12 agosto, 2009

Casa do FC Porto na Madeira

Que a Madeira é uma ilha de uma beleza ímpar, famosa pela sua riqueza paisagística e pelo espectacular fogo-de-artifício que marca a noite de passagem de ano, já todos sabem.

O que nem todos saberão é que na pérola do Atlântico mora uma casa do FC Porto que tem uma formação de Bilhar/Pool. Sabiam? E se vos dissesse que conquistaram recentemente o título nacional da 2ª divisão de Pool Português? Difícil de acreditar? Talvez, mas essa é mesmo a realidade!

A competição realizou-se no passado mês de Julho e terminou com o triunfo da equipa representante da delegação nº68 do FC Porto.

Há pouco tempo atrás, li no site do FC Porto a notícia, que de imediato me despertou curiosidade. Assim, é com imenso prazer, que vos trago uma pequena entrevista com o responsável pela delegação madeirense do nosso amado FC Porto, a quem agradeço a amabilidade de ter respondido às questões colocadas.

DUARTE VIEIRA
Presidente da Delegação Madeirense do FC Porto na Madeira

Caro Duarte Vieira, queira apresentar-se aos nossos leitores…

Sou Duarte Vieira, fundador da Delegação nº 68 do FCP a 21 de Março de 2002, assumi a presidência da Associação desde então. A sede da Delegação foi inaugurada em 2004 pelo Sr. Presidente Jorge Nuno Pinto da Costa. Em Dezembro de 2008 iniciamos um novo projecto para a Delegação com a aquisição de um novo espaço, espaço este que oferece aos seus associados e adeptos excelentes condições, desde refeições típicas do norte e da Região, sala de jogos, sala para palestras e festas……
Realizamos protocolos com empresas locais, na qual realizam os seus serviços com descontos aos nossos sócios e aqueles que nos visitam de outras Delegações Portistas.

Antes de mais, gostaria, em nome do blog “Bibó Porto, carago!!”, dar-lhe os parabéns pela proeza alcançada recentemente pela vossa formação de Bilhar/Pool. Fale-nos um pouco sobre este feito.

É um feito inédito para uma equipa que está nesta modalidade apenas há 4 anos, foi com dedicação e muita vontade dos nossos atletas que chegámos ao fim desta época com o título Regional e Nacional. Não posso deixar de enaltecer a Direcção e o seu Presidente que com muito esforço conseguiu adquirir um novo espaço onde os seus atletas puderam pôr em prática todas as suas capacidades.
Aos Srs. Atletas Beto Mendes, Hernâni Sousa, Duarte Gouveia, José Gouveia, David Fernandes, Sérgio Mendes, António Pereira e João Sousa, o meu obrigado.

Na próxima época, teremos a casa do FC Porto da Madeira a integrar a 1ª divisão?

Sim, numa competição muito mais forte e difícil, mas os campeões têm de estar nestas competições.

Segundo algumas informações vindas a público, foram contactados pelo FC Porto num gesto de reconhecimento pelo fantástico êxito alcançado. Imagino que é algo que o enche de orgulho...

Sem dúvida, ainda para mais o Presidente das Delegações e Filiais do Clube é uma pessoa de extrema importância na modalidade, ao Sr. Alípio Jorge o nosso agradecimento.

Passando a outro tema, é notório o crescimento da massa adepta do FC Porto na Madeira. Como é que descreve esse aumento?

Sem dúvida, é obvio que todas estas vitórias do FCP durante estes anos estão na principal origem deste crescimento, mas penso que a criação de uma Delegação na Madeira também originou uma maior exposição do Clube, o que aliado ao nosso trabalho constante na concretização de eventos sociais, recreativos e culturais nos tem feito crescer ainda mais. Não posso deixar de referir que já nos dois últimos anos em jogos com o Marítimo no Estádio dos Barreiros, a massa associativa do Porto espalhada por duas bancadas opostas fez ouvir apenas POOOOOORTOOOO, o que me deixa extremamente orgulhoso.

Como são vividos os momentos em que a equipa de futebol se desloca à Madeira para os confrontos com o Marítimo e o Nacional?

De uma forma especial, é como estivéssemos toda a época à espera desse dia, a Madeira torna-se azul e branca e toda a gente quer marcar presença. Na sede da Associação é o dia mais importante do ano, já que também aproveitamos para criar alguma animação.
A MADEIRA TEM MAIS ENCANTO VESTIDA DE AZUL E BRANCO!!!

Já conhecia o blog “Bibó Porto, carago!!”? Qual a sua opinião sobre este nosso espaço de paixão azul e branca?

Não, e estou muito contente em conhecer e em saber que existe pessoas como vocês que fazem estas maravilhas sobretudo sobre o nosso FCP, serei sem dúvida mais um vosso leitor e farei o que poder para que mais o sejam.

