presidente?
    Alguns que vêm pdir a demissão de Pinto da cOSTA NEM SÓCIOS SÃO.

    ResponderEliminar
  10. Pinto da Costa DEMITIR-SE???
    Não, nunca.
    Que diabo, terá sido uma resolução pragmática embora eu preferisse iniciar o proximo campeonato com os tais -6. Mas o Clube é que conta e em termos de estratégia acaba por ser correcto.
    E se Pinto da Costa for ilibado? Não fica tudo em pratos limpos???
    Agora pede-se cabeça fria e não declarações inflamadas e pouco racionais.
    Temos uma Taça para ganhar, uma nova época para preparar, muitas lutas para travar... contra estes escovadinhos " master voice " que nem tiveram o pudor de disfarçar a sua alegria ao pronunciar uma sentença baseada em pseudo-factos.
    Esperemos que o CJ seja mais profissional e menos serviçal.
    Amigos, coragem, confiança e muita cabeça fria para não nos dividirmos conforme os nossos inimigos querem. E é nisto que devemos pensar.

    ResponderEliminar
  11. RIDICULA a decisão de não ir até ao fim no recurso da penalização do clube!! Aceitam-se as culpas como que a dizer "é melhor assim...", eu não quero acreditar, fiquei estupefacto com tamanha decisão... UMA VERGONHA!! Parece aqueles acordos de tribunal no qual o réu que sabe que é culpado aceita uma penalização mais branda para não sofrer consequências mais trágicas. Quem não deve não teme!!

    Quanto ao Presidente, não quero acreditar que alguém peça a sua cabeça. Era o que mais faltava virar as costas ao Homem que deu tudo por nós, que nos transformou no clube que somos, e do qual não consigo dissociar a imagem do Clube.

    Ele deu tudo por nós, está na hora de darmos tudo por ele. Falhou ao misturar questões que "vacas e pocilgas" com o nome do nosso Clube, mas isso não lhe retira o epíteto de ETERNO PRESIDENTE!! E tenho a certeza que o facto de não recorrermos da penalização do clube, tem a ver com a pressão dos accionistas que não querem perder "valor", porque pelo Presidente por si só com certeza que ele iria até às últimas consequências. Está na hora de unir e não desunir. E é preciso lutar com armas mais eficazes... temos que dizer: CHEGA!!!!

    ResponderEliminar
  12. Resposta aos discordantes:

    Sou sócio do Porto com o número 3071 o que significa que o sou há mais de 45 anos! Servi o FC Porto em várias tarefas e em várias ocasiões e nunca recebi um tostão por isso e parece-me que isso me dá alguma credibilidade para poder dizer aquilo que penso!

    A questão de não recorrer pode ser o que quiserem! Mas, e isso não fui eu que o inventei, quem é punido num processo legal e aceita a punição é porque admite a culpa! E isso, digam os iluminados o que disserem, é exactamente o que vai pensar a Europa do futebol, além dos nossos adversários internos! E poderá ter consequências imprevisíveis!

    Mas, pior do que as consequências que possam vir ou de qualquer outra coisa é o que representa no plano dos princípios: uma mancha que ficará para sempre no clube!

    É por essa decisão, iníqua, irresponsável e inadmissível que eu contesto Pinto da Costa! É que o mal que ele e os seus colegas da SAD, tenham os motivos que tiverem, causaram hoje ao clube é irreparável!

    ResponderEliminar
  13. Eu sou o sócio 664, e acho muito bem que o clube não recorra. Seria alimentar a estratégia duma entidade que nada tem que a dignifique, e que buscava "argumentos". Não considero que isso signifique assumir a culpa. Culpa de quê, se eles assentam a penalização em argumentação sem qualquer sustentação jurídica?
    É óbvio que os mesmos resultados, se atngem pela contestação do presidente. A Justiça, essa que se escreve com letra majestática, nada tem a ver com estes arremedos...
    Ponderação e sagacidade é o indispensável.
    Corrupção não é receber árbitros em casa. Corrupção é transformar cabeçadas em penalties cinco minutos depois da hora, e nada acontecer.
    E esses agentes da justiça, assim com letra pequena, são os putativos defensores da "verdade".
    Só quem chegou ontem a este circo, e que se põe a berrar como virgens!

