25 julho, 2008

O eleito

Existem alguns jogadores que admiro dentro e fora do FC Porto... mas «dentro» que encontro sempre os meus ídolos futebolísticos. Domingos Paciência foi sem dúvida o jogador que mais idolatrei. A minha adolescência foi passada a idolatrar um jogador que considerei sempre magnífico.

Não me perguntem o porquê de Domingos ser o meu ídolo. Podia ser o Vítor Baia, o Jorge Costa, qualquer um. Mas Domingos, era aquele que marcava os golos.

Era uma fã assídua das entrevistas. Comprava tudo que era jornal e revista onde se fazia referência a Domingos.

Ninguém dava grande coisa ou até mesmo nada por ele no inicio, lembro-me até de uma entrevista que deu nessa altura em que dizia que os treinadores nunca apostavam nele por ser muito magrinho e franzino... havia até um treinador que o chamava de «isca».

Mas isso fez com que mostrasse a sua garra e sempre que os treinadores apostavam nele, mostrava que era um excelente jogador. Bobby Robson não morria de amores por ele e raramente apostava nele para o ataque. No entanto, sempre que lá surgia mais uma oportunidade, lá estava ele pronto para fazer o que melhor sabia: marcar golos.

Com a aparição de Jardel, eclipsou-se um pouco, é verdade, mas também porque lhe continuaram a dar grandes oportunidades de mostrar o seu valor.

Domingos, era um exemplo de fair-play dentro e fora de campo.

Quanto a mim, Domingos José Paciência Oliveira nunca vai ser esquecido!

Saudações azuis e brancas.
Sodani

20 comentários:

  1. Também gosto muito do Domingos que vi chegar ao F.C.Porto pequenino e muito magrinho, mas comn uma grande habilidade.
    Depois foi tratado da forma que era preciso para ganhar corpo e poder vir a ser o grande jogador que foi.
    Ainda recordo quando ele depois de vir de Tenerife - ia a caminho do Sporting, quando o Presidente o apanhou - foi apresentado nas Antas.
    Um agrande noite para os portistas e seguramente, também, para o Domingos.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  2. A dupla Domingos/Kostadinov impunha respeito. Tantas alegrias, juntos me deram...

    Num jogo com o Sporting (em 95)o Domingos marcou nas Antas um golo soberbo, demonstrando toda a sua técnica, um golo q derrotou o Sporting de Queiroz no último minuto...

    Lembro o seu 1º jogo na equipa sénior em 88 salvo erro com Ivic a dar oportunidade aos miúdos (julgo q ele entrou para o lugar do Gomes e marcou logo um golo...num jogo para a Taça...

    Lembro tb uma eliminatória com o Feyonnord de apuramento para a fase de grupos da Champions com um golo vital do Domingos a acabar o jogo nas Antas e depois empatamos 0-0 lá e passamos.

    Lembro um 3-0 ao Benfica nas Antas nos tempos de Robson com Domingos a marcar 1 ou 2...

    Lembro um Benfica-Porto q ficou 2-2 em q domingos e kostadinov marcaram (em 90)e eu em casa sozinho o tanto q gritei!!

    Obrigado Sodani...tb gostava (e gosto) mt do Domingos.

    ResponderEliminar
  3. Só um reparo:

    Podias ter cortado da foto esse execrável jogador ( de jogador tinha pouco) q está atrás do Domingos!

    ResponderEliminar
  4. Estou contigo Sodani, há de facto jogadores que deixam "marcas" e Domigos Paciência foi um deles...
    Saudações azuis
    Emília - Dracaena

    ResponderEliminar
  5. Também o meu jogador de sempre :)
    E sabes que mais ? Acho que ele tem a perfeita noção de que é um dos jogadores mais queridos do FCP!

    ResponderEliminar
  6. como e possivel haver jornais como a bola?
    10 milhoes por metade do passe do hulk? contratamos o ronaldinho e ninguem nos disse foi?
    se tivessem era vergonha no que escrevem... ate metem nojo!

    ResponderEliminar
  7. O "Pelinhas", era um grande jogador, e agora um treinador que um dia sera de certeza absuluta treinador dos dragões.
    Uma "historia", verdadeira, tenho um amigo grande Sportinguista, um dia viu o Domingos a jogar num jogo dos juvenis, e desde esse dia ficou fa do "Pelinhas", e vai dai, ficou socio do FCP, ate ao dia que o Domingos jogou no FCP, desistiu, quando foi para Espanha Jogar, e voltou a ser Socio, quando voltou a jogar no FCP, isto é que era gostar de ver o Domingos a jogar a bola.

