05 janeiro, 2009

Ano novo... novo líder!!!

assistência: --- espectadores.

árbitros: Pedro Proença (AF Lisboa), Tiago Trigo e Ricardo Santos; João Capela

Nacional: Bracalli; Patacas «cap.», Maicon, Felipe Lopes e Nuno Pinto; Cléber, Edson Sitta, Luis Alberto e Ruben Micael; Mateus e Fabiano Oliveira.
Substituições: Edson Sitta por Halliche (58m), Nuno Pinto por Miguel Fidalgo (73m) e Cléber por Bruno Amaro (75m).
Não utilizados: Douglas; Igor Pita, João Aurélio e Juliano.
Treinador: Manuel Machado.

FC Porto: Helton; Fucile, Rolando, Bruno Alves e Pedro Emanuel «cap.»; Fernando, Lucho González e Raul Meireles; Hulk, Lisandro e Rodríguez.
Substituições: Pedro Emanuel por Mariano (46m), Raul Meireles por Guarin (71m) e Hulk por Benítez (93m).
Não utilizados: Nuno; Stepanov, Pelé e Farías.
Treinador: Jesualdo Ferreira.

disciplina: cartão amarelo para Fernando (13m), Felipe Lopes (23m), Maicon (55m), Raul Meireles (64m), Mariano (86m); cartão vermelho para Felipe Lopes (90m), por acumulação de amarelos.

golos: Edson Sitta (14m), Hulk (51m e 92m), Rodríguez (72m), Miguel Fidalgo (78m) e Lucho González (90m).


Demorou, e (muito) custou... estamos de regresso ao poiso natural dos campeões, aliás, dos TRIcampeões. O FC Porto visitou a Choupana e venceu por 2-4, com o carimbo da vitória a ser obtido já nos instantes finais da partida. Fruto desta vitória e consequente derrota do «dream-team v2.0» na Trofa, atingimos a liderança isolada da liga Sagres.

Para iniciar esta partida, o Prof. Jesualdo Ferreira voltou a repetir pela 3ª vez consecutiva o mesmo onze, mantendo Pedro Emanuel na esquerda da defensiva, onde está mais que provado que por muita boa vontade do grande «capitão», as pernas já não aguentam o ritmo acelerado de futebol praticado pelas alas, sendo invariavelmente «comido» em velocidade. Muitas das vezes, vai conseguindo disfarçar a «coisa» com um sentido posicional irrepreensível, mas quando assim não acontece, é um “ai Jesus” constante.

Bem, os minutos iniciais mostraram um FC Porto personalizado e pressionante com vontade de rapidamente resolver a partida, tendo logo aos 2 min desperdiçado uma enorme oportunidade para inaugurar o marcador, quando Lisandro já no interior da grande área, isolado, e depois de dominar a bola com o peito, desfere um forte remate que faz a bola embater com estrondo na barra da baliza de Bracalli. No seguimento e de calcanhar, Rolando, não consegue concluir.

Este período de pressão por parte do FC Porto foi sol de pouca dura no jogo, tendo a partir dali, o futebol praticado passado a ser muito pobre, com os madeirenses a procurar responder com rápidos contra-ataques sempre conduzidos por Mateus ou Fabiano.

Como um azar nunca vem só, o Nacional inaugura o marcador por Edson que com um remate de fora da área que parecia inofensivo, vê a bola embater na cabeça de Bruno Alves, o que acabou por trair Hélton que seguia já o lance para uma outra direcção.

Esta infelicidade foi sentida e de que maneira, perdendo clarividência e acontecendo um número preocupante de passes errados, sempre com um futebol jogado muito trapalhão.

O intervalo chegou e havia que fazer algo porque a continuar assim, dificilmente poderíamos almejar outro resultado que não o havido na recolha às cabinas.

Tal como já na 1ª parte, o FC Porto entrou melhor em jogo, parecendo mostrar uma vontade férrea em alterar o resultado, aos 5 min do segundo tempo, Hulk iguala a partida na recarga a um remate de Lisandro Lopez, repondo alguma justiça na partida.

