24 julho, 2008

Dissecando o plantel - parte II

continuação da semana passada...

- meio-campo

A zona nevrálgica do terreno, o meio-campo tradicionalmente pisado por homens de barba rija, viu partir uma das suas pedras basilares. O agora renegado Paulo Assunção, resgatado a clubes menores e alcandorado aos grandes palcos de Dragão ao peito, travestiu-se de Judas, cuspindo ofensivamente no prato onde se alimentava. Trabalhador incansável, personificação da formiga trabalhadora, dono e senhor de um lugar facilmente colmatado. O lugar de trinco, no Porto, sempre foi ocupado por jogadores indómitos, verdadeiros guerreiros personificando a mística do clube, porta-estandartes da flâmula do Dragão. Por isso, "rei morto, rei posto". Paulo Assunção será esquecido, substituído no coração de adeptos que nunca regatearão aplausos a quem orgulha o emblema. Não é o caso do agora ostracizado brasileiro.

Para a vaga aberta, vários candidatos. A qualquer deles se pede o mesmo que o brasileiro que partiu, para outras paragens. Futebol consistente e geométrico, abnegação na luta pela posse de bola e, claro, muitos quilómetros de esforço nas pernas, em cada partida. É, quanto a mim, uma das zonas fulcrais no esquema táctico dos tricampeões nacionais.

Fernando, após um ano de rodagem no modesto Estrela, pretende ser um dos eleitos de Jesualdo. A seu favor tem a juventude, a temporada consistente realizada nos tricolores sulistas e uma invulgar clarividência. Armas jogadas no estágio na Alemanha, com indicações positivas e meritórias. Opção válida e a ter em conta, para a luta titânica pelo lugar.

Bolatti foi uma das contratações da época transacta, vendo agora surgir a grande oportunidade de afirmação no futebol europeu. Eternamente relegado para fora dos titulares, o argentino loiro mostrou fugazmente alguns dos seus predicados, nos parcos minutos jogados: técnica apurada, robustez física e frequentes aparições nas zonas de finalização. A ele pede-se uma tarefa hercúlea. Ser o pêndulo da equipa. Sinceramente, parece-me demais, apesar das evidentes qualidades…

Guarín, colombiano, com experiência no futebol europeu [e sabe-se o quão importante esse facto representa, muitas vezes], a última contratação dos Dragões, aparece com um estatuto algo indefinido. Assume-se como um médio defensivo. Naquele estilo gingão, transporta toneladas de técnica e habilidades. Tem mostrado predicados para a função, fazendo renascer o espírito de Emerson, brasileiro idolatrado por estas paragens.

Tomás Costa, outro dos novos reforços, impressiona. Desde logo, pelo corpo franzino, à primeira vista, mas suficientemente robusto, após uma análise mais detalhada. É um corpo de atleta. Daqueles habituados a sofrer, dentro de campo. Como carta de apresentação, mostrou personalidade. Sem medos de comparações, assumiu-se “igual a Deco”. Poderia ser uma mera incontinência verbal, um impulso jovial típico de quem quer agradar. A mim pareceu-me mais uma prova de confiança. Nele mesmo. E, convenhamos, quem tem um Dragão tatuado na perna, desde a adolescência, merece rasgados elogios pela escolha. Só falta mesmo o óbvio: provar dentro das quatro linhas que merece envergar aquela camisola. A tal que “vence desde 1893”.

Para o fim, dois veteranos de inúmeras batalhas. Raúl Meireles, internacional luso, médio centro que, ironicamente, até começou a dar nas vistas como trinco, é garante de estabilidade no sector intermediário. Sereno, trabalhador infatigável, temível na meia distância, será novamente um dos pilares da equipa.

E depois, temos O jogador. Menção especial a Lucho Gonzalez; El Comandante, nome de guerrilheiro que traduz a importância acrescida do argentino no jogo dos portistas. Parecendo omnipresente, flutua com leveza e encanto sobre o relvado, aparecendo como que por artes mágicas em todos os lugares onde a bola se encontra. Virtuoso, coloca o esférico com argúcia em passes longos, como se as botas tivesses gps incrustado. É, indubitavelmente, a grande contratação de Pinto da Costa, para a nova temporada, resistindo ao assédio de clubes mais endinheirados.

