07 maio, 2008

Uma questão de alguns minutos

Os dias são todos iguais, as horas também, os minutos é que nim.

O facto dever-se-á a uma possível diferença no fuso horário, de Norte para Sul, desconhecendo-se se o Equador é utilizado como origem neste sistema horário mas sabendo-se que a cadência é de cerca de mais 5 minutos por cada 300kms.

Já na época passada aconteceu o mesmo. Um Sporting - Belenenses à última jornada, com o título ainda por decidir, em que se verificaram os tais cinco minutos de atraso no início da segunda-parte. Se não falha a memória a desculpa foi que o Belenenses tinha entrado atrasado.

Ora este ano não se fugiu à correcta aplicação de tal fenómeno. A partida da Capital do Móvel já decorria há uns bons minutos quando se deram início aos jogos do Restelo e da Reboleira. Num dos casos foi um problema de baliza.

E não tardou até que aqueles que ano passado até lhes convinha tal sistema horário viessem, este ano, comentar o mesmo. De certeza que se esqueceram de acertar o relógio!

Ora numa altura em que se coloca em campo a verdade desportiva seria elementar a clarificação total neste tal de fenómeno horário.

Evitar-se-ia assim qualquer tipo de insinuação sobre as cores dos relógios, sob pena que todos os jogos importantes tenham que ser disputados no Algarve.

Porque afinal é tudo uma questão de alguns minutos.

14 comentários:

  1. As poucas vergonhas têm sido constantes essa é mais uma.
    Como é possivel o Jorge Sousa depois daquela miserável arbitragem pró-Benfica no Belenenses-Guimarães, ir arbitrar o Benfica-Setúbal?
    Um abraço

    ResponderEliminar
  2. O Jorge Sousa até é um árbitro q aprecio.

    Já o fiscal de linha Lacroix q nos vai apitar na Figueira é q mete um pouco de «respeito». Os jogadores têm q ter mt juízo pq o homem é um pouco desiquilibrado e sabemos bem da antipatia pelo azul e branco. Cuidado com as expulsões encomendadas.

    Qt ao tema dos horários, é sempre a mesma história, enqt o regulamento não for mais duro, nada feito.

    ResponderEliminar
  3. A vergonha continua e os truques " calaboteanos " também. Pouca gente fala disso, pudera ...
    Fosse com o FCP... lá ia o Presidente à polícia. Esta é mais uma para o apito vermelho.
    Of topic, li no Jogo que o Basket é para continuar ... Ainda bem.

    ResponderEliminar
  4. O Carvalhal vai querer vencer o último jogo enquanto treinador do Setúbal.
    Não irá facilitar em nada, espero mesmo um resultado à imagem do slb desta época: derrota pesada para os encarnados.
    Quanto aos restantes jogos, espero bem que Sporting e Guimarães vençam os respectivos jogos por questões pontuais e o Braga por questões pessoais.
    O FCP que vença, e que vença categóricamente.

    ResponderEliminar
  5. Bom dia a todos,

    Lucho aprecio demasiado as tuas crónicas k com enriqueces este blog, mas dizeres que aprecias o Jorge Sousa não tá com nada, pk das duas uma ou não viste o lance do Rodrigo Alvim sobre o Carlitos ou então, sinceramente não entendo como podes ter uma opinião dessas.
    Esse lance não só foi completamente anti-desportivo como até foi "criminoso".
    Eu se fosse o Carlitos levava o Alvim a tribunal por agressão física agravada e tudo mais o que estivesse previsto na lei e o Jorge Sousa por nitída conivência.
    Estes tipo de pessoas, árbitro e jogador, estão a mais no futebol e deviam ser completamente irradiados sem qualquer tipo de recurso.
    E não, não serve de atenuante ao Rodrigo Alvim vir depois no final do jogo pedir desculpas, porque as desculpas não se pedem, evitam-se.
    Quanto ao Sr. Lacroix penso que os nossos mágicos tri-campeões já devem estar avisados, mas como o seguro morreu de velho, penso k o Prof. devia meter os jogadores k fazem a espinha dorsal da equipa de descanso para a final e assim ficava resguardado das diarreias mentais desse Lacruz...