    ResponderEliminar
  14. O FCPorto como todos sabem não vai recorrer dos pontos que lhe foram retirados...

    O chamado pau de bicos...

    Eu acho que o FCPorto devia recorrer em toda e qualquer circunstância, mas consciente tal como Pinto da Costa que isso de nada iria adiantar, já que na FPF iriam manter pela certeza a decisão da liga...

    Os «comprades» iriam sempre proteger-se...

    Perderíamos os pontos na próxima temporada, daí o FCP não recorrer para salvaguardar a época desportiva que vem. Mas como disse Pinto da Costa em vez de ganharmos com 20 pontos ganhávamos com 15 pontos, mas para a próxima época por isso na minha opinião deveria haver lugar a recurso por parte do clube.

    Só espero agora, tal como Pinto da Costa prometeu, que debite tudo aquilo que sabe sobre a matéria e que não tente safar só o seu pelo... Não que o mesmo não mereça defender-se se se sente injustiçado e tem o meu apoio.

    Como diz o Blue sobre os jogadores eles vão e o clube fica, estendo-o a todos os agentes do FCP, por isso aqui o que me interessa é que o bom nome do FCP seja salvaguardado de tudo e de todos, mantendo o seu nome limpo e com a notoriedade e reconhecimento mundial que o acompanha.

    Quando ao Ricardo Costa, parece uma marioneta sabemos bem de quem...

    Infiéis verguem-se a nossa superioridade!!!

    Saudações azuis e brancas e com algumas apitalhadas
    Carlos Pinto

    PS - Acho lamentável se o FCP não marcar uma Assembleia Geral com os seus sócios.

    ResponderEliminar
  15. Meus amigos que estão para aí a pedir a demissão do presidente!!!

    Duas coisas:
    1º - O Futebol Clube do Porto, não é a casa da mãe Joana!!!
    2º - O nosso presidente não é nenhum atrasado mental com orelhas grandes! Já tem 26 anos de presidência e sabe bem o que faz, esperando eu que na melhor altura ele conte tudo aquilo que sabe sobre casos menos licitos praticados por outras bandas...

    Depois vamos ter de por a Policia do Porto a investigar os senhores de Lisboa (nota pessoal, isto não é alimentar nenhuma gurra Norte-Sul, mas apenas estranhar que nada disto se passe mais a Sul)

    Viva o FCP

    Saudações azuis e brancas
    Carlos Pinto

    ResponderEliminar
  16. O Dragão 13 diz que tem 45 anos de sócio.
    Muito bem faço-lhe um desafio:apareça no café porta 29 e mostre o cartão de 45 anos de sócio e depois falamos.
    Não acredito que alguém que tem 45 anos de sócio do F.C.Porto que portanto sabe o que era o futebol do passado e dos problemas que o F.C.Porto teve para se afirmar, da dimensão de grande clube Mundial que tem hoje em comparação com o Porto do passado venha pedir a demissão de Pinto da Costa.
    Bllue estou contigo, podemos até discordar da posição do clube em não recorrer, agora, apoio incondicional a Pinto da Costa.
    Gritar Pinto da Costa ALEZ, MAS QUANDO O PRESIDENTE PRECISA DO APOIO E DA SOLIDARIEDADE, virar-lhe as costas não é próprio da Nação Portista, que é grata e solidária.
    UM abraço

