18 agosto, 2009

Formação 2008/2009 - Parte II

Esta semana vamos relembrar como foi a época 2008/2009 no andebol jovem azul e branco.

Os Infantis tiveram uma época fraca. Uma 1ª fase disputada entre 6 equipas, os dragõezinhos apenas conseguiram 1 vitória frente ao CB Penafiel por 20-19. O inicio de época foi bastante mau, com a equipa a ser derrotada em alguns jogos por números bastantes pesados. No entanto a equipa ao longo da competição foi evoluindo, conseguindo aos poucos dar mais réplica aos adversários, não evitando no entanto o último lugar da classificação.

Falhado o acesso á fase seguinte, restou apenas aos infantis disputar o Torneio Complementar (competição para todas as equipas não apuradas). Neste mini-torneio disputado por 4 equipas, a equipa portista esteve melhor, terminando no 2º lugar, mesmo assim insuficiente para se apurar para a fase seguinte.

Dos 4 escalões, os Iniciados foram sem dúvida os que estiveram melhor. Uma 1ª Fase sem história, onde o FC Porto dominou a seu belo prazer a competição. Uma fase totalmente vitoriosa (14J; 14V) com vitórias por números desnivelados deu ao jovens dragões o passaporte para a fase seguinte.

Na 2ª Fase, disputada por 4 equipas (FC Porto, Águas Santas, SC Espinho e AC Lamego), os iniciados também não tiveram grandes dificuldades para vencer a série. Dos 6 jogos disputados, o FC Porto apenas perdeu o derradeiro encontro com o Águas Santas por 25-33. Um encontro que apenas serviu para cumprir calendário, visto que os jovens dragões já tinham assegurado a vaga para a fase seguinte.

A etapa seguinte, seria a fase que daria acesso á final-four. Disputada por 4 equipas (FC Porto, GC Santo Tirso, Belenenses e Lagoa AC) numa só volta, o FC Porto demonstrou mais uma vez que era um sério candidato ao título. Vencendo os 3 jogos (GC Santo Tirso por 32-30, Belenenses por 28-24 e Lagoa AC por 32-20) carimbaram com grande categoria o acesso à fase final onde se iria disputar o título.

A final four, disputada no Pavilhão do Francisco de Holanda, contou, além da equipa da casa e do FC Porto, com o GC Santo Tirso e Águas Santas. A 1ª jornada serviu para mostrar quem eram os grandes candidatos ao título nacional. No 1º jogo do dia, o FC Porto venceu com algumas dificuldades a equipa de Santo Tirso por 26-24, enquanto a equipa da casa venceu sem grandes dificuldades a equipa do Águas Santas por 10 golos de diferença (32-22).

Para a 2ª jornada estava marcado aquele que poderia ser o "Jogo do Título". Com um jogo muito equilibrado, Porto e Francisco de Holanda, não se conseguiram superiorizar um ao outro, acabando o jogo com um empate a 23. Salvo alguma surpresa, o título nacional de iniciados, iria ser atribuído pela diferença de golos entre o Porto e a equipa da casa. À partida para a última jornada a equipa do "Xico" levava uma vantagem de 8 golos sobre os jovens dragões.

No 1º jogo da 3ª jornada, a equipa azul e branca defrontava o A.Santas, sabendo de antemão que necessitava de vencer e se possível por muitos golos de diferença. E os jovens azuis não defraudaram. Vencendo por 44-25, o Porto colocava-se com uma vantagem de 11 golos em relação ao Francisco de Holanda. Uma vantagem que parecia razoável, visto que o GC Santo Tirso tinha causado grandes dificuldades aos azuis e brancos no jogo disputado entre eles.

No entanto um jogo com um resultado anormal (46-19) permitiu ao Francisco de Holanda conquistar o tetracampeonato, com os dragões mais uma vez a terminar na 2ª posição.
No entanto uma palavra de apreço para estes jovens dragões que fizeram um época fantástica.

Depois de na época passada não ter conseguido o acesso á fase-final, os Juvenis do FC Porto tentavam esta época alcançar o acesso ao lote de quatro equipas de modo a tentar o título que foge a esta equipa desde 2000/2001.

Na 1ª fase da competição, disputado por 12 equipas, o FC Porto esteve muito bem, alcançando o 2º lugar, sendo apenas superado pelo campeão ABC de Braga. De salientar a série de 7 vitorias consecutivas entre a 6ª e a 12ª jornada, bem como as 7 últimas jornadas onde os dragões consentiram apenas 1 derrota.

A 2ª fase da prova, que dá acesso á final-four da competição, é disputada por 4 equipas, numa só volta, apurando-se os 2 primeiros classificados. Mais uma vez, os jovens dragões apenas foram superados pelo ABC, tendo registado duas vitórias nos restantes jogos (S. Bernardo por 32-29 e CCF Madeira por 35-24).