Mantendo a mesma toada atacante e pressionando cada vez mais a defensiva madeirense, foi sem surpresa que voltou a marcar na partida, passando para a frente do marcado, mas desta vez, com um golo F-A-N-T-Á-S-T-I-C-O de Cristian Rodriguez que no seguimento de um cruzamento de Guárin para o interior da área, efectua um movimento acrobático espectacular (destes, só mesmo na playstation, não?), meio em bicicleta ou lá o que foi aquilo, colocando a bola pela 2ª vez no interior da baliza de Bracali que nada podia fazer.

Esperava-se por esta altura um assentamento em termos de domínio do jogo por parte do FC Porto, agora que tinha feito o mais difícil, a reviravolta no marcador, mas pouco depois, o Nacional voltaria marcar, igualando a partida aos 79 min, com Miguel Fidalgo a conseguir cabecear onde nunca o deveria conseguir; entre Bruno Alves e Fucile.

Temia-se o pior, até porque a tónica do estar por cima do jogo em termos psicológicos pertencia agora aos da casa, arrastando o jogo até aos minutos finais, já muito perto dos 90 minutos.

Eis que mesmo em cima do fim do período regulamentar, excluindo o tempo de desconto, Guarin fuzila a baliza madeirense ainda fora da grande área, com um defensor madeirense a travar autenticamente a trajectória da bola com o braço de uma forma tão claro que dúvidas nunca as houveram quanto à razão para a marcação da respectiva grande penalidade.

Lucho, chamado a converter, desta vez e depois de ter falhado as últimas 3 grandes penalidades, não acusou o peso da responsabilidade e colocou novamente o FC Porto em vantagem por 2-3, já com o período de descontos a decorrer.

Os da casa lançaram-se ao ataque num assomo de último fôlego, abrindo com isso brechas na defensiva que foram superiormente aproveitadas pelos atacantes azul-e-brancos, com Hulk a bisar na partida depois de lançado por Lisandro e ultrapassado um último defesa, elevou a contagem para o 2-4 final.

Estava terminada a partida, vitória conquistada, 1º lugar à condição (que mais tarde se viria a confirmar como definitiva), e com uma certeza em cima da mesa: o FC Porto não pode continuar a dar de avanço 45 minutos aos adversários, como já o tem feito nesta época por mais do que uma vez, correndo o risco de poder vir a sofrer dissabores (completamente) desnecessários.

55 comentários:

  1. Eu vou ver o jogo aqui no blog, ou no meu.

    ResponderEliminar
  2. nao encontra a frequencia do jogo no meu computador! alguem sabe se isso é normal ou é apenas porque ainda faltam uns minutos? mt obg

    ResponderEliminar
  3. Anónimo:

    Deve ser porque ainda faltam alguns minutos.

    ResponderEliminar
  4. http://atdhe.net/live-tv-1985.html

    Aqui está a dar correctamente!

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  5. Ano novo ..sorte velha..bola ao poste e golos eskesitos ....Pu..k Pariu!!!

    ResponderEliminar
  6. Fogo para o Hulk, que desperdiço falhar mesmo em frente há baliza...

    Nacional 1-0 FCPorto

    ResponderEliminar
  7. Coincidencias à parte, mas é de mim ou sempre que o Helton muda de corte de cabelo nunca fazemos bons resultados? Má performance dos centrais, incrivelmente distraidos e passividade no ultimo terço...

    Está na hora de dares nas orelhas do onze Jesualdo se queres sair da Madeira acima do benfica.

    Tou a ficar com um torcicolo de estar há tanto tempo a olhar para cima na tabela classificativa

    ResponderEliminar
  8. Assim não dá. Jesualdo faz o jogo dos consócios do sr. Proença. Temos que dar a volta a esta merda e mostrar jogo à Porto.

    ResponderEliminar
  9. Isto tá bonito !!! tá !!!!

