14 agosto, 2009

Agora, escolha!! - semana 1


Ion Timofte

Data de nascimento: 16-12-1967 (hoje com 41 anos)
Situação actual: Retirado do futebol profissional
Posição: Médio
Clube anterior ao FC Porto: Poli Timisoara
Clube posterior ao FC Porto: Boavista
Clube onde terminou a carreira de futebolista: Boavista (2000)

Épocas no FC Porto: 3 (1991/92, 1992/93, 1993/94)
Campeonatos ganhos no FC Porto: 2 (1992, 1993)

Pontos de exclamação: o seu pé esquerdo não precisava de régua e esquadro, ao contrário de alguns mestres de obras que por aí andam
Reticências: comia muitas sopas de cavalo cansado

Jogadores importantes com quem jogou: Vítor Baía, Fernando Couto, Rui Filipe, Domingos, Kostadinov

Revejam agora um dos jogos mais marcantes da história do FC Porto, onde Ion Timofte participou. Marcou o quinto golo de grande penalidade e esteve envolvido na jogada do quarto golo, apontado por Domingos.



Já na semana passada vos tinha falado que irá haver um prémio a ser sorteado entre os habituais comentadores desta rubrica: O “Agora escolha” do Dragon Soul.

A primeira surpresa é que não haverá apenas 1 prémio, mas sim 2! O primeiro será sorteado já no próximo jantar de Natal do Bibó Porto, e o segundo será sorteado no final da época durante o jantar de aniversário do Bibó Porto, no mês de Maio.
Ficam automaticamente habilitados ao prémio os comentadores que cumpram os seguintes requisitos:

- Serem bloggers registados.
- Terem comentado pelo menos 10 posts até ao dia 4 de Dezembro (para o primeiro sorteio), ou 20 posts até ao dia 13 de Maio, para o segundo sorteio.
- Os comentários serem acerca do post (jogador) em questão, e nunca terem usado termos insultuosos direccionados ao Blog, Instituição FC Porto, autor do post, ou restantes comentadores.

Tanto o prémio de Natal, como o prémio de aniversário Bibó Porto, será este:



E pronto, estejam atentos e participativos!

Na próxima semana teremos a votação num extremo que chegou a ser defesa lateral. Tinha por melhor amigo o seu tubo de gel. Quem será?

Saudações,
Dragon Soul

25 comentários:

  1. Queria só fazer uma pequena rectificação ao texto, que advém do vídeo estar mal editado. O golo do Timofte não foi o terceiro golo da partida, como é dito e erradamente as imagens sugerem, pois o terceiro golo foi o golo do Secretário. Não me recordo se o golo do Timofte foi o 4º ou 5º, tenho ideia que terá sido o 5º, um penaltie causado por uma mão do austríaco Herzog.

    ResponderEliminar
  2. Jogador com um pé esquerdo fantástico que metia a bola onde queria. Por vezes era um pouco lento mas o futebol não é atletismo...

    ResponderEliminar
  3. Ó Catita, o Timofte que conheci pessoalmente, foi um bom jogador, não um grande jogador e como dizes, fisicamente era frágil.
    Foi aliás, essa a razão para sair do F.C.Porto e ir para o Boavista, facto que ele nunca encarou bem e sempre que podia mandava as suas bicadas.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  4. Ramon, de facto o vídeo enganou-me, o golo do Timofte foi o 5º! Pelo que estive a ler na ficha do jogo: 1º Rui Filipe, 2º Kostadinov, 3º Secretário, 4º Domingos, 5º Timofte.
    Obrigado pela chamada de atenção, vou já rectificar esse pormenor.
    Saudações

    ResponderEliminar
  5. Eu também vou14 agosto, 2009

    Dragon Soul,

    20€ dá para ir até onde? Até ao Olival?

    Se fosse 20€ para comer num restaurante de jeito, ainda vá lá.

    ResponderEliminar
  6. As melhores recordações que tenho de Timifte foi o 2-3, no ultimo minuto, do épico jogo no galinheiro e o penalty marcado nas Antas no jogo do nevoeiro contra os lampiões. Na 1ª parte o Broas tinha falhado 1...

    ResponderEliminar
  7. Dragon Soul o Timofte foi daqueles jogadors que passava ao lado de muitos jogos, parecia nem estava em campo, mas quando menos esperavamos ele com um remate fora da area ou num livre lá fazia moça nas defesas adverssarias.... não era dos jogadores que mais gostava principalmente quando foi para o Boavista que sempre que podia picava o bom nome do nosso clube.

    ResponderEliminar
  8. O Timofte foi um dos jogadores que, apesar de não ter cá estado muito tempo, muito me marcou. Apontou golos absolutamente decisivos tal como referem esse do 2-3 na luz é só um dos muitos exemplos, tinha um pé esquerdo fabuloso, marcava livres com muita eficácia e tive muita pena, mesmo muita, de ele ter saído do clube, qt a mim numa decisão errada do FCPorto (apesar da questão física).

    Para mim TIMOFTE é claramente um dragão!

    Num Porto-benfica apitado por veiga trigo em 92/93 o fcporto falhou um penalty (joão pinto?) na 1ª parte mas ao minuto 91 veiga trigo volta a apitar nova penalidade a nosso favor numa noite de intenso nevoeiro nas antas (quem se lembra??) e nessa altura é o Romeno que de forma destemida atira rasteiro e ao cantinho dando a vitória ao FC Porto. Os nervos que tomaram conta de mim enqt n vi a bola dentro da baliza do slb são indescritíveis mas depois do golo do romeno como eu gritei, nossa senhora!!! Fiquei eufórico! Recordo-me como se fosse hoje. ION TIMOFTE!!!