    ResponderEliminar
  17. "Ó Blue portistas que nos momentos difíceis pedem a demissão do Presidente, para mim são portistas de 5ª categoria" Já cá faltava virem os "medidores" de portismo. Portistas que nos momentos dificeis pedem a demissão do Presidente são portistas que como QUALQUER outro têm direito à sua opinião e estes momentos dificeis foram proporcionados devido à estupidez do Presidente (sendo ou não verdade o acto de corrupção, se fosse ao contrário, se fosse o LFV ou o Soares Franco a receber um árbitro em casa e o admitisse...qual seria a vossa reacção?) e o facto de ser presidente há 26 anos e de nos ter dado muitas glórias não significa que não tenha o seu tempo ou que tenha de ficar eternamente, na minha opinião nesta altura devia sair, para bem do Clube que é isso que interessa, tal como os jogadores vão e o clube fica, os presidentes também vão e o clube fica. Por acaso tenho 24 anos e não sou sócio, logo não posso dar a minha opinião sem que seja questionado o meu nível de "portismo"? Dada a minha idade é óbvio que não vi o Porto antes de ser presidido pelo sr. Pinto da Costa e talvez seja isso que me permite separar as coisas...e achar que para bem do clube era tempo de ele sair, para bem da imagem do FCPorto que já está suficientemente manchada.

    ResponderEliminar
  18. Caros amigos a minha solidariedade com aqueles que estão mais serenos, porque já passaram por muito certamente...Fica o meu testemunho, a última contribuição dada no "portistasdebancada"...

    "Eu volto a insistir e desculpem a minha teimosia, não dispondo, como é óbvio -não sou da SAD, nem tenho lá contactos privilegiados- de todos os dados, não posso nem devo enveredar por uma cavalgada de romântico quixotismo!...Parece-me que seria tremendamente fácil para Pinto da Costa lançar-se numa corrida contra os moinhos de vento...Seria fácil, mas os resultados não sabemos quais iriam ser...E acho, contrariamente ao que aqui é argumentado, que esta sua opção é sensata e parece-me demonstrar com clareza toda a sua preocupação com o CLUBE e menos consigo mesmo...A sua opção pela contestação do castigo a nível pessoal, aceitando -na minha opinião, para não prejudicar mais o CLUBE- a que foi aplicada à Instituição, revela que foi uma atitude ponderada com outras pessoas -talvez o Corpo Jurídico do Clube- de forma a minimizar estragos imediatos!...Primeiro preservar a Instituição -que para mim estará sempre de fora disto, para o bem e para o mal- depois as pessoas que o representam...Ao avançar assim, demonstra não recear ele mesmo, as consequências a nível pessoal, mas recatadamente, coloca a criança -o CLUBE, repito- a salvo de novas investidas!...O futuro dirá se foi acertado ou não no entanto, neste momento, é imperioso que nada se faça intempestivamente, por forma a que a margem de manobra seja a maior possível!...É esta a minha visão, desculpem se esperariam outra, mas sem dados na mão, dados palpáveis, indubitáveis, eu não arriscaria minimamente o futuro muito próximo, só para preservar a minha imagem de Cavaleiro Andante!...Eu considero isto, Amor Verdadeiro ao nosso CLUBE! -Vejam só para comparação as lágrimas do Zé do Laço, acham que ele é um Boavisteiro sem carácter?...Não me parece! -E devo confessar, não participo na votação, porque aparentemente para mim está tudo dito, não vou mudar nada com um voto, apenas esperarei para ver melhor o que estará para suceder!...Para mim assunto arrumado, Porto Campeão com um avanço indiscutível e para o ano já sabemos o que nos espera, aliás o mesmo que nos esperou até aqui, a tentativa -que já se lançou novamente até porventura, com a colaboração dos nosso "amigos" Boavisteiros- de nos voltar a ameaçar e tentar destruir!..."

    E já agora, ao Dragão.Vila.Pouca, porta 29?...A que horas costuma lá estar?...

    ResponderEliminar
  19. Uma coisa foi completamente abafada pela gritaria de ontem: -Vale e Azevedo foi considerado FORAGIDO À JUSTIÇA! O "Pinto da Costa Benfiquista" como orgulhosamente o chamavam os Benfiquistas há não muito tempo, preferiu as Praias das Bahamas, ao quarto com televisão e WC na Cadeia de Peniche!...Mas sobre esta questão não se falou ontem, nem um pouquinho, estratégia?!...