    Abraço

    ResponderEliminar
  10. Gooooooloooooo do PORTO !!!!!

    ABRAÇO

    ResponderEliminar
  11. Espectáculo, conseguimos o empate.

    GRANDA HULK!

    ResponderEliminar
  12. Olha o cebolita, ahmmm!
    anda-se a sair da casca!!!

    1-2! vai buscar!!!!

    ResponderEliminar
  13. O Porto tá a ganhar.

    1-2

    Nacional 1-2 FCPorto

    ResponderEliminar
  14. Goooolooooooo !!!!!!


    Tá na hora.....

    Abraço

    ResponderEliminar
  15. Nacional 2-2 FCPorto

    ResponderEliminar
  16. fogo, mas o porto anda a dormir ou quê?

    Parece que o Helton com aquela cabelada, parece que anda a ver mal!

    ResponderEliminar
  17. foda*** mas que é isto?

    2-2?

    ResponderEliminar
  18. A culpa no golo é de toda a gente menos do Helton... B.Alves nao pode sofrer paragens cerebrais em momentos cruciais do jogo. É Fucile que em desespero de causa ainda tenta interceptar deixando o seu marcador directo sem marcaçao!

    Tá rasgadinhpo e pode cair para qualquer um dos lados!

    Cumps desportistas já com fé nas hostes trofenses..

    ResponderEliminar
  19. decerteza que vai acabar com um empate.

    ResponderEliminar
  20. Penalti para o portoooooooo!!!!!!!!

    ResponderEliminar
  21. golooooooooooo do portooooooooooo!


    Nacional 2-3 FCPorto

    ResponderEliminar
  22. Goooooooooooooolooooooooooooooooooo

    ResponderEliminar
  23. golooooooooo do portooooooooo!

    Nacional 2-4 FCPorto

    ResponderEliminar
  24. FINAL DA PARTIDA:

    Nacional 2-4 FCPorto

    ResponderEliminar
  25. Hoje a estrelinha sorriu-nos...
    Aquele 2-2 de facto é inadmisivel...

    Mas pronto, já la vai...

    Apré!!!

    ResponderEliminar
  26. Exibição convincente na 2ª parte no tal jogo nuclear que Jesualdo apelidou mas a equipa não conseguiu transpor para o relvado na 1ª parte.

    Nota positiva para Lucho, que reencontre a moral que o talento inato virá certamente por acréscimo.
    Fernando, que cada vez mais me convence e que cepticamente cheguei a por em causa a sua utilização..

    E por último o nosso incrível, que apesar de todas as adversidades, é letal na hora de acertar contas com as redes e leva já 6 golos no nosso campeonato. Um caso sério a seguir!

    P.S: "Descascada" que está esta tarefa vamos então ter fé na turma Trofense que consiga realizar uma exibição que nos permita relaxar confortavelmente neste fantástico sofá de 1º lugar ao qual nos queremos acostumar!

    A todos os portistas que como eu sofreram a bom sofrer um cumprimento especial!

    José Vieira de Sousa

    ResponderEliminar
  27. Boa vitória, dois golos consentidos, um por azar e o outro por azelhice e numa altura importante, Hulk a mostrar a arte do golo, Lucho decisivo quando foi preciso ( penalti), Cebola num grande golo.
    Vi o jogo pela net com muitas interferências, não tenho uma opinião global mas pareceu-me que mais uma vez demos 45m.
    Apesar de tudo foi excelente, gostei da " vibração " dos jogadores aquando da recuperação, às vezes são estes jogos assim que galvanizam e fazem acreditar ainda mais.
    Assim seja.
    Força Porto.

    ResponderEliminar
  28. Os comentaristas desta "caixa" nâo têm muita calma ou é que nâo têm a devida fé na malta que está dentro em campo ? Tranquilos...q'a equipe ganha... Depois daquela (cebolada) q'engoliu o guardiâo nacionalista já nâo tiveram mais salvaçâo, até deu p'ra meter mâo á bola e querer q nâo lhe desse o cartâozinho ! E aì o Lucho fusilou os gajos, mas o gigante verde ainda deu o tirito de misericordia. P'ra já,somos 1ºs!
    OU QUE É QUE OS GAJOS PENSAVAM ??

