25 julho, 2009

Comprar Cissokho para resgatar a honra?

A estória de Aly Cissokho perturbou a imprensa Francesa e, talvez, o inconsciente colectivo do Hexagono.

Se, por um lado, a imprensa desportiva alimentou criticas severas contra a falta de capacidade de prospecção dos clubes Franceses, por outro, a imprensa generalista citou o percurso de Aly Cissokho como um exemplo de êxito e de esperança para os jovens desfavorecidos dos subúrbios. Os contos de fada continuam a ser possíveis numa sociedade em crise.

Para quem consultar o mapa da França, verificará que Gueugnon, cidade e clube que está ligado à estória de Cissokho, não fica longe de Lyon. Daí, talvez os artigos críticos da imprensa desportiva quanto à incapacidade dos grandes clubes Franceses em saber encontrar novos talentos “à beira de casa“.

A imprensa generalista não tecerá qualquer comentário sobre este último assunto (1). Não é a sua esfera de tratamento da informação. Só comecerá a se exprimir aquando do episódio burlesco ligado à transferência de Cissokho. A revista “So Foot” que é, duma certa maneira, o elo entre a imprensa desportiva e generalista (futebol-sociedade), escreve, numa das suas “news”: “Sílvio, menino mau, não é bonito mentir!”.

A imprensa generalista Francesa não aceitará o argumento dos dentes. Porque, para ela, um jovem, nascido em Blois (subúrbio da cidade de Orléans), teve sempre, por ter nascido no solo Francês, direito aos melhores tratamentos desde a infância. E comecerá uma campanha em defesa de Cissokho. O filho pródigo, após ter corrido mundos, deve regressar a casa.

O Lyon assumirá o papel do pai que autoriza o regresso do filho pródigo. O conto de fadas pode continuar.

E Lyon ganhou, extraordinariamente, em popularidade e, indirectamente, o FC Porto também!

O artigo do diário “Libération”, de 20 de Julho, diário genaralista pouco disposto a dar espaço ao futebol, sobretudo quando há a volta a França, apresenta um enorme artigo, página 22, sobre o tema referido. O artigo de Grégory Schneider, quanto a mim, não dá qualquer informação inovadora. Por isso, não me pareceu pertinente traduzi-lo.

Porém, acho que o título, é claro:

    Desempregado há um ano, o jovem defesa do FC Porto assinou, com o Olympique Lyonnais, Sábado. 15 milhões: o bom resultado, para Aly Cissokho.

A referência a é ”o bom resultado“ (“le conte est bon”), reenvia para um concurso cultural televisivo Francês. Este concurso é uma verdadeira instituição na paisagem televisiva Francesa. Tem décadas de existência e chama-se: “Des lettres et des chiffres(letras e algarismos).

Será que o FC Porto já faz parte do inconsciente colectivo Francês?

Seria interessante apontar que ninguém fez, a meu conhecimento, um paralelo que, contudo, podia ter sido feito. Quem se lembra de Madjer?

Após “Le Figaro” e “Le Parisien”, eis outro monstro sagrado da imprensa generalista Francesa que, em tão pouco tempo, cita e mostra, em destaque , a camisola do FC Porto.

E eu continuo a não entender quem não quer entender que o FC Porto é o clube Português com maior projecção internacional.

E Viva o Porto!

(1): Para que não hajam equívocos, estou a referir-me à imprensa ou edição papel.

7 comentários:

  1. Sei que Cisso é um bom jogador, foi vendido pelo FCP num excelente negócio mas vai ser mt útil ao Lyon. Sei tb q ficamos todos a ganhar com essa tua visão do exterior, destacando a projecção cada vez maior que vão dando ao clube e por inerência ao futebol Luso. Um abraço e continua assim, sempre atento.

    PS-QUANDO vens a Portugal? :)

    ResponderEliminar
  2. o Maravilha:«E eu continuo a não entender quem não quer entender que o FC Porto é o clube Português com maior projecção internacional.»

    Só não entendem, ou melhor entendem , mas fazem-se desentendidos, aqueles que ainda vivem agarrados ao passado e como sabes, quem vive agarrado ao passado, não tem presente e dificilmente, terá futuro.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  3. E lá continua o Porto na ribalta, por terras francesas, comprovando efectivamente que é o mais lídimo representante do futebl português.

    Orgulha-me ler estes pedaços de prosa, constatando que os azuis e brancos são efectivamente uma referência além-fronteiras, exemplo de organização e profissionalismo, a copiar por tantos outros.

    Relativamente ao Cissokho, é uma venda fantástica, que mereceria figurar nos manuais de gestão vendidos nas livrarias. Uma valorização brutal de um jogador até então desconhecido dos grandes palcos, comprado por meros trocos e vendido por milhões.

    Se antes já acompanhava com algum interesse o campeonato gaulês, este ano ainda estarei mais atento, com as presenças de Lucho, Lisandro e Cissokho. Boa sorte a todos!

    ResponderEliminar
  4. Porto Maravilha,

    Já agora, existe algum site que dê informações minuciosas sobre os jogos do campeonato, com as respectivas pontuações dos jogadores?

    ResponderEliminar
  5. Portista do centro25 julho, 2009

    Com o mesmo ip.
    Esta de parabéns para o Futebol Clube do Porto

    ResponderEliminar
  6. Portista do centro25 julho, 2009

    Ainda com o mesmo ip.


    No meu comentário anterior encontra-se um "para" a mais.
    As minhas desculpas.

    ResponderEliminar
  7. Viva !

    Lucho : Irei ( nestas férias não vou ) quer nas "férias da neve " , quer nas férias grandes. Avisarei !

    Paulo Pereira : Eu costumo mais ler o "L'Equipe" edição papel que responde ao que pretendes. Francamente, não me lembro agora se o site do diário citado segue a mesma política.

    Desde já é certo que até hoje os sites da So Foot e dos Cahiers du foot não apresentaram qualquer pontuação quanto à prestação dos jogadores.

    Vou-me informar.

    E Viva o Porto !

    ResponderEliminar