10 julho, 2009

Filme da vida do FC Porto

    No mundo da blogosfera, incidindo no plano desportivo e particularmente no âmbito Portista, em boa hora têm aparecido diversos filmes, naturalmente reduzidos, de temática azul e branca, por via do chamado You Tube. Ainda por estes dias como foram úteis as imagens postas à disposição pública sobre os futebolistas na mira do nosso clube, dando a conhecer um pouco sobre possíveis aquisições e tornando familiares os concretizados ingressos na colectividade. E como todos nós nos deleitamos a ver e rever os momentos de glória fixados em filme, quer de Viena, Tóquio, de 1987, como da Taça UEFA/2003, Liga dos Campeões e Intercontinental, de 2004, quer de outros grandes jogos e títulos conquistados, etc, etc...

    Ora, se dos tempos mais próximos e do passado mais ou menos recente ainda vão havendo assim imagens documentais, do historial longínquo escasseiam e até faltam documentários capazes de transportar as vistas aos acontecimentos que fazem parte do imaginário da família alvi-anil, mais conhecidos por constarem de livros existentes.

    Num exemplo pessoal, de certo visto e sentido por muitos, aconteceu algo especial numa retrospectiva televisiva aquando dum daqueles programas “especiais” dedicados aos jogos clássicos, por ocasião do último Benfica-Porto, quão tocante foi vislumbrar imagens de Virgílio, Carlos Duarte e Cª a receberem o troféu da vitória na inauguração do antigo estádio da Luz...

    Assim sendo, porque alguns dos filmes colocados no You Tube vão perdendo disponibilidade, acabando removidos ou ficando dispersos nos ficheiros respectivos, haveria necessidade de ser feita uma compilação de tudo o que haja disponível, no que toca ao FC Porto, para que nada mais se perca e seja salvaguardado o que é possível existir. Sabendo-se que antigamente a televisão estatal, iniciada em finais da década de cinquenta, não ligava nada ao nosso clube, atendendo a que só em finais da década de setenta começou a haver transmissões directas de jogos do FC Porto (antes, salvo erro, só nos lembramos de dois jogos “dados em diferido” do célebre 4-0 ao Benfica, dos 4 golos do Lemos, porque obviamente não sabiam que ia acontecer tal resultado, e do 2-1 ao Sporting, com golos de Joaquinzinho e Abel, em 1971/72, enquanto os privilegiados do sul tinham direito a jogos directos já nos alvores da década de sessenta), não haverá portanto muito material respeitante, até porque o que tinha lugar no antigo “Domingo Desportivo”, do tempo do antigo regime, também não era coisa que se visse… acontecendo então que os Portistas, para verem na TV as sagradas camisolas das duas listas azuis e brancas, tinham de esperar pela época da Volta a Portugal em bicicleta, porque felizmente nesses tempos o Porto era rei e senhor pelas estradas, graças aos pulmões e músculos dos nossos ciclistas, nessa modalidade em que não havia máfia das arbitragens (embora por vezes, mesmo assim, ainda houvesse manobras de bastidores)…

    Por isso, sabendo que o pouco que existia, sobre a memória visual do FC Porto, estava em locais dispersos, em arquivos e mãos particulares, no exercício da Direcção de Afonso Pinto de Magalhães houve a feliz ideia de ser feito um filme oficial, numa época em que estava a vir ao de cima justa importância da identidade clubista, bem patente em homenagens prestadas anualmente aos campeões do clube, atribuição do Troféu Pinga (antecessor do Dragão de Ouro), edificação do mausoléu do clube, instalação da sala-museu, entre outras iniciativas. Assim, por esse tempo, foi encomendada essa obra a um realizador, Fernando de Sousa Neves, cujo argumento era de Rodrigues Teles, o primeiro historiador do FC Porto, contando com patrocínios de firmas aderentes, sendo depois ofertado aos que estiveram envolvidos no projecto um troféu alusivo, numa sessão de gala sob o aval do órgão informativo do clube, jornal O Porto.

