17 fevereiro, 2009

Basquetebol Portista à beira do abismo!

Antes do grande destaque desta semana (época desastrosa do basquetebol), aproveito para informar que no andebol só voltamos a jogar dia 24 deste mês para a Taça de Portugal (16 avos de final) diante do Évora (jogo na Póvoa às 17h), enquanto que para o campeonato o próximo jogo é no domingo dia 1 de Março, na Póvoa, diante do Sporting (16h, sporttv1). Nesse fim de semana, há um Porto-Sporting no sábado à noite (20.30h sporttv1) em futebol, enquanto este mesmo clássico se repete no andebol, logo no dia seguinte.

Este início de crónica é escrito com amargura. Todos sabem o quanto sofro com os desaires das principais modalidades do FC Porto: futebol, andebol, hóquei e basquetebol, por esta ordem. Com a excepção do futebol, que preenche 6 dias por semana neste blog, sobra um dia para as outras 3 modalidades, que desde criança me habituei a acompanhar, com o mesmo entusiasmo com que vou ver um jogo de futebol. Se no andebol e no hóquei, as coisas têm corrido bem, já o mesmo não sucede no basquetebol, onde a equipa em 22 jogos já sofreu 10 derrotas, mas se levarmos em conta apenas as equipas da LPB, o score é assustador, em 12 jogos, 3 vitórias e 9 derrotas!!!

Na última quarta-feira, quando soube de mais uma derrota, no Funchal, fiquei largos segundos imaginando a dor que Marçal e outros jogadores formados no clube sentiriam naquela altura à saída do Pavilhão. Uma amargura tão grande, quase igual à de Alberto Babo quando o dispensaram no final da época de forma injusta e pouco humana, não lhe permitindo ser ele o nosso técnico no ano de inauguração do Dragão Caixa, ele que continua a aparecer nos jogos importantes de todas as modalidades do Porto… uma amargura tão grande quanto a que sentiu um seccionista das camadas jovens que terá sido demitido, alegadamente, por ter mandado uma boca ao treinador Matos num dos jogos em que o nosso treinador assistia passivamente a um desaire que cedo se adivinhou.

Uma amargura tão grande quanto aquela que eu senti no 1º jogo a que assisti (em casa com o Vagos), vendo que Matos não tinha pulso para alguns jogadores que discutiam claramente as suas opções. Uma amargura tão grande quanto a que senti quando no JN, o nosso treinador se referiu à saída de Babo como normal por o clube não ter sido campeão, demonstrando ingratidão a um homem que tanto deu a ganhar ao FC Porto. Uma amargura tão grande por ler noutra entrevista que os Americanos iam ser criteriosamente escolhidos e sabe-se que Watts (o menos influente dos 3) é já a 3ª escolha da época. Uma amargura tão grande quanto a que sentiram alguns adeptos insultados pelo nosso base, João Figueiredo, em pleno jogo, embora depois tenha pedido desculpa, quando o mais importante seria que esse (excelente) jogador reflectisse sobre a época absolutamente inócua que está a produzir. Uma amargura tão grande por ter que escrever tudo isto depois de ter adiado este texto vezes sem conta, alimentando sempre a ilusão que começavam a aparecer sinais positivos em alguns jogos (ao mesmo tempo em que as lesões de jogadores importantes iam diminuindo, algumas delas reincidentes, talvez por precipitadamente terem utilizado os jogadores nessas débeis condições).

É triste perceber que apesar duma época miserável e, com Marçal, Burns e Kevin Martin em grande forma, se perdem 10 jogos, vários deles com opções erradas do técnico que, segundo alguns rumores, tem a confiança absoluta de Assunção e Gomes, os homens fortes da SAD do basquetebol do Porto. É triste perceber que esses 2 senhores assistem de forma passiva à queda da equipa para números horríveis, uma equipa, sem alma, sem raça, sem líder, sem defesa (e é aí que se ganham os jogos), sem automatismos, sem confiança, sem trabalho de casa, e que mesmo assim não tomam a única decisão que se exige nesta altura.

É triste constatar que se trocou o seccionista da equipa sénior (competente, experiente e Portista doente), por um que se gaba entre os amigos de ser benfiquista no futebol (segundo alguns rumores que me chegaram). Para mim, benfiquista em qualquer coisa já devia ser factor de afastamento, principalmente em modalidades que não são 100% profissionais.

