17 agosto, 2009

Pa[ç]os incertos e o Factor X

assistência: --- espectadores.

árbitros: Carlos Xistra (AF Castelo Branco), Luís Marcelino e Celso Pereira; André Gralha.

FC PAÇOS DE FERREIRA: Cássio; Filipe Anunciação, Danielson, Kelly e Jorginho; Ricardo, Leonel Olímpio e Pedrinha «cap.»; Baiano, William e Cristiano.
Substituições: William por Carlitos (63m), Baiano por Romeu Torres (77m) e Pedrinha por Ciel (82m).
Não utilizados: Coelho, Maykon, J. Coelho e Manuel José.
Treinador: Paulo Sérgio.

FC PORTO: Helton; Fucile, Rolando, Bruno Alves «cap.» e Álvaro Pereira; Fernando, Raul Meireles e Belluschi; Mariano, Farias e Hulk.
Substituições: Raul Meireles por Falcao (46m), Farias por Varela (60m) e Belluschi por Tomás Costa (77m).
Não utilizados: Beto, Guarin, Valeri e Nuno André Coelho.
Treinador: Jesualdo Ferreira.

disciplina: Cartão amarelo a Hulk (18 e 55 min), William (57 min), Mariano (90 min). Cartão vermelho a Hulk (55 min).

golos: Ricardo (11 min), Falcao (78 min).


Foi um fim-de-semana de ansiedade crescente. Para os amantes do desporto em geral, o descanso trouxe também uma plenitude de eventos, que foram ajudando a camuflar o nervosismo, antes da denominada operação Penta. O início da Premier League. O final da Volta a Portugal em bicicleta. A estreia dos Mundiais de Atletismo. Mas, lá no fundo, o que se aguardava com o habitual desassossego, era o início das hostilidades no campeonato principal de futebol. Com data e hora marcada. Num horário pouco habitual, banhado pela intensa luz solar, uma espécie de confronto reeditado. Depois da Taça e Supertaça, eis que os pupilos de Paulo Sérgio se atravessavam novamente no caminho do Porto.

Deles já sabíamos, por experiências passadas, refrescadas recentemente, serem um osso duro de roer. Usando como arma preferencial o contra-ataque, levado a cabo por atletas rápidos e com capacidade técnica acima da média, a hora e meio de desafio na Mata Real seria um cabo dos trabalhos, para os comandados de Jesualdo.

Por contingências familiares, fui impedido de ver o jogo, pela televisão. E regressei a uma espécie de pré-história, dando por mim com o transístor colado ao ouvido. Meus caros, é algo que não desejo actualmente ao meu pior inimigo. Sofre-se. E muito. Habituado à comodidade das imagens, trazidas até mim sem qualquer interferência, fiquei desamparado com os gritos estridentes dos locutores, tendo que tentar visualizar as jogadas mentalmente. E o baque que se sofre, no coração, ao ouvir o golo, gritado a plenos pulmões, do adversário, é algo próximo do pesadelo mais surrealista.

Pelo que pude perceber, o treinador portista retocou ligeiramente a apresentação da equipa, retirando dos titulares Varela, para que a frente de ataque ficasse entregue a Farías. Mais do que a presença efectiva do argentino, no ataque às redes contrárias, a intenção era clara: deixar o génio de Hulk à solta, em vez de amarrado aos convencionalismos tácticos próprios de um ponta de lança com lugar fixo. Desviado para um dos extremos, o brasileiro ficou, aparentemente, como peixe na água, com espaço para dinamitar a defesa que se previa porfiada dos pacenses.

Naquela fase que se convencionou chamar de estudo mútuo, Fucile quase permitia que o seu adversário marcasse, ao acorrer a um cruzamento venenoso. Respirei fundo, perante o alarido proveniente da locução histérica.

Nunca gostei de iniciar o campeonato jogando fora de portas. Mais do que uma superstição, alicerçada em crendices populares, é uma opção tomada meramente por questões de segurança. Os azuis e brancos não estão, ainda, em forma. Parece ser um dado adquirido e livre de controvérsias. O mês de competição nas pernas, aliado à perda e respectiva orfandade de dois pesos-pesados na equipa, colocou o grupo à procura de nova identidade, procurando ao mesmo tempo adaptar sem grandes percalços os reforços.

Temia este jogo, exactamente por isso. A ideia, vincada pela Supertaça, de que ainda existe muito trabalho pela frente, voltou a assaltar-me, vendo os minutos a escoarem-se, sem que deles resultasse algo de palpável, na reacção ao golo do opositor.

Dois sobressaltos apenas, até ao intervalo, ambos com protagonista vindo das pampas. Belluschi rematou à trave, gorando-se a hipótese do empate, e colocou, já o jogo se arrastava para intervalo, à prova os reflexos de Cássio.

Pareceu-me pouco. Muito pouco para quem tinha obrigação de deixar um cunho profundo no cariz da partida. Uma marca típica dos vencedores. Um registo do tetracampeão. No entanto, que ilações nos deram os 45 minutos iniciais?

  1. As normais dificuldades de ultrapassar um adversário bem fechado, quando os espaços não sobejam para aquilo que o Porto faz melhor: as rápidas transições defesa-ataque;
  2. As crescentes debilidades de Fucile, cometendo lapsos infantis na defesa;
  3. A aposta pessoal de Alvaro Pereira naquilo que me parece ser, mais do que a timidez normal de quem ainda pisa um novo palco, um defeito de fabrico: o de jogar pela certa, sem capacidade de explosão e de exploração do flanco.
  4. A anormal baixa de forma de Meireles, habitualmente um dos pujantes pulmões do meio-campo, par gémeo de Fernando na labuta pela posse de bola, estranhamente desaparecido no protagonismo e na responsabilidade;
  5. A continuação da caça ao homem, numa espécie de jogo do monopólio, onde os defesas parecem possuir um livre-trânsito, que os livram das admoestações dos juízes, permitindo que Hulk seja sistematicamente confundido com um saco de pancada;

O estômago revolvido de nervos, ao intervalo, deu lugar à esperança. Jesualdo não foi de modas. Retirou Meireles, colocando no seu lugar Falcao, talvez a mais sonante contratação da temporada, para os lados da Invicta. A aposta era clara: chegar ao golo, o mais depressa possível. Com 3 homens de forte pendor ofensivo, colocados como aríetes lá na frente (Farias, Falcao e Hulk), parecia que os defesas pacenses teriam uma tarefa hercúlea pela frente.

