24 fevereiro, 2009

Quando o líder não dá a cara...

Este post será hoje mais reduzido em função da antevisão (ver post acima) do Atlético Madrid / FC Porto desta noite para a Liga dos Campeões de futebol (19.45h, RTP1). Este fim de semana em termos de futebol, ficou marcado pelo aumentar da diferença (4 pontos) para com o 2º classificado. Nas restantes modalidades, destaque-se a vitória na fase regular da nossa equipa de hóquei, que assim imitou o feito da nossa equipa de andebol. No basquetebol, mais uma derrota...

FC Porto recebe domingo o Sporting na Póvoa de Varzim
(FC PORTO já venceu a fase regular)

Hoje, pelas 17 horas na Póvoa, o FC Porto recebe o Évora para os 1/16 avos da taça de Portugal de andebol, voltando a jogar no mesmo recinto para o campeonato (penúltima ronda), recebendo o Sporting na tarde de domingo (16h, sporttv1) em jogo a que assistirei ao vivo. Este jogo será no dia seguinte ao mesmo clássico no futebol (sábado, 20.30h, sporttv1), onde também estarei.

FC Porto já tem o play-off em perigo e um líder «ausente»...
(8º FC PORTO - 35 pts/23 jgs/12v/11d)

  • FC Porto, 59 - Ovarense, 80

Desta vez não vou falar do treinador Matos (aqui na foto). Já muito falei na semana passada. Apenas digo que quem assistiu ao vivo a este jogo (felizmente, não estive lá), saiu do pavilhão completamente arrasado. Esta equipa está de rastos. E já tem as mesmas derrotas do Ginásio (9º), com quem irá lutar pelos play-off (8º lugar) nestas últimas 7 rondas. Marçal, com 14 pontos, voltou a ser o melhor marcador num jogo em que desistiram cedo e aceitaram de forma demasiado passiva uma derrota que não vem nada a calhar.

Hoje, dedico umas linhas ao líder da SAD do basket Portista... será que o Dr. Fernando Gomes emigrou? Está com medo de dar a cara? Quando o líder não se vê... É que ninguém o vê em Matosinhos há muito tempo. Será que ninguém lhe conta o que se passa e a forma como o público se despediu da equipa e principalmente do treinador? Será que ainda vão a tempo de salvar a honra? Ou isso já pouco importa? Sábado, há um novo capítulo desta dramática «novela» com a recepção ao Queluz (16h).

Heptacampeão FC Porto vence fase regular a uma ronda do fim
(FC PORTO já venceu a fase regular )

  • FC Porto, 13 - Carvalhos, 1

A vitória Portista foi clara e indiscutível numa partida onde o empate era suficiente para os Dragões assegurarem em definitivo a vitória na fase regular. Neste jogo, Reinaldo Ventura destacou-se com 5 golos, onde se estrearam os ainda juniores, Diogo Fernandes (1 golo) e Ângelo Miguel. Na última 4ª feira, o FC Porto havia vencido em casa do Gulpilhares por 4-0 com um bis de Pedro Moreira que se lesionou entretanto, juntando-se a Ricardo Figueira na enfermaria do hóquei Portista que acaba a fase regular no sábado (18h) em casa do Barcelos.

Reinaldo Ventura

O hoquista Reinaldo Ventura marcou 5 golos ao Carvalhos e 1 ao Gulpilhares... e tem nesta última ronda, a possibilidade de voltar a ser o melhor marcador da fase regular do campeonato como no ano passado, pois está a apenas 1 golo de Luis Viana (Juventude de Viana). E não esqueçamos que esteve lesionado durante várias jornadas e mesmo assim, já facturou por 30 vezes, mais 5 que Jorge Silva. É preciso um Reinaldo Ventura assim em grande nível para ganharmos ao Igualada no dia 14 de Março, e para que no play-off consigamos o OCTOcampeonato...

Na próxima semana, desenvolverei mais este assunto, destacando o torneio de Frielas, onde os nossos sub-13 em futebol estão a ter um bom desempenho (já ganharam 4-1 ao Benfica), torneio que termina hoje à tarde.