    ResponderEliminar
  29. Vitória, nuclear, sem dúvida.

    E diga-se, merecida.

    Sofremos mas já estamos em 1º e veremos o q sucederá na Trofa.

    ResponderEliminar
  30. Ufa. Sofrida, mas justa vitória. Parecia que seria mais uma noite aziaga, com os deuses da sorte a virarem as costas aos portistas.

    Pese a solidez defensiva do Nacional e a boa e descomplexada troca de bolas, em termos atacantes os madeirenses apenas existiram nos últimos 15 minutos.

    Apanharam-se a vencer, sem saber como, depois de nova bola nos postes (julgo que a 14ª este ano), ter tirado o 1º tento a Lisandro.

    Segunda parte de bom nível, com a troca de P.Emanuel por Mariano a ser positiva. De resto, depois da euforia do 2º golo (brilhante) aquele autêntico balde de água fria que me colocou à beira do desespero.

    Passividade inacreditável da defensiva portista, mostrando que algo não anda bem por ali. Aos 2 sofridos na Amadora, + 2 hoje.

    E depois, como diz o Mr.Cosmos, um raio de sorte, já em descontos, com Lucho desta feita a não vacilar (até tremi, sabendo que ele falhou os últimos 3 penaltys).

    Regozijo aboluto cá em casa, com o Tomás, na inocencia dos 2 anos, a rir-se á gargalhada com os meus gritos de golo:)

    Exibição positiva de Lucho, esforçada a de Lisandro, e claramente acima da média a de Cebola e Hulk, autêntico abono de família.

    "Eles" já sentem o bafo da perseguição. Aposto que Delgados e Cª voltaram a guardar o champanhe que tinham destinado, quando o resultado nos era desfavorável.

    ResponderEliminar
  31. O Trofense tem de ganhar ao benfica.

    ResponderEliminar
  32. Bom resultado- Segunda parte mais condizente com o valor do Porto. Depois do 2-1 o futebol habitual de Jesualdo Ferreira. Recuar muito e muita passividade no ataque ao portador da bola. Hoje correu bem, amanhã poderá não ser assim. Há que corrigir urgentemente. Não sou grande apreciador de Cebola, mas sem dúvida que tem melhorado e hoje marcou um golo de outro mundo. Acho que Lucho continua na mesma. Aguardemos.

    ResponderEliminar
  33. Trofense-1-mouros-0 ao intervalo!

    ResponderEliminar
  34. TROFA TROFA TROFA
    moreira a oferecer o golo
    1º LUGAR NAO VAI FUGIR

    PORTO A CAMPEAO

    ResponderEliminar
  35. Donde eu estou situado (a 8h d voo) nâo há muitos recursos, e nâo quero ver os benfas , o que quero é ver os trofenses , tá bem ? Ora experimentem , o video dá aqui :

    http://mogulus-system.s3.amazonaws.com/web/grid/PlayerV2.swf?channel=tv_sport

    Isso é da www.rojadirecta.com

    E o audio na www.rr.pt ,Tudo no PC

    Tá gozado , até agora vamos bem!

    É capaz de ser 1 dia em cheio !!!

    ResponderEliminar
  36. Hélder Barbosa, Obrigadooooooooooooo ;)

    ResponderEliminar
  37. os lamps tão a levar nas lonas!!!!!
    2-0.....grande trofense!!

    ResponderEliminar
  38. Os mouros perderam 2-0 ,mas não se perdeu tudo ainda vão comer um frango assado.

    ResponderEliminar
  39. Ano novo, vida nova :)
    Embrulha, amôr ;)
    Somos os primeiros e mai'nada!!!

    ResponderEliminar
  40. Ri-te agora, ó Quique.