    Do facto, deu conta uma “caixa” do mesmo jornal do FC Porto, em seu nº de 03-02-1968, conforme recorte que se junta, anexando ainda ampliação da gravura do galardão em apreço.

    Depois disso, muito mais tarde, já depois da conquista da Taça dos Campeões Europeus, mais Mundial de Clubes e Supertaça Europeia de 1987 e 88, surgiu uma cassete de vídeo com algo do género, mas substituindo antigas imagens em movimento por simples fotografias de antanho.

    Em harmonia com este anunciado, vem à ideia uma sugestão a possíveis entusiastas e a todos os leitores Portistas: tendo havido então, em tempos idos, o referido filme oficial dedicado à Vida e Glórias do FC Porto, lembramo-nos de chamar à actualidade esse acontecimento, de modo que, havendo diversos especialistas no seio da massa adepta do FC Porto, tal qual podendo alguém conseguir descortinar onde isso pára, possa haver quem faça uma reprodução. Lançando-se aqui, por conseguinte, um repto para que os leitores que eventualmente conheçam, podendo, possam deixar informações de onde eventualmente isso se poderá obter... e dar azo a formas de se conhecer tão valioso património.

    Armando Pinto

15 comentários:

  1. Ricardo de Sousa:

    Não me leve a mal, só quis perceber se o Ricardo é uma pessoa deveras preocupada, ou um daqueles adeptos que, num raio de 50 Km de azul e branco, criticam tudo aquilo que mexe.
    Eu não o conheço e acho que, perante os ataques de Lisboa, todos temos que nos unir, não desunir.
    Compreendo que anda aí muito milhão no ar, mas, como não tenho cumprido bem a minhão missão de sócio, nomeadamente comparecendo nas AG e participando na discussão da vida do nosso Clube - nomeadamente das suas Contas - omito-me de levantar suspeitas que podem indizir os nossos adversários na onda do ataque fácil, mas descabido.
    Se entendeu que eu o estava a atacar, desculpe-me. Não era minha intenção.

    ResponderEliminar
  2. Mas que é que tem este 1º comentário com este tema?
    Há por aqui algum Ricardo?

    ResponderEliminar
  3. O comentário do AZulibranco tem a ver com uma troca de opiniões com o Ricardo num post anterior.

    E qt a estarmos unidos, o azulibranco tem toda a razão. A nação azul e branca tem q marcar a diferença pois sabemos q para ganhar temos q ser sempre mt melhores q os outros.

    ___________

    Qt ao tema do Armando Pinto:

    O filme encomendado por Af.Pinto de Magalhães (1968?) não disponho mas tenho a cassete de vídeo da história do clube editada, julgo q em 1993 qd o clube fez 100 anos...

    ResponderEliminar
  4. Armando Pinto, acho uma excelente ideia tentar mostrar esse filme, até para que todos os portistas tenham a noção das diferenças entre essa época em que eramos ignorados, mas perdiamos e agora, onde continuamos a ser discriminados, mas pela inveja dos que não suportam os nossos sucessos.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  5. ... a televisão estatal nos anos cinquenta não prestava atenção ao clube...
    E agora? Presta?

    ResponderEliminar
  6. actualmente tem de prestar mais atenção ao nosso FCP... é o único club que faz jogos internacionais... e sabes como é... publicidade para eles é o ganha pão da TV...
    acredito que cada vez mais existem portistas, nota-se bem que cada vez< mais as crianças viram para o azul, pois é o club que dá vitórias, e todos sabemos que criança gosta sempre de ganhar...

    fiquem bem portistas...

    "nunca mais começa o futebol"

    ResponderEliminar
  7. Viva !

    Acho uma bela ideia.

    É verdade o ciclismo. Que belas lembranças !

    E Viva o Porto !