    Saudações azuis e brancas...

    ResponderEliminar
  6. Eu concordo em salvaguardar os principais para dia 18, mas... o FCP tem impreterivelmente de vencer contra a Naval :)

    ResponderEliminar
  7. Sr.Vítor Silva:

    Pelos seus comentários deu para perceber que temos aqui um Portista de eleição. Dá gosto ter leitores e comentadores que escrevem com a qualidade demonstrada pela sua pessoa.

    Quanto ao Jorge Sousa:

    É verdade q não esteve bem no jogo do Restelo com claro prejuízo do Guimarães e nesse lance do Alvim o erro é de facto colossal.

    Mas o meu caro Vítor compreenderá q pelo facto de ter falhado nesse lance (e qts n falham?) não iria de imediato alterar assim radicalmente a minha opinião.
    Acredite q já vi imensos jogos apitados pelos Sr.Jorge Sousa e ele é de uma isenção rara. Erra como todos e às vezes até contra o Porto mas nota-se na sua pessoa uma isenção completa.
    Quem dera a muitos árbitros da A.F.Porto ter a qualidade do Jorge. Olhe a começar pelo Paraty, o dos jantares no Sapo.

    ResponderEliminar
  8. Estilhaço, mordaz como sempre e genial!

    Estes atrasos só eles se lembram quando nao lhes convem...Tipico!

    Ai ta td a precisar de acertar as horitas!

    Beijinhos azuis e brancas da Ta_8

    ResponderEliminar
  9. Estilhaço, «no passa nada»... não compliques o sistema, pode ser?

    Afinal, c'um carago, tb vês maldade em tudo :D o que é que isso tem de mal? sempre a duvidar dos 'donos da verdade' :D

    Se as camisolas ainda fossem listadas de azul e branco, ainda vá que não vá, até daria para abrir telejornais, mais umas capas garrafais do Correio do Manha, pro Ministério Público arranjar mais uns 31's, etc, etc... agora, estar a lançar suspeitas ou duvidar dos impolutos, dos puritanos, dos verdadeiros?

    Estilhaço, deixa-te disso...

    ResponderEliminar
  10. Por uma questão similar, faz agora uns anitos, o Marco foi relegado de divisão. Sim, r-e-l-e-g-a-d-o!

    Começaram, com uma artimanha qq, o jogo decisivo com 20 minutos de atraso. Sim, eu sei que o Benfas nisso foi poupadinho. "Apenas" 5 minutos, mas mesmo assim, juntando aos rivais do outro lado da 2ª circular, parece k a malta não aprendeu ainda a ver as horas...

    Ou será k isso não é considerado desvirtuamento da verdade desportiva?

    ResponderEliminar
  11. Qt ao árbitro, convinha k Jesualdo optasse pela via mais fácil: deixar de fora a equipa titular...

    É k os castigos, no jogo com a Naval, contam para a final da Taça...

    E, pelo k já aqui foi dito, o Porto tem k se precaber. Desde logo pelo Lacroix de má memória, na época passada, ao expulsar Quaresma, em Leiria...

    Depois, pelo triste exemplo de permissividade dado pelo árbitro no recente Belenenses-Guimarães, com a brutal entrada de Alvim a merecer, apenas, um amarelo...

    Por isso, cautelas e caldos de galinha para a Figueira, please...

    ResponderEliminar
  12. Um clube organizado funciona assim:


    07-05-2008 FUTEBOL
    Bilhetes para a Taça de Portugal à venda esta sexta-feira

    O F.C. Porto vai colocar à venda esta sexta-feira, a partir das 9h00, no Estádio do Dragão (Porta 26 – Bancada Poente), os bilhetes para a final da Taça de Portugal, agendada para o próximo dia 18 de Maio, no Estádio do Jamor. Os preços variam entre os 20 e os 50 Euros.

    A venda será exclusiva a associados detentores de Dragon Seat e cada sócio poderá adquirir até dois ingressos, mediante a apresentação do mesmo número de cartões de associado com Dragon Seat e com as quotas regularizadas.