Talvez tenha sido por isso que o factor X entrou em campo. Para aligeirar o trabalho dos da casa. Ou, quiçá, para ver se os campeões se abatem, à primeira contrariedade. Tivemos apenas 11 minutos. Onze voltas ao relógio para ficarmos com a ideia do que aquele trio poderia fazer. Hulk, que tal como o homónimo super-herói incomoda muita gente, foi presenteado com o duplo amarelo e foi tomar banho mais cedo.

Naquele minuto 56 muitas mãos foram esfregadas, de satisfação, neste País onde pulula uma chusma de mesquinhos, dispostos a tudo para um regresso triunfal ao passado que cheira a mofo.

Poderia ter uma atitude mais racional. Não vi os lances dos amarelos. Poderia deixar passar. Ou, talvez, dar alguma credibilidade aos comentários dos pseudo-profissionais da rádio. Mas já ando nisto quase há três décadas. Deixei de acreditar no Pai Natal. E em coincidências. O mesmo boi do apito que, no ano passado, permitiu a selvajaria verificada no faroeste de Guimarães, com o brasileiro portista a ser vítima de autênticas agressões, penalizou hoje fortemente um dos sujeitos que, só por si, faz vibrar de paixão os amantes do desporto-rei. O Xistrema do costume, a que estamos habituados desde os tempos de CampoMaior, com incursões cirúrgicas aos jogos dos Dragões, voltou a desenhar um motivo de imortalidade para si mesmo. Expulsou o melhor jogador do campeonato, logo na 1ª jornada. Os ingleses, com a típica fleuma, é que sabem. SHAME ON YOU, MISTER XISTRA!

Ainda não se tinham escoados os ecos de contentamento da turba das ondas radiofónicas, dei por mim imbuído de uma estranha sensação premonitória. Íamos virar o resultado. Mais do que um truque de vidente, ou um momento de clarividência, o pensamento assaltou-me com força. É nestes momentos de provocação, de injustiça, que o Dragão se ergue, imperioso, dentes cerrados, lutando bravamente.

Jesualdo procurou estancar a hemorragia provocada pela expulsão. Fez sair Farias e entrar Varela. Mais tarde, optou pelo pragmatismo de Tomas Costa em detrimento da capacidade de desequilíbrio de Belluschi.

O grito de golo, estrangulado na garganta, soltou-se quando Falcao aproveitou um cruzamento de Fucile. Sim, mesmo rodeado de gente de família, misturada com estranhos que nunca tinha visto na vida, comemorei. Olhado de soslaio, mirado como se fosse um espécime raro, extravasei o que me ia na alma. Mas não chegou para atenuar a frustração do apito final, com o teimoso 1-1 a manter-se. Perdemos dois pontos. Ou será que não, visto que o factor X interveio com influência no desenrolar da partida?

Melhor do Porto: Ora bolas. Agora é que são elas. Ouvir o relato e imaginar o que está a acontecer não é uma boa política para escolhas. Mas atrevo-me a nomear Falcao. O colombiano, lançado às feras, numa altura crucial, fez das tripas coração. E o golo obtido, com a equipa em inferioridade numérica, pode ser precioso, para as contas a efectuar lá mais para a frente.

Arbitragem: Quando, no decurso da crónica, mimoseio o juiz da partida com o substantivo derivativo do termo bovino, julgo que estará tudo dito. Ou não. Porque Deus continua com desígnios subjectivos. Morre tanta gente inocente nas estradas…

Nota final: Não nos abaterão. Favor colocar a frase, impressa numa tarja, e colá-la na parede do balneário. Começou a guerra. E não a venceremos com falinhas mansas, discursos repletos de lugares comuns, enfadonhas dissertações politicamente correctas ou labaredas anónimas. Há que fazer um baralho de cartas, com os rostos do sistema, à boa maneira americana. Dá-los a conhecer ao grande público. Persegui-los denodadamente. Chegou a altura de arregaçar as mangas...

47 comentários:

  1. Campeonato sem derrotas???16 agosto, 2009

    Primeira parte miserável.

    Jogo colectivo? Zero!!!

    Hulk? Reclama mais do que joga?

    Farias? Parece um tonto perdido no ataque.

    Mariano? A nulidade de quase sempre.

    Raul Meireles? Anda perdido em campo?

    Belluschi? Dois remates e não tocou mais na bola.

    Fernando? O único que corre no meio-campo.

    Fucille? Piora de jogo para jogo.

    Rolando? Nem parece o mesmo da época passada.

    Bruno Alves? Anda por ali. Onde estava no golo do Paços?

    Álvaro Pereira? Não ataca. Encolhidinho.

    Helton? Quando é preciso, nunca está cá. No golo do Paços, o mesmo frangueiro de sempre.

    Pioramos de jogo para jogo. Como é possível???

    Veremos o que acontece na segunda parte.

    ResponderEliminar
  2. Hulk é o Maior16 agosto, 2009

    Proponho o Hulk para o melhor jogador em campo.

    Quantas bolas perde por jogo?

    Quantas bolas recupera por jogo?

    Quantas vezes reclama por jogo?

    A sua expulsão foi surpresa? Bem se esforçou para ser expulso.

    Quantos séculos vai demorar o Jesualdo para montar uma equipa esta época?

    Quem esteve atento na pré-época não esperava mais do que esta exibição medíocre.

    Mas o Hulk é o maior. É o meu dragão de ouro. E é extremamente inteligente.

    Este campeonato já está entregue.

    Começemos a preparar o novo tetra.

    ResponderEliminar
  3. Armando Pinto16 agosto, 2009

    Indecente o que se passou. O Porto nem jogou mal, mas assim não vai ser possível. Isto foi só uma amostra, se nos continuarmos a calar, ou melhor a comer e calar. Fomos claramente prejudicados por uma arbitragem dendencialmente habilidosa, e depois ainda aparecem uns comentadores da treta a inventar um pseudo-caso final, para desviar atenções, especialmente da expulsão do Hulk, a quem, com estes juízes, é permitodo dar porrada, mas logo que disputa uma bola com mais virilidadede, é punido... E aparece no fim o Jesuldo com umas falinhas mansas, em vez de dizer o que devia... Enquanto no clube não houver quem diga veementemente as verdades, como fazia o Pedroto, vamos ser sempre roubados indecentemente... Eles lá em Lisboa bem diziam que este ano é que ia ser... Assim... Não venham agora espertos a dizer que este ou aquele dos nossos jogou ou não, assim ou assado, a verdadeé que se não houvesse habilidades o Porto vencia.

