26 fevereiro, 2009

Há coisas que não mudam

É com satisfação que verifico no decorrer da presente época, algumas das expectativas iniciais que possuía irem-se confirmando.

Esta jornada Europeia na Champions e, consequentemente, o aproximar do próximo clássico contra o Sporting, levam-me a recapitular convicções cada vez mais sólidas e confirmadas. Que há equipas intermitentes para breves fogachos e brilharetes pontuais de 90 minutos, e por outra, que há equipas com verdadeiro estofo de campeões, que paulatinamente vão cimentando e trilhando o seu caminho, que conseguem superar as adversidades, amadurecer jogo após jogo e apresentar resultados.

No primeiro post que lançava neste blogue e o qual coincidiu com o arranque da nova época, tinha e continuo a ter para mim que o verdadeiro desafio este ano para Jesualdo e seus pupilos, é o Europeu. Sim, porque o campeonato nem o ponho em causa. O Tetra, é para arrecadar. Sei desde o início, porque conheço e creio na mentalidade que temos, e não obstante o refazer de nova equipa, que capacidades e vontade para essa conquista interna não falta, e até para muito mais.

Agora, um embalar no hino da Champions, esse é um sonho, do qual não quero acordar. No qual a equipa nos continua a fazer acreditar, e da qual Jesualdo e seus dragões aos poucos mostram tal capacidade de se superar. Ninguém sabe aonde é que este sonho vai acabar, o que sabemos é que a Champions deste ano deu o dobro do trabalho a conquistar. Que é especial, que faz muitos deles espumar.

Vejo no entanto os meus pares portistas, de dia para dia, as capas (ou falta delas) regatear. Os "relatores-soft" dos jogos abominar. Um frango do Helton a faze-los desesperar. Enraivecidos porque ao nosso FC Porto, aparentemente, aquela corja toda, continua a ignorar. Apetece-me dizer: deixem-nos falar! Deixem-nos andar! Nós vamos continuar a GANHAR. Que maior bofetada para lhes espetar?

16 comentários:

  1. Meu caro Mr. Cosmos:

    Permite-me só que, além de concordar com o essencial do teu pensamento explícito nesta crónica, lançe também já o debate sobre o próximo FC Porto-Sporting.

    «Um João Ferreira sério, honesto e coerente como ultimamente

    João Ferreira, oficial do exército, ficou célebre na arbitragem por beneficiar, vezes sem conta, o clube do seu coração. Aliás o próprio Vieira fez questão de, em conversa com o Major, o ter aceite para um jogo sem qualquer reserva... Ficou célebre por expulsar McCarthy em Alvalade aos 20 minutos de jogo por nada fazer, ficou célebre por ter ido «sorrateiramente» à tv (quando isso nem sequer é permitido), como 4º árbitro de um jogo em Guimarães, vislumbrar uma (pseudo)agressão de um jogador da casa a Nuno Gomes fazendo questão de informar o árbitro do jogo que ele próprio tinha visto a ocorrência. Mas desde que a famosa conversa de Vieira (o João, pode ser o João...) foi tornada pública não me custa admitir que João Ferreira tenha, finalmente, encontrado o rumo da justiça, da coerência e da isenção. Esteve numa missão militar fora do País e regressou apitando o Porto/Leixões da Taça merecendo rasgados elogios de Jesualdo. Já nas 2 últimas épocas em jogos que apitou do FC Porto mostrou sempre isenção e serenidade. Que seja o João Ferreira dos últimos tempos, renovado, regenerado e competente. As duas equipas agradecem. Os 2,2 milhões é que ainda suspiram por um João dos velhos tempos...
    Na Luz estará Lucílio que Vieira desviou do clássico Lisboeta da semana passada e que tão maltratado foi por esses vermelhos no Bessa no último campeonato. Lucílio, se os beneficias depois dessa pressão mostras o que já todos pensamos de ti. Eu, no teu lugar, gozava com a cara deles!»

    http://inocencio-calabote.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  2. Recebi ontem um pedido de amizade no meu hi5 (hi five) do Sporting. Acham que devo aceitar? :))

    ResponderEliminar
  3. Agora a sério, nada de receios exagerados nem de euforias desmedidas. Será um jogo interessante e equilibrado em que o FC Porto tem uma oportunidade excelente de aumentar a vantagem.

