31 julho, 2009

Como não pôr no Porto uma esperança, se...

..."daqui houve nome Portugal"?

Aqui há atrasado - termo que julgo ser nortenho, relativo a um passado recente, e que gosto de usar por saber que ao fazê-lo, estarei por estas bandas da zona centro, a ser distinto - aqui há atrasado, contava eu, o amigo bLuE bOy contactava o seu plantel de colaboradores numa fase de preparação da nova época que se avizinha a passos largos, com o intuito de auscultar-nos em busca de nossa opinião sobre o que achávamos que estava bem, ou mal, que devia ser mudado ou eventualmente eliminado, que debitássemos de nossa sentença.

Tive oportunidade de lhe apresentar o que para mim deveria ser melhorado, o que entendo ser um handicap de que o nosso BiBo PoRtO, carago!! padece, o que conforme argumentava, mais não deixa de ser senão um reflexo emitido um pouco por toda a família Portista. E que Orgulho eu tenho em ser Portista! Orgulho em ser um dos milhares entre os Portistas, não precisando para isso de ter que ver com Portuense. E passa por aqui o handicap que falava, que com o bLuE bOy, faz dias, privava, e que hoje aqui alargo à tribuna azul e branca.

Chega a ser confrangedor, quando a paixão passa a clubite exacerbada, e a troco de tudo ou de nada, se mimoseia com aqueles calorosos galhardetes, tudo o que mexa do Douro para baixo. A importância dada e desrespeito que é demonstrado nessas ocasiões por pessoas ou locais chegados de muitos outos portistas, chega a ser castrante, conforme já tive oportunidade de me aperceber junto de outros adeptos mais "deslocados" azuis e brancos. E vocês sabem do que estou a falar... basicamente, de "mourarias".

Não raras vezes, lí disso por aqui, ou colegas alguns que vivem intensamente o clube mo mencionaram. O ódio espelhado, sejam textos de primeira página, ou comentários, e não obstante reconhecer a este espaço a forma sentida, vivida e desempoeirada com que se expressa a emoção que nos corre na alma, só numa cabeça pequena, fechada, carregada de teias de aranha ou quem use uns daqueles óculos que até dizem serem de aqui bem perto, de Alcanena, vulgo palas, também conhecidos por óculos de cabedal, para se referir de forma continuada a dita mouraria.

Ah e tal e o camandro, mas a malta refere-se aos galináceos e avestruzes dos clubes rivais, não à generalidade das pessoas, blá, blá, blá...

Pó caraças, pá! Não sei se se trata de alguma velha guarda, do temido tribunal das Antas, dos que estão na primeira fila da Massa Assobiativa, dos que sabendo o que foi uma travessia no deserto, desdenham dos "oportunos" novos aficcionados em tempo de vacas gordas. Não sei. Sei que o meu Porto começa mas não acaba no Porto. Sei o que é ser o único conhecido por assumidamente portista entre 300 de um recreio de escola lisboeta na década de 80.

Acordem pá! Gostem ou não, esta é a nova realidade. Faltam poucos títulos para ultrapassar o Benfica? E eu com isso? Percorremos a passos largos o caminho de vir a ser o clube com mais adeptos? Quero lá saber!

Quem é o Benfica?!

Faz dias, no serviço, enquanto preparava um conterrâneo com os apetrechos técnicos para ser entrevistado, conversava-se com terceiros para descontrair, sobre a actual fézada dos benfiquistas no menino Jesus. Eramos seis na praça, 2 que acreditavam que este ano é que é, 2 mais cépticos, e um pessimista que lamuriava: "Triste sina a nossa, meia dúzia de atrasados". Tive então de intervir para corrigir: "meia dúzia não, que alguém aqui teria de ser campeão."
- "Éna cum carago, ainda por cima portista?!", perguntou-me o entrevistado.
- "São as novas gerações...", respondi-lhe.
- "E é isso mesmo o que mais me assusta". Concluiu ele.

Eles andam de facto assustados, mas de uma coisa podem estar todos, benfiquistas ou portistas, descansados. Eu, Portista, nunca quis para o meu clube aquela bacoca popularidade. Ainda que os ultrapassemos em número de adeptos, sei, enquanto um dos adeptos do FC Porto não bairristas, que o meu clube nunca atingirá tal popularidade, mas trabalhará sim pela NOTARIEDADE, da qual goza por esse mundo fora de à três décadas a esta parte. E eis a grande diferença!