    ResponderEliminar
  4. Calma carago. O campeonato é muito mais do que um simples jogo. Não gostei nada, mas dai a enterrar já o penta vai uma grande distância.

    ResponderEliminar
  5. Quero ver a taça16 agosto, 2009

    O troféu da Liga Sagres esteve exposto no galinheiro da luz, antes de começar o jogo. Porquê?

    Aconteceu o mesmo em todos os jogos desta jornada? Não. Porquê?

    ResponderEliminar
  6. E pronto. O que se temia aconteceu.
    Expulsão do Hulk.
    Porrada nos jogadores do FCP não são faltas, e um sopro de vento nos jogadores do Paços é falta e cartão amarelo.
    Até admira ter validado o golo do Falcão.

    No final do jogo e antes do contra-ataque do Paços, existe uma agressão ao Tomás Costa junto à area do Paços que seria um livre muito perigoso e que o ladrão do costume, que nem vergonha tem em aparecer com a camisola do seu clube do coração, nada marca, arranjado o caso da jornada.

    Entre penaltis, bolas na trave, agressões, e provocações, o FCP fez o que pode e respondeu bem. Com outro árbitro "normal" teriamos ganho o jogo nos últimos 10 minutos.
    O melhor em campo para a RR foi o guarda redes do Paços, o que demonstra bem o que se passou.

    Só não gostei da totalidade do jogo, porque mais uma vez demos 45 minutos de avanço ao adversário, conforme aconteceu tantas vezes na êpoca passada.

    Para mim isto è reflexo das péssimas conferências de impressa que o Jesualdo conduz.
    Valoriza em demasia o adversário e não empolga a sua equipa.
    Custava dizer " Vamos lá para ganhar nem que tenhamos que deixar a pele em campo...!

    Jesualdo vê se acordas pois o teu Mariano só faz asneiras e continua dentro do campo alegremente mandando bolas para a bancada.

    ResponderEliminar
  7. Prontos , correu mal . Os empates , nesta epoca do ano , p'ra nos e' usual . Por outro lado , ja' lhes tinhamos dado tora nas 2 tacitas , e eles tinham direito a 1 pontinho so'!
    Uma coisa : Que porra faz o jogo das gayvas no nosso blogue ? Fora daqui ! Ta' bem que e' domingo e o pessoal anda tudo na estrada , mas se colocamos um desses "timers" caseiros q "apagam a luz" as X hrs, resolvemos isso e 'cortamos' depois dos nossos jogos ! FDX , o que nos faltava ... transmitir jogos dos galinaceos ... longe c/ esse gado !

    ResponderEliminar
  8. Oh, por amor de Deus!! Novamente os árbitros??? Já parecemos os lampiões a queixarmo-nos de tudo menos daquilo que é verdadeiramente o problema! Não jogámos absolutamente nada! Não sei como é que é possivel o Mariano Gonzalez, ou o Fucile, por exemplo, jogarem... A equipa esteve quase sempre amorfa e sem reacção. O Tomás Costa quando entrou foi uma nulidade, fartou de falhar passes, e nem sei como é que o Guarin não jogou. O Jesualdo tem os seus meninos bonitos, e os outros que se cuidem. Andamos nós com Tomases, marianos, Guarines, quando podiamos ter aproveitado o Paulo Machado, o Bruno Gama, entre outros, que pior não faziam de certeza... Mas continua-se a comer e calar...

    ResponderEliminar
  9. Prontos, ja' ca' andam os CHAVISTAS!
    O' seu merda , ja' te tiraram ,olha , anda mas e' borrifar o ofdeguines , q ja' la tens 1 dos madeiras , gostaste ?

    ResponderEliminar
  10. As galinhas na tasca16 agosto, 2009

    Um jogo das galinhas cá na tasca?

    Bom, muito bom. Uma coisa nova, refrescante.

    Porque será?

    Queres ver que nenhum dos grandes ganha o seu jogo na primeira jornada? Ainda falavam que ia ser o campeonato mais desequilibrado de sempre.

    ResponderEliminar
  11. Hulk, o inocente16 agosto, 2009

    Ai o Xistra.

    E o Hulk é o santinho?

    É ou não é verdade que cada vez que o Hulk cai ao chão, reclama sempre?

    É ou não é verdade que, mesmo de costas, o Hulk foi com a mão à procura do Anunciação e acertou-lhe na cara?

    É ou não é verdade que o Hulk derrubou o jogador do Paços Ferreira sem necessidade nenhuma?

    O Hulk tem que ser o primeiro a precaver-se para estas situações. Ao fim de um ano cá no burgo, ainda não lhe ensinaram isso?

    ResponderEliminar
  12. Viva !

    Vi o jogo por intermitências.

    Mas ainda vi alguns momentos.

    Escrevi, no meu último comentário, que o importante era não perder. Objectivo, em certa medida, alcançado. Melhor teria sido a vitória.

    Parece-me que há uma especie de gaguejamento em relação ao início da época passada : Uma bola à trave ( espero que não se recomece a série ). Creio também que o Paços foi muito feliz no seu golo.

    Mas o factor sorte-azar faz parte do futebol.

    A equipa parece sem entrocamento. Continuo a pensar que falta um chefe de orquestra, mas ainda estamos no início. É demasiado cedo para análises categóricas.

    O jogo foi fraquinho. Pelo que vi : Meia bola e força.

    Continuo também a pensar que falta um meio distância ao Porto ( mas foi o primeiro jogo ). Talvez aí concordasse com um comentário acima: Um Paulo Machado seria interessante no meio campo do Porto. Mas com esta frase talvez esteja a ser um pouco "chauvinista" e, logo, subjectivo.