    ResponderEliminar
  41. Ohhh , vim aqui fazer o comentario ao dia que está a pintar bom p'ràs nossas côres e vejo que está a dar aqui este sucesso da malta da Trófa e por conseguinte , nosso tambem . E aqui fico a ver e ouvir e depos no fim cantamos todos , tá?

    Em bez de ser MAIS UMA BITORIA ...
    bamos berrar MAIS DUAS BITÓRIAS !!

    Moral: O que cá se faz, cá se paga!

    E BIBÓ PORTO CARAGO! Pode embrulhar

    ResponderEliminar
  42. Primeiros...Naturalmente.
    Só não podemos dar sempre 45 minutos de avanço. Fucile na esquerda, Fernando na direita e o problema fica resolvido para sempre! Pormenores:
    Sporting na RTP1 e na SportvHD; Porto na Sportv1 e nada mais; Benfica na Sportv1 e na SportvHD...O Helton -desculpem a má criação- que ponha extensões nos Pintelh...!...Um abraço.

    ResponderEliminar
  43. CAMPEÕES DE INVERNO? AHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAH

    ResponderEliminar
  44. Temos de admitir, o Orelhas tem razão. Não estão a deixar o benfica ganhar dentro de campo. O Trofense não deixou.

    A única invencível equipa das grandes ligas europeias, que ainda não tinha perdido, perdeu com o último.

    FC Porto em primeiro. Tão natural como a sua sede.

    ResponderEliminar
  45. Eu já antevia um jogo de extrema dificuldade com o nacional e não augurava nada de bom para o Porto neste jogo e por pouco que não falhei (felizmente!). Se houve justiça no futebol, o resultado certamente seria um empate, mas devido àquela infantilidade do jogador do nacional mesmo no fim do jogo lá ganhamos... e o que eu sofri com medo do lucho não aguentar a pressão!

    Penso que não são justas as críticas que aqui fazem ao Porto na primeira parte! Se não jogamos melhor foi por mérito do nacional e não demérito nosso! E já agora alguma azar... aquela bola do Lisandro à trave logo a começar se entrava a história teria sido completamente diferente!

    Ainda bem que não apostei em nada esta semana pois pensei que o Trofense não ia ter vida para os milhafres, mas pelos vistos os nossos vizinhos lá se esmeraram e com a ajuda do moreira ganharam um jogo que ia ser muito complicado para eles uma vez que as bancadas estavam cheias de benfiquistas.

    PUUUUOOOOOOOOOOORTO!

    ResponderEliminar
  46. Muita emoção e sofrimento, mas Ganhámos (4-2); depois, muita emoção e pouco sofrimento, e também ganhámos (2-0).

    Mas, reparo eu, afinal ainda é Inverno, em Ano Novo, bem sei, e ANO NOVO, VELHOS (bons) HÁBITOS: O nosso F. C. PORTO é PRIMEIRO.

    Lá chegaremos a Maio, acredito, com o TETRA. Restam as tacitas domésticas, que também acredito irão engrossar a longa fila que anseia o seu lugar no nosso MUSEU (já anunciado) e, espero, ainda que pelo menos passaremos pelos 1/4s da Champions.

    Enfim, nada mau, mesmo com algum sofrimento, que é coisa pouca comparada com a raiva, a inveja e a dor que os nossos 'inimigos' e 'freteiros' da escrita, do som, da imagem desonesta e os da (des)Liga do 'taberneiro' vão sofrer.

    Para eles, o meu Requiem!!!