- ataque

E na frente, mais umas incógnitas a adicionar à equação. De pedra e cal, voraz na procura das redes alheias, Lisandro Lopez continua a ser o farol ofensivo da equipa. Raçudo, nunca virando a cara à luta, transformou-se num finalizador letal, inimigo número 1 das defesas nacionais.

Também com sotaque das pampas, marcando ao ritmo do tango, Farías procurará fazer desta nova temporada o ano da sua definitiva afirmação. Afectado por problemas vários, nunca se conseguiu impor definitivamente no 11 principal, apenas mostrando a espaços a sua veia goleadora. Agora, com maior regularidade, estou convicto que a “Tecla” funcionará na perfeição, criando uma parceria profícua com o seu compatriota do ataque.

A pré-temporada serviu ainda para arrumar a casa. Adriano, mal-amado por Jesualdo, recebeu a guia de marcha para novo destino, longe do Dragão. A ele juntou-se uma promessa, eternamente adiada. Postiga, de divórcio consumado com o azul e branco, mudou-se de armas e bagagens para latitudes mais sulistas, elitistas e…habitualmente candidatos aos lugares mais baixos do pódio. Sobraria, para gáudio do Estilhaço, espaço para Rentería.

Mais maduro, depois do tirocínio em terras gauleses, poderia aportar ao futebol portista características únicas: imprevisibilidade, velocidade desconcertante e força física. Jesualdo, convencional nas suas abordagens táctica, não se deixou encantar. Rentería, sabe-se agora, não terá oportunidades neste Porto versão 2008/09. E, de quem tira alguns, sobram poucos.

Muito poucos. Já se sabe e a SAD portista não tem feito segredo disso mesmo, que o sector receberá um reforço. Nomes não faltam. Especulação também não. Resta aguardar, pacientemente, pelo nome do predestinado.

- extremos

Municiadores dos homens mais adiantados, os extremos costumam desempenhar um papel fulcral no esquema táctico engendrado por Jesualdo, num rotinado 4-3-3. A pergunta que paira na mente de todos tem um nome em comum: Quaresma. Que Quaresma teremos, se o Porto não ceder às negociações com o Inter? Bem, será uma pergunta retórica, pois com as declarações do Mustang, afirmando peremptoriamente querer sair do Dragão, as ilusões estilhaçadas seriam uma contrariedade difícil de sanar num espírito rebelde, egoísta e narcisista. Seria um Quaresma a roçar a mediania aquele que nos seria servido. Se ficar. Mas existem opções, para além das trivelas.

Tarik, marroquino dotado de velocidade estonteante, disposto a ficar na história como o seguidor do Alcorão com os mais belos golos marcados, é claramente uma mais-valia, oferecendo cruzamentos açucarados aos homens da frente.

Eufórico com a 2ª oportunidade, como um prisioneiro a quem fosse concedido um indulto, aparece Mariano, pertencente ao contingente sul-americano. Renascido das cinzas, após meses a suportar críticas à sua qualidade de jogo, cerrou os dentes e mostrou… personalidade. Lutou, sacrificou-se em prol do colectivo, jogando bastas vezes fora da sua zona de eleição, sendo premiado com o bónus da confiança do treinador. Terá a oportunidade de se redimir, mostrando o que vale, numa época inteira que se pretende de vitórias.

Apanhado no meio do fogo cruzado da guerra surda mantida com os vimaranenses, Alan poderia ser o principal beneficiado dos danos colaterais pela disputa da Champions. Jogador fundamental na época positiva do Guimarães regressou, por momentos, a uma casa onde já residiu. Tecnicista, generoso, tem em entrega o que perde em clarividência. Algo trapalhão, pouco clarividente na finalização, não correspondeu aos anseios de Jesualdo, recebendo a carta de alforria em direcção ao Minho.

Sobra ainda Candeias, mais um produto com o rótulo “made in Porto”. Época de novas sensações, de tirocínio, fará parte do plantel, tal como o colega Tengarrinha. A sua utilização é que já entra no domínio da ficção, sabendo-se do conservadorismo do treinador dos campeões nacionais.

