29 agosto, 2009

Figueira da Foz... 3 pontos para nós!!!

Contam-se mais de 9 meses. Na última visita à Figueira, “a montanha pariu um rato”. Os adeptos emudeceram, que não em críticas, outras vozes se levantaram e o ónus das profecias versavam uma só tónica, a desgraça. Os factos que lhe davam corpo?!?! Algo pouco visto no historial do Dragão. Três derrotas consecutivas!

E de repente a Champions ali tão longe, ontem a natural ordem das coisas, e o seu sorteio na ordem do dia, o assunto passa por ora ao standby, face a nova jornada da Liga Tuga. Antecâmara do primeiro hiato competitivo, (pausa para a Selecção), a visita do Dragão à Figueira da Foz reveste-se das habituais frases feitas e factores de dificuldade, onde qualidade e motivação, misturados com as dimensões do terreno, comportam um atenuar das diferenças entre os emblemas contendores.

Ainda hoje lia a propósito do feito nacionalista na Europa, que doses certas de trabalho, mescladas por entre a coragem de uns e o talento de outros, conferem aos pobres capacidade para ganharem aos ricos.

Os Navalistas, não sendo um emblema histórico do campeonato, têm trabalhado para cimentar posições entre os melhores. Nem sempre capazes de fugir ao desassossego da luta pelos lugares de descida, a verdade é que a aposta em Ulisses Morais, tem tido reflexos positivos, sendo que a permanência é o objectivo, cuja competência lhes permite defender.

Equipa de parcos recursos, tem sido recorrente a forma como procura no mercado gaulês, mormente nos escalões de 2ª linha, o equilíbrio do plantel, optando por valores regulares em rendimento, em detrimento da espectacularidade.

Ulisses usa como modelo um 4x3x3, onde norteia os movimentos pela dinâmica, mas que facilmente e amiúde se vê manietado, sempre com ideia no pontinho, a equipa mostrou-se algo masoquista e envolta num fato de vaidades que o técnico fez questão de tornar público, objectivando desde logo o despertar de mentes, como forma de diluir as assimetrias face ao jogo com o campeão.

A pré-temporada não desnudou muito sobre a capacidade da Naval. A perda de Paulão e mais recentemente de Marcelinho, configuram talvez uma sensação de ser uma equipa uns furos abaixo da época passada, até porque o onze não deu a conhecer unidades e substitutos à altura.

Na baliza, Peiser, conta com o trabalho defensivo do seu quarteto para, se possível, reduzir os possíveis lances de concretização fácil, pelo menos, ao mesmo número ínfimo da temporada passada. Diego Ângelo e Lupède, são pois, os seus fiéis escudeiros.

Percorrendo a espinha dorsal Figueirense, destacaria a velocidade e virtuosismo técnico de Alex Hauw, Davide e Marinho, suportados no labor rigoroso posicional de Lazaroni e Godeméche, como garantias do manter das linhas equilibradas no plano defensivo, mas simultaneamente, ancoras e bússolas do passe de transição para os médios volantes, com particular incidência no reconhecimento do espaços nos flancos.

Se as competições Europeias chancelam os méritos colectivos e elevam as individualidades, a verdade é que são estes confrontos que fazem os azuis e brancos ganharem a robustez física e competitiva para o alcançar de outros voos na Europa.

Jesualdo reconhece que tem ainda muito para esmerilar, os treinos são rotinas e as estruturas que os suportam dão segurança, a equipa vive ainda a dicotomia entre a maturidade colectiva base do TETRA e o crescimento dos que agora começam a perceber a visão colectiva que tem de emprestar em consonância com o seu talento.

A via táctica é por demais conhecida. Mecanismos tácticos, 4x3x3, interpretação básica dos princípios, alta rotação defesa-ataque-defesa, Belluschi numa intermitência mútua entre dez disfarçado, venenoso nos passes e na visão de jogo, mas ineficaz para com a natureza táctica de um passado recente, um deserto de ideias castrador de um jogo coerente.