    Diz o Povão que há males que vêm por bem . Nunca este ditado foi tão verdadeiro hoje. Eu acho que o Porto começou a ter maior fluidez com a saída de Hulk. O Porto soube marcar sem Hulk. O Porto demonstrou que o futebol é um jogo de onze ( ou de dez neste caso ).

    Fica na memória que o Porto soube recuperar em inferioridade numérica. O que é muito importante.

    Não vi o segundo cartão a Hulk. O que é certo é que ele tem um gesto, quanto a mim, que era para cartão vermelho directo. Tem algum jeito deixar andar a mão para dar uma "estalada" no adversário ?

    O Porto pontuou num estádio difícil com uma equipa quase em formação e com o peso das transferências ainda pendente.

    Para mim é bom sinal !

    Agora meio a sério, meio a brincar não sei se foi bom ter trocado a superbock pelo Espírito Santo !

    Rumo ao Penta !

    E Viva o Porto !

    ResponderEliminar
  13. Bem...OS gays também empataram com as benesses do nosso amigo Soares Dias....Amarelos é só para os outros!!!

    Quanto ao FCP, é bom sinal que num campo extremamente dificil tenha com 10 empatado o jogo e com um pouquinho de clarividência no final poderia ter arrumado com a questão.

    Vamos ver se a ausência do Hulk transforma o jogo do FCP.

    Por vezes estas ausências dos "mais importantes", fazem a equipa crescer, e perder a dependência.

    Se já metemos medo a jogar a passo, quando o nosso pico de forma for atingido e que segundo eu penso será em Outubro Novembro, ninguêm nos segura.

    Os outros nessa altura já estão a perder o gás...

    ResponderEliminar
  14. Paulo Pereira,ouvir relatos de jogo é algo penoso para mim também.xD

    Só consegui ver a 1ªparte.Desta vez,a sorte sorriu ao Paços,a começar pelo golo dos castores,logo aos 10 minutos,passando pela bola na barra do Belluschi,que me pareceu algo ansioso no inicio do jogo mas que depois soltou-se, e teve duas das três opurtunidades que tivemos nos primeiros 45m.O Futebol é assim.

    Na 2ªparte,já não consegui ver o jogo em condições,vi muito pouco,incluido a entrada do Hulk,mas dele falo no fim.
    Acho que a expulsao do nº12 foi o melhor que podia ter acontecido ao Porto.Ele não estava com a cabeça fria e não estava a conseguir fazer aquilo que melhor sabe:jogar bom futebol.

    Falcao:um grande golo,sem dúvida,e num lance que teve tanto de simples como de raro:cruzamento para o coração da área e cabeçada para a baliza,um gesto técnico muito bom.Talvez esteja enganada,mas do pouco tempo que vi a segunda metade,pareceu-me ver o Falcao sempre muito irrequieto e mexido.
    Foi a prova que não somos Hulkodependentes.

    Não foi uma boa exibição,mas é sempre preciso ver o lado positivo das coisas:num campo muito complicado,a jogar com 10,fomos capazes de ripostar e chegar ao golo.Um mal menor.

    Espero que os ares do Dragão tragam mais tranquilidade à equipa e motivação.
    As exibições tem que melhorar e a frieza tem que vir ao de cima em momentos como o jogo de hoje.

    Apesar de tudo,estou confiante.Sei que há qualidade neste plantel e o trabalho vai vir ao de cima.

    ResponderEliminar
  15. e do Mariano, ninguem fala? uma autentica nulidade!!

    ResponderEliminar
  16. Armando Pinto16 agosto, 2009

    Afinal eles já se estavam a rir mas foi preciso esperar até aos últimos minutos para, apenas, também empatarem... Os gatos fedorentos lerparam, e até falharam um pelalty...!

    ResponderEliminar
  17. Sobre o Hulk,

    todos os jogadores tem direito aos seus dias maus,a paciência do Hulk não é inesgotável,ele ainda é um pouco ingénuo em certos aspectos e caiu que nem um patinho na armadilha.Eu também ia aos arames se passasse a vida a levar pancada perante a displicência do árbitro.Que ao F.Anunciação deu-lhe dois avisos e ao Hulk espetou-lhe logo com o cartão.
    Lá está,faltou a frieza...

    Posso assegurar que vem aí um reforço a caminho.Chama-se Cristian Rodriguez,conhecido no mundo do futebol como "Cebola" e foi bastante feliz na época passada.
    Sinceramente,achoq que é ele que está mesmo a faltar no ataque do Porto.As referências estão lá:Farias e Falcao,temos alas perigosos:Hulk,Varela...falta o Cebola,que é muito forte quando parte de trás,bom de cabeça e muito guerreiro.Espero que ele volte rápido se não,fica complicado para ele...

    ResponderEliminar
  18. Quanto ao jogo: 45m de Belluschi; 90m de Xistra; entrada auspiciosa de Falcao (no seguimento da boa exibição pela selecção); desnorte completo de Fucile e Meireles; apatia de A. Pereira; dificuldades de entrosamento do colectivo; o "tão" esperado vermelho, pelo mundo do futebol, ao melhor jogador do campeonato!

    Há muita coisa a melhorar, mas continuo confiante! Estamos no início malta, a partir de agora é que o maestro ensina e a banda toca!
    Força rumo ao Penta!

    ResponderEliminar
  19. Ah! E tal como dizes PP "Não nos abaterão", isso podem ter a certeza, ainda por cima não somos pássaros andantes como alguns da capital de marrocos