    ResponderEliminar
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  9. Lembranças não me faltam daqueles 19 anos sofridos, em que mais vezes vinha da bola, com a bandeirinha do fcp enrolada, do que num misto de orgulho e raiva, a acenar da janela do carro para os anónimos e sorumbáticos transeuntes. É que naquela altura, ir a bola, era pouco ou nada de bom-tom, e adepto do fcp então nem se fala. Lamento sinceramente não ter mais do que dados enciclopédicos sobre a nossa história, muito embora devore tudo aquilo que diga respeito as nossas cores.

    ResponderEliminar
  10. Viva !

    Agora, com um pouco mais de tempo.

    Armando Pinto : Obrigado por me lembrar o tempo do ciclismo . Tempo em que a volta era constituida por clubes. Trouxe-me à memória que, quando pequeno, colecionávamos sameiras, para, depois, preciosamente, introduzir pequenos papéis, com as cores e nome de cada ciclista, rigorosamente cortados e adaptados à circonferência da sameira.

    Depois reconstituíamos as etapas. As montanhas eram feitas com papelão ou restos de caixas de sapatos. E a estrada com velhas cartas de baralhos que já ninguém queria e que se conservavam de ano para ano.

    O poletão podia avançar. A grande honra cabia a quem tirasse o Porto.

    Continuo a ter um grande fascínio pelo ciclismo. Mas acho que não sou só eu. Havia muitos e muitos mais espectadores em Barcelona, para ver a Volta à França que aqueles que pode conter o Novo Campo em Barcelona.

    Vi os quatro golos do Lemos ao vivo e na tv. Foram tempos difíceis para o Porto. Uma atravessia do deserto com uma meia gota de água de vez em quando.

    O Porto sobreviveu e é,actualmente, um grande da Europa.É verdade que a queda da ditadura permitiu a afirmação do justo e inquestionável valor do Porto.

    Não creio que é por ser que as imagens fossem a preto e branco, mas acho que foi a partir daí que comecei a tomar consciência que o futebol não é imagem. Talvez por isso tenha aqui traduzido "limites e mentiras da câmera ".

    Vou parar aqui porque senão o Blue Boy vai me fazer pagar a consulta. Lol !

    E Viva o Porto !

    ResponderEliminar
  11. Acho uma excelente ideia conseguir o filme e exibi-lo para todos os Portistas do BibóPorto, numa sessão de convívio que até podia ser alargada...O Clube deve dispor de elementos seguros sobre isso ou em alternativa, disponibilizar os contactos de quem esteve na execução desse documento, Ernãni Jesus Silva Oliveira, Rodrigues Teles e Fernando de Sousa Neves, ou alguém que tenha a responsabilidade de ainda hoje, manter e cuidar desse tipo de espólio...

    ResponderEliminar
  12. Alguém me sabe dizer algo sobre os bilhetes para a Supertaça em Aveiro? Preço, quando e onde vão estar à venda e se é só para sócios. Obrigado

    ResponderEliminar
  13. pedro:

    «O FC Porto coloca à venda esta segunda-feira, na Loja do Associado do Estádio do Dragão, os bilhetes para o amigável com o Leixões, agendado para quarta-feira, às 21h15, no Estádio Municipal de Aveiro. Os ingressos têm o preço unitário de 3 Euros.»

    ResponderEliminar
  14. Anónimo, o Pedro estava a referir-se à Supertaça, e não ao amigável da próxima quarta-feira. Sobre a Supertaça ainda não se sabe de nada. Devem ser postos à venda mais ou menos uma semana antes, e deve ser só para sócios (prioridade aos Dragon Seat)

    Abraço

    ResponderEliminar
  15. Antes de mais, um abraço especial ao Armando Pinto que nos fez chegar este texto que a muito, onde eu me incluo, fez recuar bem atrás do meu ano de nascimento.

    De facto, não conheço esta tal obra, nunca dela ouvi falar, mas agora que se falou nela, gostaria muito de a "ver"... pelos vistos, tb por aqui, ninguém a conhece, o que é pena.

    Bem, vamos lá ver se alguém aparece a dar noticias do asssunto.

    ResponderEliminar