    ResponderEliminar
  9. Dragon Soul:

    «Na próxima semana teremos a votação num extremo que chegou a ser defesa lateral. Tinha por melhor amigo o seu tubo de gel. Quem será?»

    César Peixoto?

    ResponderEliminar
  10. Por ser ainda muito novo, aquando da prestação de Timfte de FCP ao peito, daquilo que conheço, li e já vi, partilho da opinião do dragoa vila pouca: "foi um bom jogador, não um grande jogador e como dizes, fisicamente era frágil.
    Foi aliás, essa a razão para sair do F.C.Porto e ir para o Boavista, facto que ele nunca encarou bem e sempre que podia mandava as suas bicadas."
    Daí a minha votação ter recaído na 3ª opção.

    lucho, penso que a personalidade da próxima semana não seja o césar, mas alguém começado por "F".

    Abraço

    ResponderEliminar
  11. «Na próxima semana teremos a votação num extremo que chegou a ser defesa lateral. Tinha por melhor amigo o seu tubo de gel. Quem será?»

    Sérgio Conceição :)

    ResponderEliminar
  12. É isso, intrusus, tinha pensado no Folha tal como o João Rocha, mas é de certeza o Sérgio:)

    O cabelo com gel era a sua imagem de marca! Grande jogador!

    ResponderEliminar
  13. Grande jogador este Timofte:)

    ResponderEliminar
  14. Estou a ver que anda por aqui muita gente perspicaz :)

    Saudações!

    ResponderEliminar
  15. Oh Dragon Soul, as mulheres também podem votar? :P :D

    ResponderEliminar
  16. Nem dragão nem morcão, foi mais um daqueles jogadores com prestações importantes em certos momentos, mas que depois esqueceu tudo o que o FCP lhe deu, aliás temos mais um exemplo recente no Ninja que diz agora querer ver os “berdes” campeões este ano.

    ResponderEliminar
  17. Dragão, obviamente!

    Jogador de elevada cravira técnica, possuia um brulhante pé esquerdo, capaz de provocar mossa nos adversários.

    Dele lembro muitos lances, mas particularmente dois: um golo na Luz, à beirinha do fim, desempatando um teimoso 2-2, e um golo em Aveiro, no velhinho Mario Duarte, sentenciando um campeonato matematicamente.

    Merece figuar no panteão dos bons jogadores!

    ResponderEliminar
  18. "É isso, intrusus, tinha pensado no Folha tal como o João Rocha..."

    Essa do Folha com o gel na cabeça faz-me lembrar um velho vizinho do meu cativo nas Antas que, quando o viu pela primeira vez a jogar com gel, disse que "Com aquele gel todo até parece um torpedo!!"

    Ainda hoje me lembro desse frase quando vejo o Folha... :)

    ResponderEliminar
  19. O que eu mais gostei neste video, foi o relato do comentador de serviço.
    Esse calimero ainda hoje comenta jogos e faz reportagens, mas noutras paragens. O homem parecia que estava a ver um jogo de caracois.
    O 4º golo é uma jogada fabulosa e ouçam como o morcão faz o relato da jogada.

    Quanto ao Timofte foi um jogador com um pé esquerdo fabuloso e com boa visão de jogo. Os passes de 30 metros que fazia de um lado para o o outro partiram muitas defesas.

    Hoje o Jesualdo chamava-lhe um figo!

    O azar foi aquela perna direita e o seu joelho. Nunca ficou completamente restablecido. No Boavista jogava e até ganhou massa muscular mas se calhar à custa de muito treino enzimático, e muito café e coca-cola.

    Quanto às bocas...quêm é que não quer jogar no melhor clube do mundo?
    É por isso que lhe compreendo um pouco a dor de cotovelo...coitado.

    ResponderEliminar
  20. Viva !

    Eu, das poucas vezes que vi jogar o Timofte gostei.

    Além de saber marcar de livre tinha uma boa visão de jogo.

    Acho que o Porto lhe deve vitórias.

    Era uma pedra influente no meio campo e, pelos jogos que vi, sabia segurar a bola.

    E Viva o Porto !

    ResponderEliminar
  21. Não me lembro do Timofte :s a minha memória azul começa por alturas do Penta...antes disso não recordo de muita coisa...
    Mas aqui em casa dizem-me mais ou menos o mesmo que voçes...

    Abraço =)

    ResponderEliminar
  22. Dragão. Era novo na altura mas lembro da qualidade técnica deste grande jogador.

    ResponderEliminar
  23. António Costa14 agosto, 2009

    Aquela camisola é que era linda. Aliás a verdadeira, depois foram só invenções comerciais. Sobre o Tomoft, teve aquele jogo da Luz e outros, mas estragou tudo quando não soube ser homem, depois de ter saído e se ter querido armar aos cágados... num clube que hoje já não conta pra nada.

    ResponderEliminar
  24. Para mim Timofte foi um belíssimo jogador. Não era de correr atrás da bola mas tinha um pé esquerdo de onde a bola parecia sair teleguiada. Hoje, no nosso plantel, tinha lugar de caras. Quanto mais não fosse para marcar livres e cantos pois falta-nos quem o faça em condições.
    E aqueles golos ao Gayvotas e em especial ao Beira-Mar não me esqueço. Foi uma viagem fantástica de Aveiro até ao Porto com milhares de pessoas nos viadutos da A1 a saudarem os adeptos.

    Um verdadeiro Dragão.

    ResponderEliminar