14 julho, 2009

oficina do PENTA [13.07.2009]

Nova dupla sessão de trabalho em agenda

Prossegue no Olival a preparação da nova época desportiva. Esta segunda-feira, o FC Porto realizou mais dois treinos, programa que repete amanhã, no mesmo local. Em vista está já o encontro particular ante o Leixões, que se realiza na quarta-feira, no Estádio Municipal de Aveiro, às 21h15.

A dupla sessão de hoje permitiu a Jesualdo Ferreira afinar mais em pormenor as ideias para a nova temporada e colocar em prática, com vem sendo hábito, as estratégias delineadas.

A comunicação social pôde acompanhar de perto algumas situações de jogo trabalhadas durante a tarde, em que foi possível assistir a um bom entendimento entre os jogadores e apreciar algumas habilidades.

O treinador azul e branco não teve à sua disposição cinco atletas, que estiveram sob a observação do Departamento Médico.

Farías e Miguel Lopes fizeram treino condicionado; Orlando Sá desenvolveu trabalho de ginásio; Rodríguez e Sapunaru submeteram-se a tratamento.

Os Tetracampeões voltam a reunir-se amanhã, novamente no CTFD PortoGaia. O primeiro ensaio começa às 10h00 (inteiramente aberto à comunicação social) e o segundo às 17h (à porta fechada).

Para a parte da manhã (9h45) está ainda agendada uma superflash.

Rolando: «O FC Porto vive de títulos»

Apesar de, na primeira época ao serviço dos Dragões, se ter afirmado como um dos melhores defesas centrais do futebol português, Rolando acredita que este ano pode fazer ainda melhor. O defesa portista quer conquistar mais títulos pelo FC Porto e garante que a equipa está preparada para o desafio.

«Estou preparado para jogar com o Bruno Alves, porque ele está aqui connosco. Se ele sair, podem perguntar-me sobre a sua saída. Neste momento, não».

«Sinto-me mais um, daqueles que jogaram mais tempo na época passada, pronto para ajudar o clube. Nunca me senti titular e vou continuar a trabalhar para tentar ser titular».

«Estou aqui para melhorar o que fiz no ano passado. Vou tentar ganhar mais títulos e chegar mais longe na Champions. Este ano pode ser melhor».

[Sobre os reforços] «Ainda é cedo, só cheguei há dois dias. Alguns dos reforços já conhecia do campeonato, outros não conhecia. Não estou ainda preparado para avaliá-los».

[Sobre as saídas de Lucho e Lisandro] «O ano passado também tinham saído jogadores importantes e conseguimos atingir um nível muito bom. Espero que, este ano, consigamos fazê-lo outra vez».

[Sobre o jogo com o Paços de Ferreira] «É o mesmo adversário da Taça, que então conseguimos vencer. Estamos aqui para ganhar títulos, porque o FC Porto vive de títulos, e jogando bem vamos consegui-los».

«O Bruno [Alves], o Nuno, ou o Raul [Meireles] foram muito importantes e ajudaram-me muito o ano passado. Este ano também há referências na equipa, para ajudar os novos jogadores a integrarem-se. Não é importante para mim ser uma referência neste momento. Procuro assimilar mais ainda o clube e evoluir, para daqui a uns anos poder ser uma referência».

O «sonho» azul e branco de Álvaro Pereira

Certo de que tomou a decisão correcta ao mudar-se para o Dragão, Álvaro Pereira tem como meta principal, nesta nova etapa da sua carreira, contribuir para outras conquistas do FC Porto. O lateral uruguaio encontrou um clube «espectacular» e mostra-se encantando com os primeiros dias na nova casa: «É um sonho estar aqui», afirma.

«Assinei pelo FC Porto em quatro minutos, porque foi a melhor proposta. É graças ao FC Porto que estou aqui e penso que tomei a decisão correcta. É um grande passo na minha carreira».

«O clube é espectacular, uma equipa com que qualquer jogador sonha. Trataremos de fazer o melhor possível, fazer as coisas bem para continuarmos a crescer».

«Qualquer um, na sua carreira, procura passar do menos para o mais. Foi uma grande decisão, a de ir para a Roménia, que me deu a oportunidade de jogar a Champions e começar a aventura no futebol europeu. Creio que o futebol romeno tem parecenças com o português, pelo que a adaptação aqui pode ser mais rápida. O plantel está muito unido, fui recebido da melhor maneira e espero que continue assim».

«O importante é que o FC Porto é o melhor clube de Portugal, demonstra-o dentro e fora de campo, e vem ganhando títulos há vários anos. A verdade é que isso também me atraiu. Para mim é um sonho estar aqui».

«Oxalá conquistemos novamente o título e vamos trabalhar para isso. O FC Porto entra nas competições para ganhá-las. É um clube grande e tem de lutar por títulos, tem de ser favorito. É essa a mentalidade do grupo».

«Não venho roubar o lugar a ninguém. [Cissokho] é um companheiro como os outros e um grande jogador. O importante aqui é o FC Porto e que quem jogue ajude a melhorar a equipa. O objectivo é sempre a equipa e defender até à morte o companheiro que temos ao lado».

fonte: fcporto.pt

2 comentários:

  1. Rolando, um (ainda) pequeno "Aloisio"... calmo, pacifico, sereno, com laivos de leveza na forma de jogar, mas para primeira época, bom, mais que bom... espera-se agora na 2ª época, em dupla com BA ou talvez até novo cromo, a época da afirmação.

    Já Álvaro Pereira, parece-me que a manter-se Cissokho no plantel (o que duvido!), será uma luta férrea por essa posição especifica... a ver vamos. Ao que me consta saber, pelos dados que li/ouvi, é bastante ofensivo, não tanto defensivo, mas obviamente que pode ser trabalhado, ora que caraças... bem, a ver vamos.

    ResponderEliminar
  2. Rolando, boa época, e se ainda há quem duvide, esta será a de confirmação absoluta!

    Álvaro, bem-vindo, pelas declarações parece estar a ser bem integrado. Vai ter grande luta com Cissokho pelo lado esquerdo da defesa (se não sair), mas também li/ouvi que pode jogar mais adiantado no terreno.. Foi assim que deu nas vistas ao serviço do Cluj na "Champions".

    ResponderEliminar