    Qt à imprensa q o Mr Cosmos tão bem aqui retrata, é o reflexo de um País ainda muito marcado pelos vários anos de fascismo, ditadura e em que tudo o q se situava fora da Capital era província. Mas como a idade não perdoa, já só restam 2,2 milhões e nós segundo consta já somos quase 1 milhão e meio...

    E qd se chegar à conclusão óbvia q o Porto além de ser o melhor tb já é o maior, as capas vão mudar e os cartaxanas, manhas e delgados vão para o olho da rua!

    ResponderEliminar
  4. Eu percebo a tua ideia MRCosmos. A imprensa embala-os, leva-os ao céu e dp caem na real e isso doi muito. A nós ignoram, tratam mal, desvalorizam e nós capitalizamos isso para dar aquela injecção aos jogadores.

    Mas q continuam a deixar-me indignado com muitas coisas, isso não nego.

    ResponderEliminar
  5. leio por aqui alguns comentários depreciativos, para uma "imprensa" que os não merece. Ainda hoje vamos assistir ao nascimento de uma "nova" corrente de opinião, que terá também o futebol por referência, e que começa por uma entrevista ao Quique Flores. Indiciador não? Só me falta saber se é aquele Pedro Qualquer Coisa a entrevistá-lo. Sempre ficava tudo em família...

    ResponderEliminar
  6. Sempre se confirma o adiamento da meia final da taça:

    www.fpf.pt

    Meias-finais agendadas

    Quinta-Feira , 26 Fevereiro 2009


    Os jogos da primeira-mão das meias-finais (VII eliminatória) da Taça de Portugal Millennium vão disputar-se nos dias 3 e 22 de Março. Os dois jogos vão ser alvo de transmissão televisiva em directo, apenas para o Continente, Açores e Madeira.

    FC Paços de Ferreira-CD Nacional (3 de Março, 19h00) na Sport TV
    O encontro que coloca frente a frente o Nacional e o Paços de Ferreira, que vai ter lugar no Estádio da Mata Real, está agendado para as 19h00 do dia 3 de Março (terça-feira) e vai ser transmitido pela Sport TV .

    FC Porto – CF Estrela da Amadora (22 de Março, 20h45) na TVI
    O jogo que opõe o FC Porto ao Estrela da Amadora, no Estádio do Dragão, está agendado para as 20h45 do dia 22 de Março (domingo) e vai ser transmitido pela TVI.

    BLUE bOY:

    ALÉM DEsta transmissão podes acrescentar outra no scroller:

    campeonato futebol

    leixões-fcporto, sábado dia 7/3 às 21h na RTP1

    e outra:

    C.Mundo 2010

    Portugal-Suécia...no dragão
    (sábado 28/3 às 20.45h na TVI)

    ResponderEliminar
  7. Já estamos habituados a este tratamento... mas não será por isso que nos havemos de calar.

    Quando mais nos querem bater, mais nós queremos vencer!

    Saudações!

    ResponderEliminar
  8. Concordo com o Mr. Cosmos. O nosso grande desafio é o europeu, é fazer uma boa carreira na Liga dos Campeões e, porque não, sonhar com a glória. Sonhar ainda não paga imposto. As vitórias internas são importantes, mas de tantas que são, já se tornaram quase triviais. A nossa glória suprema é a nível internacional, mesmo sabendo que temos muito menos armas que os colossos europeus.

    A carreira da nossa equipa na Champions nesta temporada é de enaltecer e devemos estar orgulhosos. Depois dos momentos difíceis que a equipa passou e de ter que suprir perdas importantes relativamente à época transacta, é magnífico que, mesmo em fase de reestruturação, tenhamos ficado em 1º lugar no grupo do Arsenal e tenhamos ido a Madrid mostrar como se joga a este nível. Os feitos desta equipa estão a ser notáveis. Pena que alguns, em vez de elogiarem o trabalho de Jesualdo Ferreira (se é o responsável nº1 na derrota, também o deve ser nos bons resultados), se entretenham a discutir o seu sucessor para a próxima época.

