22 julho, 2008

Um mistério oculto e um minuto especial

«Toda a cidade, com as agulhas dos templos, as torres cinzentas, os pátios e os muros em que se cavam escadas, varandas com os seus restos de tapetes de quarto dependurados e o estripado dos seus interiores ao sol fresco, tem toda ela uma forma, uma alma de muralha»

Agustina Bessa Luís, sobre a Cidade do Porto.

Praça Carlos Alberto, na freguesia de Vitória no Porto, nasce ao 10º dia do mês de Novembro do ano da Revolução de Abril este que vos escreve. Orgulhosamente, digo sempre que nasci na Cidade Invicta (Ordem do Carmo) embora a minha naturalidade no BI registe Matosinhos por ser a minha primeira morada. A minha paixão pela Cidade do Porto vem, no entanto, já da infância com recordações diversas, desde as marchas nas noites de São João até às deliciosas tardes passadas no Cinema Batalha...

O Porto, aos meus olhos, teve sempre magia, tenho sempre para mim, desde miúdo, que os segundos que se esgotam enquanto passo a Ponte da Arrábida me transmitem sempre uma multiplicidade de sentimentos, de emoções, de pensamentos... O gosto pelo futebol surgiu um pouco mais tarde (cerca dos 11 anos) mas bem a tempo de me tornar, sem receios o afirmo, um «Porto-dependente». É este o meu vício, é esta a minha paixão, é isto a minha vida.

Sentir o Porto Cidade e o Porto Clube como um só é uma evidência que todos nós conhecemos. Um dia, depois de uma derrota dolorosa do nosso FC Porto acordei bem cedo e decidi caminhar pelas ruas cinzentas da baixa do Porto. Durante esse percurso visualizei as expressões tristes de pessoas que, tal como eu, sofrem pelo Porto. Foi um exercício mental que me tornou ainda mais Portista e Portuense do que aquilo que já era.

Como diz canta Rui Veloso no seu «Porto sentido», a nossa Cidade oculta um mistério naquele seu ar grave e sério, naquele seu timbre pardacento, naquele seu jeito fechado de quem mói um sentimento e por isso, costumo dizer, que esta paixão pelo Porto que todos nós sentimos é algo de difícil compreensão para os nossos rivais. É esta a nossa mística, o nosso sentimento, na verdade o que nos distingue de todos os outros. Porto, Cidade e Clube, formam, de facto, uma imponente Muralha, aproveitando as sábias palavras de Agustina Bessa Luís.

A vida, as emoções que nos acompanham ao longo do tempo, as pessoas com quem convivemos vão-nos moldando o caracter, a personalidade. A minha vida confunde-se hoje com o pulsar do Dragão... E por isso, encaro com toda a naturalidade que a vida que levo desde os meus 11 anos me tornou um Portista acérrimo, convicto, outros diriam doente... Acreditem que o instante em que visualizei pela primeira vez o relvado das Antas, era ainda uma criança, marcou-me profundamente. Esse doce momento ficará para sempre no meu «albúm de recordações».

E hoje, ao escrever todas estas linhas, olho para trás e o que vejo?

Grandes emoções, glórias, golos, vitórias, jogadores, noites memoráveis, algumas mágoas... acreditem que não me é difícil lembrar jogos em que dei por mim a festejar golos com incontroláveis lágrimas escorrendo-me pelo rosto, com festejos com efusivos abraços aos colegas de bancada que não conhecia de lado nenhum, de sentir o coração a bater de forma acelerada, de gritar golos do Porto em locais menos próprios...

Minuto 90 do Manchester vs FC Porto da Champions League 2004, livre para o Porto, talvez a última esperança para as nossas cores, sinto uma agitação anormal, as mãos suam descontroladamente, digo para mim mesmo que tem que ser ali, que a história está ali à espera de ser tingida pelo azul e branco, McCarthy corre para a bola, o coração quase que bloqueia naqueles segundos, há uma defesa para a frente e os meus olhos viram, juram que viram, antecipadamente o que se seguiu, Costinha remata e a bola encosta às redes, salto da cadeira do café, aos berros percorrendo todo o corredor do mesmo até junto da TV, de braços no ar, acompanhando a louca correria de Mourinho nos festejos, há pessoas, nesse instante, que não conheço de lado nenhum, que me abraçam, que saltam a meu lado, que gritam e choram comigo, choram descontroladamente.

