13 julho, 2009

oficina do PENTA [12.07.2009]

Internacionais já treinaram

Depois de no sábado se terem limitado a cumprir os habituais exames médicos de início de temporada, os internacionais – à excepção de Álvaro Pereira, que ontem já havia participado no jogo-treino frente ao Tourizense, e Rodríguez, que esteve no Departamento Médico – já trabalharam, este domingo, com os restantes companheiros do FC Porto.

Rodríguez sofreu uma contusão no joelho esquerdo ao serviço do Uruguai e submeteu-se, portanto, a um programa de tratamento.

O treinador azul e branco também não pôde contar com Farías (treino condicionado), Miguel Lopes (treino condicionado) e Orlando Sá (trabalho de ginásio), que permanecem ao cuidado do corpo clínico.

Sobre o dia de hoje, a destacar o primeiro contacto em campo dos jogadores que se apresentaram ao dia 7 com os que, devido a compromissos das respectivas Selecções, regressaram apenas ontem.

Beto, Bruno Alves, Fucile, Guarín, Raul Meireles, Rolando e Sapunaru (este último esteve sob a observação do Departamento Médico, por fadiga muscular) juntaram-se pela primeira vez aos outros atletas no relvado, participando, no apronto da tarde, numa «peladinha» (aberta à comunicação social), que serviu para se apurarem algumas situações de jogo.

Os Tetracampeões Nacionais voltam a reunir-se amanhã, para nova dupla sessão de treinos. O primeiro está marcado para as 10h00 (à porta fechada) e o segundo para as 17h00 (inteiramente aberto à comunicação social). Ambos têm lugar no Olival.

Antes do ensaio da tarde, mais precisamente às 16h45, realiza-se a sexta superflash da época 2009/10.

Mariano: «O FC Porto tem de ser favorito sempre»

Assumindo sem hesitações a responsabilidade decorrente do domínio portista nas últimas décadas, Mariano mostra-se disposto a trabalhar para renovar as conquistas do FC Porto na época que se avizinha. O médio argentino perspectiva um futuro de sucesso ao compatriota Belluschi e sente o grupo preparado para suprir as ausências de Lucho e Lisandro.

«Já estou cá há dois anos e conheço a maneira de jogar e de estar no FC Porto. Com a antiguidade que tenho, vou ajudar os mais novos a integrarem-se e trabalhar para que não se notem as ausências dos que sairam».

«A ausência de Lucho é grande, mas penso que o grupo está preparado e a trabalhar para superá-la. O mesmo acontece com a ausência do Lisandro».

«O Belluschi é um jogador de uma técnica muito boa, que tem capacidade para jogar em várias posições no campo. Vai ter de adaptar-se ao sistema de jogo do FC Porto e às ideias do treinador. Aqui encontra um grupo de trabalho disponivel para o ajudar e tratar de ensinar-lhe, o mais rápido possivel, o que precisa para triunfar».

«O FC Porto tem de ser favorito sempre. Estamos habituados a ser favoritos, a fazer as coisas melhor do que os outros e a ganhar coisas. Vamos trabalhar para isso, não para ser favoritos, mas para ganhar coisas».

Nuno André Coelho ganhou «experiência» para triunfar no FC Porto

Depois de ter passado por períodos de cedência, que considera terem contribuído para «ganhar experiência» competitiva, Nuno André Coelho mostra-se determinado em conquistar o seu espaço no FC Porto. O jovem defesa português promete empenho máximo para ajudar a equipa e rejeita antecipar cenários para a sua carreira.

«Temos uma semana de treinos e o meu objectivo é trabalhar cada vez mais para mostrar ao treinador que pode contar comigo a 100 por cento».

«Claro que não é mau ser comparado ao Ricardo Carvalho. É um dos melhores centrais do mundo...».

«O Bruno Alves é um grande jogador. Se sair, vai fazer muita falta, se ficar, vai ser mais complicado para mim, é óbvio».

[Sobre as experiências dos empréstimos] «Aprende-se a lidar com coisas que não se lida nos grandes clubes, como as dificuldades por que passei no ano passado, e ganha-se experiência para chegar aqui com bases já adquiridas e triunfar».

«Com trabalho e com afinco, quem sabe se não poderei ser um “jogador de 30 milhões”. Só o tempo o dirá».

fonte: fcporto.pt

3 comentários:

  1. Mariano, bem, não sei que mais dizer deste... apenas um desejo: "surpeende-me rapaz!! será que consegues?"

    Nuno André Coelho, é o regresso às origens... onde tantos outros da mesma posição percorreram os mesmos caminhos para rapidamente, atingirem o estrelato... pés bem assentes no chão, com a certeza que confiamos todos em ti.

    ResponderEliminar
  2. Tenho grandes esperanças no Nuno André Coelho. Acho que pode ser o central de futuro do FC Porto! Tem todas as qualidades para isso. É rápido, marca bem, tem técnica…

    Assim queira e poderemos ter um futuro Ricardo Carvalho em potência.

    ResponderEliminar
  3. Mariano, primeira época má, segunda época boa e esta? É para "explodir" de vez? Esperemos que sim. Já vai entrar no seu terceiro ano de Dragão ao peito, a brincar, a brincar...

    Nuno André Coelho, jovem promessa, acredito plenamente que se transformará num grande central de futuro!

    Os internacionais já treinaram. CR 10 chegou lesionado.

    ResponderEliminar