    ResponderEliminar
  20. Meireles tenho-me encontrado no café porta 29 antes dos jogos com a malta do BIbó PorTo.
    Esse menino,que diz que não é sócio, tem alguma legitimidade para pedir a demissão do Presidente. Eu com 24 anos já era sócio há dez anos e no tempo em que o F.C.Porto não ganhava nada.Nesse tempo só queria ganhar um campeonato de vez em quando. Pinto da Costa fez-me viver alegrias como portista como nunca me atrevi a sonhar e agora que este Grande dirigente precisa de apoio e solidariedade, vêm falar em demissão?
    Quando nem sócios são?
    Tu jd que não sei o que significa, não tens autoridade moral para pedires a demissão do Presidente.

    ResponderEliminar
  21. O menino pede desculpa então pela sua ousadia, perante um portista como tu não tenho que fazer outra coisa senão me curvar e aprender contigo, qual suprasumo da autoridade moral. O melhor é mesmo por a viola no saco porque é como diz o ditado "burro velho não aprende línguas".

    ResponderEliminar
  22. Meus caros consócios:
    Também eu acho que o Presidente devia sair e convocar eleições para se voltar a recandidatar. Quem aqui acusa outros de falta de portismo, está enganado. Também eu sou sócio do Porto à 30 anos, tenho o meu lugar anual no Dragão com a minha filha de 13 anos e ninguém que me conhece poderá alguma vez duvidar da minha dedicação e paixão ao clube. Por isso, e depois de ouvir a forma como o palhaço do CD da Liga falou, não posso defender de modo nenhum a estratégia de o clube não recorrer. Por que não o Presidente Pinto da Costa (reconhecido por todos os adeptos - mesmo os que não gostam dele - como o presidente que todos queriam ter - que o digam os rosinhas) demitir-se e recandidatar-se para dar a palavra aos sócios e sair com uma presidência ainda mais reforçada (se é que é possível). Eu que nunca votei nele, provavelmente iria desta vez votar nele porque esta campanha (ou guerra como bem disse o paulo Pereira) cheira mal por todos os lados e era uma forma de mostrar o apoio real dos sócios.

    Apenas mais uma palavra para expressar a minha solidariedade para com o Boavista (clube do qual eu NÃO gosto) mas que acho que está a pagar pelo facto de a família Loureiro ser muito importante no futebol e, fundamentalmente, por ser do Norte e, em particular, da Mui Nobre Leal e Sempre Invicta Cidade do Porto. Porque, quer queiram quer não, isto é um ataque a todo o Norte do país (onde estão a maioria dos clubes profissionais) e em especial ao Porto que ousou, após o 25 de Abril, a afrontar os senhores todos-poderosos da Capital.

    ResponderEliminar
  23. ACUSAÇÃO DO S.L.B.

    Acórdão do Apito Final em que condena o F.C.Porto com a perda de 6 pontos e Pinto da Costa com 2 anos de suspensão.
    copiar o endereço abaixo:****************************************
    http://downloads.officeshare.pt/expressoonline/pdf/apitofinal_Benfica.pdf

    SEMPRE CONTIGO ALLEZ.....

    ABRAÇO BLUE BOY

    ResponderEliminar
  24. Já se começa a perceber algumas das razões que sustentam a posição de muitos...Nuns casos, parece-me nítido e claro acerto de contas, coisas do foro pessoal, que não tem nada a ver com o que estamos a discutir...Devo dizer que nunca me senti ofendido pelas posições tomadas por Pinto da Costa, devendo ressalvar que não concordo com muito do que terá feito, mas, não posso tapar o Sol com a Peneira e ignorar tudo o que ele conseguiu para o alimento da nossa ALEGRIA e do nosso ORGULHO!...Portanto o mínimo que lhe devo é o reconhecimento e esse é tão Grande que nem sei onde poderá terminar!...-Caro Dragão.Vila.Pouca OK, em dias de jogo passarei por lá!...Até para finalmente dar um abraço ao Blue, que nunca vi até hoje!...