Isto, meus caros é saber viver, é saber amar, é ser do FC Porto.



O FC Porto tem uma história gloriosa e acreditem que muito se deve a nós, simples adeptos. Nós somos o que de mais belo o futebol tem para oferecer... Nós somos a verdadeira voz do FC Porto. E o FC Porto é a nossa vida. E quem sabe se na Champions deste ano não vamos voltar a viver momentos como o que vos recordei neste post?

ps - Parabéns à equipa de futebol de praia do FC Porto que este fim de semana venceu, na localidade de Entre os Rios, o trofeu Ibérico derrotando o Real Madrid (4-3), o Benfica (5-5 e 4-3 após gp) e o Valência (5-1). Este Dragão é insaciável... Uma última nota para referir que a RTP2 está a acompanhar em directo o Europeu de hóquei em patins (em Oviedo) com Portugal a estar representado por 3 jogadores do FCPorto, R.Ventura, Caio e P.Moreira. Ontem ganhamos no 1º jogo por 7-0 à Inglaterra.

Saudações Portistas,
Lucho.

39 comentários:

  1. Lindo post! Grande Lucho! Um gajo ao acordar e ler estes posts fica logo bem-disposto!
    Isso e uma bela donzela filipina ao lado

    ResponderEliminar
  2. Um verdadeiro hino à beleza da Invicta, este teu artigo, transfigurado de poema recheado de pormenores arrepiantes. O Porto é assim. Cidade e Clube umbilicalmente ligados, entranhados um no outro, criando sólidos laços de paixão, incompreensível para muitos, mas gratos de viver e sentir a todos os que comungam a mesma mística.

    As palavras de Agustina são, por si só, a forma perfeita de caracterizar esta empatia sentida. Um Porto vibrante, um Porto uno, um Porto capaz de nos transportar para locais de alegria intensa. E agora, que vão começar as hostilidades de nova época, é sempre grato recordar momentos de glória. Porque são eles, sem dúvida, que nos farão catapultar os sentimentos de conquista para a procura de novos êxitos.

    Abraço,

    ResponderEliminar
  3. Muito bonito este Post de LUCHO...Tudo muito bem enquadrado e a cor dominante em todos os momentos: AZUL!...
    Aquela neblina que cobre quase sempre as manhãs da Cidade. Aquele ar fresco que emana do Rio, o barco rabelo que é o símbolo e a ligação histórica ao passado remoto, que nos desceu do Norte.
    É esta cidade, assim estruturada como um Castelo, em cascata orgulhosa, dura como o granito que lhe é tão natural, que eu decidi escolher no momento em que "nos labirintos da Noite do corpo da minha Mãe", havia que tomar uma opção! -Ou então sequer pude escolher, foi-me imposta pela Natureza assim a modos que uma obrigação de Estar Aqui. E estou, "não podia ser de outra maneira"!...
    Fala o Lucho em Ordem do Carmo, falo eu em Sto António, dois passos entre os dois Hospitais e a mesma Praça de Carlos Alberto, a Universidade, Palácio da Justiça, Praça de Lisboa, Gomes Teixeira, Cordoaria, Mártires da Liberdade...E a Torre mais alta da Cidade! O ex-Libris dos Postais Ilustrados, a zona de vigia por excelência.
    O Lucho antecipou-se, até no Fut de Praia!

    ResponderEliminar
  4. Muito bonito até porque me revejo totalmente em tudo que dizes.
    Nós adeptos com a nossa cultura de exigência, com o nosso inconformismo, com a nossa alma, mas também com a nossa sensatez e tolerância, sabendo quando devemos criticar ou quando devemos calar a crítica, nós com a nossa grande paixão pelo clube e pela cidade -que pena o " Rio" estar poluído - formamos um bastião que resiste a tudo e faz do F.C.Porto - clube de província, num país vergonhosamente centralista - um exemplo de sucesso e um caso de estudo no mundo do futebol.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  5. Grande lucho! Gandre post! hoje os nossos amigos regressam a casa.
    Abraços

    ResponderEliminar
  6. Este jogo foi sem duvida o mais emocionante que ja alguma vez vi!

    Que boas memorias :)

    ResponderEliminar
  7. e CHEGAR aqui e ver estes 4 comentários tb aumenta logo a nossa boa disposição... Lindas palavras do paulo pereira, do meireles e do vila pouca sobre a nossa querida Cidade Invicta... E um abraço para o Hugo q julgo estar em Macau mas que não deixa de nos acompanhar.

