17 janeiro, 2009

Que é isso, um Português?

Fragmentos de memória!!!

    “Que é isso, um português? Donde vem? Onde se esconde a sua terra? E os olhos apalpam-nos o vestuário, que é estranhamente igual ao deles, ao desses europeus que nos ignoram na sua Europa, e não sabem disfarçar a surpresa de termos afinal, a mesma pele e modos de gente. Quê, há jornais em Portugal? Editam-se livros? Existem lá pintores, sábios, cidades? E os olhos persistem em desvendar-nos, em ir ao fundo da surpresa...“
Estas linhas de Fernando Namora ilustram, perfeitamente, a invisibilidade na qual vivia a imigração portuguesa, em França, nos anos 60.

A “Revolução dos Cravos”, autorizando a democracia, vai permitir o (re)conhecimento da cultura lusa e, sobretudo, dar auto-estima à imigração.

No plano desportivo é o FC Porto, graças aos seus êxitos internacionais, que vai reconfortar ainda mais essa auto-estima. Se, como já referi, num texto anterior, é sabido que a vitória de Viena permitiu, pela primeira vez, a um jogador africano ser campeão europeu (Madjer), em contrapartida, talvez seja menos sabido que é o FC Porto, o primeiro clube a dar à luz um treinador “intelectual” ganhador.

Ainda me lembro do tempo em que, em certo sítios, falar de futebol e ler o diário “L’Equipe” era muito mal visto. Dizia-se que os jornalistas desportivos, com especial destaque para os que comentavam futebol, não sabiam conjugar nem escrever. Assim, a aparição de Artur Jorge é vista como uma bóia de salvação pela imprensa desportiva Francesa. Eis um homem que sabe falar de futebol, de pintura, de literatura... num Francês correctíssimo.

Os mass-média desportivos abrem-lhe as portas. E, por ricochete, as reportagens sucedem-se na imprensa generalista. Até que um dia o diário “L’Equipe” lhe dá o cognome de “Roi Artur”. Se a minha memória não me falha, acho que foi numa entrevista de quatro páginas ao “L’Equipe”, aquando da sua vinda para o Matra-Racing em 1987-88.

Artur Jorge nunca renegou nem as suas origens como nunca ocultou o nome do FC Porto. Talvez aí esteja a explicação para o nascimento da sua bonita alcunha. Dum certo ponto de vista e ironicamente, podemos pensar que Artur Jorge fez mais pela cultura Portuguesa que certos ministérios ou institutos.

A soma de todos estes aspectos permite, sem dúvida, explicar porque é que o FC Porto é o clube Português com maior projecção em França.

E Viva o Porto !

# fonte citada: Fernando Namora, "Diálogo em Setembro", 1966, Publicações Europa-América.

[ps] pelas 20h45, poderão ver aqui em DIRECTO o jogo da 3ª jornada da fase de grupos da taça da Liga, FC Porto x Académica.

7 comentários:

  1. Meu caro PortoMaravilha tens toda a razão. Artur Jorge, o Rei Artur, foi grande e o primeiro a ousar pensar grande. Foi com ele, com o seu rigor, profissionalismo, filosofias e métodos de trabalho, diferentes, que o F.C.Porto deu definitivamente, um passo para a glória, caminho que infelizmente o seu mentor, Pedroto, já não pôde trilhar.
    A época 1984/1985, foi das mais completas que eu vi no F.C.Porto, em termos exibicionais.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  2. apesar de termos ganho praticamente tudo possivel ha pouco tempo, acho que a gloria do fcp se comecou desenhou com o calcanhar de madjer , e assim seguimos ate hoje! :)

    ResponderEliminar
  3. 89' - Jogada polémica na Luz. Moretto não segura um lance na pequena área, dois jogadores do Belenenses estavam por perto, a bola acaba por entrar na baliza, mas Bruno Paixão assinala falta.

    Sem comentários.


    Abraço

    ResponderEliminar
  4. Artur Jorge, era o Rei Artur e está tudo dito!

    ResponderEliminar
  5. Artur Jorge pertence a uma casta diferente. Culto, trouxe para o futebol uma aragem de profissionalismo e elitismo que rejeitou os estereotipos vigentes na altura. A de que os treinadores de futebol, eram regra geral, seres destituídos de qualquer gene intelectual.

    E o Rei Artur, poeta, filósofo, homem das letras, poliglota, amante de música clássica, mas também um treinador sagaz, capaz de marcar uma era no Porto.

    Brilhante!

    ResponderEliminar
  6. Porto Maravilha como compreendo este seu texto.

    Até eu, nos anos que ja passei fora, fiz bem mais pela cultura Portuguesa do muitos ministérios que por ai andam. Mas muito mais.
    Eu e outros que andam por esse mundo a divulgar a nossa cultura.

    "Ai ha 5 paises em Africa que falam Portugues??? Quais sao? Onde é que isso fica?"

    "Timor???"

    Aqueles mais "burros" e ignorantes perguntam: "O Brasil fala Portugues?". Sim meu cavalgadura, fala.

    "FC Porto? Ai esse conheço!"

    Ah pois é meus amigos. Benfica?
    Esse ninguém conhece por aqui.

    ResponderEliminar