20 julho, 2008

Despertem para a realidade, Meus Caros…

Primeiro dia de férias, um calor desgraçado – para quem não aprecia, que é o meu caso – mas como as crianças adoram e em dose certa até que é benéfico, preferencialmente junto à água, chapéus e protectores q.b. , e impacientemente, tamborilando com a ponta dos dedos na areia, esperando pelo famoso “olhóoooo boooooooooliberliiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii!!!”.

Chamem-me infantil, chamem-me o que quiserem! No verão, na praia, não há nada que se equipare a uma bola-de-berlim (sem creme) e um leite achocolatado :D

A dividir a atenção entre as crianças e o homem-de-branco, que nunca mais aparecia com aquela cestinha, agora já não é cestinha, é uma caixa branca, mas não faz mal, porque o que interessa mesmo é conteúdo… e ele que nunca mais aparecia.

Já eu amaldicioava a ASAE, já o meu marido não podia ouvir falar no homem-de-branco, quando ao longe, ao estilo da melhor miragem, onde até a areia dava o seu melhor ao fazer as figuras distantes parecerem difusas e lá vem ele…. impecavelmente trajado de branco, e no braço, a caixinha mágica (não a da televisão) com as míticas boooooliberliiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii :D

Vai dai toca a acenar ao homem, qual sinaleiro daqueles que estão nas pistas de aterragem dos aeroportos, não fosse ele atender outra como eu primeiro, e lá ia eu ficar a ver navios …

Já em posse das 5 boliberlins (vou fingir nem dar conta desses sorrisinhos, óbvio não eram todas para mim…), pude finalmente dar-me por satisfeita por não ver as minhas expectativas defraudadas… mas só depois do homem me garantir que não corria o risco de a citada entidade impedir a sua entrada na praia durante os dias que se seguiriam, o deixei ir embora. E aí sim, o meu marido pode voltar à leitura d'a Bola.

E perguntam vocês … Que tem o episódio das boliberlim a ver com o Porto, ou na melhor das hipóteses com o título lá em cima?!!
Tem! Tem tudo!
Vejamos:

Para os adeptos do slb, as boliberlim, são os títulos a que estavam habituados a dar como certos todos os anos por volta de Junho.

O homem de branco é o sistema… é o que lhe quiserem chamar.
A minha insistência para que ele me garantisse que eu teria as boliberlim, qualquer semelhança com as tentativas desesperadas da parte do slb de tentarem ganhar na secretaria o que não ganham em campo é a mais pura das realidades.
Assim sendo, caros adeptos do slb, para vocês não há mais “boliberlins”.

Vejam na figura de Jorge Nuno Pinto da Costa, a vossa ASAE.
O sistema está limpo. Ganha quem tem mérito! Ganha quem tem melhores jogadores.
Vai às competições Europeias quem o faz por merecer, em campo.
Mas vocês não devem saber o que isso é. Conhecem os cantos todos às instituições de recursos e afins, disso não tenho duvidas.

O campo, é aquele maravilhoso espaço relvado, com umas linhas e duas balizas, onde nós – PORTISTAS – brilhamos e festejamos títulos, uns atrás dos outros.

Espero não voltar a ocupar este nobre espaço com um post dedicado a vocês, mas eu tinha avisado: iriam pagar por terem ousado enxovalhar o nome do meu Porto!

Saudações Azuis & Brancas,
Heliantia.

18 comentários:

  1. Boas férias e olha que eu também adoro comer uma bolinha de berlim.
    Depois de bater uma raquetes, de um bom banho...uma bolinha de berlim...hummm que delícia!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Boas férias!
    Só não percebo como é que consegue saborear uma bola de berlim com alguém aí ao lado a ler a borla... UIIIIIIIIIII que vontade de vomitar!

    ResponderEliminar
  3. bOAS fÉRIAS...

    E tens razão qt a irem pagar pelo q nos fizeram...já começaram a pagar e vão pagar ainda mais...

    grande resultado ontem, 1-1 do benfas em casa do grande estoril...

    ResponderEliminar
  4. por falar em férias um abraço para o dragon soul com quem me cruzei ontem no festival marés vivas em Gaia. Gostaste dos James? :) Estavas sempre na fila para comprar água...não percebi:)

    ResponderEliminar
  5. Lucho

    Tu foste ver os JAMES e não disseste nada que eles tavam cá???

    Nunca mais te perdoo! :D

    ResponderEliminar
  6. Gosto muito de Bolas de Berlin e essas que a Heliantia descreve são saborozíssimas...Naquela curta mas segura praia de Paço de Arcos, quantas "perderam a vida" sem contemplações nenhumas. Depois um Fruto Real fresquinho e a seguir um café -têm razão, uma bica- bem tirado, sacar de seguida um SGFiltro de dentro do maço ao lado da toalha, colocar os "meus Rebain" e atentamente -muito atentamente- mirar demoradamente as ninfas do Tejo a baloiçarem-se no ritmo das ondas...Hummm....Hummm..."Adeus tristeza, até depois, chamo-te triste por sentir que entre os dois, não há mais nada para dizer ou conversar, chegou a hora de acabar!...."
    HUMMMM...Hummm...HUMMMMMM....Lá longe o Bugio...E Cascais, para mais logo no Cais...Agora, Hummm...Grandes Bolas de Berlin que ali vêm, não achas?...Sim, é verdade, mas olha que estas parecem ter creme, Nívea...Repara como as moscas se sentem tão atraídas.
    -Tens razão...Mas que parecem saborosas, lá isso parecem, e o açúcar a envolvê-las...Hummm, Hummm...É pá, não sejas tão guloso!
    -Pois é, mas a vida é só um dia...E Deus deu-nos esta...tão bem preenchida!