Mudando de assunto, e em jeito de conclusão, faço nota de que escrevo este post pela altura em que completo um ano de participação nesta nobre casa virtual. Tive já oportunidade de abordar variados temas, nasceram e cresceram por aqui amizades, daquelas, que estou seguro, guardamos pela vida fora.

Abrandarei, por hora, nas lides de escrita para o nosso BiBó PoRtO, pelo que por motivos puramente da ordem pessoal (e nada que ver com a minha opinião acima), passarão a ler-me aqui na primeira página, com muito menor frequência, passando a desempenhar um papel mais de bastidores, dedicando dentro dos meus conhecimentos e meios, com o mesmo gosto e empenho, as minhas aptidões, mais ou menos boas, quaisqueres que elas sejam.

Um abraço aos meus colegas do blogue, aos frequentadores e habitués desta casa, e terminar com aquele que tenho para mim, o melhor poema de todos os tempos, Porque, sim! o Porto cidade e clube misturam-se, e é nessa mistura que está a sua génese. Mas depois da génese vem o êxodo, e tudo isso transparece da forma mais esplêndida e fedidigna, no poema de Pedro Homem de Mello. «Aleluia».

Dúvida? Não, mas luz, realidade,
e sonho que na luta amadurece:
o de tornar maior esta Cidade
eis o desejo que traduz a prece.
Só quem não sente
o ardor da juventude
poderá vê-la de olhos descuidados,
Porto - palavra exacta, nunca ilude
renasce nela a ala dos namorados.
Deram tudo por nós esses atletas
seu trajo tem a cor das próprias veias
e a brancura das asas dos Poetas
ó fé de que andam nossas almas cheias
não há derrotas quando é firme o passo
ninguém fala em perder, ninguém recua
e a mocidade invicta em cada abraço,
a si mais nos estreita: a Pátria é sua!
E de hora a hora cresce o baluarte
vejo a Torre dos Clérigos às vezes,
um anjo dá sinal quando ele parte
são sempre heróis, são sempre Portugueses
e azul e branca, essa bandeira avança
azul, branca, indomável, imortal
como não pôr no Porto uma esperança
se "daqui houve nome Portugal"?

8 comentários:

  1. o' menino , podias ter dito isso mas em moedas de € qdo muito . Eu sou do tempo do Dr Urgel Horta (n/m lembro s era o deputado ou o do putedo, pq havia 2) e , nao vou nesse paleio ! Portista so' ha' UMA raça , nova ou velha , e ponto!
    Raça PORTISTA, HA' UMA SO' E BEM UNIDA!

    ResponderEliminar
  2. Post muitíssimo bom, e em que li muito daquilo que eu penso também!

    O FC Porto de hoje em dia é o melhor clube de Portugal, com muita distância, e o clube português mais respeitado no estrangeiro. Sem qualquer dúvida! Cada vez somos melhores, ano após ano. Só não vê quem não quer, quem prefere continuar fiado a ideias ultrapassadas e a ignorar o óbvio.

    "Eu, Portista, nunca quis para o meu clube aquela bacoca popularidade."

    Revejo-me nesta frase. Eu também nunca quis isso! Nunca quis que o FC Porto fosse o clube com mais adeptos ou o maior... eu quero é que o FC Porto, seja sim, o MELHOR! E felizmente, é!

    Não me importo que sejemos menos ou mais, aquilo que quero é conrinuar a ganhar títulos, independentemente do resto! Porque na verdade isto não é para quem quer, acreditem que é para quem pode!

    MrCosmos, aparece sempre que puderes! E este poema, também é, para mim, o melhor!