    ResponderEliminar
  8. Sim, também eu gosto de Domingos. Cada vez mais. Com nostalgia. Sobretudo quando vejo que, para avançado, gastamos 10 milhões, por 50% do passe, num perfeito desconhecido.

    E agora, onde fica o argumento de que o rapazinho é novo, com margem de progressão? Por 10 milhões comprava-se um nome mediático, uma certeza no mercado, e não alguém que ainda terá que se adaptar...

    Cada vez entendo menos, mas esta contratação colocou-me literalmente fod****! A sério.

    ResponderEliminar
  9. O grande jogo de Domingos foi na Alemanha, 5-0 ao Werder Bremen no tempo do Robson...Quem o colocou nos Séniores integrando-o lentamente -se não erro- foi o Artur Jorge. Domingos e Baía. Era Treinador dos Júniores o Rodolfo! À época o Rodolfo vestia...Não, não era Prada, era de Branco, parecia um caramileiro!

    ResponderEliminar
  10. Paulo segundo o Jogo foram só 4 milhões por 50% do passe.

    Isso dos 10 é intoxicação de ABola.

    ResponderEliminar
  11. Lucho,

    Não foi só na Bola k li isso. Aguardo pelo comunicado à CMVM.

    ResponderEliminar
  12. Sodani,o Domingos era realmente um "monstro" de técnica!E caso curioso,não obstante o facto de ser magro,tinha um pontapé seco,poderoso e de grande precisão!
    Porem haviam alguns portistas que a brincar dizia: "o adversário bufa-lhe e ele cai".
    Eu no meu tempo os jogadores que admirei mais foram: o Rolando,de quem uma diziam ter radar nos pés,o saudoso Pavão,cuja imagem que davam dele era a dum Rolis Royce a funcionar sobre esferas,por último o Madjer,jogadore duma técnica e velocidade estonteante,felina.

    Outro assunto:
    Apito Final sobre a reunião do CJ da FPF.

    E então o parecer emitido na RTP1 pelo Professor Marcelo Rebelo de Sousa contrário a este da autoria de Freitas do Amaral não conta?! Tem menos importância?!
    Na minha opinião, o parecer de Freitas do Amaral agora anunciado, enferma da tentativa de agradar a uma determinada maioria e, dele não transpira a mínima preocupação de ser feita justiça.

    «Apito»: decisões do Conselho de Justiça são válidas, diz parecer
    Federação anuncia: Freitas do Amaral já entregou parecer
    As decisões do Conselho de Justiça foram correctas e os seus efeitos devem ser considerados válidos. Esta é a principal conclusão do parecer de Freitas do Amaral sobre a reunião em que foi analisado o processo «apito final», um documento entregue na quinta-feira ao final da tarde na Federação Portuguesa de Futebol.
    De acordo com o que Maisfutebol apurou, o professor, especialista em direito administrativo, entende que os cinco conselheiros tinham legitimidade para decidir sobre os recursos de Boavista e Pinto da Costa.

    Abraço

    ResponderEliminar
  13. Já se esperava esta posição do Freitas...Deve ter sido escrita na mesa de sala de jantar com o Minguinhos ao lado...
    Eu bufo e tu escreves, sim Papá?...
    -Não meu filho quem bufa sou eu pois tenho os intestinos mais sensíveis...
    É da idade paizinho!
    -Sim e de ter de aturar a ti e à tua "querida" mãzinha!...
    Mas como é que isso te afecta os intestinos?...
    -Porque eu tenho uma ligação directa dos intestinos ao Cérebro ou vice-versa, não sei bem!...
    -Filha, descarrega o autoclismo!...
    Não posso está cá escondido o teu amigo Luís Filipe...
    -Então era dele que vinha a ACA!...

    ResponderEliminar
  14. Já deixei um comentário no blog do P.Pereira e deixo agora aqui: é falso que o Hulk tenha custado 10 milhões por 50% do passe. Nem metade.
    Sobre o Freitas já fiz um post cujo título é: "este parecer é como a pescada: antes de ser, já era."
    Um abraço

    ResponderEliminar
  15. Mesmo que seja 4 milhões por 50 por cento do passe, acho demasiado. Aliás, 4 milhões pela totalidade do passe, já não seria nada barato, pois, não estanto em causa o valor do jogador ou a sua margem para progredir, a verdade é que é um perfeito desconhecido.