No fim de semana de 13 a 15 de Fevereiro, decorreram em Paços de Ferreira os Campeonatos Regionais de Infantis. Esta era a última oportunidade de conseguir realizar tempos de acesso ao Campeonato Zonal do Norte. Foram uns campeonatos bastante positivos, pois vários atletas conseguiram TAC's para os Zonais, outros ficaram muito perto, e ainda foram conseguidos 21 pódios (3 ouro + 8 prata + 10 bronze). Acima de tudo, todos continuam a evoluir e a melhorar. Assim sendo, a equipa do Infantis do FC Porto/Império Bonança vai levar 20 atletas aos Campeonatos Zonais em Cantanhede nos dias 6, 7 e 8 de Março.

Neste último fim de semana (20 a 22 de Março), decorreram em Braga os Campeonatos Regionais de Juvenis, organizados pela ANNP e ANMinho. A nossa equipa esteve em destaque ao ficar em primeiro lugar no medalheiro com um total de 37 medalhas (13 ouro + 14 prata + 10 bronze). Esta foi a última oportunidade de realizar tempos de acesso aos Campeonatos Nacionais (TAC's) que se realizam de 13 a 15 de Março na Piscina Municipal da Póvoa do Varzim. No total, 18 atletas conseguiram ao longo da época realizar TAC's individuais, além dos TAC's para todas as estafetas.

[infos remetidas pelo Amigo do blog, André Cereja]

Saudações Portistas,
Lucho.

# post publicado em simultaneo no fórum fcporto.planetaportugal

7 comentários:

  1. É isso meu caro, eu só não saí de Matosinhos envergonhado, porque nunca me envergonho com o F.C.Porto, mas como apaixonado de Basquetebol - a minha 2ª modalidade - e alguém que acompanha de perto o basquete portista, não me lembro de uma coisa igual.
    Mas o pior de tudo é o conformismo de quem dirige que não faz nada para mudar o rumo dos acontecimentos.Um atristeza.

    Sobre o Hóquei, agora que já ganhamos a 1ª fase, concentemo-nos - equipa e adeptos - na prova europeia, porque esta equipa tem de estar na discussão do título Europeu.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  2. Domingo conta comigo na Póvoa para apoiar o F C PORTO contra os lagartos. Por falar en andebol as é desta que as meninas tambem vem mandar umas bocas !!!!
    No basquetebol a parece que vai de mal a pior, não sei mas assim não pode continuar ......
    Hóquei é sempre abrir !!!!!
    Natação grandes Braçadas ....
    Abraço

    ResponderEliminar
  3. O FC POrto está na final do torneio de sub13 (futebol) em Frielas depois de bater nas meias finais o celta de vigo por 2-0 com 2 golos do melhor marcador do torneio tiago garcia (5 golos). Na outra meia final o slb bateu o scp (favorito) em penaltys.

    Hoje às 15.45h na final FCP-SLB.

    O FCP já ganhou este torneio em 2006.

    ResponderEliminar
  4. O basquetebol bateu no fundo. Resultado humilhante, numa época para relembrar, futuramente, como exemplo do que NÃO se deve fazer.

    Uma equipa que se arrasta, de forma patética, sem rumo nem direcção, com um timoneirom que, aparentemente, não sabe o que deve fazer.

    Resta-nos lutar pela última vaga para os play-offs e, lá, lutar pela honra, sabendo que o 8º posto nos colocaá frente a frente com a corja vermelha.

    No hóquei, vamos ter uma espécie de final antecipada, nesse jogo crucial para o apuramento.

    Além do hóquei, vale-nos o brio e categoria do andebol, nas amadoras, como forma de nos encher de alegria.

    ResponderEliminar
  5. Infelizmente perdemos a final de sub 13

    ResponderEliminar
  6. No andebol ganhamos ao Évora por 51-15 para a taça de Portugal.

    ResponderEliminar
  7. Lucho,

    Valha-nos Deus... que se passa pelo basquetebol, hombre?... mau demais para ser verdade... dassse!

    Domingo, lá tamos na Póvoa... mas antes disso, bancada do Dragão, tamos lá no sitio do costume :)

    ResponderEliminar