Foi nas posições mais flanqueadas do meio-campo que o Porto viu chegar um dos reforços de peso. Carinhosamente etiquetado de "Cebola", Cristian Rodriguez colocou em míseros 5 minutos 6 milhões de aberrações a chorar. Compreende-se o porquê. Na mediania da Luz, Cristian Rodriguez brilhou intensamente. Da mediocridade que por lá imperava saiu ileso, nas suas vastas qualidades. É ambicioso. E quer títulos. Como num 2+2 de soma fácil, o Porto foi o destino escolhido. Clube que colecciona de forma compulsiva troféus, será aqui que o "Cebola" poderá explanar todo o seu futebol. E ele tem muito para dar. Explosivo, detonador de defesas, dentes cerrados, à boa maneira sul americana, apresenta um futebol geométrico, misto de raiva e poder. Potencial titular, tem tudo para realizar uma temporada de sonho.

Também aqui, analisando os extremos, fica-se com uma sensação latente de que falta algo. Ou alguém. Sem Alan, com o marroquino Tarik a recuperar de uma lesão e Quaresma de malas feitas, as opções são escassas, quase obrigando o Porto a ir ao mercado, nos próximos dias, para uma solução viável.

Em suma, é o Porto de sempre. Ávido por novas vitórias, com um plantel equilibrado, permitindo a adopção por parte do corpo técnico das variantes e cambiantes necessárias às várias situações de jogo. Em 4-3-3 ou no 4-2-2, o caminho para o Tetra terá o nome de novos heróis. E nós cá estaremos, para os apoiar. Como sempre. Todo o ano. Sem regatear esforços.

- fim -

20 comentários:

  1. Agora com um Hulk ninguém nos pára!

    ResponderEliminar
  2. Lol...se for mesmo esse o avançado, funciona como uma espécie de balde de água bem gelada. Não desfazendo, e esperando que o dito cujo seja um marcador inveterado de golos, mas era preferível não aumentar expectativas dos adeptos, falando na imprensa de uma "surpresa".

    Ou vem alguém que seja claramente uma mais valia, ou sinceramente não percebo o pk de certas contratações. Nunca ouvi falar em tal personagem (e logo eu, k sou um seguidor fanático do Football Manager). Para golos tinhamos o Adriano. Ou o Renteria.

    ResponderEliminar
  3. Hulk:

    O Incrível Hulk é um dos personagens mais conhecidos das histórias em quadradinhos. Foi o super-herói da segunda série de histórias criada por Jack Kirby e Stan Lee, em 1962, dando continuidade à revolução dos quadradinhos iniciada com o Quarteto Fantástico (Fantastic Four). O Seu nome verdadeiro é Dr. Robert Bruce Banner :)

    ResponderEliminar
  4. Hulk no FCPorto!!??
    Agora sim é vámos ser imbatíveis.
    Abraços

    ResponderEliminar
  5. Agora a sério, o homem marca golos q se farta e esteve para ir para o PSG. Vamos ver como se adapta ao futebol Luso se se confirmar ser essa a estrela anunciada...

    E marca bem livres de pé esquerdo...

    podem ver aqui:
    http://www.youtube.com/watch?v=Nns_xfIcYWQ

    Quanto ao post do Paulo, uma vez mais, de nível elevado, tenho a dizer q concordo com a necessidade de ir ao mercado contratar um extremo caso saia Quaresma.

    Quanto ao lugar de trinco há ali muito material de qualidade a explorar. Espero q Jesualdo esteja à altura dessa missão ...de escolha.

    Gostei deste bocadinho do texto do Paulo Pereira:

    «E depois, temos O jogador. Menção especial a Lucho Gonzalez; El Comandante, nome de guerrilheiro que traduz a importância acrescida do argentino no jogo dos portistas. Parecendo omnipresente, flutua com leveza e encanto sobre o relvado, aparecendo como que por artes mágicas em todos os lugares onde a bola se encontra. Virtuoso, coloca o esférico com argúcia em passes longos, como se as botas tivesses gps incrustado»

    :) Quem mais qualificaria assim, com toda esta classe, o nosso el comandante?

    Abraço

    ResponderEliminar
  6. Paulo Pereira:

    Como já é nossa sina... às 4ªs feiras temos que levar com o teu relambório muito conhecedor do que entendes abordar... e não o escrever, apenas por escrever.

    Não posso deixar de assinar por baixo, de uma forma muito clara e concordante com toda esta tua análise do meio-campo para a frente, no seguimento da tua anterior visão da semana passada, que se centrou então mais na parte recuada do plantel.