    TETRAbraço

    ResponderEliminar
  3. Efectivamente, o Sporting é, sempre foi aliás, o clube da gente fina, da gente de pergaminhos - não do jet set piroso e novo-rico, mas da alta sociedade lisboeta.
    O Sporting não mede o seu poderio pela quantidade de adeptos, mas pela sua qualidade. É potanto um clube selectivo, de gente boa. E tem tendência para continuar assim.
    O Benfica é, pelo contrário, o clube do povinho, dos maltrapilhos sem eira nem beira, que são a base e a maoria da sociedade portuguesa. Como me dizia um amigo portista há tempos, se num jardim público levantardes de um banco um pedinte andrajoso, bebado e sonolento, quase de certeza que traz o emblema do Benfica na lapela encardida e desalinhada. São muitos e de péssima qualidade.
    Já o Porto, que hoje tem uma massa associativa crescentemente espalhada pelo território nacional, tem nela representantes de todas as classes sociais, mas sobretudo, quadros superiores de empresas, gestores, professores, bancários, empresários e titulares de profissões liberais. Mas todos com o denominador comum da luta contra a criminosa macrocefalia lisboeta e correspondente centralismo atávico.
    Daí que os lampiões da Pontinha, pessoinhas sem grande cultura geral, chamem ao F.C.Porto clube regional, convencidos que nos estão a insultar. De facto o que estão é a ser ignorantes, porque o Porto não é um clube regional - já por duas vezes foi Campeão do Mundo - mas sim um clube cuja maioria dos adeptos luta tenazmente, através da defesa da regionaalização ou de qualquer outra forma de descenralização, por pôr fim à ditadura administrativa de Lisboa.
    De facto, há muitos portistas que não são a favor da regionalização, mas quase todos são a favor da descntralização máxima dos poderes públicos.
    Mas ainda que todos os portistas defendessem a regionalização, que não defendem, isso não faria do F.C.Porto um clube regional, mas sim regionalista.
    Será que os lampiões da Pontinha perceberam este texto? Duvido.

    ResponderEliminar
  4. Pois mister Cosmos, nós aqui em cima temos uma frase que caracteriza bem isso e que é: pimenta no rabinho dos outros, é refresco para mim.

    Se todos somos portistas e não há mais portismo no norte, no centro, no sul ou nas ilhas, já os do norte, porque são sistematiicamente maltratados, ignorados, discriminados, reagem mais fortemente contra o paradigma do centralismo, que no desporto em geral e no futebol em particular, é o Benfica.
    Mas repito só quem está aqui e sente de perto é que é capaz de perceber.

    Quanto à paixão e à clubite exarcebada, eu por mim falo: sou um desses sem dúvida nenhuma!

    Quanto aos juízos de valor, que alguns, sejam da capital do império ou de outro lado qualquer, fazem, não me incomoda nada e é para a lado que durmo melhor.

    O F.C.Porto mais que um clube regional, ou nacional, é um clube mundial.

    Ah, parabéns pelo metro em 2015 já chegar ao hospital Amadora/Sintra.
    Aqui para chegar a Gondomar que fica a meia dúzia de quilometros, só lá para 2020.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  5. Mr.Cosmos:

    Ainda continuas na equipa, mesmo que por razões profissionais, apareças por cá menos vezes, por isso continua a ser para mim um prazer enorme fazer parte desta equipa do BiBó Porto onde tb estás incorporado.

    És um Portista de raça, mesmo não sendo Portuense. E percebo o teu desabafo mas tb compreendo q o Norte continua a ser discriminado em todas as vertentes (não só no desporto) e por isso será tb o povo + revoltado e com isso às vezes parece até um povo agressivo em demasia...

    Somos todos do Porto, carago e todos unidos fazemos a força:) A força do Norte, do Centro e do Sul em prol do FC Porto:)

    E sobre Portuenses, termino com esta, há alguns q me enojam, a começar pelo Presidente da Autarquia, é que os ressabiados são os piores, eles amaldiçoam todos os dias o facto de cá terem nascido...

    ResponderEliminar
  6. Quanto a este assunto: "...o amigo bLuE bOy contactava o seu plantel de colaboradores numa fase de preparação da nova época que se avizinha a passos largos, com o intuito de auscultar-nos em busca de nossa opinião sobre o que achávamos que estava bem, ou mal, que devia ser mudado ou eventualmente eliminado, que debitássemos de nossa sentença."

    Pouco ou nada foi dito. Para quando novidades neste blog? A nova época já começou.