    ResponderEliminar
  16. Artigos de opinião escritos no diário económico pelo FILHO DA PUTA do filho de Freitas do Amaral:



    “A Chicago dos anos 30”

    "É como se o Porto se estivesse a tornar numa arena de bandidos que um dia já foram mais poderosos, e hoje perderam o tino e a razão. Aqui há uns anos, quando regressou ao Porto já como treinador do Chelsea, José Mourinho trouxe uns seguranças com ele. Tinham existido uns problemas com alguns adeptos do FC Porto, um deles cuspiu-lhe durante um jogo em Inglaterra, e Mourinho temia que as coisas pudessem dar para o torto. Quando lhe perguntaram porque é que trazia seguranças, Mourinho respondeu simplesmente: “quando vou a Palermo tenho de tomar cuidado”. Assim, sem tirar nem pôr. O homem que durante dois anos e meio treinara o FC Porto, levando-o a dois títulos de campeão nacional, uma Taça de Portugal, uma Taça UEFA e uma Liga dos Campeões, um palmarés nunca antes conseguido por nenhum treinador, esse mesmo homem, que conhecia muito bem o Porto (cidade), referia-se à Invicta como Palermo!
    Palermo…As associações com a mafia eram evidentes. Mourinho estava bem consciente do que se passava nos ‘bas fonds’ da cidade, e sabia que esses ‘bas fonds’ se tinham aproximado em demasia do poder no FC Porto. Na época, os SuperDragões andavam de braço dado com Pinto da Costa, e também com Carolina Salgado, com quem o presidente do FC Porto vivia. Os homens fortes da claque tinham assento na tribuna de honra do Dragão e jantavam com o presidente. Contudo, toda a gente, incluindo Mourinho, sabia que essa tropa de choque era composta por gente perigosa, gente que andava armada, cometia crimes, e não tinha qualquer tipo de escrúpulos.
    Os tempos passaram, e agora, ao examinar a longa lista de assassinatos que têm acontecido na “noite” da cidade do Porto, é inevitável mas lá estão as relações aos SuperDragões. Alguns dos mortos, e alguns dos supeitos, pertencem ao mesmo grupo que rodeava o presidente do FC Porto na época em que ele foi chamado ao tribunal de Gondomar e levou os SuperDragões para intimidar os juízes. A sensação que fica é que estas proximidades são perigosas, e que um dia ainda acabam mal. Entretanto, as mortes sucedem-se no Porto. Primeiro foi um segurança, depois um porteiro, depois um dos mais conhecidos empresários da noite, e por aí fora tem continuado a matança. Seis são já os corpos, crivados de balas, de pistola, ‘shotgun’ ou metralhadora. Sim, leu bem, metralhadora. À porta de casa, à porta das discotecas, no meio da rua, grupos armados param carros, ajustam a mira e matam quem desejam matar, com violência. Fala-se em “ajustes de contas”, em “guerras da noite”, mas a verdade é que a lista de mortos não pára de aumentar.
    Alguém mais inspirado, julgo que do PSD, veio dizer que o Porto parecia “a Chicago dos anos 30”. A metáfora não é totalmente desajustada. Palermo, Chicago, tudo lugares míticos do crime, o que significa que para a psicologia do Porto isto é algo de traumatizante. Para mais, a PJ parece não querer intervir. Até agora, ainda ninguém foi preso. Seis meses depois de começarem os homicídios, a PJ não se decidiu ainda a intervir. A mensagem que passa é “deixem-nos matar-se uns aos outros”. É como se a PJ soubésse que o que se está a passar é uma guerra dentro dos ‘gangs’ pela supremacia na noite do Porto e preferisse estar sentada no alto do monte, observando a guerra à distância, enquanto os ‘gangs’ se matam entre si.
    É verdade que, até agora, os crimes ainda não atingiram o público. O alarme social é mais distante. Ninguém que frequente a “noite” do Porto teme pela sua segurança ou pela sua vida, porque os ‘gangs’ não querem gerar o caos social, mas apenas lutar entre si. E, sendo assim, o perigo é menor. Não se trata de gente que mate indiscriminadamente, ou que queira pôr o negócio da noite em risco. Bem pelo contrário. Os assassinatos são cirúrgicos, operações especiais cujo único objectivo é eliminar mais um membro de um ‘gang’ e não assustar a malta que vai à discoteca.
    Seja como fôr, fica uma ideia de um Porto criminoso, um Porto perigoso. É como se a cidade se estivesse a tornar numa arena de bandidos que um dia já foram mais poderosos, e hoje perderam o tino e a razão."