O 8º lugar não nos deverá fugir (seria escandaloso), mas com os bons jogadores que temos, é uma classificação miserável. Nada tenho contra Júlio Matos, que enquanto atleta, sempre admirei, Portista convicto e um óptimo jogador de equipa. Mas já que não se demite por vontade própria, nem parece que o queiram fazer os administradores da nossa secção, não me admirava nada que tudo isto possa revelar-se uma estratégia para acabar com a modalidade no clube. Tenham respeito pelos adeptos que gostam da modalidade e defendam o FC Porto!!

Como não me parece muito viável isso acontecer, resta-me pedir ao grande capitão, Nuno Marçal, que tente ele gerir as emoções de um grupo que parece desunido, desorientado, descrente, sem rumo e sem comando. Vocês, jogadores, e falo só para vocês, sabem o quanto os Portistas gostam da modalidade, viram isso nas duas últimas épocas com constantes enchentes nas meias e na final do play-off, mesmo com os jogos a darem em canal aberto.

Era triste, muito triste que jogadores como Nuno Marçal não pudessem estrear o pavilhão novo no seu ano de estreia, no caso da equipa não chegar, pelo menos às meias finais… por fim, resta dizer que no jogo de quarta-feira, perdemos no pavilhão do CAB por 98-94 (Marçal MVP com 35 pontos, Burns com 30), tendo ganho este domingo em Barcelos por 74-81, numa vitória natural pela debilidade desta equipa da Proliga, embora esperasse uma vantagem maior (os melhores, estranhamente desta vez, foram os bases Daniel Monteiro-18 pontos e João Figueiredo-17). Sábado (16 horas em Matosinhos), recebemos a Ovarense, em jogo que prefiro não fazer prognósticos. Uma última palavra para lamentar a lesão de Sobrinho no jogo do Funchal que ao que se sabe não lhe permitirá jogar mais esta época. Já Paulo Cunha, que Matos disse há dias, estar quase de volta, continua ausente (e já há quem diga que não voltará tão cedo), enquanto o espírito de equipa parece cada vez pior, pois em Barcelos continuaram a existir muitos diálogos «acalorados» entre vários elementos. Peço desculpa por escrever tudo isto, mas se não gostasse tanto de basquetebol e do FC Porto, não me importava minimamente por tudo o que está a acontecer...

O FC Porto, com um jogo a mais, está em 7º lugar e necessita urgentemente de ganhar os próximos 4 jogos, que serão todos em Matosinhos. Ainda não há motivos para deitar a toalha ao chão, mas há que fazer pela vida, e... já!

FC Porto terá que vencer obrigatoriamente o Igualada em Fânzeres
(1º FC PORTO - 55 pts/23 jgs; 2º Viana-53 pts/24 jgs; 3º Benfica - 51 pts/24 jgs )

  • Noia (Espanha), 3 - FC Porto, 2

Depois desta derrota na Catalunha, o FC Porto passou para 3º do grupo, mas se no dia 14 de Março (última jornada) ganhar em casa aos Espanhóis do Igualada (empatamos em casa deles), subirá ao 2º posto do grupo e conseguirá alcançar o ansiado apuramento para a «final-eight» da Liga Europeia. Neste jogo, o Porto reduziu para 2-1 por Garcia e para 3-2 por Filipe Santos, mas não chegou para pontuar.

Agora só resta mesmo é encher Fânzeres e ganhar ao Igualada, forte opositor mas o factor casa é sempre um dado importante. É matar ou morrer, porque um empate ou uma derrota, significam o adeus pelo 2º ano consecutivo da fase final desta prova que ansiamos ganhar desde 1990 (último ano em que fomos campeões da Europa).

Para o campeonato, jogamos amanhã em Gulpilhares (21h) e sábado (18h) em casa com o Carvalhos, antes da última ronda em Barcelos. Nestes 3 jogos, bastam 4 pontos ao FC Porto para ganhar a fase regular. Na taça de Portugal, jogamos os 16 avos de final na Póvoa de Varzim diante do CD Póvoa (III divisão), dia 7 de Março.

