05 maio, 2008

Orgulho Azul e Branco

O fim de época aproxima-se, tal como se aproximam os desfechos e decisões das mais importantes competições por essa Europa fora.

Nas últimas semanas tenho visto alguns dos jogos mais importantes das principais competições, nomeadamente, Liga dos Campeões, Taça UEFA, Ligas Espanhola e Inglesa e, não por razões de relevância ou importância, mas sim por razões de afectividade, a pobre Bwin Liga… uma Liga que não merece um clube como o FC Porto… um país que não merece um clube como o FC Porto.

Observando clubes como Manchester United, Liverpool, Chelsea ou Barcelona, não me atrevo a dizer que o futebol praticado no Dragão é o melhor que se pratica na Europa (como disse Miguel Sousa Tavares), no entanto, parece-me que o futebol praticado no Dragão não fica nada atrás do praticado por equipas como Manchester United ou Chelsea. Aliás, a este propósito não vos posso deixar de dizer que as exibições do Manchester United, a denominada equipa “maravilha” do “maravilhoso” e “fantástico” (e mais não sei quantos adjectivos fantásticos…) Cristiano Ronaldo, frente ao Barcelona e Chelsea foram simplesmente vergonhosas e ridículas. O que vi foi uma equipa ultra-defensiva, medrosa e cínica na eliminatória com o Barcelona que apenas um erro infantil de um jogador espanhol permitiu à equipa de Old Trafford a passagem à final da mais importante competição europeia de clubes! Em suma, o futebol praticado pelo FC Porto neste fim de época deixa-me um enorme sentimento de que se não fosse aquele alemão tão inspirado, poderíamos estar a discutir taco a taco a vitória na Liga dos Campeões, uma competição em que o cinismo e o poderio defensivo cada vez mais imperam!

Paralelamente a isto tudo, assisti à mesquinhez e nojeira deste país em todo o seu esplendor! Assisti a uma discussão interminável sobre o “onze” do FC Porto em Guimarães, uma discussão tão interminável quanto estúpida e ridícula, dadas as circunstâncias! Meus amigos, a minha opinião sobre toda essa “palhaçada” é muito simples: não concordo absolutamente nada com a actuação do Sr. Jesualdo Ferreira nestas últimas jornadas, nomeadamente a partir do jogo que nos deu o título frente ao Estrela da Amadora. O FC Porto não tinha nada de frente a Benfica, Vitória de Guimarães e Nacional jogar com titularíssimos como Paulo Assunção, Lucho, Lisandro, Bruno Alves ou Bosingwa! Estes jogos deveriam sim servir para rodar jogadores menos utilizados como Bollati, Farias, Stepanov ou outros de modo a definir a lista de dispensas da próxima época e aferir da qualidade de alguns dos reforços da presente temporada… reforços que pouco ou nada tinham mostrado esta época e que era necessário testar nestes últimos jogos… não foi isso que Jesualdo fez… continuou a apostar nos titulares. Tenho a certeza que a segunda linha do FC Porto dava e chegava para qualquer uma destas equipas! Agora, quanto a conversas de “anões”, de comentadores desesperados, de “vermelhos obcecados”, eu já estou farto até ao pescoço. A indiferença é o melhor dos sentimentos para com esta palhaçada já habitual!!!

Em conclusão, nestas últimas semanas o meu orgulho em ser portista aumentou exponencialmente na medida em que o profissionalismo e seriedade demonstrados pelos jogadores do meu clube deixam-me a certeza que somos, de facto, um clube diferente… diferente para muito melhor!

7 comentários:

  1. Confrade Portista RCBC,depois de o cumprimentar e acenar com a cabeça a este post,sem querer defender ao nosso "coach", penso que ele tem ido mais por aquela norma d que "o seguro mata a confiança"! Assim e tudo já vimos aquela (!?)surpresita do Nacional que nem deu tempo a nada! Se ele tivesse metido "mais banco" era capaz de já estar a ser fusilado com alguns tiros nas costas...Falhou tudo!Foi o Peter e os seus "principios" em todo o seu maior esplendor,carago! Mas ainda somos os mesmos,com uma costelita amassada mas nâo fraturada,p'ra ganhar aos 2 que se seguem e gozar as férias, que sempre nos trazem uma certa sangria , e depois lá vem uns mais novos ! Como sempre . E os anôes todos a festejar que se foi este ou se vai aquele , enquanto os da Sade contam as lécas e fazem um S.Miguel feliz, pois é!
    Em tudo isto, deixemos lá que os anôes se entretenham com as Brancas de Neves deles ,é só paleio fraco e nem dá p´ra fazer caso a esses tipos ! É a forma deles de vender pasquinzada e subir o rating dos tâo inocentes adeptos dos clubes que, em vez de alegrar-se porque vâo para melhor , eles nâo saiem da cêpa torta e alegram-se só com uma esperancita dum FCP "a cair"...
    Esperanças de pobres (d espírito)! Coitaditos!
    A diferença é que os Portistas somos nós , eles nâo , salvo seja ! A distância é obvia em toda a linha!
    UM SINCERO E EFUSIVO BIBÓ PORTO !

    ResponderEliminar
  2. Tb me orgulho de toda a temporada brilhante desta equipa formidável q o FC Porto possui.

    O jogo de sábado foi uma nódoa mas sem consequências.