    ResponderEliminar
  20. Não ainda nao digeri...o resultado da mata real nao aconteceu por acaso nem por falta de avisos.
    Vamos por partes: A meu ver ainda assim acho k conseguimos jogar um pouco melhor que aquando da supertaça...
    Em boa verdade se haviamos sido felizes com o erro de cassio coube a defesa azul dar a sua benesse quando ainda nem 15m estavam decorridos.
    A seguir a marca queiroz na mata real, Amigo Paulo o factor Meireles hoje em campo teve mto a ver com 90m feitos a meio da semana!!???Alguem explica pk???O Cristiano balda-se e joga 70m pelo Real os nossos saiem lesionados ou fazem a totalidade do jogo.
    Puxando a fita atras, muito me vai na alma mas nao vou partir para uma critica destrutiva..nem tudo esteve bem ...houve lentidão, mas para mim houve mais Belluschi.
    Ponto central e transversal, Hulk..procura demais o choque, é potente e forte mas peerde clarividencia na forma de jogar..acho-o demasiado ansioso e havia andiantado ainda k seria expulso na pre-epoca, falhei o factor X abriu as hostilidades e se é verdade k Xistra esteve mal na conduçao do jogo e deixo isso pra o nosso especialista, parece-me de todo que o 1º amarelo é descabido..depois hulk mereceu ser expulso, por muito que tenha argumentaçao por ser acicatado e constantemente agarrado e massacrado..compete ao FCP preparar e saber gerir isto, hulk nao chegou este ano ao futebol nacional, como tal a culpa é toda sua!!!!
    Jesualdo mexeu ao intervalo e foi traido pela expulsao, mexeu bem ao equilibrar com a entrada de varela...confesso nao ter concordado com a saida de Belluschi por troca com Tommy mas volto a opinar e achar k este nao entrou mal e com afinco equilibrou a zona de miolo..
    No mais o jogo foi confuso, sem meireles e depois sem belluschi foi um porto sem fase de construçao onde se correu o risco de perdas de bola em momentos de transiçao..
    O Porto cresceu com 10 foi mais colectivo deixou de jogar pra hulk e esperar k este resolva.
    (cont...)

    ResponderEliminar
  21. Rolando mal em algumas entregas ele k ter senso na forma de sair a jogar.A.Pereira nem carne nem peixe, rodriguez poderá ser uma muleta que sustente a sua afirmaçao neste momento nao acrescenta nada ...Fucile consensual vai a pique, abnegado, lutador e com algumas acçoes ofensivas relevantes,assinou o cruzamento pra o Golo, defensivamente é um Deus nos acuda. Fernando com tanto defice no miolo parece uns furos abaixo do que ja o vimos fazer. Helton ilibo de culpas no golo mas ja nao o posso fazer no lance com os pés, Beto espreita, e nao dever tardar a sucessao, ainda assim assinou talvez a defesa da tarde negando o segundo aos Castores.
    Aos detratores de mariano, é certo nao deslumbra nao resolve, mas é esforçado e tacticamente capaz e voluntarioso, errou mas ajudou a equipa a crescer, so tenho a lamentar que seja intocavel porque claro esta nao merece sempre os 90m nem a titularidade, mas pra mim tem o meu aval..
    Varela mexeu bem e foi capaz de corresponder numa fase dificil de jogo, explicou apesar de alguma inconsequnecia do seu jogo ser mais que Hulk e talvez ate possa servir de referencia a este na forma de abordar os desiquilibrios na ala e a problematica da luta corpo a corpo..é cair levantar e umas vezes ganha-se o lance outras o defesa leva a melhor!!!
    Chego ao Falcao e Farias...mormente achar que Falcao e Farias sao gemeos, noto ou pelo menos hoje k as coisas nao o serão na pratica..Farias a titular desinteresado e menos movel, Falcao com mais capacidade de cair nas alas e claro colhe o meu apreço pela sua exibiçao com o faro de Golo..beneficio da duvida..hoje gostei e para mim dava-lhe a titularidade como forma de o ver expressar-se noutras circunstancias.
    Em suma um jogo atipico mas esperado, dificill e de luta onde e volto a frisar apesar ainda assim de furos acima do exibido na supertaça, houve iquivocos existe mto trabalho pela frente, acredito que individualmente existe gente capaz de por este Porto possivelmente ao nivel de anos anteriores...a semana traz trabalho e o Nacional, mais um jogo de caracteristicas dificeis..Nao havera Hulk espero que exista CR10 pois sera um up grade de qualidade e de dinamicas, se tiver ritmo competitivo..
    Sobre o arbitro..bem na verdade parece-me de todo invariavel questionar sobre a sua conduta no jogo..casos ficam-me alguns na retina...2 lances de grande penalidade um sobre farias e outro num cruzamento de falcao que anunciaçao corta com o ombro/braço, depois a questao criterial dos duelos fisicos sobretudo nos lances com Hulk..no mais...Na Luz parece-me ter sido um circo bem maior com Artur Soares Dias a ser figura de cartaz!!!Achei curioso o silencio de Jesualdo sobre o senhor do apito em contra ciclo com a choradeira do Messias da Luz....


    Uma vitoria deixa-nos com os mesmos pontos do ano passado pena a interrupçao do nº de v itorias fora!!!!

    ResponderEliminar
  22. Ora, toma lá o Tomás Costa16 agosto, 2009

    O FC Porto está a perder por 1-0.

    Quem é o melhor jogador que temos no banco para jogar no meio-campo segundo o Jesualdo? Tomás Costa.

    Estou esclarecido. Os adeptos são todos estúpidos se não conseguem perceber isto.

    ResponderEliminar
  23. Parecem os os lampiões a falar de arbitros. O primeiro amarello e mal dado, mas o Hulk faz sempre cara feia depois de qualquer lance. o Segundo é bem dado. Que tenha cabeça.

    Parem de se queixar dos arbitros.

    Defesa bem fechada? Qual? Nos primeiros minutos, espaço não faltou.

    Estamos curtos no ataque.

    ResponderEliminar
  24. Volvidas que estão algumas horas de discernimento, depois de me ver assaltada a inteligencia em quase 4 horas de futebol seguidas, vamos a uma ligeira apreciação com referência para os seguintes pontos:

    1- Está na altura de Helton sair do poleiro, e experimentar o banco como os outros durante alguns jogos, à meses que isto se exige já;

    2- A nossa defesa precisa de levar uns golos destes, para ver se acordam defenitivamente e percebem que a época já começou a sério;

    3- Talvez jesualdo já deva ter percebido, que a entrada de Rodiguez frente ao Aston Vila, foi uma burrice de todo o tamanho, se não estava bom, nao entrava, é notória a falta que faz aquele meio campo;

    4- É urgente fazerem entender ao nosso treinador, que Belushi não é Lucho, e que naõ pode jogar nem no mesmo sitio, nem da mesma forma que este jogava. Belushi é 10 e tem de jogar atras do ponta de lança, num 4-4-2 coadujavdo por fernando, meireles e rodiguez. Volto a dixer, que não quero cair na critica simples ao Jesualdo, ele sabe muito bem onde erra, não é defeito é feitio;

    5- Continua-se a assistir a lobies, antigos, da nossa selecção/federação, uns tem Gripe R (ronaldo), outros mamam com 90m nas pernas e com entradas até sairem lesionados, em jogos com equipas de 3º mundo do Futebol, que para nada contam;

    6- Do que vi das nossas arbitragens, nos 2 principais jogos de ontem, so uma frase: eles até equipam de vermelho..