    Assim de relance, e atendendo às últimas noticias sobre o plantel, era meu entendimento que estavámos claramente deficitário para a posição central do ataque, já que Lisandro e Farías era manifestamente pouco para toda a temporada... mas tb eventualmente para a ala direita do ataque, caso se confirme que Quaresma já era.

    Pelos vistos, uma da soluções já terá sido encontrada... ainda haverá tempo para a outra?

    A ver vamos.

    ResponderEliminar
  7. ora, eu acho que isso e pura especulaçao!
    tao nao era surpresa?
    vao estragar a surpresa a 50 mil pessoas que vao estar no dragao?
    para que comprar um hulk se ja temos um sassa (renteria)?
    sinceramente n acredito muito nesta noticia, mas a ser verdade, preferia o adriano!
    ja tive a ver as imagens do homem, mas o homem joga no... Japao! sao muito fraquinhos la!
    veremos sabado, falta pouco!

    ResponderEliminar
  8. Estilhaço,

    Compreendo que o dinheiro nem abunde, mas a minha decepção em relação ao pretenso avançado tem apenas a ver com as expectativas criadas. E, actualmente, com o mercado em recessão, até que se conseguiria com esforço financeiro comprar um peso-pesado.
    Caramba, baixam o preço do trivelas e englobam um dos avançados do Inter. Adriano ou Julio Cruz. São ambos letais.


    Avançado para marcar 1 golo em 5/6 oportunidades tinhamos nós no plantel. Mas, apesar de tudo, quem vier terá os merecidos aplausos, claro. Mas, para isto, comtratava-se e pronto. Nem era preciso tanta expectativa. E o "teu" Renteria? Que é feito do tipo? Ainda não apareceu...

    E que marque muitos golos. É a melhor forma de me calar:)

    ResponderEliminar
  9. Quando vejo um jogador com nome estranho lembro-me sempre do Toninho Metralha, do tempo de Pedroto, corria mais que a bola e rematava fortissimo mas acima da barra 2 metros. Vi-o arrancar muitos torrões de terra no antigo campo de treinos no talude existente por tras da baliza.
    Hulk ... o incrível... será que vem?
    No You tube faz umas coisas mas é no ... Japão...
    De qualquer modo, se vier, beneficio da duvida, esperemos que dê certo e não seja mais um para dar motivos de gozo.
    Temos de entender também que bons avançados são poucos e muito caros embora mantenha a minha ideia de preferir um europeu mesmo que de nível médio.

    ResponderEliminar
  10. Primeiro, pelo que vi, acho este Hulk um bom jogador, forte tecnicamente, remate poderoso. E como ainda é jovem, terá ainda muita margem para evoluir.

    Quanto à decepção dos adeptos, eu acho que esta não é a surpresa. Saindo o Quaresma, terá de vir um para o lugar dele, uma vez que, jogando em 4-3-3, três extremos + Candeias é insuficiente. Julgo que a tal surpresa é um extremo de qualidade. A ver vamos.

    ResponderEliminar
  11. Simão está a fazer exames médicos na cidade do Porto

    ResponderEliminar
  12. simão está no méxico...

    ResponderEliminar
  13. o simao ta em minha casa... e o meu cao!
    esse nem de borla!
    tb n me parece k seja o hulk, para mim a surpresa e a continuidade do quaresma!
    vamos ver

    ResponderEliminar
  14. Qual foi a ior época dos último0s anos? 2004/2005, certo?
    Seitaridis, Diego, Quaresma, L.Fabiano, Derlei, Benni, C.Alberto, Pepe, Maniche,Postiga,Costinha, etc.
    O que ganhamos com tantas "estrelas"? Nada!
    A política que nos levou ao sucesso sempre foi esta:jogadores desconhecidos, jovens, diamamntes por lapidar...que na Universidade portista, cresceram, ganharam nome, fizeram sucesso e permitiram novos ciclos que se repetem há 25 anos.
    Paulo belissíma análise na linha da 1ª parte.
    Duas perguntas:acham que o F.C.Porto deve vender o Quaresma ao desbarato?
    Acham que sem sair o Quaresma o F.C.Porto deve contratar mais alguém?
    Um abraço

    ResponderEliminar
  15. Caro Vila Pouca,

    Não percebeu (ou não quis perceber) as reclamações ao anuncio deste Hulk. Sinceramente nunca tinha ouvido falar neste jogador, mas dou o beneficio da dúvida.

