23 janeiro, 2009

Empréstimos: um verdadeiro exagero

Por entre os favores consecutivos ao clube do povo - cujo excelso director-desportivo agora já não vem dizer que há limites para tudo e cujo broeiro presidente já não se importa de ganhar fora do campo - e as trapalhadas do 'goal-average' do regulamento da Taça da Liga, o FC Porto continua a preparar-se para enfrentar a parte mais complicada da temporada. Enormes desafios se avizinham. O clube continua envolvido em todas as frentes e a hora das decisões começa a aproximar-se rapidamente.

Alguns ajustes no plantel foram sendo efectuados e mais um ou outro se poderão seguir, algo perfeitamente natural nesta fase de mercado aberto. O que não é natural é outra realidade que se passa no clube e que, creio eu, nos traz mais inconvenientes que vantagens: a quantidade incrível de jogadores portistas emprestados aos mais diversos clubes. É disso que venho falar hoje. Essa situação já vinha sendo denunciada e debatida por muitos portistas, mas confesso que não tinha a sua exacta noção. O FC Porto consegue ter muitos mais jogadores emprestados que no seu próprio plantel! Cada caso é um caso, há motivos distintos para as cedências e algumas afiguram-se como perfeitamente justificadas. Não me parece, porém, aceitável que o FC Porto veja inflaccionada de modo tão exagerado a sua folha salarial, pagando ordenados, total ou parcialmente, a tantos jogadores, muitos deles sem condições de regressar algum dia ao Dragão. Este aumento de encargos só é compreensível nos casos de jovens saídos da formação, a precisar de rodar e competir regularmente, com potencial para futuramente integrarem o plantel principal, ou então de jogadores que por esta ou aquela razão não conseguiram convencer o treinador a dar-lhes uma vaga, mas a quem se lhes reconhece valor suficiente para tal no futuro.

Segundo a pesquisa que fiz (se faltar alguém, façam o favor de enumerar), o FC Porto tem neste momento 37 (!) atletas cedidos a outros emblemas, a que se junta o avançado brasileiro Adriano, que não faz parte dos planos de Jesualdo Ferreira, mas não conseguiu colocação que lhe agradasse. Deste universo, facilmente de percebe que apenas uma minoria retornará à casa-mãe. Não vejo os benefícios de se sobrecarregar as despesas do clube com jogadores que não mais vão servir o FC Porto, sejam ou não produtos saídos da formação. Particularizando:

    - Bruno Vale (Setúbal) e Paulo Ribeiro (Portimonense): A fase em que eram jovens promessas já lá vai e dificilmente regressarão ao FC Porto. A rescisão do contrato seria uma boa solução para estes dois guarda-redes e para o clube.

    - João Paulo e Cláudio Pitbull (Rapid Bucareste): Estes empréstimos são justificados, pois estiveram englobados na aquisição de Sapunaru. Têm valor para poder voltar, embora pessoalmente só acredite no brasileiro.

    - Leandro (Palmeiras), Kazmierczak (Derby County) e Bruno Moraes (Setúbal): Nunca voltarão ao clube quase de certeza e são autênticos pesos mortos. Desconheço se o clube lhes paga alguma parte do salário. Espero bem que não. Rescisão o quanto antes, ou logo que termine o empréstimo.

    - Paulo Machado (Saint-Etiènne): Este tinha valor para ficar, mas foi incluído no negócio de Guarín e o clube francês tem opção de compra, estanto, ao que parece, interessado em accioná-la.

    - Ibson (Flamengo): Jesualdo Ferreira não o quis, pelo que o empréstimo é justificado. Na minha opinião, cabe no plantel, mas se o treinador continuar a não contar com ele, resta ao FC Porto tentar vender o seu passe pelo melhor preço possível. Nada a dizer neste caso.

    - Rentería (Braga): Não tem categoria para o FC Porto, não acho que o clube beneficie alguma coisa por o manter sob vínculo contratual. Muito menos se continuar a pagar-lhe parte dos ordenados, algo que desconheço.

    - Nuno André Coelho e Tengarrinha (E.Amadora), Steven Vitória, Castro e Ukra (Olhanense) e Rui Pedro (Portimonense): Penso que se justifica continuarem ligados ao clube e serem seguidos com atenção, apesar de porventura apenas Castro se possa afirmar um dia de dragão ao peito.