    Agora, há 2 jogos para voltar ao nível superior q nos têm habituado.

    No sábado tudo correu mal, mas há 2 jogadores q merecem um reparo, bosingwa e quaresma, deplorável atitude de ambos ao longo de todo o jogo. Como diz o blue boy é deixá-los ir pela beirinha...

    PARA O ESTILHAÇO:

    Já ganhamos a corrida das assistências:

    DADOS OFICIAIS DA BWINLIGA:
    (ATENÇÃO NÃO INCLUIR TAÇA DA LIGA)

    FCP 579481 ESPECTADORES
    SLB 509146

    O FCP TEM MAIS 70335 ESPECTADORES E SÓ FALTA UM JOGO EM CASA AO SLB Q PODE NO MÁXIMO TER 65 MIL LAMPIÕES.

    ResponderEliminar
  3. Um passo atrás para dar dois à frente.
    Foi a semana da festa, da descompressão do facilitismo.
    Agora é preciso voltar à primeira forma, pois as últimas impressões e´que ficam e todos queremos ficar com uma boa impressão.
    A Taça vai ser nossa.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  4. De facto, o futebol do Manchester e companhia nesta fase final da champions, quando deveria ser algo de arregalar os olhos a qualquer um foi falando bom e bonito, uma merda mesmo secante!
    Acredito que o melhor Porto desta época lhes desse um "bailinho" a qualquer um na meia final.

    Quanto ao resto do texto não poderia estar mais em desacordo contigo. Não era por estarmos ja campeoes, que era preciso fazer essa revoluçao. Entao explica.me porque raio na semana do jogo com o benfica se pediu o melhor onze pa humilhar os benfas e agora vens dizer que afinal era melhor a segunda linha do Porto?
    Em setubal, descansámos alguns jogadores, em Guimaraes descansamos muitos jogadores e no sabado com alguns "suplentes" mas menos do que em guimaraes foi o que se viu!
    E a derrota nao se explica com o cansaço tenham paciencia. Eu vi um dragao despersonalizado com duas das suas figuras a pensar em quantos clubes europeus estavam ali para ve.los.
    Foi uma vergonha ver Quaresma e foi uma vergonha ver Bosingwa. Sinceramente, se é assim que vao os dois para a final da taça, podem ficar os dois no banco. Prefiro jogar com Fucile ou Marek nas respectivas posiçoes e com Mariano em vez de Quaresma ou uma coisa assim (continuo sem perceber porque saiu Mariano ao intervalo)

    Nao venham crucificar o discurso de Jesualdo ou as opçoes que fez, porque nos fizeram ganhar dois jogos que teoricamente toda a gente esperava ver.nos perder o gás. Jesualdo nao tem culpa absolutamente nenhuma. Alias, o discurso de Jesualdo no final de sabado é o principio do abanao que os jogadores precisavam para abrir os olhos para o final de epoca.

    Beijinhos azuis e brancos da Ta_8

    ResponderEliminar
  5. Tb eu gostava de ver o Porto noutro campeonato. Claramente na Premier League. Onde o futebol é de outra galáxia. Trepidante. Com adeptos fiéis, apoiantes da equipa das suas cores do 1º ao último minuto. Uma prova recheada de estrelas...

    E sim, acho k o Porto teria qualidade para ombrear com os colossos financeiros k por lá pululam...

    Mas, como isso não é possível, resta-nos continuar a jogar nesta Superliga, cohabitando com uma fauna composta por mesquinhos e Cª...

    Agora, se nada tenho a apontar em 98% dos jogos efectuados, existem dois lapsos, momentâneos, onde o profissionalismo foi uma palavra k não existiu no Dragão...

    A ida a Fátima e esta despedida amarga do jogos caseiros....

    Abraço,

    ResponderEliminar
  6. Cara TA_8

    Dizes tu que era preciso o melhor onze para humilhar o Benfas?
    Pois, permite-me discordar na medida em que o Benfas é tão fraquinho,tão fraquinho que a segunda linha do FCPorto dava para despachar os desgraçadinhos da Luz...
    Quanto ao resto, matenho que a segunda linha do FCPorto era o mais adequado até pk temos uma final da Taça que é preciso vencer e em que é necessário estar com os jogadores titulares nas melhores condições físicas...
    Quanto à derrota com o Nacional, acho que está a haver algum exagero nas críticas aos jogadores e uma total desculpabilização do treinador até pk quando ganham,ganham todos,quando perdem,perdem todos...mas é apenas a minha humilde opinião.

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  7. Viva !

    RCBC, só agora comento. Antes não tive tempo. Tenho muito trabalho ! ( mas ainda bem )

    Gostei do teu texto. Acho que ele nos remete para a angústia do futuro. E todos os anos é assim.

    Todavia, acho que, se me permites, pensar o seguinte e , da minha parte não é ofensa : Porque é que o Porto não jogou, em casa, com o seu equipamento habitual ?

    Ninguém levantou a pergunta !

    Para mim, foi algo questionante.

    Ter perdido, acontece. Mas no último jogo não entrar em campo com o equipamento habitual é estranho. E sobretudo num jogo de festa !

    Creio que se polémica deve haver ela dever estar aí !

    Já escrevi sobre a cor da camisola. Não vou recomeçar !

    E Viva o Porto !

    ResponderEliminar