13 agosto, 2009

Aveiro como rampa de lançamento para 2009/2010

Primeiro jogo oficial nesta nova época, primeiro troféu conquistado. O palco foi o Estádio Municipal de Aveiro. Estiveram 15.722 adeptos presentes nas bancadas, maioritariamente do FC Porto, como seria de esperar. Num estádio com capacidade para 30.000, meia casa portanto, como também seria de esperar, avaliando pelo dia e hora do encontro.
Uma final é uma final e ninguém gosta de a perder. Mesmo estando no início de Agosto, altura de férias para muitos, os Ultras do FC Porto estiveram em grande número no apoio à nossa equipa. Ocuparam um dos topos do estádio, na bancada de baixo, que ficou, com a sua presença, completamente preenchida. Estiveram muito bem durante o jogo, com grande poder vocal. As bandeiras e os estandartes de cada núcleo contribuíram para o bom ambiente. Do lado pacense, também devido aos poucos adeptos presentes (cerca de 500), pouco se fizeram ouvir.

Nos primeiros minutos da partida viu-se Hulk a levantar os braços para a bancada, pedindo apoio constante aos nossos adeptos. A resposta foi positiva e já depois do apito final e de Jesualdo Ferreira ter dado os parabéns aos presentes, os jogadores do Grande Porto foram mostrar a Supertaça acabada de conquistar aos adeptos, que responderam com “e salta Porto e salta Porto…”. Primeiro festejo da nova época, que esperemos todos que seja novamente em grande!

Saúdo a prestação das claques neste jogo, uma semana antes da 1ª jornada da Liga Sagres 09/10. Espero que ao longo deste ano, acompanhem sempre o clube, mostrando total apoio nos bons e nos maus momentos por que passarmos. Acabar os jogos sem voz, empurrar a equipa para a frente, mostrar que estão lá por amor à camisola e lutar pelos três pontos jogo após jogo! Assim é que deve ser, é este o espírito.

CANTAREMOS POR TI
GRITAREMOS POR TI
SÓ QUEREMOS QUE VENÇAS POR NÓS

O TetraCampeão Nacional abre o campeonato no Domingo às 18h00 na Mata Real, jogando novamente com o Paços de Ferreira. Depois dos dois últimos jogos oficiais, espera-se agora por mais um encontro entre os nossos Ultras e os “Ultras Yellow Boys 2001”. Uma pequena deslocação à capital do móvel para começar, onde tentarei marcar a minha presença. Estádio pequeno, sem as mínimas condições, com capacidade para 6 mil pessoas. Equipa e adeptos, tem de entrar com o pé direito. Todos por um ideal!

Por último gostaria de deixar aqui um recorte de um jornal espanhol, sobre a prestação dos nossos Ultras durante a "Peace Cup", disputada na Andaluzia. Um belo destaque!

17 comentários:

  1. Quem melhor que o meu amigo Tripeiro para falar no Mundo Ultra?

    E para quem não o conhece, deixo uma dica: Era ele que em Fânzeres passava os jogos todos segurando um estandarte:)

    No último domingo em Aveiro, onde estive, devo concordar contigo nos elogios à claque. Bom comportamento, grande apoio.

    Nem sempre encontro motivos para os elogiar mas desta feita merecem.

    Um grande abraço e parabéns pelo post. É mais um tema pouco abordado aqui no blog e em q agora temos um expert na matéria para o explorar devidamente

    ResponderEliminar
  2. Melhor clube, melhores adeptos!

    Força Tripeiro!

    Um abraço

    ResponderEliminar
  3. off topic

    Nos jogos das selecções (ontem) Meireles e Falcao facturaram...

    ResponderEliminar
  4. off topic

    Ilustres desconhecidos
    JORGE MAIA

    Kalidou Coulibaly Yero não é exactamente um nome que se ouça todos os dias, a menos que se more em Dacar, no Senegal. Por outro lado, Givanildo Vieira de Souza também não é exactamente um nome comum fora de Campina Grande, no Brasil. Claro que é prematuro comparar Yero, marcador de dois golos no jogo de preparação que o FC Porto realizou ontem com o Padroense, a Hulk, melhor marcador do FC Porto na pré-época, mas os dois partilham o facto de terem chegado ao Dragão como ilustres desconhecidos. Isso e o enorme potencial proporcionado pelas respectivas características físicas: se Hulk é um portento de força e potência, Yero tem 1,95 metros de altura aos 18 anos. A mim sempre disseram que a gente cresce até aos 20, o que quer dizer que o rapaz pode passar os dois metros um dia destes. Ora, um avançado com dois metros de altura pode dar imenso jeito para arrombar algumas defesas. Bem sei que Yero é muito novo, que tem muito que aprender e que precisa de tempo, mas ficar-lhe indiferente é impossível. Que o digam os defesas do Padroense.