    ResponderEliminar
  8. O Meireles sabe tudo da nossa Cidade...Um verdadeiro apaixonado pela Invicta! Dá gosto ler tudo o q escreves e sente-se um amor incessante pela tua Cidade... Abraço!

    ResponderEliminar
  9. Só mais uma coisa: Este post tem (como sempre) a excelente contribuição do blue boy na colocação da foto do Costinha e do McCarthy no momento do remate decisivo e, claro, do vídeo fantástico desse golo memorável com relato da RR por pedro azevedo.

    ResponderEliminar
  10. Gabda post mano....por isso é que eu curto este blog....até senti aquele arrepiozinho pela espinha....que saudades...espero que seja este ano outra vez...
    FORÇA PORTO...

    ResponderEliminar
  11. Lucho,

    Como é bom ler estas recordações e sentir de novo estas emoções.

    Obrigada e Parabens pelo post. FANTÁSTICO!

    Emília - Dracaena

    ResponderEliminar
  12. Apenas uma pequena correcção,que não é para ser publicada.
    O Rui Veloso não diz, canta, o que o Carlos Tê diz.No resto muito bem, continue.
    Saudações portistas.
    JR

    ResponderEliminar
  13. Lucho

    Ver tudo isto descrito através dos teus olhos, é realmente SOBERBO!

    Impossível alhearmo-nos, face à emoção que depositas nestas tuas palavras.

    PARABÉNS!!

    Temos escritor, carago!! ;)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  14. Tem razão o anónimo qt ao Carlos Tê. Belíssimas as canções do Rui VEloso cuja letra é da inteira responsabilidade desse grande Portuense e Portista Carlos Tê.

    ResponderEliminar
  15. Lucho, belíssimo post, autêntico, cheio de paixão e poesia.
    Obrigado por este momento tão reconfortante para nós, portuenses, portistas.
    Menção também para o magnífico comentário do Meireles, um continuar dos sentimentos expressos pelo Lucho.
    Feliz do Blog que contempla sensibilidades destas e de nós todos que as podemos desfrutar.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  16. Lucho:

    Bem, ou te deixas destes posts de lérias, que me deixam sempre aqui com um olhar de Maria Madalena, ou não tardas nada, vais mas é treinar com os «reservas» que é um mimo :D

    Andava eu ontem a procurar uma imagem do tal jogo de Manchester para aqui juntar em substituição da «tua» inicial, já assim que a modos de pinga-amor depois de ler, viver e relembrar todas as emoções vividas nesse tal célebre minuto 90, quando a encontro e tudo se tornou mais claro... faltando apenas encontrar o vídeo para acompanhar e prontos, (desculpem agora a palavra, mas tem mesmo de ser), FODEU-SE tudo literalmente... fiquei num tal estado de ansiedade interior que o crlh da lágrima tinha mesmo de aparecer e a respiração em modos que ofegante, bem ofegante, com o ritmo cardíaco a disparar para níveis assim meio pró preocupantes.

    Ninguém merece isto, desculpa lá... ninguém merece isto.

    Portanto, ou paras de brincar aos posts e começas a falar de coisas sérias e com muito rigor e profissionalismo, ou se queres continuar a brincar aos posts made by Disney Channel, no País das Maravilhas, tás f..... comigo ;)

    aKeLe aBrAçO, óh Poeta da bancada Super-Bock :D

    ResponderEliminar
  17. Arrepiei-me todo a ver este golo do Costinha.

    Apesar de estar de luto, nesse dia, festejei como nunca este golo. Acredito que foi uma dádiva vinda desde lá de cima.

    Obrigado!

    ResponderEliminar
  18. JR:

    Bem sei que pediste para não publicar, mas achei por bem não atender ao teu pedido... espero estar desculpado ;)

    O que é justo, é justo... o nosso muito obrigado pela tua correcção (o que foi feito na mesma hora), o que só demonstra que há quem leia com atenção, muita atenção o que por aqui se escreve de uma forma totalmente despreocupada, mas repleta de emoção, sentimentos e paixão, muita paixão pelo clube que tanto amamos e idolatramos: o nosso FC PORTO!

    Em nome do blog, e apesar do autor do post tb já o ter feito, mais uma vez, o nosso obrigado pela tua correcção.

    aKeLe aBrAçO,

    ResponderEliminar
  19. :)estiveste bem blue:))

    Chorar tb faz bem:))

    e um homem tb chora...