Nuno Marçal

O experiente extremo do FCPorto tudo fez para que ganhassemos no Funchal diante do CAB, mas os seus 35 pontos não foram suficientes para evitar a 10ª derrota do basquetebol Portista neste campeonato. Por isso, considero-o o Dragão de Ouro, até porque na noite de ontem (2ª feira), foi ele quem levantou o prémio de Dragão de Ouro atribuído pelo FC Porto, como o atleta de alta competição em destaque no ano de 2008 (Franklim Pais, do hóquei, foi eleito o técnico do ano). Burns com 30 pontos também se destacou na quarta feira, mas a verdade, é que em termos colectivos, a equipa não se encontra e perde a maior parte dos jogos nos últimos segundos por falta de confiança, de liderança e... de estratégia.

FCP-Naval (8-0) em futebol(sub17); FCP-Gondomar(0-0) em futebol(sub15).Os nossos sub17 têm 100% de vitórias no campeonato e são a única equipa Portuguesa de todos os escalões jovens nessa condição!!! O FCP lidera destacadíssimo as séries onde joga nos 3 campeonatos Nacionais de sub19, 17 e 15.

***********************

F.Holanda-FCP (30-33) e FCP-ABC (29-29) em andebol(juniores).

************************

FCP-Ovarense (97-63) e Vasco-FCP (55-67) em basquetebol(juniores A); T.Coimbra-FCP (55-88) em basquetebol(juniores B); Gaia-EBP (66-83) em basquetebol (cadetes B); FCP-Leça (73-36) e EBP A-Gaia (32-44) e EBP B-Paroquial (33-62) em basquetebol(iniciados A, B e C); Sanjoanense-EBP(92-99) em basquetebol(CNB1 em sub24).


Femininos(basquetebol): FCP-Juvemaia (25-55) e Viana-FCP (48-60) em juniores e iniciadas; FCP-Illiabum (66-49) e Braga-FCP (28-90) em cadetes.

[um agradecimento especial ao E.V. Brandão pelas informações cedidas no basquetebol]

************************

Fânzeres-FCP (0-8) em hóquei (juniores); Ribad'ave-FCP (3-4) em hóquei(juvenis); Oliveirense-FCP (0-11) em hóquei(iniciados); Valença-FCP (0-4) em hóquei(infantis).

Um abraço do Lucho.

# post publicado em simultaneo no fórum fcporto.planetaportugal

16 comentários:

  1. Porra temos mesmo de ganhar ao Igualada! A Liga Europeia parece que está embruxada para os nossos lados.

    ResponderEliminar
  2. Meu caro Lucho, sobre o Basquetebol continuo a não dizer nada, mas vou dizer muita coisa na altura própria.

    Quanto ao Hóquei, dia 14 todos somos poucos em Fânzeres para apoiar, porque se há equipa do F.C.Porto que merece apoio, é a de Franklim.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  3. Hugo e Vila Pouca:

    Sobre o hóquei estamos em sintonia, vai ser preciso mt apoio mas a confiança na vitória é total. Força Porto! Vamos ver se é desta q a Europa é nossa, mas 1º é preciso ganhar este jogo para estar na fase final senão, é o adeus!

    Vila Pouca:

    Sobre o basquetebol...

    Já muito resisti eu a desaires e mais desaires e fui sempre defendendo o técnico acreditando q ainda íamos dar a volta mas o ambiente cada vez fica mais pesado e tive que abrir o meu coração e dizer tudo o que sabia e todas as informações que me foram chegando de gente que sofre com aquilo como nós.

    Mesmo assim, ainda espero que acreditem e q respeitem a camisola até ao último segundo.

    Agora, tudo o que disse custou sair cá de dentro mas tinha q ser. A margem de erro terminou!

    ResponderEliminar
  4. off topic:

    no blog do calabote

    Vieira já avisou...