    ResponderEliminar
  25. Estive a ler um pouco da argumentação utilizada no CD da Liga, li um bocado a coisa é muito -296 páginas- extensa mas já deu para perceber algumas coisas interessantes...Primeiro, o Tribunal de Gondomar, a propósito da solicitação do CD da Liga, considera a 5 de Fevereiro, que não pode fornecer os elementos pedidos, por estes se encontrarem em Segredo de Justiça...A 7 de Fevereiro, aparece a figura Omnipresente da Morgadinha a desbloquear a situação e a fornecer adiantadamente, por baixo da mesa, alguma dessa informação e a promessa de que tudo se resolveria a contento do RCosta...Fica a pergunta: então uma procuradora-geral da Justiça é a primeira a furar as regras dessa mesma Justiça???...Outro facto interessante é Bruno Paixão, Elmano Santos, António Costa, fazerem os seus períodos de "reflexão" nos Centros de Àrbitros do Barreiro, Almada, Seixal, Setúbal...Lá, como todos perceberemos só "mora/frequenta" gente IMPARCIAL e IMPOLUTA...
    -Não me surpreende nada, o que li até à página 46 -tudo normal, neste Portugal de 3º Mundo- a única coisa que me "comove" é a ingenuidade com que o Valentim e o João se movimentam nestes meandros, como se estivessem em sua própria casa...Pergunta: porque actuariam assim tão descontraídamente?...Será que os outros -os dos grandes de Lisboa e satélites- se comportavam como meninos de côro?...Deixem-me rir!...Vale e Azevedo enganou toda a gente, traficou influências ao mais alto nível, Forjou documentos, falsificou assinaturas, roubou o PSD, burlou a CGD, mas contactar o Bruno Paixão ou o Elmano Santos, nem pensar!...Aí, só falando com o Papa João XXIII...O Cabeçudo do LFVieira enganou toda a gente, os elefantes do Jardim Zoológico, a Carris de Lisboa, o seu próprio patrão, até lhe levou a filha para garantir mais proventos, afundou o Alverca, vigarizou os seus amigos vendendo-lhes velho por novo, Vendeu ao Benfica um jogador que só joga dez minutos por jogo por 5 Milhões de Euros mas, falar com os árbitros, isso nunca, só com o Pedro Proença e em dia de jogos em que ele não participe e esteja na poltrona do, deles, Estádio da LUx... Só falava com o Major, pelo telefone, a tentar saber porque lhe tinham prometido o Paraty e afinal lhe iam enfiar um outro gajo qualquer...Aliás na senda desse afastamento sério e justo, só fala com o actual Presidente da Liga -Hermínio de seu nome- nos Hóteis 5 estrelas e a horas convenientes...