    ResponderEliminar
  9. Estamos em sintonia, como já disseram isto mostra o reflexo de um país que viveu numa ditadura de direita durante quase meio século.
    A imprensa mostra aquilo que as massas querem ver mesmo que para isso tenham que deturpar a verdade.
    Espero que o Dragão triunfe frente ao A.Madrid na 2º mão mostre a comunicação social ou não. Mas para já temos um leão a domar no sábado.

    ResponderEliminar
  10. A azia da capital so nos da força, mas agora Joao Marcelino no Joguinho tambem nao ajuda. Mas como sempre, fomos muito fortes, e voltaremos a vencer, CONTRA TUDO E CONTRA TODOS

    http://www.pedrocoimbramc.blogspot.com/ ESTÁ DE VOLTA

    Abraço a todos

    ResponderEliminar
  11. MrCosmos,

    Há que assumi-lo sem quaisquer falsos rodeios... enquanto muitos dos que por lá andam sentados nas secretárias não forem desta pra melhor, teremos que continuar a levar diariamente... com a inveja deles!!!

    E não é que até é coisa que a nós, saiba bem? é que é bom sinal, muito bom sinal... se assim não fosse, é que se calhar, digo eu, era razão para nos preocuparmos.

    Como assim não é... enquanto os cães ladram... a caravana segue o seu rumo normal e tranquilo.

    Bambora...

    ResponderEliminar
  12. Por isso é que o empate ainda me anda atravessado. Bela exibição, sem correspondência no resultado. Mas, como é afirmado no artigo, o grande desafio deste Porto passa pela Europa. O apuramento para os quartos é importante e crucial.

    Servirá, sobretudo, para manifestar a nossa superioridade sobre a perfídia, a inveja e a mesquinhice, típicas deste País. Vencendo, por contraponto às humilhações sofridas pelos clubes da capital, goleados e envergonhados por onde passam.

    Mas, agora, importante mesmo é vencer a escumalha verde.

    ResponderEliminar
  13. A propósito deste post do Mr. Cosmos (5*), já viram o 'Labaredas' de hj?!

    ResponderEliminar
  14. blue boy , onde faz aquela barra azul no cabeçalho que diz " Acompanha aqui , em Directo , todos os jogos do F.C. Porto " ?
    cumprimentos

    ResponderEliminar
  15. Viva !

    Eu, como adepto daqui e não daí, sempre disse e escrevi que os resultados do Porto passam melhor por aqui ( Na Europa )do que por aí.

    Vejam-se as crónicas do "L'Equipe" e do "Aujourd'hui Sport" quanto ao jogo de ontem.

    Ou seja : É verdade e reconhecido que o Porto é o clube Português com maior dimensão internacional.

    É algo que está conquistado !

    Para este ano, o objectivo programado foi alcançado.

    Sendo pragmático, acrescentaria que o Porto é visto, pelo menos pela imprensa Francesa, como um grande da Europa.

    Tendo-se cumprindo e respeitado os objectivos primeiros, podemos sonhar ainda mais com a Europa. Felizmente que pagamos impostos para podermos sonhar porque senão ninguém pagaria as construções dos acessos aos estadios. Ou então teriam uma portagem de 100 em 100 metros !

    E sendo ainda mais pragmático, pensaria que para o ano só há lugar para um na Liga dos Campeões.

    Não sei o que será o futuro do meu Porto na Liga dos Campeões. Eu espero a vitória na final. Mas quem tece os fios do futuro é a Deusa Clio.

    Os povos Europeus são povos de hábitos. A presença regular e efectiva do Porto nos últimos quadrados da Taça do Campeões tem lembrado e salientado o nome do Porto por essa Europa fora.

    Por essa razão, não esqueçamos a importância da conquista do campeonato !

    E Viva o Porto !

    ResponderEliminar
  16. só vinha aqui dizer que mais uma vez o Luís Aguiar fez um jogo soberbo...

    não consigo compreender porque razão não gastamos 200 mil euros nele e preferimos gastar 4 milhões pelo mariano, 3 por metade do Guarin, 2,5 por metade do Sapunaru, 1,5 por metade do Benitez ....

    enfim há certas coisas que não consigo compreender como a doação do Alan a custo zero.

    olhei para o banco a meio da segunda parte em Madrid e questionei quem seria sequer... útil

    abraço

    ResponderEliminar