21 maio, 2008

Sevilha, foi nossa!

Celtic Glasgow 2-3 FC Porto

Taça UEFA 2003
21 de Maio de 2003
Estádio Olimpico, Sevilha (Espanha)

árbitro: Lubos Mitchel (Eslováquia)

Celtic Glasgow: Douglas, Mjalby, Balde, Valgaren (Laursen 64m), Agathe, Lambert (McNamara 75m), Lennon, Thompson, Petrov (Maloney 104m), Larsson e Sutton.
Suplentes não-utilizados: Hedman, Sylla, Fernandez e Jamie Smith.
Treinador: Martin O'Neill.

FC Porto: Vítor Baía; Paulo Ferreira, Jorge Costa (Pedro Emanuel 70m), Ricardo Carvalho e Nuno Valente; Costinha (Ricardo Costa 8m), Maniche, Deco e Alenitchev; Derlei e Capucho (Marco Ferreira 97m).
Suplentes não-utilizados: Nuno, Tiago, César Peixoto e Clayton.
Treinador: José Mourinho.

Marcadores: Derlei (45m), Larsson (47m), Alenitchev (53m), Larsson (56m) e Derlei (114m).


Mais de cinco se passaram sobre Sevilha. Passou o jogo, passou o calor, passou a sede, a saga de dias e dias, passou a jornada de ziliões de emoções & mais uma, passou a loucura. Passou-se à história. Os escoceses passaram-se e as ruas da mitificada cidade da Andaluzia esvaziaram-se. Naquilo que foram excelentes notícias para a população local, voltaram a repor-se os stocks de cerveja. Já tudo se escreveu e já tudo se disse. Sevilha. Final. Taça. Nossa. CARAGO!

Ainda hoje me sinto inchado de orgulho pelo clube que tenho aqui dentro. Sou diariamente e à mesma hora obrigado a fazer o curativo do inchaço que teima em não desaparecer. Oh pá! É que Sevilha foi tudo. Foi Epopeia, foi Ilíada, foi Odisseia, Lusíadas e Ilha dos Amores em 5 Cantos, foi Mensagem e Música no Coração. Mas foi sobretudo BraveHeart e o desafio do Guerreiro em Momentos de Glória. O Mundo a Nossos Pés. Foi e é a Insustentável Leveza do Ser. Foi filme, foi épico, foi comédia, foi ópera lírica, foi fábula, conto de mil e uma noites... foi Pullitzer, Nobel, Emmy, Florbela Espanca e Shakespeare. Foi obra!

Apesar da imaturidade do Postiga, apesar do Larsson, apesar da obstinação do Costinha, apesar da manobra de diversão do GoldPalace Casino.com (click here! click here!), apesar da lesão do Jorge Costa, apesar do árbitro do jogo de Lens, apesar do obtuso do seleccionador nacional, apesar da pileca do Presidente da Câmara, apesar de jogadores no very limite, apesar do desgaste e dos estiramentos … a Senhora D. Taçona acabou por ser levantada pelo melhor plantel do mundo e arredores. Isto no meio de rutilantes confettis azuis e brancos, sinónimos de vitória, glória. História.

Aconteça o que acontecer, venha o que vier, digam o que disserem, teremos sempre SEVILHA !!!

Nas 1/2 final, um FC Porto de «luxo» na noite gélida e chuvosa do dia 10.04.2003



Num ambiente sufocante, eis então a final de Sevilha.



O descomprimir das emoções... festejando com os adeptos.

10 comentários:

  1. Boa Blue, nada como estas belas imagens para melhorar a nossa auto estima.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  2. Sevilha foi o jogo da minha vida.

