05 agosto, 2009

F. C. Porto garantido na Champions

F. C. Porto garantido na Champions
UEFA encerra investigação por alegada tentativa de corrupção e confirma presença
MIGUEL AMORIM

O Comité de Controlo e Disciplina da UEFA encerrou a investigação contra o F. C. Porto por alegada tentativa de corrupção de árbitros em Portugal e confirmou a presença portista na Champions. A decisão é passível de recurso.

Para a UEFA, a investigação aberta contra os dragões devido ao Apito Dourado "está fechada e foi retirada da lista de processos". Por consequência, "o F. C. Porto está admitido a participar nas competições de clubes da UEFA, na época 2009/2010". É a conclusão da missiva do Comité de Controlo e Disciplina, à qual o JN teve acesso e que ratifica a participação portista na Champions.

A decisão é passível de recurso, mas tanto o Benfica como a FPF não tomaram, ontem, qualquer posição. O Benfica, a par do Guimarães, foi um dos clubes que, em Junho de 2008, recorreu para o Tribunal Arbitral do Desporto (TAS), apresentando-se contra a ida do F. C. Porto à Liga dos Campeões, na época passada.

A reboque de uma decisão da Comissão Disciplinar da Liga, o processo chegou à UEFA, que, baseada no Apito Dourado e na alegada tentativa de corrupção de árbitros, na época 2003/04, suspendeu, numa primeira instância, o F. C. Porto de participar na Champions. Mas logo os portistas recorreram para o Comité de Apelo e o dossiê regressou ao órgão de Controlo e Disciplina. Ainda em Junho, o TAS rejeitou a acção do Benfica e do Guimarães, voltando o caso a estar sob a alçada da UEFA. O anúncio oficial da admissão portista, na Champions, surgiu em Julho.

Na justificação do veredicto ontem dado a conhecer, os argumentos são claros. Por um lado, há razões de ordem temporal. Por outro, a própria UEFA diz desconhecer o desenlace dado pelas autoridades portuguesas ao Apito Dourado. No que diz respeito ao factor temporal, o regulamento de competições estipula que para entrar na Champions 2009/10 um clube "não pode ter estado directamente e/ou indirectamente envolvido, desde a entrada em vigor do artigo 50(3) dos Estatutos da UEFA (edição 2007), em qualquer actividade destinada a arranjar ou influenciar o resultado de um jogo, a nível nacional ou internacional". O regulamento só abrange factos ocorridos após 27 de Abril de 2007, excluindo, deste modo, situações anteriores, como, por exemplo, as referentes ao Apito Dourado. O facto de a UEFA "desconhecer o resultado final dos procedimentos ainda abertos e a decorrer nas autoridades portuguesas" é a outra explicação aduzida.


fonte: JN

2 comentários:

  1. LABAREDAS DE 4/8/09

    E agora, desanimado?

    Depois de um defeso em que não fez mais nada do que tentar colocar o FC Porto fora da UEFA Champions League, o «desanimado» andava estranhamente comedido, limitando o seu histerismo aos desempenhos estivais do clube que venera sem pudor jornalístico. O Labaredas já suspeitava das suas motivações. Hoje, todos percebemos porquê…

    Não é que a UEFA fechou de vez o tema que tanto alarido gerou, no arranque de um ano que levou o recordista de presenças na prova aos quartos-de-final da UEFA Champions League? O «desanimado» calculava que o desfecho seria precisamente este. Caso encerrado, percebeu?

    E agora? Como justificar a campanha e o despeito? Vai dizer que a UEFA é azul e branca e que estão todos fechados nos gabinetes de Nyon para agradar ao FC Porto? Vomite qualquer coisa, homem! Não fique calado. A vergonha não é característica que lhe possamos reconhecer, portanto… Diga o que pensa! Ou enfie-se num buraco…

    ---

    Esta deve ser para o delgado...

    ResponderEliminar
  2. E agora, o que vão fazer/dizer os mouros e os espanhóis?!?

    Corruptos, blá blá blá, como é então?! Continuam com o mesmo paleio?!?

    Grande labaredas também! Agora nem piam...

    ResponderEliminar