26 julho, 2009

Andebol e basquetebol, duas épocas bem distintas!

Depois de Vítor Hugo e Pedro Antunes terem deixado aqui a sua opinião sobre a época da nossa equipa de hóquei em patins que fez o pleno a nível Nacional, pedimos agora ao Prof. António Cunha (ex-jogador e ex-treinador de andebol do FC Porto) e ao Nuno Quidiongo (ex-jogador de basquetebol do FC Porto) para analisarem a época 2008/09 nas modalidades que lhes são mais queridas, andebol e basquetebol, respectivamente.

A época do andebol, terminou em glória para o FC Porto com o título Nacional alcançado 5 anos depois, enquanto a temporada do nosso basquetebol, foi verdadeiramente decepcionante com o 8º lugar do campeonato e nenhum troféu conquistado. Vamos então dar "voz" a dois entendidos na matéria, em mais um exclusivo do BiBó PoRtO:

    Prof. António Cunha
    (análise ao título Nacional conquistado pelo FCP no andebol)

    Após dois anos em que não conseguiu o título, mas com boa prestação e algumas vitórias noutras competições, eis que o jovem mas credenciado treinador Carlos Resende, com um grupo de jovens de elevado valor técnico e táctico, para além das características evidentes para a prática do Andebol, conseguiram ganhar a primeira fase e logo aí um primeira vitória sobre os principais rivais, ABC e SLB.

    O FC Porto chegou à final com alguma facilidade, levando de vencida os adversários no play-off, consumando-se então a final esperada com o SL Benfica, com um orçamento muito superior ao nosso Clube, para além da entrada do credenciado técnico Prof. José António Silva nos quadros técnicos do Clube e mais 2 aquisições qualificadas.

    Os jogos foram atípicos com resultados pouco normais e grandes diferenças de golos por parte dos jogos em casa do visitado, e tudo ficou para ser resolvido no 5º jogo, e logo no novíssimo Pavilhão Dragão Caixa que quero aproveitar para dar os meus parabéns ao Presidente, Jorge Nuno, que nunca deixou de pensar nessa possibilidade, mas o que mais me surpreendeu é como o Arqt. Manuel Salgado conseguiu entre duas ruas desniveladas, meter um pavilhão de excelente qualidade, quer para quem joga, quer para quem assiste. A dimensão do mesmo serve perfeitamente para os adeptos das modalidades e vai ser no futuro um local de reunião e confraternização dos adeptos Portistas.

    Grande jogo, casa cheia e os Dragões do futebol estavam no pavilhão como sempre devem estar ou seja a apoiar a equipa desportivamente. O FC Porto foi um vencedor merecido pela época regular que fez, e no play-off, sobressaíram 3 atletas, Laurentino, Eduardo Filipe e Inácio Carmo, que quando as coisas estavam a ficar perigosas, pegaram no jogo e decidiram o título nacional. Festa bonita e na presença da massa adepta que mais sabe apreciar os grandes acontecimentos desportivos em varias modalidades como é a do FC Porto.

    Parabéns a todos os que contribuíram para o êxito desde dirigentes a todo o staff técnico e médico do Clube, assim como a todo o plantel sem excepções e colaboradores do Carlos Resende. Uma festa muito bonita, com um final muito triste, passados alguns dias quando se consumou a despedida do treinador campeão, Carlos Resende, e o melhor jogador de sempre do Andebol Portista. Situações como esta podem resultar em decisões precipitadas e sem sentido de quem acha que, ter o poder é mandar de qualquer modo! De todo modo, parabéns a todos os Portistas presentes e que gostam verdadeiramente de andebol.

    Abraço,
    António Cunha
    .

    Nuno Quidiongo
    (análise à decepcionante época do basquetebol do FCPorto)

    Quanto à época do basquetebol do FC Porto, sem querer ser repetitivo, continuo a opinar que a qualidade do basquetebol em Portugal é deprimente. O FC Porto foi apenas mais uma equipa "afogada" na falta de profissionalismo e humildade de todos os principais actores envolvidos no desporto (dirigentes, treinadores, jogadores e árbitros).
    Talvez agora com o formato competitivo de origem, de volta, todos os que parasitavam o basquetebol português "rastejem para outra maçã podre"!
    A primeira equipa a colocar os "pés no chão" e a reconduzir o basquetebol para o contexto certo, vai dominar a sua prática na próxima década!

    Cumprimentos,
    Nuno Quidiongo
    .

Um abraço do Lucho e até terça feira!

5 comentários:

  1. Lucho, parabéns por dares voz a quem sabe.
    Sobre a análise do Pr.Cunha, subscrevo-a totalmente e também acho, como diz o Quidiongo, que o Basquetebol precisa de uma grande virada. Espero que na próxima época já possamos dar uma imagem mais ´consentânea com os nossos pergaminhos na modalidade e ajudar na melhoria de uma modalidade, que nos últimos anos tem andado de cavalo para burro.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  2. Subscrevo na íntegra a análise do Nuno Quidiongo. Excelente!

    Quanto ao Prof. António Cunha, apesar de concordar totalmente com a análise que fez da nossa brilhante época desportiva, gostava de perceber melhor a quem se refere quando diz que "Situações como esta podem resultar em decisões precipitadas e sem sentido de quem acha que, ter o poder é mandar de qualquer modo!"...

    PS: A missão de reportagem em Albufeira correu bem! :)
    Um abraço Lucho!

    ResponderEliminar
  3. Sevilha: Julgo q a referência era dirigida a Vitor Santos, José Magalhães e Adelino Caldeira que são actualmente os 3 homens fortes do andebol do FC Porto.

    Um abraço para ti e tb para o Vila Pouca.

    ResponderEliminar
  4. Viva !

    Gostei de ler.

    E gostei de ler texto de António Cunha. Pena que não tivesse melhor desenvolvido o porquê de jogos atipícos.

    Estou a interessar-me cada vez mais pela modalidade.

    Não sei bem onde devia escrever o que segue. Optei por este espaço porque conduz com as modalidades.

    E eu até votei, há tempos, numa sondagem deste blog, pelo ciclismo.

    Terminou o maior acontecimento desportivo do ano. Findou na mais bela cidade do Mundo ( mas eu prefiro o Porto na mesma ).

    Há que lembrar que este acontecimento é gratuito para os espectadores. E não polui !

    Desculpa, Lucho, mas não resisti a transcrever isto : O diário "Le Parisien" de hoje apresenta uma entrevista a Sergio Paulinho ( Le fait du jour / page 5 ), ciclista Português : "As minhas três semanas com Alberto...". ( Mes trois premieres semaines avec Alberto ). O título é mesmo assim.

    Alberto Contador é claro, para os iniciados.

    Grande risota entre amigos e amigas !

    Assim, Paulinho partilhou o quarto de Contador. Pena que o "Le Parisien" não nos tivesse contado mais sobre essa partilha de quarto.

    Contado e Contador ! Lol and Lol !

    E Viva o Porto !

    ResponderEliminar
  5. Andebol, estive lá no jogo das meias-finais do play-off e nos três jogos da final, grande ambiente! Época muito boa, foi pena perdermos aquela final da taça no algarve. Saíram alguns jogadores, mas a equipa continua de certeza aguerrida. Estou a gostar dos reforços.

    Basquetebol, queremos uma volta de 180º este ano!

    Abraço e parabéns pelo post Lucho!

    ResponderEliminar