    “Caos no futebolA UEFA não gosta de “batoteiros”


    "Para grande espanto dos portistas foi isso que Platini chamou ao FC Porto: um clube “batoteiro”.
    Vamos aos factos: o FC Porto e o seu presidente Pinto da Costa envolveram-se perigosamente com árbitros há uns anos. Quando o caso se tornou público, foi feita uma investigação e, muitos meses mais tarde, o Conselho de Disciplina da Liga condenou o FC Porto à perda de 6 pontos, e o seu presidente a dois anos de suspensão. Como o campeonato já ia no fim e o FC Porto levava 18 pontos de avanço, os dirigentes portistas reagiram com arrogância e galhofa a uma condenação que sentiram como umas cócegas inofensivas. Com típica esperteza saloia, decidiram que o clube não iria recorrer da decisão, só o presidente o iria fazer. Assim, descontavam os pontinhos este ano e não se falava mais no assunto.
    .Esqueceram-se dum pequeno detalhe: a UEFA. Ao não recorrer para não perder pontos no ano seguinte, o FC Porto reconhecia-se como culpado. Ora, a UEFA, já dissera o seu presidente Platini, não gosta de “batoteiros”. Convém repetir a palavra, para que ela penetre bem nos nossos duros ouvidos: “batoteiros”. Platini chamou ao FC Porto um clube “batoteiro”. Era portanto mais ou menos esperado que a UEFA iria condenar o FC Porto. Mas, quando tal bomba surgiu, os portistas de imediato gritaram furiosos que era tudo uma grande conspiração do Benfica contra eles!
    ..É importante relembrar que não foi o Benfica que não recorreu da decisão do CD da Liga, mas sim o FC Porto; nem foi o Benfica que decidiu impedir o FC Porto de participar nas provas europeias, mas sim a UEFA. Contudo, os escribas portistas davam a entender que as decisões eram tomadas pelo Benfica!
    .
    Perante o profundo choque, os juristas do FC Porto meteram-se num avião para a Suíça a correr, e recorreram para um misterioso tribunal de que ninguém antes tinha ouvido falar, o Tribunal de Apelo da UEFA. Aí, depois de pressionarem publicamente o funcionário da FPF para ele não se armar em esperto, conseguiram convencer a malta europeia que o caso em Portugal ainda não tinha terminado, porque o Conselho de Justiça da FPF ainda iria apreciar o recurso que Pinto da Costa, em nome individual, tinha metido.
    .
    Regressaram por isso a Portugal todos ufanos! O FC Porto afinal, ia mesmo participar na Liga dos Campeões! Pelos vistos, a malta da UEFA não era benfiquista mas sim portista, e por mais que Platini dissesse publicamente que a coisa não iria ficar por ali, os portistas acharam que tinha sido feita justiça!
    ..Faltava a última etapa: o Conselho de Justiça da FPF ia apreciar o caso, era preciso que ele desse uma decisão favorável a Pinto da Costa! Iniciou-se assim um processo subterrâneo na tentativa de influenciar o CJ. O presidente era amigo de Valentim em Gondomar, e o vice era grande amigo de Pinto da Costa, até lhe organizava homenagens na Assembleia da República. A coisa parecia estar no papo!
    .
    Contudo, no dia da votação, a maioria dos conselheiros do CJ não quis ir na conversa do seu presidente e do seu vice. Que faz então o presidente do CJ ? Bem, como não conseguiu expulsar um dos conselheiros, decidiu acabar com a reunião ali mesmo! Qual votação, qual carapuça! Se a votação é para perder, acaba-se já isto e toca a lavrar acta! Mas, para espanto do presidente e do vice, que fugiram dali como dois cobardolas, os outros conselheiros ficaram e até votaram! O desastre portista ficava à vista de todos!
    ..
    O presidente do FC Porto perdia o recurso, e portanto ficava exposto a uma decisão final da UEFA contra o seu clube. Uma tragédia no Dragão, coisa que ninguém esperava e ninguém previra! Podia lá ser! Uma fúria imensa levantou-se, e foram iniciadas pressões sobre a FPF para que isto não ficasse assim! O FC Porto jamais aceitará que cometeu erros e que usou estratégias erradas. Primeiro, há que rebentar com a credibilidade dos órgãos da FPF, da Liga, o que for preciso. Aproveitando-se deste campo minado que é o futebol luso, o FC Porto tenta de tudo para evitar enfrentar a dura mas óbvia realidade: cometeu erros graves e tem de pagar por eles. É assim a vida.”