    - Hélder Barbosa (Trofense): Grande jogador, voltará ao clube, quem sabe já na próxima temporada. Nada a apontar.

    - Leandro Lima e Bruno Gama (Setúbal), Vieirinha (PAOK), Diogo Valente (Leixões) e Ivanildo (Gil Vicente): São jogadores com valor, já pertenceram ao plantel principal e até aceito que se mantenham sob contrato. Todavia, tardam em explodir e não acho que algum deles vá regressar, pelo que a desvinculação é, quanto a mim, o melhor rumo a tomar. Até porque o FC Porto deve gastar muito dinheiro com os seus salários.

    - Bura e Maxi (Portimonense), Stephane e Edson (Olhanense), André Pinto (Santa Clara), Federico Scoppa (Leixões), Nuno Coelho (Salamanca), Joni, Josué e Marco Aurélio (Chaves), Elísio Esteves e Mohamed Camará (Esmoriz), Monteiro (E.Amadora), Zequinha (Gil Vicente): São perfeitos desconhecidos e, podendo ter o seu valor, nunca chegarão à equipa principal portista. Não se justifica continuarem ligados so FC Porto, ainda que a rescisão pudesse ser uma situação dura para os próprios.
Conclui-se que o número de elementos a rodar é manifestamente excessivo, acarretando para o clube custos que poderiam ser canalizados para aspectos mais benéficos. Espero que tal situação possa ser revista pela SAD azul e branca. Não faz nenhum sentido continuar-se neste estado de coisas.

Por outro lado, e já que falo de jogadores, penso que as decisões até agora tomadas no que diz respeito ao plantel são de aplaudir, tanto a venda de Lino, como a compra de Cissokho. Ao que parece, o lateral-direito Miguel Lopes (Rio Ave) está igualmente a caminho do Dragão, num negócio que poderá levar para Vila do Conde, (mais) dois emprestados pelo FC Porto: Candeias e Edson. A confirmar-se, agrada-me a ideia. Primeiro, porque reconheço a Miguel Lopes capacidades suficientes para colmatar o défice de qualidade na lateral direita. Depois, porque acho que é bem pensado colocar aquele duo a rodar.

Em tempo de crise global, que imperiosamente também afecta o mundo do futebol, e sendo certo e sabido que o FC Porto tem um orçamento elevadíssimo, julgo que encurtar a lista de jogadores existentes nos seus quadros seria uma medida que só potenciaria uma melhoria das contas do clube. Ser mais criterioso em algumas contratações efectuadas, talvez virando-se mais para jogadores que vão despontando no futebol português e menos para autênticas incógnitas provenientes da América do Sul, julgo que também não seria pior. Mas isso já é outra questão.

16 comentários:

  1. ha mais dois no sp da covilha. e com certeza havera muito mais, estou contra esta politica do clube (excepto em alguns jovens em que se ve real valor) nao entendo o porque de pagar tantos ordenados, esse $$ poderia muito bem ajudar a reforçar o plantel principal, ou evitar que jogadores se vao embora

    ResponderEliminar
  2. Uma grande confusão, com várias inverdades, que nem devia merecer mais comentários.

    Dois exemplos da confusão: Elísio já não jogador do F.C.Porto assim como Camará. André Pinto é um jovem internacional a quem se augura um grande futuro, mas pelos vistos, o autor do post - terá alguma vez visto jogar o jovem que está emprestado ao S.Clara? - já definiu o seu futuro: não serve!
    Josué, que é só um dos melhores jogadores dos júniores, pelos visto e diz o entendido, também não serve. Enfim confunde-se tudo, mistura-se tudo - jogadores que apenas estão à experiência com jogadores ligados ao clube...isto não é criticar, mas sim pura má língua.

    Ah, esta política é a política desde que Pinto da Costa, vai fazer 27 anos, preside aos destinos do F.C.Porto.

    ResponderEliminar
  3. O caminho a seguir é claramente o de despachar os vários pesos mortos q estão aqui referidos. É verdade tb q por vezes para se acertar em 1 tem q se falhar 3, mas isso é para todos.