    7- É preciso ter cabeça sr Hulk,apesar de levares que nem um carneiro, tens de ter frieza suficiente pa lidar com isto, habitua-te pois estás num país futebolistico de 3º Mundo, já aqui andas à um ano e devias saber..

    Ps: Boa anotação de Falcao, continua a fazer golos e se possivel importantes, mas precisamos na mesma de um avançado com outras características. 2 avançados iguais,em jogo, nada trazem de diferente e novo.

    Abraço

    ResponderEliminar
  25. De entrada jogaram nove jogadores da época passada e portanto, tinham obrigação de jogar melhor. Quando de uma semana para a outra, não se aprende nada e se entra em campo da mesma forma displicente, desconcentrada, a dormir e se dá a iniciativa ao adversário, normalmente dá mau resultado.
    Hulk tem de deixar de carregar nas costas a responsabilidade de resolver tudo sozinho e passar a ter outro comportamento, sob pena de prejudicar mais que ajudar, a equipa.
    Boa reacção com 10, aí já o Porto de sempre, com caracter e raça, que empatou e se podia ter perdido, também podia ter chegado à vitória.
    Tudo somado, um resultado justo e um jogo com muitos motivos para reflexão.

    Ontem, o factor X, até foi o menos responsável pelo que aconteceu. Houveram outros mais decisivos no desenrolar do jogo e na prestação da equipa.

    Ah, Farías demonstrou que não é o avançado que uma equipa com as responsabilidades e ambições do F.C.Porto, precisa.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  26. Jesualdo sabia da campanha para levar o Bes-benfas ao titulo. Jesualdo sabia que o árbitro era o ladrão Carlos Xistra. Como é possivel dar 45 minutos de avanço ao adversário? Nem com 4 campeonatos o homem melhora. A categoria ou se tem ou não. O discurso no fim do jogo é confrangedor. Não há quem dê um murro na mesa e chame estes artistas do apito pelo nome. Ladrões

    ResponderEliminar
  27. "Chegou a altura de arregaçar as mangas"


    Sábias palavras Paulo Pereira. A arbitragem de ontem foi clara desde o início, tinha como objectivo enervar e depois expulsar Hulk. Conseguiu mas mesmo assim ainda houve Porto para salvar 1 ponto.

    Espero que o FC Porto não continue amordaçado num silêncio que desgasta os adeptos. Não temos q ser nós a falar. Têm q ser eles. Os Xistras têm q ser combatidos...pelo FCP!!

    Quanto aos bufalos encornados tiveram o q mereceram, umas trombas bem grandes no final.

    ResponderEliminar
  28. Este é o espaço próprio para damos ao “lamiré” e descarregar a frustração deste empate com sabor amargo, mas continuo confiante e sem reservas apoio o professor e as suas escolhas, pois não se pode esquecer o seu trabalho de um passado recente.
    Desta jornada, salva-se o cair na realidade das “papoilas saltitantes” cujas trombas me pareceram patéticas. Pois não é que o Jesus deles não faz milagres! Num resultado igual a bem pouco tempo o Fernando Santos foi de “requitó” para a Grécia. Vigia-te Jesus, a ti mandam-te directo para o Golgota.

    ResponderEliminar
  29. Meus Caros PORTISTAS:

    Neste inicio de campeonato só tenho a dizer uma coisa igual ao que dizia no ano passado. Só UNIDOS poderemos VENCER.Porque se os FDP dos encornados terão tudo a favor deles nós só podemos contar conosco proprios e mais ninguem. E nós todos unidos havemos de levar este PORTO a CAMPEÃO.
    Portanto homens dos tambores toca a tocar a reunir para todos juntos possamos no final gritar bem alto SOMOS CAMPEÕES.
    Essa união é da equipa dos tecnicos e dos adeptos temos de ser mesmo todos a puxar só para um lado. Vamos lá todos puxar pelo nosso PORTO já no proximo jogo frente ao nacional que vai ser uma jogatana bem dificil. Pasado é sempre passado vivamos o presente rumo ao futuro.
    Força PORTO UNIDOS VENCEREMOS
    276mqj

    ResponderEliminar
  30. Basta não ganharmos um jogo e isto é logo "invadido" por certas "gentes" que não sabem o que dizem e parece que têm prazer em afundar ainda mais, o que não está bom. É hábito...
    Óh tipo dos nomes esquisitos... põem-te a andar...

    Primeiro, entrámos com um empate no campeonato, não é bom, mas daí a alarmismos e certos comentários que li, vai uma grande distância. Concordo com muito do que foi dito também, subscrevendo o que disse o João Rocha.

    Isto, na minha opinião, é o resultado de termos de andar a reconstruir todos os anos uma nova equipa. Ou pelo menos andar a encontrar substitutos à altura dos jogadores-chave que vão embora. E o problema não é só este, os jogadores até aparecem, mas levam o seu tempo a hambientar-se aos processos da equipa e a adaptar-se a este tipo de futebol, o que se compreende. Mas há que evitar começar a época com alguns automatismos ainda por consolidar. Não convém andar a fazer experiências nos jogos a sério, e só obter resultados em Outubro ou Novembro. O jogo da Supertaça já tinha dado a entender isto, há trabalho pela frente...

    O resultado não foi o esperado como já disse, mas também não é correcto criticar os jogadores todos e o treinador inclusive.