    ResponderEliminar
  5. Tenho pena de não ter podido estar presente mas com o jogo à hora a que foi e com os bilhetes a preços absurdos não se pode estar sempre. Aliás, acho que os adeptos se deviam revoltar contra os preços dos bilhetes porque, com bilhetes mais baratos vai muito mais gente e nós, portistas (como lagartos e Gayvotas), somos prejudicados porque, fora de casa, temos de suportar bilhetes a preços elevadíssimos para juntar aos custos das deslocações.

    Apesar disso os adeptos do Porto aparecem sempre em grande número e em Aveiro não foi excepção. Importante é que os adeptos sejam sempre destacados pelo apoio e nunca pelos desacatos. É bom quando assim é.

    ResponderEliminar
  6. Tripeiro,

    Primeira crónica a "sério", destacando o mundo ultra, aquele dos adeptos que, como o próprio artigo de um insuspeito jornal espanhol, nunca regateam esforços no apoio ao clube amado.

    Venham de lá mais destaques!

    ps: Assino por baixo, ponto por ponto, o comentário do Dragão66. O futebol português caminha, a passos largos, para um abismo. Péssima classe dirigente e, sobretudo, atentados constantes perpetrados ao desporto-rei, como é exemplo flagrante o proibitivo preço dos bilhetes para a Supertaça.

    Pedir 30 € para um lugar no estádio, num Porto-Paços??? Num Domingo à noite, com o tempo regular a terminar depois das 22.30??? Ninguém respeita os adeptos que, vindos de centenas de quilómetros de distância, devem ter chegado a casa de madrugada, com um dia de trabalho à espera de seguida?

    Continua tudo vendido aos caprichos dos operadores televisivos. Depois, queixam-se dos estádios "as moscas". Pudera!

    ResponderEliminar
  7. Muito bem Tripeiro!!

    Sem dúvida houve um grande apoio da claque em Aveiro! Estou com expectativas para o 1º jogo no Dragão, será que estará preparada alguma coreografia especial para esse jogo?!

    E em Paços que a voz não lhes falte no apoio sempre constante à equipa!

    ResponderEliminar
  8. Tripeiro, domingo não vou a Paços mas no jogo seguinte, dia 23 com o nacional no Dragão, lá estarei no apoio incondicional à nossa equipa:)

    ResponderEliminar
  9. Malta, obrigado pelas vossas palavras!

    Lucho:

    É bem verdade, nem sempre se consegue encontrar elogios, pois infelizmente, há vezes em que o principal motivo pelo qual lá estão, parece que é esquecido, e o que importa é dar nas vistas! Está errado, e eu como adepto daquela mentalidade tenho o objectivo de que as nossas claques sejam faladas positivamente e não estejam ligadas a desacatos nem nada do género, como infelizmente acontece, por vezes. Sou contra isso. Quem lá está só tem de pensar em apoiar, apoiar, apoiar, mai'nadinha! Não tem de ter protagonismo algum, o ideal é mesmo dar a força sem qualquer recompensa, quer dizer, apenas queremos vitórias obviamente! Se for sempre assim está tudo bem.

    Gostava, estou a tentar, mas ainda não tenho a certeza se poderei marcar presença na Mata Real, uma vez que estou de férias no Alentejo e estou dependente de quanso regressarei à Invicta. Se voltar até Sábado, conto lá dar um saltinho, se não dia 23 lá estaremos :)

    Dragão 66 e PP:

    'Ora acertaram na "mouche"! É inacreditável o que hoje em dia se tem de dispensar para seguir de perto um clube. E cada vez está pior a situação, é a realidade. Quem tem dinheiro manda, pensa-se em tudo, excepto em nós adeptos! As tv's escolhem os horários que mais lhes convém e nós ficamos com os restos sem poder abrir a boca! Já para não falar da Supertaça de Domingo passado, é sensato que os bilhetes para a Mata Real custem entre 20 e 30 eur?!?!?! É uma vergonha, é abusar de nós! Vi ontem no site oficial do Porto, os bilhetes começaram ontem a ser vendidos e têm esse preço. Um barracão daqueles, sem as mínimas condições, vão "espetar-nos" atrás duma baliza numa bancada minúscula e apertada!! E depois há falta de público? Há, sem dúvida! Já para não falar nos horários, que também afasta muita gente dos estádios. Só nós poderemos combater contra esta onda...

    Dragon Soul:

    Não sei de nada para já, mas gostava que começassem e fazer coreografias com mais regularidade, é um bom exemplo de empenho e dedicação, e não as fizessem só duas ou três vezes por ano, contra os rivais e para a "Champions". E não tou a falar das cartolinas, mas daquelas mas trabalhadas, panos que cobrem a bancada toda! Nas Antas via-se muitas vezes isso! O ano passado os SD, na abertura do campeonato no Dragão contra o Belenenses puseram aquela bandeira gigante com o emblema do FC Porto. A mesma que já tinham posto uma semana antes no Algarve contra os lagartos para a Supertaça. Este ano também era bom entrar com o pé direito :)

    Abraço a todos

    ResponderEliminar
  10. Em Paços não poderei estar porque me encontro um bocado longe, Dubai. Peço a quem for que apoie a nossa equipa sem parar nos 90 minutos.