À flexibilidade das dinâmicas, contrapõe-se a rigidez das clausuras defensivas adversárias, imperioso neste como em muitas outras partidas que se seguirão, a férrea atitude de impor caudal ofensivo, ritmos distintos capazes de capitalizar o músculo de Varela, com o instinto matador de Falcao.

As estratégias podem até passar por ser mais complexas, mas os convocados remetem-me para a velha máxima da tribo futebolística, de que em equipa que ganha não se mexe… Fernando ameaçou falhar a partida deste Sabádo, Rodriguez reforçou os índices físicos potenciando mais soluções ofensivas, para aquele que foi o calcanhar de Aquiles na pretérita jornada, finalização pouco convincente numa lógica ineficácia.

Num palco que ate à época passada era sinónimo de bons resultados, os azuis e brancos testam não só a sua evolução como equipa em regeneração construtiva, mas também a emancipação da Hulkdependência, agora num registo de jogo fora de portas.

Assim, frente à Naval de Morais, para além dos três pontos, espero um Porto de bons costumes!!!

LISTA DOS CONVOCADOS:
Guarda-redes: Helton e Beto.
Defesas: Bruno Alves , Fucile, Rolando, Álvaro Pereira, Maicon e Sapunaru.
Médios: Raul Meireles, Guarín, Belluschi, Valeri e Fernando.
Avançados: Falcão, Rodríguez, Mariano, Varela e Farias.

11 comentários:

  1. Amigo Bruno, mais um excelente post, dando-nos mais uma vez detalhes precisos sobre o adversário.

    Quero a vitória e também esses tais "bons custumes". Quero ver o PORTO a jogar cada vez melhor, e a entrosar os jogadores entre si... só com os jogos é que vamos vendo melhoras!

    O onze será esse.

    Boa viagem quem lá vai, traga os 3 pontos e ainda pode fazer um diazinho de praia :)

    TETRAbraço

    ResponderEliminar
  2. Está na hora de deixarmos de dizer que a equipa ainda não saiu completamente das férias.
    A um Porto que pretende manter-se como a melhor equipa portuguesa tem de se exigir que traga os três pontos da Figueira.
    Espero sinceramente que seja esta a mensagem do Prof. aos jogadores. Que jogue bem, que jogue mal, que jogue às pintas ou às risquinhas, mas que traga os três pontos.
    E, como diz o nosso Presidente, mai'nada!
    "Biba" a nossa equipa, carago, que é um regalo vê-la entrar em campo de Azulibranco vestida!
    _______

    Bruno, li e gostei muito do post.

    ResponderEliminar
  3. De todas as equipas da Liga, a da Naval é que conheço menos. Mas conheço bem o treinador e sei como normalmente arma os seus conjuntos frente aos grandes: fechados, todos atrás da linha da bola e um ou outro contra-ataque...joga claramente para o pontinho. Hoje não vai ser diferente e vamos a ver como o F.C.Porto, sem Hulk, o seu melhor avançado nos jogos fora, se vai portar. Apesar de ter gostado frente ao Nacional, fomos muito perdulários e nestes jogos, frente a estas equipas, não marcar cedo dá-lhes confiança, fá-los acreditar as coisas complicam-se e às vezes surgem surpresas desagradáveis.

    Vamos esperar que o F.C.Porto possa dar respostas a algumas das minhas preocupações...e ganhar.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  4. caríssimos, o "bichinho" da bola ainda mexe, sinto falta dos habituais bitaites no antigo espaço blogueiro... assim sendo convido todos a dar duas de letra na nova rúbrica que criei no meu sóbrio espaço na blogosfera, "bola no pé e olho na baliza", onde uma vez por semana (e outras que o permitam), surgirá um comentário à semana futebolística do grande e dos outros 2 quase grandes, e onde também poderão acompanhar e participar na Ellipsis Fantasy League
    BLUEBOY: vê lá se apareces e não te esqueças de participar na Ellipsis para levares no pêlo como na última edição LOLOLOL