    Olha disseram-me agora q o Simão esteve no Sheraton no Porto, ontem... Não sei esta informação é fidedigna...

    Será q o Lucho vai seguir o caminho inverso... :(

    ResponderEliminar
  20. oporto:

    na sexta feira tenho uma surpresa para ti...não percas...

    ResponderEliminar
  21. bLuE bOy

    Cada dia me surpreendes mais com os teus comments!! :O

    p.s. este bonequinho ( :O ) significa que tou mesmo de boca aberta :)

    ResponderEliminar
  22. Viva o Lucho!
    Já agora como diria o Rui Veloso de pois de cantar mais uma do Tilo : quem escreve assim, não é...
    Para ser franco,inicialmente nem me pareceu o tipo de escrita do Lucho.Não lhe conhecia esta veia poética e emocionante!Parabens Lucho!Notável!
    És capaz de fazer chorar até as pedras da calçada...!
    Isto só para dizer que tb gostei muito do teu "post"e associar-me aos elogios mais que merecidos que rebeste! Ora aqui está uma fantástica "surpresa"...pelo menos para mim.
    Continua!

    Abraço

    Monteiro

    ResponderEliminar
  23. Fantástico "Lucho"!
    De arrepiar mesmo...!
    Fizes-te com que vivesse tudo, como que se estivesse a acontecer agr, neste preciso momento...
    Até fiquei com uma lágrima no cantinho do olho... (vá, 2... ou 3 :P )

    É por posts como este q eu n passo um único dia sem visitar este blog.

    Parabéns!!!
    (E venham mais destes)

    ResponderEliminar
  24. Caro Lucho: só uma nota: estupendo! Que Luxo!!!

    Eu nesse golo também me passei! Ainda hoje me arrepio!!

    ResponderEliminar
  25. Alan três anos no S.de Braga.
    Ai Guimarães, Guimarães...amor com amor se paga.
    E a surpresa vem ou não vem?

    Abraços:

    ResponderEliminar
  26. Meu querido Lucho,

    Seres dos nossos... é mesmo um luxo. És encantador.

    E o meu querido Meireles é um poeta. Cada vez que a pena desliza nos seus dedos só saem pérolas maravilhoas próprias de que quem conhece a nossa cidade do Porto como ninguém. Quem sabe, sabe.

    ResponderEliminar
  27. Olá Lucho!

    Com bastante pena minha,da maneira que o original se está a portar, estou a temer que tenhas de mudar de pseudónimo num futuro relativamente próximo.

    Abraço

    ResponderEliminar
  28. Viva !

    Grande texto Lucho !

    Aquele golo foi fantástico. Pois é : O FC Porto é eterno !

    Já agora, se permites, para alimentar o teu texto. Eis uma visão dum grande escritor que não é Português sobre o Porto.

    "Creio que o Porto foi a que guardou maior fidelidade a uma arquitetônica nacional e tradicional - essa que os portugueses legaram às terras por eles colonizadas no além-mar." Ou ainda " Olhando melhor a fisonomia destes edifícios inclino-me a modificar a primeira impressão que tive do Porto quando a avistei do outro lado do rio - a saber, que seu estilo arquitetônico dominante " tradicionalmente lusitano" foi o que os portugueses deixaram em terras por eles colonizadas no além-mar. É que estou descobrindo com demasiada frequencia um certo quê de oriental nestas construções - algo que não saberia descrever ou situar ".

    Mudando de assunto : A rtpi transmite o jogo às 11h30 ( hora de Paris). Nada melhor para promover a modadlidade junto de quem tem que se levantar às 5 ou às 6 da manhã !

    O Alan vai para o Braga. Só o vi jogar uma vez ( contra o Hanover )o que não dá para ter uma visão lúcida. Do que vi gostei bem. Mas quem manda é o treinador !

    Dragão Atento : Acho que temos os mesmos gostos musicais na sua globalidade. Não citei o King tal como os Beatles porque me parecem que são uma referência indispensavel para o século XX, tal como o são Marx ou Freud, quer se goste ou não. Para mim, o grupo realmente de referencia são os Doors e depois o Bowie porque a minha mulher era e continua fã e passa a vida a tocar Bowie e a ouvir Bowie. Conheço os grupos que citou mas não também .