    ResponderEliminar
  7. Viva !

    Heliantia, gostei bem do teu texto e, sobretudo, da queda final.

    Desculpem a minha ignorância : Quem são os James ? Um conjunto suponho eu ? Se sim que tipo de música tocam ? Cantam em Inglês ou em Português ?

    Qual foi o resultado do jogo ? Não pude ver . Que comentários ?

    E Viva o Porto !

    ResponderEliminar
  8. 1-1 Maravilha e ficou a convicção de que o Porto tem um plantel fortíssimo...

    ResponderEliminar
  9. É pá, mas que belo texto, até me pôs com vontade de desistir da dieta rigorosíssima que ando a fazer LOL

    Lucho, e que bela surpresa ter-te visto por lá, e quanto à água, bom, eu sou mesmo assim, a modos que um "aguadeiro" ehehehe algum dia me viste beber álcool??!! :)) E o concerto foi 6* não foi?! Pois é, e nós tavamos lá ;)

    Portomaravilha, sim, os James são uma das minhas bandas preferidas e deram um concerto fantástico aqui em Gaia ;) cantam em inglês

    ResponderEliminar
  10. Dragon Soul, diz-me se por acaso entendi bem, o concerto decorreu exactamente sobre o areal do Cabedelo?...É que aquela zona foi há dias considerada -por uma série de personalidades importantes, incluindo o Filipe Menezes- exclusiva para a protecção de espécies cinegéticas e migratórias.
    Agora espetam-lhes em cima com um concerto de Rock?...Deve ser para acicatar a Procriação!
    Está tudo doido!...Tasss...

    ResponderEliminar
  11. Meireles, areal de Cabedelo?? É pá, se queres que te diga não sei, sei que areia por baixo dos pés não havia, era mesmo a modos que piso duro lol agora, acho de que sim, que era em Cabedelo ou lá como se chama, do género pra mim Gaia é o outro lado do Porto, em suma, não faço a mínima acerca desse dormitório :D

    ai o LF Menezes defende a zona?? Hum, havia por lá uma espécies raras que até deitavam fumo pelos olhos e tal, outros voavam com a Red Bull... quanto ao resto não vi, nem sei. E quanto à procriação posso-te dizer que por lá deve ter havido muita na zona das casas de banho :)) Porta-te!!

    ResponderEliminar
  12. Heliantia:

    Como já tinha comentado anteriormente, mais um dos teus textos muito simpáticos... e com uma «analogia» muito interessante entre as míticas boooooliberliiiiii e o vendedor... com tudo o que se passa em volta do futebol em PORTOgal.

    Parabéns... estiveste bem... aliás, muito bem, tal como já vem sendo um teu hábito.

    ResponderEliminar
  13. Dragon Soul:

    Olha lá, atão foste ver os JAMES e nem disseste nada? obrigadinho pela consideração ;)

    E pelo que por aqui leio, estou a ver que rondaste muito, como já é habitual em ti, a zona do «guaraná gaseificado»... só não percebi o que andavas a fazer na zona da «procriação» :D afinal, foste "ver" os James, ou só querias era mesmo "ouvi-los" (ao longe)? :D

    ResponderEliminar
  14. Deixem-me cá só esclarecer um ponto: eu já voltei, de férias :)
    Mas obrigada pelos votos de boas férias na mesma :D
    Guardo-os para Setembro, para mais uns dias de dolce fare niente ;)
    Esqueci-me de vos contar que me cruzei com o nosso Dominguinhos, faltou foi coragem para pedir foto e quiçá umas perguntinhas para agora publicar aqui no blog...
    Fica para uma próxima... prometo!

    ResponderEliminar
  15. Para todos aqueles que estão preocupados com conservação das espécies (excepto gaivotas, claro) que habitam o areal do Cabedelo de Gaia, esclareço que o festival foi realizado em terra firme, nas novas ruas recentemente inauguradas. Está uma área lindíssima, e, a quem vai do Porto em direcção às praias de Gaia, aconselho a fazerem esse percurso, quer desçam da Ponte da Arrábida em direcção à Afurada, quer sigam pela de D.Luis, passando pelo Cais de Gaia

    ResponderEliminar
  16. O problema 2710, não é ter sido realizado em terra firme, eu sei que abriram novas vias exactamente para as desviar e subtrair ao espaço protegido, a questão é que não foram distribuídos protectores auriculares aos pássaros ali residentes e estes ao chegar da farra devem ter pensado: -Tasssss...Enganei-me nas coordenadas!...Afinal isto é a zona protegida da Foz do Douro ou é um Parque de Diversões?...

    ResponderEliminar
  17. É a mesma coisa que ir fazer um Festival Rock para o Hospital do Conde Ferreira...Estão malucos, pior não ficam!...Só em Portugal!

    ResponderEliminar