    A NOSSA SORTE É Q ESTE PARECER É PARA ENFIAR NA SANITA. O TRIBUNAL ADMINISTRATIVO É QUE TEM A PALAVRA FINAL E DECISIVA.

    ResponderEliminar
  17. É evidente que este artigo do Minguinhos (filho do Freitas do Transval)é altamente tendencioso.
    Senão vejamos: denuncia umas coisas escamoteia outras convenientes para ele e,além disso mistura identifica criminalidade na noite Portuense como sendo da responsabilidade de gente afecta ao FC Porto!
    Conclusão: além de altamente tendencioso, o homem é o cúmulo da demagogia!
    Esta,se dúvidas houvesse elas seriam confirmadas/esclarecidas pelo tipo de texto,e que é a lenga lenga que se adivinha de cada vez que um ferrenho adepto benfiquista vem aqui ao Blog vomitar, a sua bilis.
    Haveriam mais argumentos para contestar...

    Abraço

    ResponderEliminar
  18. Meus amigos, o mais grave é que o presidente da FPF já informou a Comunicação Social que iria propor à assembleia da FPF que tivesse em conta o parecer do Freitas...!!!

    Credibilidade de Freitas do Amaral.
    Sofisma! Quando o Madail presidente da FPF encomendou o dito parecer ao Freitas do Amaral, não foi inocente, o presidente da FPF já sabia de antemão qual iria ser a decisão desta amostra de mestre de direito administrativo, (aprendiz de feiticeiro).
    Ele próprio Madail já tinha revelado propensão para apoiar, assumido atitudes consentâneas com as pretensões dos encarnados.

    Pelo que o parecer encomendado a esta personalidade, é no mínimo suspeito. Ora vamos lá a ver: sabe-se que o homem não disfarça uma certa tendencia encarnada, ele e o filho, pelo que sinceramente, só os muito ingénuos poderiam esperar outro parecer que não este. O filho então, farta-se de (distorcer a realidade) escrever barbaridades contra o Porto cidade e o Porto clube, fazendo uso da mais absurda demagogia. Logo não era de esperar outro desfecho que não esta "obra prima", uma peça digna do aventureirismo revolucionário inerente ao verão quente.
    Depois que se dizer dum homem que para se manter à tona (da política), defender conveniencias(suas)económicas, alienou, abdicou das suas convicções políticas,ele que foi o fundador do CDS e, por isso foi severamente criticado pelos seus ex-correligionários, devido ao facto de se ter ido misturar com os dirigentes d'outro partido a fim de lhe concederem um grande tacho!
    Sim! Que credibilidade tem um homem que é como a cortiça,está sempre à tona?!

    Abraço

    PS -www.dragaoatento.blogspot.com

    ResponderEliminar
  19. O Prof Freitas é mais um exemplo do temperamento latino...Vai mudando de acordo com as tendências, hoje veste Prada, amanhã Ganga...Ele próprio defendeu o Socialismo, vejam os estatutos do CDS em 1975!...Agora defende o que sempre defendeu: os valores da Família, DELE!...Não vale a pena perder mais tempo com estes defuntos Mentais!...É triste concluir que muito poucos conseguem fugir desta mediocridade entediante...Tenho denunciado sempre estes maneirismos pós-Modernos...Estava convencido que os homens eram íntegros, mas a realidade é outra, fazem tudo para justificarem as suas convicções mesmo que se perceba que elas estão totalmente erradas. É isso que leva à construção de atrocidades terríveis observadas no nosso dia a dia! Mais um a recolher ao caixote do lixo da História Nacional. Por isso não queriam abrir o túmulo do D.Afonso. Têm medo de verificar que afinal o homem tinha 1 metro e sessenta e quatro! E um homem com essa altura não pode ser -segundo eles- erigido Herói Nacional!
    Portanto nada como fazer batota, não deixam mexer nos seus restos mortais a coberto do respeito pela sua memória! E assim se faz a memória deste País, de forma rasteira e com batota.
    Ainda ontem à noite no Algarve, alteraram -para espanto dos que assistiam e que os tinham lido- os regulamentos, para possibilitar a vitóriazinha moral nos Penalties, mas estes tipos são mesmo assim, incompetentes em tudo o que fazem, fazem-no mal e de forma porca!

    ResponderEliminar