    O grande problema foi o presidente ter anunciado uma "surpresa". Obviamente que ficou toda a gente a salivar com um possível craque de renome internacional. Parece-me bem claro que não é surpresa nenhuma dizer que o Hulk vem para o Porto! Ou será que isto não passa de uma manobra de diversão para esconder a verdadeira surpresa?

    Quanto às suas perguntas, a resposta é igual para as duas: NÃO!

    Abraço
    AJ

    ResponderEliminar
  16. Quanto ao HULK,mais um Renteria ?
    para emprestar.
    Estamos anadar em EUROS.

    Quanto ao plantel :

    Falta a chincha a rolar, para depois apreciarmos.

    ResponderEliminar
  17. Vila Pouca:

    Quanto à pior época, nem adianta discutir sequer, pq os números, casos e afins dessa altura, falam por si... por isso, era estar a chover no molhado. E já tanto se disse desde então.

    Agora, é verdade que o nosso negócio é outro... são os tais diamantes por lapidar e não os já lapidados, pq para esses, falta o mais importante, aquilo que faz rir e sorrir.

    Agora, não vamos escamotear, eu pelo menos assim o penso, se a tal «surpresa» era um Hulk, um Capitão Gancho ou Capitão América, bem, eu vou ali e já venho.

    O Hulk, uma surpresa? bem, um completo desconhecido tá bem... agora «surpresa», nunca.

    Ou será que isto não passa de foguetório para distrair os incautos?

    Sábado, como sempre disse, logo tiraremos todas as dúvidas... e mais algumas.

    ResponderEliminar
  18. E esqueci-me da resposta às tuas 2 perguntas... um claro NÃO!

    Mas tb digo, que se for para ter depois que levar com um «amuadinho» o resto da época, é bom que o minimo vá lá à vidinha dele, pq senão, nem cão, nem casota... explicando: pouca ou nenhuma vontade em jogar e não tardará a criar problemas no balneário.

    Por isso, nem sempre um mau negócio... poderá parecer um mau negócio.

    Agora, repito: se o Mustang não for, quanto a mim... o plantel está fechado e mais que fechado.

    ResponderEliminar
  19. Ainda o enredo com a saída de Quaresma (ABOLA dá-o como práticamente vendido ao Inter)

    Se a moda pega, sempre que um qualquer Tubarão europeu decida cobiçar um dos craques do FC Porto, bastar-lhe-á vir cá e, juntamente com o empresário do jogador aliciar o "ditocujo atleta" e pronto, o clube não terá outra alternativa senão vender o seu activo ao preço por eles préviamente estabelecido!!!

    Como é que a FC Porto-Futebol,SAD permite que os Jorges Mendes deste País aliados aos italianos do Inter de Milão venham, através de manobras de bastidores pouco claras, cá estabelecer os valores para uma possível transferência deste ou daquele atleta do clube?!
    Quaresma quando renovou aceitou a clausula de rescisão de 40 milhões, o que até era bom para ele porque elevava o seu estatuto, o valor dele como profissional de futebol e, o seu prestígio internacional.
    Vêm agora os pseudos entendidos (analistas) nestas andanças de certa Comunicação Social contrária ao FC Porto especular que nesta situação o profissional de futebol Quaresma já não terá cabeça para se reafirmar na equipa do FC Porto!
    Na minha opinião é muito simples: existe uma clausula de rescisão de 40 milhões de euros com a qual o Quaresma concordou na altura de assinar o contrato, além disso o Quaresma tem contrato com o FC Porto, portanto se os italianos dum clube qualquer querem o jogador, muito bem, chegam a acordo com o clube, pagam o devido pre-estabelecido e amigos como dantes.
    A não ser assim, senhores do Inter de Milão, calcem uns patins e vão jogar hoquei.

    ResponderEliminar
  20. até o Makukula (sim, esse que a rematar já faz lembrar o pantera negra...) quando assinou pelos gayvotas ficou com uma clausula de rescisão de 40 milhões de euros...

    O Quaresma tem de ser despachado, ou então muda muito de humor... porque carinhas feias e amuadinhas, como os bébes, não dão pró porto.

    E digo mais: ele é um ingrato. Antes de vir pro Porto era reserva dos reservados na Barça. Secalhar hoje tava a jogar no Carcavelinhos... Ele que atine...!

    ResponderEliminar