    ResponderEliminar
  26. O que as pessoas ainda não perceberam, é que se o Porto recorre poderá perder os 6 ou mais para o ano e arrisca-se a ficar nas mãos do CD da Federação. O campeão pode não ser homolgado a devido tempo, para a Liga dos Campeões e pode mesmo ser representado por outra equipa. A FPF têm poderes para isso. O que a comunicação social faz é não falar sobre o assunto na esperança que os Advogados do Porto também não saibam dos regulamentos. Quêm assistiu ontem ao pseudo DIA SEGUINTE na Sic Noticias, já se apercebeu deste ponto. Dizia o do Sporting..."não sei a UEFA ou FIFA aceitará na sua liga um Clube que tenha assumido o erro, como o FCP está a faze-lo". O problema meus senhores é e será sempre o dinheiro. O que estes senhores não contam é quanto os Clubes verde e vermelho devem. Já nem a Câmara de Lisboa os ajuda. Totalizem tudo e vejam o valor astronómico que ambos os Clubes devem, bem como a própria câmara. Um jogador que participa regulramente na Liga de CAMPEÕES e que seja campeão , valoriza-se pelo dobro. Por isso Pepe foi por 30 e Bosingwe vai por 20. Fora o dinheiro em receitas TV, sponsores etc, etc....É sempre a somar. Ao fazer isto ao FCP, e se o FCP recorre ficaria na mão destes senhores. Fez muito bem o Sr P.Costa, recorrer em termos indivíduais. Se ganhar o FCp tambêm vai ganhar uma choruda indemenização. Para mim estarei sempre com PCosta, mesmo com erros de casting no seu percurso de 25 anos , mas temos sido os melhores e já ganhamos e vamos continuar a ganhar. Largos dias têm 100 anos. Os sócios que ainda não perceberam esta frase só podem ser Benfiquistas. Quanto ao Boavista tenho pena, porque é um clube da cidade do Porto. O problema é que se deitou na cama que andou a fazer com as pessoas do Benfica. Vejam a venda do Nuno Gomes do João Pinto do Nelson, do Isaias, etc, e vejam qual o prazo que o Benfica utiliza para lhes pagar. Aceitou prolongamentos quase a 10 e a15 anos nos pagamentos. Acabou sem dinheiro, e nas mão dos ORELHAS. A sua postura anti-FCP, e com a mania que seria maior que o FCP, fe-lo sucumbir. Poderia contar mais histórias como a venda do Artur, que poderia ter vindo para o FCP 2 anos antes. Mas o Boavista perferia vende-lo ao Benfica. A nossa sorte é que o jogador não aceitou e fez finca pé para ir para o FCP.
    Largos dias têm 100 anos. Mais uma para vencer e humilhar os verdes e vermelhos. Têm que comer com o azul e é se querem aprender a jogar à bola. FCP4.

    ResponderEliminar
  27. Caros Amigos Portistas,

    Peço-vos por favor que num momento delicado para o nosso clube e para o nosso Presidente, todos, mas todos mesmo sem excepção, saibamos ser dignos do clube que tanto amamos e idolatramos e deixemos de lado, pelo menos publicamente, os nossos posicionamentos que apenas satisfarão um lado desta história (muito mal contada): os nossos inimigos.

    Não nos deixemos cair na tentação de jogar o jogo que eles querem que joguemos... saibamos ser mais inteligentes que toda essa corja que não pára nunca de nos atacar, provocar e humilhar... na vã esperança de nos dividir e com isso, destruir o nosso FC Porto.

    Não entendam estas palavras como eu próprio não ter opinião, ou estar até de olhos vendados sobre o assunto... não estou!... mas aqui, publicamente, tirem todos o cavalinho da chuva porque nunca, mas nunca cairei na tentação de atraiçoar o meu clube do coração: o meu FC Porto!!

    Nos locais certos, entre Portistas only, na Porta 29, no café, em Oeiras, onde quer que seja, terei todo o gosto em expor a minha opinião sobre os detalhes de fundo deste caso delicado... mas aqui, neste nosso espaço de discussão, nunca, mas nunca deixarei de prestar a minha solidariedade por quem a merece: o FC Porto e o meu Presidente!!

    E não, não sou mais Portista que ninguém, pq não sou mesmo... mas tb não tenho a certeza absoluta que ninguém, mas ninguém é mais Portista que eu!!

    Mais uma vez, apelo a que todos tenhamos calma, muita calma, ponderação... e nos locais próprios, saibamos discutir com elevação o nosso posicionamento sobre o assunto, mas nunca, nunca permitindo que os nossos inimigos, os nossos adversários, possam contar espingardas com o apoio, ainda que inadvertido, dos nossos adeptos.