    Não jogámos mal, mas notei que a equipa... ainda não é totalmente.. equipa!! Dois reforços no "onze". Álvaro Pereira não jogou bem, parecia nervoso e teve algumas falhas (assim como Fucile; ontem os laterais falharam). Helton ainda não aprendeu a deixar de brincar e um dia ainda podemos ter um dissabor à custa dessas brincadeiras. E este ano não vai ter o lugar tão garantido como nos outros anos. Meio-campo, Belluschi é mesmo diferente de Lucho. É um jogador que quer sempre a bola nos pés e aparece muito em cima da área, em zonas de finalização. É um 10. Jogou bem, a meu ver, mas de uma maneira diferente, talvez aquilo que estejemos habituados. Meireles sofreu e de que maneira a ida à selecção, é como se não tivesse estado em campo. Daí ter sido bem substituído ao intervalo. E é preciso termos uma alternativa válida a Fernando. À frente, Hulk... tem de ter mais calma obviamente, não protestar tanto, pois isso pode afectar a equipa. Mas isso talvez seja mais díficil para quem passa jogos e jogos a levar porrada. Muitas vezes nem repreendidos são, nem falta é assinalada. Quanto à expulsão, o primeiro amarelo não me parece justificado. Protestos mais que naturais, faltas assinaladas ao contrário! O segundo amarelo, aceito, embora ele tenha tocado primeiro na bola.. mas a entrada è perigosa. A partir daí o jogo foi diferente, mas mesmo com dez não fomos a baixo e chagámos justamente ao empate. Grande golo do Falcao, promete!!! Igual ao Farías? Não me parece! Ah' e não venham com o fora-de-jogo tirado nos últimos instantes ao paços, houve um mal tirado ao Hulk durante a primeira parte!

    Semena para recuperar, Domingo quero os três pontos!!

    --------------------

    Lampiões, onde está a super-mega-equipa do messias?? Agora digo, tão iguais a eles próprios, nada de anormal portanto, qualquer jogada querem penalti, tudo na mesma... foi bom para a galinha baixar a crista...

    -------------------

    TETRAbraço

    ResponderEliminar
  31. Já sabem da última? Temos um menino no plantel que faz declarações provocadoras e anda na noite.

    "Atleta sovado em Vila do Conde
    FC Porto: Adriano leva de capangas
    Adriano foi ontem espancado à saída de um espaço de diversão nocturna na avenida Brasil, em Vila do Conde. O jogador do FC Porto, que há mais de um ano treina à parte do plantel, saía com a companheira da discoteca Forte S. João em direcção ao automóvel, quando foi atacado por três homens corpulentos. Eram cerca de 06h00.


    O futebolista brasileiro de 30 anos foi violentamente agredido, tendo sofrido um traumatismo craniano, vários cortes no lábio e na face e hematomas no braço direito. Fonte próxima do jogador garantiu ao CM que Adriano relaciona o incidente com uma entrevista recentemente concedida ao ‘Record’ em que prometia abordar a sua situação no FC Porto.

    "Quando eu decidir falar, saiam da frente", referiu o melhor marcador portista em 2006/07. "

    ResponderEliminar
  32. Novelas mafiosas à parte,tenho saudades do Adriano.Do Adriano de 2006,de 2007...não sei o que ele andou a fazer para deixar de ser convocado mas não deve ter sido coisa boa de certeza...

    enfim...

    ResponderEliminar
  33. O Xistra transformou o duplo amarelo em vermelho directo - palavras após a expulsão - o que significa que o Hulk pode apanhar dois jogos.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  34. Todos temos a obrigação de saber que para ganharmos temos de ser muito melhor que os nossos adversários. Sempre assim foi.

    Depois de mais uma exibição para esquecer, não me parece honesto atirar para cima da arbitragem, ainda que como quase sempre esta seja mais uma areia na engrenagem, as culpas das nossas claras fraquezas. Não podemos nem devemos cair ao nível dos rivais nesse choradinho.

    Temos isso sim, de trabalhar no sentido de corrigir, o mais urgentemente possível, as deficiências de que a equipa padece.

    Antes do mais, ter a coragem de apostar na matéria-prima de qualidade, que existe, em vez da aposta sistemática em jogadores por marcarem de vez em quando um golo, ou fazerem um jogo mais esforçado.

    Tudo está bem quando acaba bem. Foi o que aconteceu a «essas figuras» nas épocas anteriores.

    Mas Jesualdo vai ter de tomar uma atitude mais tarde ou mais cedo. Espero que cedo para não ser tarde demais.

    Volto ao jogo para dizer que foi um espectáculo degradante, onde só se salvaram os últimos minutos, ainda que com mais coração do que cabeça.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  35. Viva !

    Não entendo como se possa criticar um guarda redes que salvou o Porto com uma grande defesa do 2-0.

    Agora brincando : Uma equipa com um bom meio campo e uma boa defesa até pode jogar sem guarda-redes.

    Para a pequena estória : O melhor jogador do mundo CR9 sofreu em três jogos amígaveis 32 faltas. Em jogos amigáveis, repito.

    Como é o melhor do Mundo aprendeu a se controlar. E aprendeu a se controlar para ser o melhor do Mundo.

    Esperemos que Hulk tome exemplo !

    Tem tudo, quanto a mim, para ser também um mega jogador.

    E Viva o Porto !

    ResponderEliminar
  36. labaredas de 17 agosto
    Mais um desanimado...

    Todos os jornais desta segunda-feira fazem referência a expulsões perdoadas a jogadores do Benfica na recepção de ontem ao Marítimo. Todos menos um. O do costume, o despudorado-mor, o panfleto de um regime que há muito deixou de existir.

    Depois de ler a crónica do jogo em questão, curiosamente (ou talvez não…) assinada pelo próprio director, o Labaredas ficou com uma série de dúvidas. Apesar do chorrilho de lamúrias sobre um resultado que, naturalmente, não lhe agradou, não sobrou espaço para a referência aos lances para cartão vermelho? Será que viu o jogo na bancada, no meio da onda desiludida, e não no distanciamento da zona de Imprensa. Será esta linha de pensamento que lhe permite validar e apoiar os desatinos do desanimado nº 1?

    Tudo isto roça a pobreza de espírito e não serão, seguramente, o estatuto, o ar douto e o discurso escorreito que vão camuflar a evidência. Um lacaio é sempre um lacaio.

    ResponderEliminar
  37. Isto com o Jesualdo é para ir devagar, devagarinho.

    Em cada almoço, quando já todos acabaram de comer, Jesualdo ainda vai na segunda garfada. Mastiga, mastiga e mastiga. Bem devagarinho. Daí que não seja de admirar que só lá para o Natal é que teremos uma equipa montada. Até lá, teremos tudo bem mastigadinho, com muitos pontos perdidos como é da praxe.