    ResponderEliminar
  7. Victor Sousa31 julho, 2009

    Palavras gastas.
    Não vou aproveitar o ensejo que me dão, para uma análise sociológica. Mas como me atenho a FACTOS, e sou um orgulhoso portista, da cidade e do seu clube, quero dizer que tudo o que mexe do Porto para baixo, é que começou.
    Apenas um indicador, para que faça as suas pesquisas.
    Veja o historial do Campeonato Nacional de 1934/35, o primeiro, e que o Porto ganhou.
    Leia tudo o que se passou nas Amoreiras, e a forma como a assistência se comportou, e tudo aquilo que foi dito.
    Se depois achar que nós é que batemos "em tudo o que mexe", a sua teoria está certa.
    Mas os factos vão, certamente, desmontar a sua tese.
    Mas o assunto não se esgota aqui. Se recuar, ou avançar, sempre encontrará razões para esta atitude "provinciana", graças a Deus!

    ResponderEliminar
  8. MrCosmos,

    como já falamos, estás cá, continuas cá, vais continuar cá e este, será tão só um ligeiro e curto "pause", até porque tens já serviço em mãos para breve e como tal, há que dar corda na sapatilha e não deixar para amanhã, o que se pode fazer hoje ;) :D

    Quanto ao teu post, pois, já falamos algumas vezes sobre o assunto, e alguns já lançaram até a "resposta" que tenho sempre para dar quando sou confrontado, se assim posso dizê-lo, com essa discussão que sinceramente, acho completamente estéril e inócua.

    Vamos lá ver se me consigo explicar:

    1. quantos modelos de Portistas existem? na minha cabeça, só há um único modelo... ou se é ou não se é, ponto final parágrafo.

    2. deduzo não estarmos a falar de Portismo, porque então nesse caso, haveria muito para discutir e sinceramente, tenho o meu estilo próprio de Portismo, não abdico dele, não vergo por ele e ninguém jamais alguma vez me fará mudar da forma de Portismo que tenho mentalmente para comigo e julgo ser a mais "pura" e "verdadeira"... e não, não gosto nada de determinado "portismo" que por vezes vou vendo, lendo ou ouvindo por aqui, por acolá ou mais além... aquele, não é de facto o meu Portismo... mas Portistas, somos todos, nem uns mais, nem outros menos!

    3. sim, largas e largas vezes debito os naturais insultos a tudo o que é mouro (especialmente estes, que estão estampados no meu baralho de cartas de todos os "ases", não deixando nada para os outros)... admito, é um ódio visceral, diria até um ódio de morte... que fazer? nada, digo eu!

    4. no entanto, não é por lançar impropérios disto ou daquilo, directamente para zonas mais a sul do Porto (cidade) ou Norte (região), que entendo que os Portistas do Sul, Centro, Interior ou Litoral, tenham que se sentir melindrados com esse julgamento... porque esses, não lhes é destinado, nada de nada... o alvo está perfeitamente identificado e não há que ter dúvidas algumas... esse, o diabo encarnado (gosto mais do encornado, admito!) em clube de futebol, chama-se SL GAYvotas, ponto final parágrafo.

    5. só quem mora na região Norte, e é permanentemente ostracizado pela capital do império, em tudo o que é área da sociedade, é que consegue entender por vezes este vocábulo que nos sentimos tentados a lançar… para quem não está cá e não sente essa ostracização na pele, é concerteza mais complicado entendê-la.

    6. de qualquer modo, se há coisa que hoje em dia me satisfaz duplamente, é quando me desloco anualmente e com a habitual regularidade ao galinheiro ou ao wc xxi para acompanhar o nosso FC Porto, sentir que naquela zona onde me encontro ladeado desse Portismo duro e cru que faz a minha louca paixão, se tempos houve em que os Portistas do “norte” venciam ao knock-out os Portistas do “Sul”, hoje em dia, isso, faz parte das minhas memórias e é vê-los, aos que não do “norte”, em completa superioridade aos que viajam do “norte”… entendes? A mim, assistir a isso, satisfaz-me duplamente… só porque estou entre os “meus” e junto do “meu” FC Porto”!!!

    Portismo, há muitos… Portistas, há apenas um único modelo!!!

    Abraço,

    ResponderEliminar