    Para fazer face à grande procura que é esperada, o F.C. Porto irá abrir a Porta 26 a partir das 22h00 de amanhã, aumentando o conforto dos associados que desejem garantir os primeiros lugares na fila. Essa zona do estádio terá sanitários e bares em funcionamento, de forma a oferecer todos os serviços disponíveis como, por exemplo, em dia de jogo.

    O processo de entrada na Porta 26 obedecerá às seguintes regras:
    - Os associados devem exibir, no acesso ao estádio, o cartão de sócio que servirá para comprar ingresso;
    - À entrada será entregue a cada associado um ticket numerado que definirá a ordem da fila para a venda;
    - Não serão permitidas trocas ou substituições de sócios;
    - Qualquer associado que abandone o interior do Estádio do Dragão não poderá reentrar, perdendo a sua vez.


    Um abraço

    ResponderEliminar
  13. Viva !

    Pois é : Essa dos horários tá muito boa !

    Mesmo na Lua é possível sincronizar dois relógios ( pode haver diferenças de segundos não de minutos ).

    Obrigadão pelos links.

    E Viva o Porto !

    ResponderEliminar
  14. Futebol: Apito Final - FC Porto perde seis pontos, Pinto da Costa suspenso por dois anos, Boavista despromovido.

    09 de Maio de 2008, 16:30
    Porto, 09 Mai (Lusa) - O FC Porto foi hoje punido com a perda de seis pontos e o seu presidente, Pinto da Costa, suspenso por dois anos, enquanto o Boavista foi condenado à descida de divisão, no âmbito do processo Apito Final, sobre corrupção no futebol.

    A decisão foi anunciada por Ricardo Costa, presidente da Comissão Disciplinar (CD) da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP).

    A CD puniu também João Loureiro, antigo presidente da SAD do Boavista, com uma suspensão de quatro anos e uma multa de 25.000 euros.

    Além da perda de seis pontos, o FC Porto foi punido com uma multa total de 150.000 euros, e Pinto da Costa condenado ao pagamento de 10.000 euros, na sequência de dois processos instaurados pela LPFP, por corrupção tentada, que condenaram ainda os árbitros Jacinto Paixão (quatro anos), José Chilrito e Manuel Quadrado (dois anos e meio).

    O Boavista foi igualmente punido, em cúmulo jurídico, com uma multa de 180.000.

    Num dos sete processos disciplinares abertos pela LPFP, a União de Leiria, já despromovida à Liga de Honra, foi punida com subtracção de três pontos e condenada ao pagamento de uma multa de 40.000 euros, enquanto o seu presidente, João Bartolomeu, suspenso por um ano.

    Todas as decisões são passíveis de recurso para o Conselho de Justiça da Federação Portuguesa de Futebol.

    O processo "Apito Final" foi instaurado pela CD da LPFP na sequência do processo judicial por corrupção no futebol conhecido por "Apito Dourado" e envolveu o FC Porto, Boavista e a União Leiria bem como o actual presidente portista, Pinto da Costa, e o anterior líder boavisteiro João Loureiro.

    O FC Porto, tricampeão nacional era acusado de tentativa de corrupção ao árbitro de dois jogos - com o Beira-Mar e Estrela da Amadora, na época 2003/04 - incorrendo por isso numa penalização de perda de seis pontos, enquanto Pinto da Costa podia ser suspenso por um período entre seis meses e dois anos.

    O Boavista foi acusado de coacção sobre a equipa de arbitragem de três jogos disputados no mesma época - com o Benfica, Belenenses e Académica - podendo ser condenado à despromoção à Liga de Honra, enquanto João Loureiro incorre numa pena de suspensão por dois anos.

    A União de Leiria era acusada de corrupção sob a forma tentada e arrisca três pontos pelo jogo em casa com o Belenenses na época de 2003/2004 enquanto o seu presidente João Bartolomeu uma suspensão igualmente de seis meses a dois anos.

    AO/VR

    Lusa/fim

    ResponderEliminar