    Isto de montar equipas, tem que se lhe diga. É tão bom quanto temos um holandês que nos deixa a comidinha já bem mastigada e preparada. Senão vejamos:

    2006/07 - Jornada 14 - FC Porto - 37 Pontos - 5 pontos perdidos - O Holandês deixa a papinha preparada

    2007/08 - Jornada 14 - FC Porto - 35 Pontos - 7 pontos perdidos - A papinha continua preparada

    Em 2008/09, foi preciso montar uma equipa nova.

    2008/09 - Jornada 14 - FC Porto - 28 Pontos - 14 pontos perdidos - Jesualdo tem preparar a comida.

    Em 2009/10, voltaremos a ter mais do mesmo. É garantido. Até à jornada 14, perderemos mais 10 a 12 pontos. Daí que, será o benfica a ditar se no Natal ainda estaremos a lutar pelo título ou não. Já não está nas nossas mãos. Se o benfica também meter nojo, estaremos na luta. Se não, lá se foi o penta. E tudo graças ao Jesualdo e à SAD.

    ResponderEliminar
  38. Essa teve piada. Fazer contas de sumir é consigo. Com que então os da SAD são umas bestas, Jesualdo idem, e se os lampiões não meterem nojo, o campeonato já é deles.
    Boa! Essa lengalenga tem milhafre a rondar o poleiro.

    ResponderEliminar
  39. Caro 1893,

    Voce a fazer contas é como um célebre primeiro ministro a fazer contas acerca do PIB português...
    Segundo voce será o Benfica a ditar se vamos ser campeões ou não...pois...deve ser como nos ultimos 7 anos, em que o Benfica deixou que o FCPorto fosse campeão por 6 vezes...
    Então, diga-se lá Sr Sabichão,o sucesso do FC Porto na Liga dos Campeões também vai depender do Benfica?
    Ah, pois, já me esquecia que o Benfica so pode ganhar a Liga dos Campeões para o ano...
    Tenha juízo e não venha para aqui vomitar tolices...

    ResponderEliminar
  40. É,de facto, é mesmo garantido que vamos perder esses pontos todos.Já agora,pode-me dizer,recorrendo à sua bola de cristal,cartas de tarot,ou o que quer que seja que lhe deu essas previsões,como vai ser o meu dia amanha?
    Vá,não leve a mal 1893,tenha calma,quando um adepto já está a pôr tudo em causa à 1ªjornada quer dizer que esses niveis de confiança estão muito baixos...

    Vamos fazer as contas da 2ªvolta-
    Pontos perdidos:6.Nos dois clássicos e na festa da última jornada...mais optimista agora?

    Montar uma equipa não é mesmo fácil,e se calhar a equipa já devia estar a jogar de uma outra forma,mas esse pessimismo todo não ajuda nada,tenha lá calma e vamos ver o que acontece porque no Natal de 2006 tinhamos tudo encaminhado para uma 2ªvolta tranquila e só garantimos o campeonato na última jornada!
    O futebol é imprevisivel e dá muitas voltas...

    ResponderEliminar
  41. Pergunta de algibeira para os espertalhões da ordem:
    Se chegarmos ao Natal com 14 pontos perdidos, ainda estaremos a lutar pelo título? Perguntem ao jesus se não souberem responder.

    Para mim, já há pessoal assustado. Já estão com medo que a história se repita no Natal e o benfica não meta o nojo do costume.

    As contas? Fazem-se já aqui ao lado.

    ResponderEliminar
  42. Pois claro que há pessoal assustado...e voçê parece estar na linha da frente desses assustados.

    As contas fazem-se no fim

    ResponderEliminar
  43. Caro 1893,

    Acredita mesmo no que diz? Acredita mesmo que serão as galinhas a ditar se seremos campeões ou não? Já estou como o RCBC, se acredita nisso, eles andam muito generosos, pois nos últimos 7 anos, deixaram-nos ser 6 vezes!! Vamos a ter calma, não pudemos entrar sempre a ganhar. Correu mal, Domingo às 22h já temos quatro pontos!!

    E depois o que menos suporto é a incapacidade que alguns têm em reconhecer o MÉRITO das pessoas e só saberem criticar.... o Jesualdo é mau?!?! E se nos últimos três anos não tivessemos ganho nenhum campeonato, o que era ele?!?! Mau também?! Onde está a coerência?

    No meio disto tudo eu começo a achar que bom é o Fernando Santos.

    Abraço

    ResponderEliminar
  44. Há duas formas de cer as coisas:
    A apocalitica,precipitada,pessimista;
    B
    paciente,realista,ajuizada

    Nem preciso de dizer quem pensa o quê.

    Está a querer dizer que o Porto perdeu 14 pontos porque o JF demorou a montar a equipa?Perdemos esses pontos todos por causa disso?

    Trofense e Maritimo(no final da 1ªvolta)-4 pontos perdidos porque tivemos dois jogos em que a bola simplesmente não queria entrar.Dois jogos IGUAIS ao dos encornados,no domingo,com uma diferença:contra o Trofense ficou um penaltie por marcar a nosso favor.Foi um "MASSACRE" mas a bola não entrou...foi porque a equipa estava mal montada?Foi?huuummm...

    empatar na Luz...INADMISSIVEL!Não pode ser,é imperdoável -.-estivemos mais perto de ganhar do que perder,mas enfim...pronto.

    Derrotas com Leixoes e Naval e empate me Vila Do Conde-8pontos perdidos.
    Aqui sim,a equipa de facto não esteve bem tacticamente,a máquina estava tudo menos afinada.

    Mas nada neste mundo(só na sua cabeça)pode dizer que vamos voltar a ter as mesmas doses de azelhice,azar,que vamos demorar o mesmo tempo a ajeitar as coisas,vai tudo acontecer outra vez...oh,por amor de Deus,tenha juízo.

    ResponderEliminar
  45. Dois pontos já voaram. Só faltam doze. Não ficaria surpreendido se voassem mais dois já no domingo.

    O tempo, nestas coisas, é implacável.

    Esperaremos para ver quem tem razão. Espero, sinceramente, que sejam vocês.

    Fica para memória futura. Veremos quem consegue ver mais à frente.

    ResponderEliminar