    Não abdico de pensar e exigir que toda a massa de adeptos, sócios ou não do FC Porto, só possa ter um único espirito:

    Sempre Orgulhosa.
    Com cultura de luta e garra.
    Com cultura de exigência.
    Com cultura de ambição.
    Com cultura de vontade.
    Com cultura de não aceitar desculpas esfarrapadas.
    Com cultura de dar a cara.
    Com cultura de lealdade.
    Com cultura e paixão pelo jogo.
    Com cultura de VITÓRIA.
    Menos que isto, podes ser adepto do Nacional, do Beira-Mar, dos lagartos ou do clube de ciclistas… entenderam? Ou querem que faça um desenho?


    Não digo mais nada... esta é a minha visão... e mais uma vez repito sem medo de vir a ser catalogado hoje, amanhã ou depois, de «tapado» ou «carneiro» seguidor da voz do dono: Presidente, tem toda a minha solidariedade e gratidão... estou ao seu lado!.

    Estando ao lado do meu Presidente, estou ao lado do meu FC POrto... e vice-versa.

    Mais uma vez, apelo à calma de todos nós... saibamos ser dignos do nosso clube: o FC Porto!

    ResponderEliminar
  28. acho muito bem tirarem-nos 6 pontos..

    deviam ate dar esses pontos a CARIDADE... pudia ser que ainda ficassem em 2ºlugar..e mesmo assim... duvido..

    no entanto haja verdade desportiva..e eu sou o 1 a concordar com isso..

    mas estas decisoes deixam um pouko a desejar... o k realmente vai mudar no futebol portugues??

    O leiria perde 3 pontos, nao tem mal.. pois ja estava na 2 liga...
    o seu presidente e suspenso 1 ano..pouko ou nada vai mudar..

    o boavista se nao desce pelo castigo, descia pelas dividas.. por isso nada iria mudar tambem...
    o loureiro suspenso 4 anos quando ele ja nem exerce um cargo desportivo, nada muda tb...

    porto perde 6 pontos, kuando ja e campeao,e continua a ser.. embora com apenas 15 pontos de diferença ou mais alguns..

    o pinto da costa é suspenso.. azar.. ja nao pode contratar jogadores.. la tera k ser o reinaldinho teles a assinar contratos..

    resumindo.. nada muda..

    tanta areia pa cara de kem carago...

    e sera k estes castigos ficaram apenas da cidade LIS ate a INVICTA...

    e que vir mais lenha axo k alguns de lisboa entao iram parar so na 3 nacional...e kom sorte...

    ganhem vergonha...

    por muito k tentem nao conseguem afectar o nosso ORGULHO o nosso AMOR pelo DRAGAO...

    sinto um xeiro a IDIOTICE POR ESTE PAÍS DE OTARIOS..

    FOMOS.. SOMOS.... SEREMOS... E VAMOS CONTINUAR A SER OS MELHORES....

    ResponderEliminar
  29. Ao dragao vila pouca:

    Não posso estar no Porta 29 porque, apesar de ser sócio e com lugar anual no Dragão, vivo em Lisboa há dois anos tal como vivi antes 15 anos no Alentejo!
    Mas terei o maior gosto, se assim o desejares, en enviar-te o scan do meu cartão de sócio do FC Porto, sócio desde 1962!

    Mas deixa-me dar-te um conselho: em vez de te atirares a tudo e todos, de acusar-me a mim e a todos os que discordam de ti de falta de portismo e outros disparates, para pensa um pouco e vê se entendes que a ditadura acabou em 1974 e hoje toda a gente pode pensar da maneira que entender! Faz-te muita falta a capacidade de tolarãncia perante as diferenças!

    ResponderEliminar
  30. Sou solidário mas não cego!

    A minha solidariedade vai toda para o clube! Sou solidário para com todos os que se batem pelo bem do clube e não posso ser solidário para com quem lhe faz mal!

    Neste momento, e na minha maneira de ver as coisas, o Presidente Pinto da Costa e restante Administração da SAD estão a lesar gravemente o clube e a sua honra! Nada me parece mais grave do que isso e, portanto, não podem contar com a minha solidariedade!