    Aplaudo a contratação de M.Lopes do Rio Ave, mas não concordo q fique emprestado até final da época, por mim vinha já.

    E temos q ganhar, carago, amanhã em Braga!

    ResponderEliminar
  4. O Scoppa e o Bura estão ambos no Sporting da Covilhã, sendo o 1º um médio defensivo acabado de chegar a Portugal e o 2º é um bom central que tem estado a mostrar bom serviço a frente do Sporting da Covilhã.

    ResponderEliminar
  5. O Paulo Machado foi contratado pelo St. Ettiene, que já depositou 1,5M€. O Vieirinha, está a fazer uma boa época no PAOK, tanto assim, que o clube grego quer contratá-lo a título definitivo. O André Pinto, Bura e Nuno André Coelho são 3 centrais de grande futuro, e se o Porto quisesse, já não precisaria de andar a contratar defesas a metro no Brasil, e na sérvia. O Renteria é um excelente jogador, que até tinha lugar este ano no Porto. A "única" lacuna que vejo nele, é o desperdício de golos, sendo actualmente um jogador importantíssimo no Braga. Em relação ao Helder Barbosa, tenho muitas dúvidas. De resto, concordo com a análise para os restantes jogadores.

    ResponderEliminar
  6. eu acho que os jogadores emprestados todos juntos davam uma meia dúzia de jogadores que fariam falta no plantel.

    os gastos não devem ser poucos com esses jogadores que em nada favorecem o clube, se utilizassem esse valor para pagar a quem realmente poderia valorizar o plantel era mais bem empregue...

    mas isto é tudo ideias e sugestões... o que interessa mais é que o nosso clube ganhe e isso já esta semana...

    abraço a todos os portistas pois quem é portista é filho de boa gente...

    ResponderEliminar
  7. Sr. Dragão Vila Pouca,

    Se não devia merecer comentários, não sei porque é que comentou. Eu sei que o senhor faz parte dos que criticam todos os que são contra toda e qualquer situação que se passe no clube. É uma opção. Eu sou dos que vejo o que se passa e formo a opinião que acho mais correcta, seja a favor ou contra. Elogio quando concordo, critico quando discordo. Não é má língua, é uma análise minha e se o senhor não concorda com ela, respeite-a! O senhor gosta de engolir tudo o que o clube faz, eu não!

    Passando ao que interessa, que é discutir os problemas do clube, neste caso os jogadores emprestados, e não mandar bitaites de mau gosto às outras pessoas, o que eu lhe posso dizer é que me socorri de fontes da internet que julgava minimamente credíveis e que se contiver algum erro, como parece que acontece, me penitencio por isso. No entanto, os erros são coisas de pormenor. O que importa reter é o sentido do post e a sua ideia fundamental. E essa é a de que o FC Porto com o dinheiro que gasta nos contentores de emprestados, podia perfeitamente apostar mais no reforço do plantel principal ou em fazer uma prospecção mais cuidada, deixando de contratar Mareques, Benítez, Bolattis, Leandros e muits outros que tais. Claro que, às vezes, para se acertar, também se erra, mas há alguns que está na cara desde o início que não são jogadores para o FC Porto.

    De resto, continuamos à espera que André Pinto (já o vi jogar várias vezes, a Sporttv agora transmite jogos da Liga Vitalis e o Sta Clara já passou algumas vezes), Josué e alguns outros cheguem ao plantel principal.

    Eu até acho que fui generoso nos jogadores que acho poderem chegar ao plantel principal, incluindo Ukra ou Steven Vitória (já os vi jogar SIM, várias vezes, excelentes jogadores), porque verdadeiramente, deste lote imenso, os que acredito verdadeiramente poderem vingar na equipa principal são apenas Castro e Hélder Barbosa, além de Pitbull, que é um caso diferente. Fala-se também de Nuno André Coelho, acho que não tem a qualidade suficiente.

    Por último, sr. Vila Pouca, aprenda a conviver com opiniões diferentes, só lhe fará bem.