    ResponderEliminar
  47. Momento de prazer sublime:

    A cara de parvo do Rui Bosta após o 2º golo do Trofense:)

    ResponderEliminar
  48. Foi uma vitória justa, mas muito sofrida, num campo difícil, contra um advesário muito complicado e que nos últimos jogos, nos tem feito a vida negra.
    Melhor a segunda que a primeira-parte, mas não podemos de forma nenhuma, e depois de conseguir dar a volta, permitir o empate naquelas condições.
    Ontem, ainda fomos a tempo, graças ao nosso Herói, Hulk, mas nem sempre as coisas acontecem como na noite de ontem.
    Já lideramos, estamos portanto no nosso lugar habitual...agora é manter o ritmo e não vacilar, pois ainda não ganhamos nada.
    Ah, e é preciso, o jogo da Choupana, mostrou-o à evidência, reformar a defesa.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  49. Jorge Nuno:

    Abra os cordões à bolsa e compre o Miguel Lopes ao Rio Ave. Se é q já não o comprou. Estamos coxos na defesa e este lateral é ouro.

    ResponderEliminar
  50. Somos Dragões , Somos Campeões...

    grande hulk e rodriguez..a calarem alguns avezinhos ....da nossa praça...

    continuo a achar que o porto precisa de um defesa direito, pk assim tanto o esquerdo como o direito estão maus...o fucile rende e joga muito melhor do lado esquerdo (minha opinião).
    Como tal era um bom defesa direito e o fucile na esquerda!!


    grande abraço, bom ano para todos
    e FORÇA PORTO!!

    ResponderEliminar
  51. Viva !

    Mais uma Vitória mais uma Alegria !

    Agora só dependemos nós.

    Vi o jogo sem o ver.

    De raspão vamos dizer. Tenho uma pilha de apontamentos a apontar.

    O Lafargue tinha e tem razão : O trabalho não é natural. A prova é que cansa. Sentença pra ser lida pra quem saiba sentenciar !

    No blog não deu pra ver. Vi fora por partes !

    Os apontamentos que roubam tempo.

    Nunca deixes pra amanhã o que podes fazer hoje. Pois !

    Fiquei horripilado por ver que o blog para o qual muito contribui e muito contribuo dá sem qualquer mosca, com imagem nítida, o jogo do Benfica e pra ver o Porto é imagem com tremeliques !

    E ainda por cima publicidades.

    Caramba : A sport coisa tem publicidades que lembram as dos anos sessenta.

    Não deu pra entender !

    Francamente !

    Mas sei também que quem nada faz pode criticar facilmente.

    Ora por isso obrigado !

    Há que continuar ! Eu faço parte e apoio !

    Opinião subjectiva. Não vi o jogo todo!

    Pelo que vi : Acho que o Porto tem uma defesa central que ainda não tem automatismos. Mas eu concordo com a defesa à zona.

    Acho que ela virá. Os automatismos virão. O problema é o tempo.

    No fundo, o problema do Porto é esse : A luta contra o tempo.

    Se, para consumo interno, a batalha parece ganha, resta saber se é possível tal ousadia na Taça dos Campeões ? A luta contra o tempo !

    Continuo a pensar que nada percebo de futebol, por isso que os anónimos não percam tempo a me incendiarem, mas tou convencido que o lugar de Lisandro é mesmo no eixo e só no eixo.

    Talvez por causa dum dado de estatura, de centro de gravidade. Não sei.

    Que se devolva o centro a Lisandro.

    Creio que Hulk é um fora de serie. Que jogue nas alas. Será ainda mais Mega !

    Não acredito muito nas permutações Hulk-Lisandro.

    Gostaria ter tempo para escrever mais ...

    E Viva o Porto !

    ResponderEliminar
  52. Steward492: O resultado justo seria o Nacional,2-Porto,3, porque eles tiveram a sorte do jogo: desde a bola na barra enviada pelo Lisandro no 1ºminuto, passando pelo «chouriço» no 1º golo(ou auto-golo do B.Alves?)continuando nas oportunidades desperdiçadas pelo Hulk, Lisandro, Lucho, etc.
    Só nos últimos minutos é que tiveram azar da burrice do defesa, mis nada!

    ResponderEliminar
  53. E (b)ambora, ora que carago... tudo como dantes, no Castelo d'Abrantes, já dizia o outro.

    Normalidades, banalidades e afins... tudo na paz do senhor!!!

    ResponderEliminar