    Sou e sempre fui pelo FC Porto! E capaz de fazer qualquer coisa por isso! Mas não sou cego e os apelos à unidade e solidariedade só me impressionam em relação àqueles que eu acho solidários e unidos ao clube! Não é o caso meu caro BlueBoy!

    Para mim a decisão de não recorrer do castigo que nos foi imposto é criminosa! Pelo mal que causa à imagem do clube! E basta ver os comentários que hoje aparecem na imprensa internacional para se perceber o que já ontem me parecia evidente!

    Mais do que isso: tenho imenso receio que o UEFA acabe por não aceitar nas suas competições um clube que se dá como culpado num caso de corrupção! E se isso acontecer para que se fez esta manobra saloia de não recorrer?

    Lutar e pugnar pela dignidade do FC Porto não é e não pode ser, em caso nenhum, uma manobra que aproveita aos nossos inimigos! Pelo contrário, deixar que o clube aceite ser culpado num caso destes é que é fazer o jogo dos inimigos do FC Porto! Basta ver o seu ar de felicidade com o castigo e o seu alívio por o Porto não recorrer!

    Comecei a ir ao futebol e entrei para sócio numa altura em que o nosso Porto nada ganhava! Estive nas Antas em 78 para festejar o campeonato depois de 19 anos de jejum! Estive em todas as finais europeias do Porto, desde Basileia em 84 até Mónaco em 2004, sei o que este clube cresceu pela acção de Pinto da Costa e admiro-o por isso! Mas neste momento, depois de não recorrer, acho que chegou ao fim e não tem condições para ser o Presidente do clube!

    ResponderEliminar
  31. Se este pequeno comentário meu(30,31?)pudesse fazer que este paleio quase todo "trincasse" a lingua e deixar os teclados arrefecer por agora, seria uma grande coisa, a estas alturas da partida . Está tudo numa efervescencia pouco propicia para tomar uma acertada posiçâo, penso eu, e estou cem por cento de acordo com o BlUeBoY que nâo é a hora nem muito menos o lugar para esta especie de pseudo barrela . Pela minha parte JAMAIS atraiçoaria o NOSSO presidente, qual Judas de bandeira azul e branca! Ele nunca nos falhou e deveriamos responder de igual maneira. Juntos sim,divididos nunca !
    Vamos comer qq coisa para dar uma ocupaçâo diferente à boquinha. Vâo? Pedimos a carta ou vai de sandes?
    PS- Tenho 72, e um cartâo de 1954 com o N° 11327. Os numeros crescem! Mas nâo precisam corrigir-me !

    ResponderEliminar
  32. Amigos: Duas notas. Em primeiro, leiam o artigo de Vasco Pulido Valente no Público de hoje, sábado.
    Muito bem escrito. E cheio de verdades...

    Segundo:
    Depois de todo este assunto, tenho ainda mais ganas de me tornar sócio do FCP... E apelo a todos que não sejam, e se tiverem hipotese, inscrevam-se também!
    Não, não digo pra fazermos uma «Operaçao Coraçao», que tanta galhofa causou na altura.
    Apenas devemos mostrar, de todas as formas possíveis, o apoio ao nosso PORTO!

    CAMPEÕES
    CAMPEÕES
    NÓS SOMOS
    CAMPEÕES!!!!


    PS: viram o jogo ha pouco?
    Que acharam dos «miudos»? Temos futuros craques?
    ;)

    ResponderEliminar
  33. Lamentável ver Portistas contra Portistas :(
    Maior satisfação do que esta para os mentores desta novela de Arbitragens não deve haver.
    Não tenho a menor duvida que independentemente da retirada de pontos ou descidas de divisões o objectivo máximo desses ressabiados é ver os adeptos Portistas a virarem costas a JORGE NUNO PINTO DA COSTA. Homem que tudo deu e dará pelo FCP.
    Quero lá saber dos pontos, que fiquem com eles. Se Pinto da Costa tomou a opção de não os contestar, EU estou do lado dele. ORGULHOSAMENTE !

    ResponderEliminar