    ResponderEliminar
  8. Embora temha sido política - de sucesso - de Pinto da Costa emprestar jovens para depois retornarem e se afirmarem - J. Costa, F. Couto, J. Couto, Secretário, Ricardo Carvalho e tantos outros, o certo é que ultimamente tem sido raras as oportunidades dadas à prata da casa e quando isso acontece, de forma irregular, pouco sustentada.
    Lembro o caso do Helder Barbosa ano passado, de Vieirinha que foi lançado às feras em desespero em Leiria, não podia ter feito nada e saiu da equipa, Paulo Machado a quem nunca foram dadas chances, Tonel, sempre emprestado e depois indiscutivel no Sporting ...
    Outros infelizmente não se afirmaram - Ivanildo - e nunca foram titulares por onde passaram...
    Depois contrata-se a metro na América do Sul e saem barretes enormes, até na Europa com Sonkaia.
    Fazem-se contratos enormes e isso tem sido ruinoso para o Clube em termos de gastos.
    Seguir jovens com potencial, certo, fundamental, mas passados três anos já dá para avaliar o potencial...SE ficam na equipa principal devem jogar mais minutos, aos bocados e vão-se afirmar...
    Errar, erra-se sempre, isto não é Matemática pura, mas tudo isto deve ser repensado. E vai ter de ser.
    Dos emprestados, acredito em Ibson, André Coelho, Paulo Machado, Helder Barbosa, Rever Bruno Gama e Renteria...
    Dos mais jovens, não os vejo jogar, não me pronuncio, mas há n0 Clube quem tenha obrigação de o fazer.
    E bem gostaria que pelo menos 60% da equipa fosse portuguesa e com gente da formação

    ResponderEliminar
  9. fala-se ai do Lucas Mareque.
    está em negociações com o Newcastle

    ResponderEliminar
  10. Pois, pois, nem tanto ao mar, nem tanto à serra, é o que me ocorre agora dizer.

    Se é verdade que foi com esta «politica» de há largos anos, que se construiu a grandeza do nome actual do FC Porto e contra factos, meus caros, digam o que disserem, não restam quaisquer argumentos;

    Tb não deixa de ser verdade que foi com esta mesma politica que se esbanjou provavelmente muito dinheiro, sabe-se lá com que motivos, até porque não adianta pensar-se que estas coisas são infaliveis (contratações), mas há por vezes algumas delas que ninguém, repito, ninguém as percebe, entende ou compreende. Quem as faz, manda fazer ou decide, deve saber responder... ou talvez não.

    Uma coisa é pensar-se se há muita gente emprestada, a pagar-se salários ou outra coisa qualquer... outra coisa, é pensar que por vezes, basta 1/20 destas contratações funcionar para pagar todos esses custos com os restantes.

    Uma coisa é indesmentivel... com esta politica, boa ou má, não importa, os resultados está ai para quem os quiser ver... tudo o resto, é discussão do sexo dos anjos ou cada cabeça, sua sentença.

    ResponderEliminar
  11. Tema polémico, ao que vejo, não percebendo bem a exaltação dos ânimos.

    A mim parece-me francamente pacífico que o Porto terá, forçosamente, que reduzir o seu quadro de jogadores. Logicamente que nos falta um dado que faz toda a diferença: saber se o Porto paga a totalidade dos ordenados, parte deles apenas ou se, na maioria, não paga nada.

    Fosse a última opção e então estaríamos bem. Mas, sinceramete, os ordenados da maioria deles devem ser incomportáveis aos clubes que os recebem. Por isso, acho que deveria existir uma inflexão na política de contratações...

    Jovens jogadores, formados na casa-mãe, emprestados por 2 ou 3 anos, no máximo, devendo então aferir a sua capacidade competitiva. Se, findo esse período, o atleta não tiver reunidas as condições necessárias a envergar aquela camisola fantástica, a rescisão seria o passo seguinte.

    ResponderEliminar
  12. Viva !

    Não sabia que o Porto tem tantos jogadores emprestados !

    Gostei do artigo : Cinco estrelas !

    Acho bom haver discussão entre Portistas ! Enriquece !

    Grande acontecimento : O diário "L'Equipe" publicou ontem, na primeira página, uma foto da nadadora olímpica Manaudou.

    Só que não era a Manoudou verdadeira, mas a sua sósia !