    Na sua última intervenção, o Orelhas lá foi dizendo que esperava que não nomeassem o Lucílio para Alvalade e aproveitou para dar mais uma alfinetada a Benquerença. Pura pressão sobre Vítor Pereira!!! Estará o homem a sugerir o Paixão? E, com isto tudo, lá vai o FCP apanhar com a fava «verde» (Lucílio) na próxima ronda, no clássico FCP/SCP... E para Paços? Quem será o artista encarregue de amarelar os nossos jogadores em risco? Estas duas jornadas podem ajudar a abrir o caminho do tetra. Mas para isso é preciso muita cabeça fria em Paços e um jogo com muita intensidade e atitude no Dragão. E, claro, arbitragens isentas, coisa rara, infelizmente.
    No meu último post avisei para o liner de Elmano, José Oliveira. Eu conheço-os todos. Viram como ele fez vista grossa a mais de meio metro dentro naquele golo de Mariano? E viram como descortinou o off side milimétrico de Farias noutro golo anulado? Grande Zé, ainda vais para Internacional.

    http://inocencio-calabote.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  5. Dou os meus parabens pela honestidade de um portista que, pela clareza de ideias, põe em muitas partes da sua escrita, o dedo na ferida.
    Toca praticamente, senão na sua totalidade, nos pontos importantes para que a equipa do Porto não apresente a qualidade que sempre habituou os seus adeptos. Isto tem haver, com aquilo que um dia disse neste forum, a qualidade do treinador deixa muito a desejar, a sua intervenção na área da disciplina deve ser muito má, conforme os relatos feitos aqui. Na sua intervenção nos jogos e nas escolhas de opções tambem têm falhado e assim tudo aquilo que ele pensava saber afinal é tudo uma treta. Há uma frase que dizem os treinadores "joga-se como se treina" se o treina não tiver qualidade isso vai reflectir-se directamente no jogo. A escrita do forista bibo-porto é uma chamada de atenção aos directores do Porto para que possam, tambem, penalizar-se pelo erro de casting que tiveram na escolha do J.Matos.

    ResponderEliminar
  6. Realmente, não hajam dúvidas... no basquetebol, quem os viu, tal como ainda há dias os pudemos por aqui recordar numa excelente recordação dos tempos áureos dos nossos «globetrotters» superiormente comandados por um Jared Miller que jamais será esquecido, e quem os vê agora... afoitos, derrotados, sem força, sem alma, sem sangue na guelra, sem nada, nada de nada.

    Mau demais para ser verdade, mau mesmo!!!

    Esperam-se e desejam-se dias melhores, muito melhores, porque dos «fracos», não reza a história... e pelo andar da carruagem, destes, nesta época, assim a continuar, ninguém se lembrará deles daqui a um par de anos, não é preciso muito mais.

    No hóquei, um derrota que não tornou nenhuma missão impossivel a última jornada caseira com os tb espanhóis do Igualada, no próximo dia 14Mar, com vista para a final-eight.

    Portanto, não tem nada que saber... dia 14Mar, em Fânzeres, lá estarei para tb com a minha voz e apoio incondicional, levar o (nosso) FC Porto em frente nesta competição.

    Antes disso, haverá ainda tempo para apoio incondicional no Dragão com os calimeros do WC XXI (sáb, 28Fev) e no dia seguinte (dom, 01Mar), com os mesmos, mas na Póvoa em Andebol.

    Lá estaremos todos... no Dragão... depois na Póvoa... e por fim em Fânzeres... vai ser um Março d'arromba e pleno de azul-e-branco.

    (B)amos a eles, carago!!!

    ResponderEliminar
  7. Março... E que Março...

    Tal como o Blue diz...

    (antes a 20/2 paços e 24/2 madrid)
    28fevereiro...dragão...fcp-scp
    1março...póvoa...fcp-scp (andebol)
    4março...dragão...taça portugal
    7março...est.mar...leixões-fcp
    11março..dragão...fcp-A.madrid
    14março..fânzeres..fcp-igualada(hp)
    15 março...dragão...fcp-naval

    (...)

    ResponderEliminar
  8. resumindo...


    destes todos não vou a paços nem a Madrid e tb n devo ir ao leixões...qt ao fcp-madrid e taça de portugal (1ª mão) com guimarães ou estrela ainda vou pensar...no resto estou lá.

    ResponderEliminar
  9. Lucho,
    Escreveste um texto brilhante.
    Começaste com amargura, narraste de forma impecável tudo o que a maior parte de nós sente e terminaste com uma mensagem apelativa que mostra fé.
    Perfeito. Parabéns!

    ResponderEliminar
  10. OFICIAL:

    Jorge Sousa apita o Paços-Porto.
    Benquerença o derby da 2ª circular.

    Lucílio guardado para o fcp-scp...