    ResponderEliminar
  5. Boas! Excelente antevisão e execlente radiografia tirada ao nosso adversário. Quanto a nós penso que, actualmente, o nosso principal problema está no meio campo e passo a citar do post: " Belluschi numa intermitência mútua entre dez disfarçado, venenoso nos passes e na visão de jogo, mas ineficaz para com a natureza táctica de um passado recente, um deserto de ideias castrador de um jogo coerente"... Ora, penso que é em Belushi que reside para já um grande problema. Gosto bastante dele, e acho-o um excelente jogador, com uns pézinhos e passes de rotura venenosos fantásticos, mas é como diz a citação, a sua ausencia de táctica, deixa-nos descompensados e isso já se anda a verificar no cansaço de Meireles, que, se assim continuar, não irá aguentar até meio da época. O esforço e a ajuda e entrega que agora tem de dar é muito maior, visto que Belushi nao sabe colocar-se ainda e ter aquele raio de acçao que Lucho ocupava. São jogadores diferente e o FCP estava muito habituado a jogar daquela forma. Preocupa-me o que poderá vir a acontecer a médio prazo, se esta ".. via táctica por demais conhecida. Mecanismos tácticos, 4x3x3, interpretação básica dos princípios, alta rotação defesa-ataque-defesa.." n for feita por Belluschi atempadamente.

    Abraço, logo é para trazer os 3 pontos.

    ResponderEliminar
  6. Estou de volta à blogosfera! Hoje os Dragões enfrentam a sempre difícil Naval, mas acredito que possamos saír com uma vitória da Figueira da Foz!

    Um abraço, Gaspar

    ResponderEliminar
  7. Azulibranco estou de acordo contigo!

    Logo é para ganhar, a isso nos habituou o noss PORTO!

    Bom post Bruno Rocha e acredito na tua equipa!

    BIBÓ PORTO

    ResponderEliminar
  8. Mais uma bela análise do Bruno Rocha,que explicita de forma detalhada o que vamos encontrar do outro lado do campo,e o que se poderá esperar da nossa equipa.

    Apesar da boa exibição frente ao Nacional,ainda há muitas coisas a corrigir e a melhorar.
    Enquanto não se atinge o auge exibicional,o mais importante é ir somando pontos.E logo,não é exepção.
    Jogo difícil,como todos os outros,mas nada que os nossos campeões não possam superar.

    abraço

    ResponderEliminar
  9. Vaticino sem grandes receios que traremos os três pontinhos da ordem lá da Figueira. É que pelo que tenho visto é notório o melhoramento do estado de maturação dos novos elementos. Se assim não for, logo cá estarei para sofrer as chibatadas dos profetas da desgraça e dos eternos treinadores de bancada que demoram a entender que o Porto, também pode tropeçar mas nunca será derrotado no seu espírito de vencedor.

    ResponderEliminar
  10. Viva !

    Excelente crónica ( como sempre ).

    Vamos esperar pra ver.

    Quero ver se posso ver o jogo. A minha parabólica novinha e que tanto trabalho me deu ( autorização para a poder colocar, etc ) após ter funcionado durante a semana avariou ( e tinha que ser hoje ! ). O jogo dá na MS . E o senhor só a vem arranjar amanhã porque hoje é seu dia de descanso.

    É mesmo azar !

    E Viva o Porto !

    ResponderEliminar
  11. quem fala (escreve) assim, não é gago, c'um carago :D

    tal como tu, comungo que ainda há mto trabalho pela frente, no que toca ao futebol do nosso FC Porto, no entanto, volto a dizê-lo... hoje por hoje, importa-me é os 3 pontos no bornal, jogo a jogo... o tempo de ópera, surgirá naturalmente.

    portanto, daqui a pouco mais de 3 horas, que a Figueira se vista de azul-e-branco... nas bancadas e no resultado final, mai'nada!

    ps - chamou-me a atenção nova dispensa de tomás costa dos eleitos na convocatória, em detrimento de um Guarin que definitivamente, não me convence... será outro daqueles fétiches de JF, a exemplo de Mariano González?

    ResponderEliminar