    Ora, parece que a sósia vai levar o "l'equipe" para tribunal por ter atentado à sua vida privada.

    Pois....

    A ver vamos como se vai safar o "l'equipe" e que debate vai haver.

    Quem é o teu sósia ? Acho que escrevi uma coisa assim aqui.

    E Viva o Porto !

    ResponderEliminar
  13. o site e mt bom mas esta noticia tem aqui alguns erros.
    nuno coelho(salamca) esta emprestado ao portimonense e pelo que sei o melhor jogador do clube,1 trinco com grande qualidade.
    No olhanense esta 1 d.esquerdo que tem jogado muitas vezes como titular e da costa do marfim seu nome Stephen.
    Andre Pinto que voce diz desconhecido e so o comandante da defesa do santa clara 1 central com grande futuro

    ResponderEliminar
  14. Este é um tema recorrente na vida do Porto nos últimos 20 anos pelo menos. A situação é muito diferente se falarmos de jovens jogadores formados no clube porque supostamente existe um controlo quer da sua evolução técnica quer da sua evolução na adaptação a situações cada vez mais exigentes. Mas, mesmo entro os mais novos e formados no clube existem vários que, é seguro dizer, nunca serão alternativas para a equipa principal.

    Dos mais novos temos alguns que poderão dar alguma coisa mas também é preciso que tenham oportunidades para jogar na equipa e não ficarem sempre no banco. Falo particularmente do André Pinto que para além de ser muito novo (tal como outros) tem sido muito elogiado pela crítica e até já foi chamado aos sub-21.

    Dos mais velhos e tal como quase todos os portistas que gostam de futebol existe um caso que é inacreditável de tão mal aproveitado. Falo de Ibson que é um jogador que deu provas seguras mas que Jesualdo resolveu não gostar. No entanto, se o Porto não o quer, porque é que se renovou o contrato com ele? Aliás fez-se o mesmo com o Leandro e com o Bruno
    Moraes. Será que é por terem medo que eles vão para os GAYvotas? Isto parece-me absolutamente ruinoso e não augura nada bom nestes tempos de crise profunda.

    Além de Ibson, só vejo nos mais velhos hipóteses para João Paulo para Pitbull mas como o treinador é burro e a SAD nada em dinheiro vão concerteza contratar-se mais uma formada de argentinos.

    P.S. A juntar a esta extensa lista temos mais o Miguel Lopes, o Candeias e o Edson (mais um brasileiro). E acho que o Lucas Mareque ainda é jogador do Porto. E o Areias?

    ResponderEliminar
  15. O costume. Quando os bois pretos não ajudam, os bois vermelhos não ganham. Estão a fazer um campeonato miserável, tal como em épocas anteriores.

    Para haver um campeonato equilibrado, o FC Porto tem de fazer o campeonato muito abaixo do seu nível normal, tal como acontece este ano. É este o futebol português. Fizéssemos uma época normal e o tetra já estava no papo. Já tínhamos uma vantagem de 7/8 pontos e só bastava gerir. Se não dermos uma sapatada no campeonato, nas próximas 6 jornadas e continuarmos mano-a-mano com os bois vermelhos, os bois pretos vão-lhes entregar o título de mão beijada. Ou fazemos na 2ª volta 35/36 pontos e ganhamos o campeonato tranquilamente, ou então não teremos qualquer hipótese. Tal como aconteceu em 2004/05.

    ResponderEliminar
  16. As consequências desta política de contratações a granel e da manutenção de cerca de 30/40 jogagores emprestados todas as épocas estão à vista: prejuízos financeiros acumulados de muitos milhões de euros e a SAD em falência!!! E isto apesar dos muitos milhões arrecadados em vendas de jogadores e receitas da CL !!!
    Nos primeiros anos de mandato de PC as coisas não eram bem assim, até porque não havia estes milhões todos: emprestavam-se apenas jovens promessas para rodar, como alguém aqui já lembrou.
    Enfim.... tenhamos esperança que não vai acontecer com nós nada de parecido com o que aconteceu noutros clubes...
    A propósito: alguém sabe por onde andam o João Loureiro, o Pimenta Machado, o Linhares, etc etc???

    ResponderEliminar