    Depois aterrei na Bossa Nova e, sobretudo, no Tom Jobin. Quem gostou de J Hendrix na sua adolescência só pode desaguar creio eu no Vinicius de Moraes, entre alguns outros.

    O que lhe queria escrever ontem é que a banda Fm, em França, impos quotas. 60% tem que ser em Francês. No primeiro ano foi um fracasso, mas agora há grupos amadores e não só muito bons. Igual quanto ao cinema.

    Vou parar aqui, caso contrário, o Blue Boy mata-te. Lol !

    E Viva o Porto !

    ResponderEliminar
  29. Eu pensei em escrever um poema para exaltar este magnífico post-poema, mas depois de ler tão poéticos comentários, sinto que o meu poema não passa dum arremedo de prosa bacoca. Contudo, deixo~to aqui para verem quão eu senti a emoção com que este post me prostrou.
    Nem posso comentar! Só emoção!
    Grande post!Sublime de mensagem
    Fica-nos na retina, bela imagem
    Imagem bem real, não invenção!

    Oh Companheiros duma tal Nação
    De granito, tal torre de menagem,
    Castelo invicto, Forte de coragem,
    Somos sólidos Paços de paixão.

    Gritemos alto: Porto 1 Porto! Porto!
    Tão forte a voz que doa nas gargantas
    Tão sentida que chore nas entranhas.

    Na vida não tenho maior conforto
    Nem alegrias eu comungo tantas
    Quantas eu sinto, quando ó Porto ganhas.

    ResponderEliminar
  30. Já alguém viu o que se passa no blog campeoesfcporto.blogspot.com/ ?

    ResponderEliminar
  31. Pois o Tiago desse blog n�o tem mesmo mais nada q fazer...Enfim...

    ResponderEliminar
  32. Parabéns ao Bento barbosa pela sua veia poética por nós já conhecida. Já tinha saudades da sua participação. Abraço

    ResponderEliminar
  33. Quando digo:

    «Pois o Tiago desse blog não tem mesmo mais nada q fazer...Enfim...

    estou-me a referir ao blog

    campeoesfcporto.blogspot.com

    em q o seu autor tiago araújo passa a vida a copiar os comentários de leitores do bibó Porto, copiando-lhes o nick e a sua mensagem... lamentável...agora só compreendo isso pela idade (reduzida) q julgo tenha o autor....

    ResponderEliminar
  34. Anónimo:

    Sim, há muito, mas muito tempo que o que se passa nesse tal blog (campeoesfcporto.blogspot.com)já é por demais conhecido... já se tentou fazer algo, e até admito que o «Tiago» nos últimos dias tem tentado fazer um esforço por criar exclusivos pró seu blog, mas no geral, os copys continuam, quer em forma de posts, quer em forma de comentários, quer em forma de nicks.

    Nada a fazer... apenas deixar andar e ignorar enquanto mantiver esse procedimento... até que um dia se canse disso e possa então a partir dessa data, passar a ser olhado com mais respeito por todos nós... e ver as visitas ao seu espaço aumentarem, tal como o nr de comentários... até lá, como digo, limito-te a ignorar.

    ResponderEliminar
  35. Sem mais comentários :)

    Apenas dizer, que desde que estou em Braga, que basta chegar ali à VCI, para sentir o meu Porto. Sentir na verdadeira acepção da palavra. Sentimento esse que só mesmo as pessoas do Porto sabem o que é e para quem não são precisas quaisquer explicações.

    ResponderEliminar
  36. Parabens pelo texto, aqui está escrito tambem o amor que sentes por este GRANDE CLUBE, FCPORTO, fico contente por ler tambem os comentarios que te têm feito mostra que és quase um Génio deste blog, Pena o nosso Presidente Jorge Nuno Pinto da Costa não te conceder um entrevista para que se realiza-se um dos sonhos mais bonitos da tua vida. Um abraço do teu mano....

    ResponderEliminar
  37. Obrigado pelas palavras, mano.
    Até q enfim vejo cá um comentário teu!

    obrigado a ti e todos os q aqui comentaram.

    É lógico q os vossos elogios são exagerados na maior parte dos casos... até porque o FCP é q é responsável por esta minha (nossa) paixão...logo os elogios terão q ser reencaminhados para o clube azul e branco.

    ResponderEliminar
  38. Grandioso texto do Lucho, o verdadeiro exemplo do que é ser portista de alma e coração. Tu e os adeptos como tu são uma das maiores riquezas do clube...

    Abraço.

    ResponderEliminar