11 agosto, 2009

Formação 2008/2009 - Parte I

Com o início da maioria das competições das camadas jovens previsto apenas para meados de Setembro, irei nas próximas semanas fazer um pequeno resumo do que aconteceu na última temporada nas diferentes modalidades.

Comecemos então pelo Hóquei em Patins.

A juventude do hóquei está de parabéns. Foi uma época fantástica nos diversos escalões. Para se ter uma ideia, em 8 títulos possíveis, os jovens dragões conquistaram 6 títulos, um 2º lugar e apenas os Juniores não conseguiram o acesso a uma das fases-finais.

Mas vamos por partes. A época do hóquei divide-se em duas partes. Um primeira a nível distrital e depois, caso sejam apurados, uma a nível nacional.

A nível distrital, melhor era impossível. Vencemos nos 4 escalões.
Os Juniores com uma 1ª fase onde apenas averbaram um empate e uma derrota (com o Valongo) venceram na final o Gulpilhares por um esclarecedor 9-3.
Os Juvenis ainda fizeram melhor. Uma 1ª fase totalmente vitoriosa (16 jogos; 16 vitórias), tendo a final sido disputada também contra o Gulpilhares, com os jovens dragões a esmagar a equipa gaiense por 8-0.
Os Iniciados também não quiseram ficar atrás e dominaram também por completo o campeonato distrital da categoria. Em todo o campeonato consentiram apenas um empate frente ao seu mais directo adversário, o Infante Sagres.
Por fim os Infantis. Nada melhor que os números para mostrar a nossa superioridade neste escalão: 14 jogos, 14 vitórias, 197 golos marcados e apenas 17 sofridos. Esclarecedor...

Depois deste domínio avassalador demonstrado nos Distritais, os nossos jovens voltaram-se para os Nacionais.
Os nacionais dos vários escalões são disputados da seguinte forma: Uma 1ª fase com 6 equipas, onde se apuram as duas primeiras classificadas para uma 2ª fase de apenas 4 equipas. Nesta 2ª fase, os dois primeiros classificados apuram-se para a final-four com as equipas da zona sul para se apurar o campeão nacional.
Também a nível nacional, o FC Porto mostrou que se encontra muito bem em termos de formação. Apenas a equipa de Juniores desiludiu. Depois de facilmente ter ultrapassado a 1ª fase, os jovens dragões falharam o acesso à final-four, não conseguindo melhor que um terceiro lugar atrás de Óquei de Barcelos e Gulpilhares. A equipa de Barcelos foi a vencedora da competição.
Na categoria de Iniciados, o FC Porto também esteve em bom plano, sagrando-se vice-campeão nacional, cedendo apenas para o Óquei de Barcelos. No jogo decisivo da final-four o FC Porto perdeu com a equipa de Barcelos por 3-1, tendo vencido os restantes jogos: com o Paço de Arcos (2-1) e com o Sporting (4-0).
Os mais pequenos (Infantis) tiveram uma disputa épica com o nosso maior rival: mais uma vez o Óquei de Barcelos. Na 1ª fase conseguiram-se se superiorizar acabando a respectiva fase em 1º lugar (cedendo apenas 1 empate). No entanto na 2ª fase foi a vez dos jovens barcelenses levarem a melhor, vencendo inclusive os 2 jogos com o FC Porto. Na fase decisiva da prova, com a equipa de Barcelos a ser surpreendida na 1ª jornada pelo Sporting, o jogo da 2ª jornada entre o FC Porto e o Barcelos adivinhava-se decisivo. No entanto o empate a 2 golos adiou tudo para a última jornada. Aí os nossos jovens não facilitaram e golearam o Sporting por 4-0, sagrando-se muito justamente campeões nacionais.
Para terminar, os Juvenis. Domínio absoluto quer na 1ª fase, quer na 2ª fase, embora sempre com o Barcelos à perna. Na final-four, os juvenis simplesmente não deram hipóteses. Vitória em todos os jogos: 4-3 ao Benfica, 3-2 ao Barcelos e 5-2 ao Sporting.

Resultados & Classificações - Época 2008/09
Um grande abraço a todos e até para a semana
PedroPorto

7 comentários:

  1. É caso para dizer: parabéns então aos juvenis! :) campeões nacionais! Mai nada!

    Mas pelo que percebi, todos os escalões fizeram bons resultados e deram boa réplica até ao minuto final!

    Já haverá algum Vítor Hugo por lá?! :)

    ResponderEliminar
  2. Dragon Soul,

    Os infantis também conseguiram o titulo nacional:)

    ResponderEliminar
  3. pois, eu li isso no post, mas depois fui ao link que colocaste dos infantis e estava lá a classificação dos iniciados (2ºs classificados) talvez seja melhor rectificar aquilo se não baralho-me todo! ;)

    E Vitor Hugos?!

    Saudações!

    ResponderEliminar
  4. Em grande Pedro Porto. Já se aguardam os resumos das épocas jovens no andebol, basket e futebol:)

    Parabéns aos infantis e juvenis no hóquei do FCP. Campeões!

    Porto e Barcelos dividiram os títulos nos jovens (2-2) mas nos seniores o FCP açambarcou tudo:)

    ResponderEliminar
  5. Que grande resumo da época do nosso hóquei em patins mais jovem!

    Com estes miúdos, o nosso futuro na modalidade está assegurado.

    ResponderEliminar
  6. O Hóquei é nosso! :) O futuro está assegurado, sem dúvida. Os meus parabéns à equipa de juvenis e infantis do Porto!

    Abraço

    ResponderEliminar
  7. Tive oportunidade de seguir alguns dos jogos dos nossos miúdos no hóquei e desde o início da época que achei que infantis e juvenis seriam os mais capazes de nos darem alegrias. Os juniores não me pareciam uma equipa de grande nível. Os iniciados se houvesse uma conjugação positiva poderiam dar-nos alegeias. Ao longo da época as expectativas mantiveram-se e no fim os resultados comprovaram-nas. Quanto à pergunta do Dragon Soul o João Souto dos juvenis é uma dos jogadores com mais possibilidades de singrarem no hóquei. Temos ainda o capitão dos infantis o Álvaro que poderá dar um bom jogador mas este ainda é muito novo. Espero que mais atletas consigam atingir nível elevado na prática desta modalidade.

    ResponderEliminar