A fase final da prova antevia-se muito difícil. Disputado no Pavilhão Flávio Sá Leite, o Porto tinha como adversários além da equipa da casa, ABC, o Benfica e o Belenenses.

Na 1ª jornada, os dragões mais uma vez não conseguiram ultrapassar a equipa bracarense tendo sido derrotada por esclarecedores 23-34. A 2ª jornada tornava-se assim decisiva para os azuis e brancos, tendo como adversário o Benfica. Num jogo muito equilibrado a sorte acabou por cair para os lados da equipa lisboeta vencendo os azuis e brancos por 32-31. A 3ª jornada, para cumprir calendário, o FC Porto empatou com o Belenenses a 29 golos, terminando a prova no 4º e último lugar.

Para terminar, os Juniores, que não conquistam o título desde a época 2001/2002, tentava esta época chegar ao 16º título na categoria. Numa 1ª fase pautada pelo equilíbrio, a equipa portista terminou no 6º lugar resultante de 11 vitorias, 2 empates e 9 derrotas.

A fase seguinte da prova, seria disputada pelos primeiro, terceiro, sexto e oitavos classificados (Belenenses, Sporting, FC Porto e FC Infesta), em que os dois primeiros se qualificavam para a 3ª fase onde se disputaria o título.

No entanto, as derrotas com os favoritos Sporting (18-28) e Belenenses (23-28), deitaram por terra as aspirações azuis e brancas, de nada valendo a vitória sobre os vizinhos do Infesta (28-22).

RESULTADOS e CLASSIFICAÇÕES da época 2008/09:

Um abraço e até para a semana
PedroPorto

9 comentários:

  1. Os resultados não foram os melhores, mas o trabalho está lá e vamos acreditar que dará frutos num futuro não muito distante.

    Força miúdos!

    ResponderEliminar
  2. Bom, os Infantis acho que mereciam passar 48h seguidinhas a ver episódios da Floribela como castigo! :)

    De resto, o trajecto dos iniciados foi muito bom, juvenis e juniores razoável!

    Força, há que melhorar

    ResponderEliminar
  3. Não foi o melhor,mas paciência,só há que trabalhar e tentar fazer melhor!

    Boa sorte a todos eles para a próxima época.

    ResponderEliminar
  4. No futebol, inicia-se no próximo sábado o Nacional de Juniores:

    FC Porto - Feirense
    Olival
    16 horas

    ResponderEliminar
  5. Afinal o FC Porto adiou o jogo

    Será no dia 26 Agosto (Quarta-feira) ás 17 horas

    ResponderEliminar
  6. Pedro Porto: Parabéns pelo post. No andebol e basket do FCP há q trabalhar e muito no sector da formação... abraço

    ResponderEliminar
  7. Quem me conhece sabe que adoro Andebol e sigo com bastante regularidade esta modalidade ..

    Tenho visto vários jogos de Andebol de várias equipas desta zona mas sempre que posso vou ver o F C PORTO entre os quais de formação por vários pavilhões .por exemplo estive a ver a final de iniciados no Xico mas deu para ver que o Xico era a equipa mais forte. Foi bem entregue o campeonato .....Mas o que mais gosto é de ver os vários treinadores a dar o seu apoio nos vários escalões .

    Gostei de ver o Grande Carlos Resende lá para incentivar os miúdos , digam lá se isto para quem está dentro do campo não deve ser o máximo !!!!!!

    Por razões óbvias vi muitos jogos dos Infantis que tiveram uma grande evolução ao longo da época .

    Abraço

    ResponderEliminar
  8. Dragão Penafiel, antes de mais obrigado pelo teu comentário. É bom saber que és um grande apreciador do andebol jovem... Espero contar com a tua colaboração, visto que é complicado acompanhar toda a formação jovem nas varias modalidades.
    Quanto aos iniciados, apesar de não ter assistido, também acredito que o Xico tenha sido um justo campeão. Não é por acaso que são tetra-campeões..
    Quanto aos infantis, tenho um amigo que tem o filho a jogar nesse escalão, e é verdade, a equipa evoluiu imenso ao longo da temporada. Aliás eles estiveram presente em torneios neste final de época e portaram-se muito bem..

    PS: Dragão Penafiel, podes enviar-me o teu mail? envia para formacaofcp@gmai.com

    ResponderEliminar
  9. Eu também tenho um filho que jogava nos infantis , e defrontou varias vezes o F C PORTO
    Para aproxima época já vai jogar nos iniciados !!!! mas nestas idades o que mais importa é a diversão e a formação como Homens e atletas .

    Abraço

    ResponderEliminar