    Jamais vibrei assim com alguma vitória do nosso clube. Uma noite inesquecível, dramática e com um final que se costuma obter em sonhos, um golo decisivo no último instante. A bola saiu dos pés de Derlei e e milhares de vozes se juntaram à minha!!! E ver o Mourinho correndo à volta do Estádio fez-me desejar estar lá e correr com ele mostrando a nossa camisola, a nossa bandeira. O tanto que sofri durante esse jogo, as emoções vividas terminaram com um abraço sentido à minha mãe (q sabe o q sofro com tudo isto) e então voltei por instantes a ser uma criança e chorei, chorei largos minutos. E hoje voltava a chorar. Ainda bem q aqui cortaram o acesso a vídeos, pq senão lá tinha q esconder a cara:)

    ResponderEliminar
  3. iindiscritivel, unico, maravilho, PORTO.

    estas finais (mais a champions e intercontinental) ouvidas e vistas com os comentários originais é somente algo unico na vida!!

    nunca me esquecerei daquela arrancada do marco ferreira à bola e o remate final do DERLEI (ENORME JOGADOR, que muitas alegrias nos deu, e que hj mesmo estando nos rivais é alguém que merece sempre nossa estima e carinho), FOI UNICO NO PORTO...


    OBRIGADO DEUS POR SER PORTISTA DE ALMA E CORAÇÃO!!

    ResponderEliminar
  4. Sem dúvida a vitória que me deu mais alegria a seguir a Viena 87!! Linda!

    ResponderEliminar
  5. Das maiores alegrias que tive, sem dúvida, a mágoa de não poder estar presente à espera de um bilhete alinhavado mas que falhou na ultima hora...
    Mas isso não apaga a grande saga que foi esta conquista.

    ResponderEliminar
  6. Sobre Sevilha apenas dizer que as 14 hrs na fila para arranjar bilhete valeram o esforço.

    Jogo único, ambiente único.

    Inesquecível!

    ResponderEliminar
  7. Provavelmente este foi o jogo mais emocionante da minha vida!!!

    Por muitos jogos em que vibrei, deste guardo especial recordação na minha memória, pois quando dei por mim, já estava de joelhos a ver o jogo!!!
    Esse jogo traz-me em especial recordação aquele meio campo maravilha, com 4 elementos de uma valia excepcional!!!
    Ministro - Costinha (pouco tempo de jogo, mas aquando da sua substituição, notou-se que toda a equipa se juntou ainda mais, tendo sido um factor motivacional)
    Furação - Maniche
    Mágico - Deco
    Genial - Alenitchev



    De 87 ainda era mais pequenote, mas lembro-me perfeitamente do rebuliço que foi nesse dia por causa do jogo e da ansiedade que andava toad a gente à espera do momento mágico de Viena!!!
    Felizmente já tive a oportunidade de ir visitar recentemente o estádio que não é nada de especial em termos arquitectónicos e construtivos, mas vai ser o local da final do Euro2008, mas senti que uma parte daquele estádio é nossa, comprovando-o logo de seguida quando encontrei uma placa alusiva ao FCP por força dessa brilhante final.
    O pessoal que estava comigo queria matar-me por termos perdido uma manhã para visitar o estádio, mas era como ir a Roma e não ver o Papa, ou ir ao Porto e não ver o Dragão!!! lol

    Blue, parabéns pelo texto, a inspiração estava mesmo em alta!!!
    Eu quando me recordo deste jogo especial a magia também se apodera de mim...

    Saudações azuis e brancas
    Carlos Pinto

    ResponderEliminar
  8. Viva !

    Uma grande alegria !

    Mas para mim o maior dos maiores momentos foi mesmo Viena. !

    E Viva o Porto !

    ResponderEliminar
  9. Momentos unicos meus amigos!
    Já me vieram as lágrimas aos olhos...Bem haja a todos os BLUES.

    ResponderEliminar
  10. É o meu segredo, k agora partilho com vocês...

    Sempre k me sinto pesaroso com algum resultado desportivo, perco-me a ver estas imagens e as de Gelsenkirchen...

    Como dizes, são nossas. Ganhas com suor, empenho e muito talento...

    Sevilha perdurará sempre na minha memória. Estive lá. Marcou-me para sempre. O ambiente. A festa. A emoção. Aquele prolongamento interminável. Os gritos de loucura nas bancadas, quando Derlei marcou o 3º. O sofrimento atroz...

    E a mais doce sensação do Mundo. O apito final do árbitro. A Taça deixava de serum sonho. Passou a ser uma realidade.

    Como o tempo passa. Foi à 5 anos...mas continua vivída, como se tivesse sido ontem...

    ResponderEliminar