    ResponderEliminar
  11. Tripeiro:

    Li com atenção a tua crónica.
    Bem escrita, comedida, sem empolamentos que a situação dispensava.
    Continua assim, que o estilo há~de soltar-se por si.
    Não é "caminhando" que se "percorre o caminho"? então, "caminha" sem sobressaltos, que "a mão há-de soltar-se quando entender".
    Boa sorte!
    As fotografias?, muito bem escolhidas.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  12. Excelente artigo Tripeiro.
    Eu estive lá e, para não variar saí de lá rouco. Belo apoio dos Ultras e não só. Não foi só no topo Norte que se fez sentir o apoio. Todo o estádio cantou e apoiou a equipa.

    Domingo, espero lá estar. O estádio fica a 2 km de minha casa. Mas vê-se muito melhor em casa. Estádio muito pequeno e incapaz de oferecer boas condições.
    Estive lá no ano passado, e por exemplo, de onde estava (junto das claques) não vi o golo de penaltie do Bruno.

    Abraço
    http://carregaporto.blogspot.com/
    Abraço

    ResponderEliminar
  13. Excelente post Tripeiro.
    Não há dúvida que as nossas claques estiveram muito bem em Aveiro,não se cansaram de incentivar a equipa,é assim mesmo que tem que ser.

    Abraço =)

    ResponderEliminar
  14. Off topic

    Que bom golo o Falcao marcou ontem pela Colômbia:
    http://www.youtube.com/watch?v=9oeOsa2PD-8&eurl

    ResponderEliminar
  15. Boa 1º post, agora já a doer. No que respeita às claques tenho uma opinião muito própria: acho que sao capazes de nos oferecer o melhor e o pior. Exclentes espectáculos com canticos, panos, coreografias e tudo mais, mas por outro lado, desacatos e porrada em fartazana quando as derrotas nos batem à porta. E como nao teriam ficado os novos postos de abastecimento junto ao estdádio de aveiro, se nao tivessemos ganho?!?!?!? Penso que a nossas claques fazem coisas boas, e mandam boas farpas, sejam aos media, sejam a dirigentes, seja a quem for..Se tudo for feito sempre com subtileza e astúcia e sempre a apoiar e a defender o clube, entao temos tudo para termos os melhores. Numa coisa lhes tiro o chapéu: estão sempre lá, seja onde for, a gritar pelo nosso Porto. e isso é o essencial.

    Abraço

    ResponderEliminar
  16. Viva !

    Regressei de férias.

    Ultras ou claques talvez não seja a mesma coisa. Aqui não significa o mesmo. ( Ultras et/ ou club ou association de supporteurs não é igual ).

    Aqui, por exemplo, os ultras quase nunca são sócios.

    O que é certo : Os ultras desencadearam uma violência, aqui, que afungenta os espectadores. A fronteira entre hooligan, ultra ou individuo sem consciencia imediata é ténue.

    Quem perde é o futebol. A título indicativo : Um lote de cinco lugares para ver cinco jogos de rugbi no Stade de France custa 25 euros. Os 80 000 ou 85 000 lugares estão sempre cheios. Mas é verdade que no rugbi existe o convívio da terceira parte.

    Penso que é um tema que deve ser tratado e exposto com clareza.

    Ouvi hoje no rádio, vindo da Baixa Bretanha antes de entrar Alta Normandie, que a Federação Francesa de Futebol se encontra desemparada perante as medidas que deveria tomar perante um caso de pandemia.

    Jogos à porta fechada ? ( isso não levanta problema ).

    Em contrapartida, já é mais problemático decidir da comparecência ou não duma equipa. A partir de quantos casos de gripe(ou de ausentes) uma equipa será ou não penalizada por não comparecencia ? Vão poder as pequenas equipas , com um pequeno plantel,fazer frente ? Ou serão penalizadas por não se apresentarem?

    A lista de perguntas não é exaustiva.

    Gostaria saber se este questionamento é levantado pela fpf ?

    E Viva o Porto !

    ResponderEliminar
  17. Obrigado a todos pessoal!

    Amigo Delindro, tás desculpado, boa viagem :)

    Amigo João Rocha, é mesmo assim e eu próprio, como já disse, mesmo sendo admirador do movimento acho que só merecem os elogios quando fazem por isso! Estão lá para incentivar a equipa e se fosse só isso, seriam muito mais respeitados por todos. Como admirador não acho que esteja tudo correcto. Longe disso. Acredito que muitas vezes possa também ser um problema da sociedade. Mas também acredito que o que está mau possa ser seja banido e passem a seguir por e simplesmente no bom caminho.

    Caro PortoMaravilha:

    É verdade, Ultra, Hooligan ou simples adeptos, tudo isto difere e tem significados diferentes. O movimento Ultra nasceu em Itália e e o significado Hooligan, por exemplo, está mais relacionado com os britânicos. Mas também é um dos assuntos que tenho em mente debater um dia aqui.

    Abraço Portista :)

    ResponderEliminar