    ResponderEliminar
  11. No dia 15 de Julho de 2008, publiquei o seguinte artigo no 'Reflexão Portista':

    Sai Alberto Babo, fica Júlio Matos

    No dia 24/05/2008 o website oficial do FC Porto publicou a seguinte notícia:
    «Dragões falham conquista do título
    Em tarde de desinspiração e alguma infelicidade, o F.C. Porto Ferpinta falhou o assalto ao título da liga profissional de basquetebol, perdendo, em Ovar, o sétimo e último jogo da final dos playoffs, por 70-49.
    A perder por 15 pontos de diferença ao intervalo (41-26), a equipa de Alberto Babo procurou reverter a diferença na segunda metade, mas sem sucesso, dada a ineficácia revelada na linha de lances livres e a reduzida percentagem de êxito nos lançamentos triplos, que permitiriam encurtar distâncias para a Ovarense.»

    Ao ler o modo como esta notícia tinha sido feita, suspeitei desde logo que a continuidade de Alberto Babo como treinador do FC Porto estava em causa. E não me enganei, porque apenas seis dias depois, no dia 30/05/2008, a F.C. Porto – Basquetebol, SAD emitiu o seguinte comunicado:

    «A Futebol Clube do Porto – Basquetebol, SAD informa que o vínculo laboral do treinador da equipa profissional, professor Alberto Babo, cujo prazo expira no final da presente época, não será renovado.
    Após análise circunstanciada de todo o trabalho desenvolvido e ponderados diversos aspectos da relação existente, foi tomada a decisão de não prorrogar o contrato, por todos tida como a mais adequada.
    A Futebol Clube do Porto – Basquetebol, SAD gostaria, entretanto, de enaltecer o portismo, a dedicação e o empenho profissional sempre colocados pelo professor Alberto Babo ao longo destes anos na defesa dos interesses do clube, não só como treinador principal, mas também como responsável pela formação de muitos jovens atletas.
    A Administração da Futebol Clube do Porto – Basquetebol, SAD»

    Alberto Babo tem um palmarés que fala por si.
    Como jogador fez parte da célebre equipa que venceu o campeonato nacional em 1971/72, da qual também faziam parte Fernando Gomes (actual administrador das SAD’s do Futebol e do Basquetebol), Fernando Assunção (actual Director-Geral) e... Dale Dover!

    Foi treinador-adjunto do Professor Jorge Araújo e treinador das camadas jovens portistas, onde ganhou N títulos em juvenis, juniores e esperanças.

    Como treinador principal, no FC Porto e no Queluz, e apesar de nunca ter tido a possibilidade de treinar equipas de orçamentos elevados, ganhou dois campeonatos nacionais, cinco Taças de Portugal, três Taças da Liga e três Supertaças, tendo sido eleito várias vezes treinador do ano e sendo ainda detentor do recorde de vitórias consecutivas num campeonato profissional (27).

    A nível internacional tem mais de 50 vitórias, entre as quais se destaca a caminhada até aos ¼ de final da Taça Saporta (substituiu a Taça da Europa de Clubes), em 1999/2000, comandando uma equipa do FC Porto que tinha jogadores como Jared Miller, Rui Santos, Paulo Pinto, Nuno Marçal, Fernando Sá, João Rocha, etc.

    Para além de tudo isto, Alberto Babo é um cidadão do Porto (nasceu em Meinedo, freguesia do distrito do Porto), portista desde pequenino e sócio Nº 2548 do FC Porto.

    Presumo, portanto, que este “divórcio” entre Alberto Babo e o FC Porto tenha partido da Administração da Futebol Clube do Porto – Basquetebol, SAD.
    Se assim foi, parece-me que isso revela alguma ingratidão, porque o trabalho que Alberto Babo desenvolveu nas últimas duas épocas é merecedor de uma apreciação muito positiva.

    Apreciação positiva? Mas o FC Porto não perdeu os dois últimos campeonatos?

    É uma forma de ver as coisas. Eu vejo as coisas de outra forma.
    O FC Porto teve sempre um orçamento muito inferior ao da Ovarense Aerosoles, o que naturalmente se traduziu em planteis pouco profundos e de menor qualidade (as alternativas ficaram sempre aquém do valor do cinco-base). Por outro lado, o treinador viu-se obrigado a refazer a equipa todos os anos, porque o número de saídas e entradas foi elevado.