Para finalizar, queira, por favor, deixar uma mensagem aos nossos leitores.

Em primeiro saudar a todos como portistas que são. Não sendo um cibernauta assíduo, fico extremamente feliz de saber que há pessoas que fazem da sua vida viver FCP, dos seus tempos livres viver FCP, dos seus momentos de descanso viver FCP, e são estes os Dragões, os adeptos, aqueles que fazem o Porto ser a grande instituição que é hoje. Faço com que a minha vida seja vivida em prol do FCP, trabalho sempre em nome deste Clube, numa Região pequena onde muitas vezes se torna difícil ser adepto de um Clube que não é da Região, acrescentava que por muitas vezes fui prejudicado e mal amado na minha terra, mas é com este espírito de persistência e dedicação que contínuo a tentar fazer perceber a muita gente que um Clube de futebol é muito mais que isso, pode ser algo que una pessoas, culturas, raças e que é algo tão importante que pode ajudar na sociedade em que estamos inseridos. E com isto quero dizer que a vida por vezes tem os seus entraves, os seus obstáculos e são pessoas com dedicação e vontade de Dragão que vencem. Bem hajam.

Um abraço,
Sevilha 03

11 comentários:

  1. Amigo Sevilha, melhor estreia era impossível :)
    Parabéns pelo post, bastante interessante. É sempre bom ficarmos a conhecer um pouco mais o nosso clube, neste caso em concreto, no que diz respeito à Casa do FC Porto na Madeira! A entrevista também está muito boa.

    Abraço,
    Tripeiro

    ResponderEliminar
  2. Ser portista na Madeira não era nada fácil com certeza há uns anos atrás! Mas das últimas visitas que fiz à ilha já fui agradavelmente surpreendido pelas cores azuis e brancas em alguns jovens pelas ruas do Funchal! O que me enche de alegria!

    Parabéns ao Sr. Duarte Vieira. Pelo que me parece é uma casa do FC Porto cheia de vitalidade!

    Saudações

    ResponderEliminar
  3. Parabéns Sevilha, isso é o que se chama começar com o pé direito.

    As casas são importantíssimas para manter a chama do Dragão pelo Mundo fora e um espaço, às vezes o único, de referência, do que é ser ser português e no caso, portista.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  4. Nada surpreendido. Este post é tão só a constatação do que previ na altura da tua aquisição para a nossa equipa.

    Parabéns Sevilha03. Fiquei deliciado ao ler a entrevista ao Presidente da Casa da Madeira, Sr. Duarte Vieira.

    Um grande abraço, continua assim:)

    ResponderEliminar
  5. Obrigado pelos vossos comentários! :)

    Entretanto, estou de partida para a Guarda e só volto no domingo. Como não vou ter acesso à net, queria-vos desejar um excelente resto de semana!

    Abraço e até domingo!

    ResponderEliminar
  6. E pronto, temos uma lacuna no blogue colmatada.

    Acho extremamente importante dar a voz ao portista anónimo que, sem receber nada, movido apenas por mera paixão e amor incondicional ao clube, criam verdadeiros altares de fé, como são as Casas do Porto.

    Espaço de tertúlias e, neste caso, de prática de uma modalidade que tanto diz ao clube, as Casas servem como espaço de identificação e fundamentalmente de preservação do património histórico do clube.

    Belíssimo trabalho!

    ResponderEliminar
  7. Off-topic:

    FC PORTO 5-2 Padroense, é o resultado do jogo-treino realizado hoje de manhã, à porta fechada, no Estádio do Dragão. Golos de Hulk, Tommy, Mariano e um "bis" de Yero, um júnior, avançado senegalês.

    ResponderEliminar
  8. Rodriguez é que ainda não jogou. Espero que recupere a tempo de ser opção para domingo. Quanto a Hulk já sabe que com o Xistra vale tudo!! Foi ele que nos apitou para taça da liga (2 penaltys contra nós) e em guimarães (grande caça a hulk) e na reboleira para a taça (lesão grave de hulk)...
    Cuidado...

    ResponderEliminar
  9. Estreia brilhante com toque de classe num belo golo de calcanhar na entrevista. Confirmada a boa aquisição, muito embora o preço tenha sido elevado.

    ResponderEliminar
  10. off topic

    Labaredas - 12/08/2009

    O Labaredas registou com agrado as declarações de Diego Maradona sobre Hulk. O seleccionador argentino, que sempre privilegiou o futebol espectáculo, diz que o brasileiro do FC Porto causou grande impacto.

    Uma mensagem que serve como uma luva (ou será carapuça?) a todos os opinadores que, há um ano, clamavam, com estranheza, que o FC Porto tinha gasto 5,5 milhões de euros num desconhecido da 2 divisão japonesa. E agora? Vão dizer que El Pibe não sabe do que fala?

    ResponderEliminar