    Apesar destes handicaps, Alberto Babo foi capaz de construir equipas competitivas, que conseguiu levar à final dos play-off, tendo de ambas as vezes obrigado a Ovarense a um sétimo jogo. Além disso, ganhou a Taça de Portugal na época 2006/07 e a Taça da Liga na época 2007/08.

    É pouco?
    Para a Administração da Futebol Clube do Porto – Basquetebol, SAD parece que sim, que já escolheu para sucessor de Alberto Babo o seu antigo adjunto, Júlio Matos.

    Nada tenho contra Júlio Matos. É um homem da casa, é portista e inclusivamente foi distinguido com a atribuição de um Dragão de Ouro na época de 1991/92, na categoria de atleta de alta competição.
    Ao serviço do FC Porto ganhou, como jogador, três campeonatos, quatro Taças de Portugal e três Supertaças. Também no FC Porto, foi treinador-adjunto de Alberto Babo, Carlos Gouveia e Luís Magalhães.

    Faço votos para que seja muito feliz e consiga fazer melhor que Alberto Babo, embora preveja que não vai ser fácil, a não ser que a Ovarense perca o patrocínio da Aerosoles e seja obrigada a desinvestir fortemente na modalidade.

    http://reflexaoportista.blogspot.com/2008/07/sai-alberto-babo-fica-jlio-matos.html

    ResponderEliminar
  12. Lucho :

    Junto o meu grito de revolta
    ao teu , relativamente ao Basquetebol.

    Imagina o que senti aqui , em Portimão , ao ver o Porto perder um jogo que estava ganho !

    Logo aí , deu para perceber que as coisas não iam bem !

    ResponderEliminar
  13. Está tudo dito.. Acho que o Babo nunca deveria ter saido.. É um grande portista e conhece o basket azul e branco como poucos. Nestas ultimas duas épocas, e apesar de ter um plantel muito limitado, conseguiu chegar a final do campeonato e só perder no derradeiro jogo. É um grande treinador.. As pessoas que tomaram a decisão de o mandar embora deviam agora assumir a responsabilidade pelo que está a acontecer e não assobiar para lado como se nada se passasse. Tenho muita pena que o basket do meu clube esteja a passar por isto. A seguir ao futebol é a minha modalidade favorita.. Enfim...

    ResponderEliminar
  14. Tudo leva a crer que ninguém demite ninguém pelo que só nos resta rezar a todos os santinhos para que (Lembrando uma velha anedota), com Júlio Matos, o Porto não dê 2 passos em frente. Acabar com o basquetebol seria uma péssima opção.
    Como tudo se decide no play off, agora é preciso esperar para ver se conseguimos ficar nos oito primeiros. Como a fé deve ser a última coisa a morrer, ainda acredito que tal vai suceder.
    Obrigado ao "lucho" pelo desabafo que resume muito daquilo que vai na alma de muitos de nós que sofremos pelo basquetebol portista.

    ResponderEliminar
  15. JOGOS SEMANA DE 17/02/09 A 23/02/09...basquetebol jovem

    19/02/09 (5ª feira) Juniores A FC Porto X Basquete de Barcelos 21h00 CDC Matosinhos

    21/02/09 Juniores F SC Coimbrões “B” X FC Porto 17h00 Mun. Coimbrões
    (Sábado) Sub24 EB Porto X FC Gaia 18h30 CDC Matosinhos

    22/02/09 (Domingo) Juniores B FC Porto X Guifões 15h00 CDC Matosinhos




    futebol jovem

    21/02 - 15h00 - Juniores - Académica Coimbra x FC Porto - Est. Sérgio Conceição

    21/02 - 11h00 - Iniciados A - Boavista FC x FC Porto - Est.Perafita

    ResponderEliminar
  16. Viva !

    Sete estrelas como sempre !

    O basket não me inspira muito como desporto ( como sabes ) o que não significa que deseje que a modalidade acabe no Porto. O acho que o Porto deveria ter um máximo de modalidades.

    E acho que seria possível. Seria um exemplo .

    Eu acho que seria possivel alargar o leque das modalidades !

    Hoje nasci sonhando :-) !

    E Viva o Porto !

    ResponderEliminar