06 agosto, 2009

O 12º jogador...

Olá pessoal do Bibó-Porto-Carago!

Sou o Tripeiro, tenho 19 anos de idade, nasci e resido na “antiga, mui nobre, sempre leal e Invicta Cidade do Porto”.

Há semanas atrás, fui confrontado pelo bLuE bOy, com um convite para fazer parte da equipa deste reconhecido blog e passar a poder contribuir, semana após semana, com a minha opinião, neste espaço onde se vive intensamente o nosso clube! Acompanho este blog praticamente desde a sua fundação, (ando na blogosfera desde Junho de 2006) vi todo o seu crescimento e foi com grande prazer que aceitei desde logo, pois sempre admirei um local onde eu possa debater e discutir assuntos sobre o FC Porto, a minha grande paixão! Um local onde eu possa encontrar amigos que tenham este mesmo fanatismo e que juntos lutemos todos pela mesma causa. Felizmente, já fiz muitos e espero fazer muitos mais ainda. É um amor inexplicável e só quem, como nós, sente o clube desta forma, consegue compreender tal “maluqueira”.

Sou um apaixonado por este clube desde pequenino, e desde já agradeço ao meu pai. Sou sócio do FC Porto desde os cinco anos de idade. Vou ao estádio praticamente desde que me lembro de existir, não me lembrando sequer do primeiro jogo que assisti ao vivo! Passei muitas tardes e noites da minha meninice no mítico Estádio das Antas. Tenho lugar anual no Estádio do Dragão desde a inauguração (na qual obviamente estive presente) e mais recentemente também no Dragão Caixa (também estive na inauguração). Como Portista que sou, também acompanho as modalidades do clube ao longo do ano.

Tal como disse, desde pequeno que vou ao estádio. E sem qualquer influência, desde esse tempo que me interessei pelo movimento Ultra. Sempre gostei daquela mentalidade, a de apoiar uma equipa por e simplesmente pelo amor e carinho que se lhe tem, independentemente de onde joga, em que dia ou em que situação. Sempre admirei a forma como tentam transmitir a garra, a força e a vontade de ganhar, através dos cânticos, das bandeiras, dos estandartes, das faixas, das tarjas, dos tifos, etc. Tudo isto, sem esperar qualquer recompensa! No fundo, é como nós aqui, acompanhar todos os dias o clube, debatendo assuntos sobre o que se vai passando, tudo pelo melhor do FC Porto. A única coisa que pedimos são vitórias, jogo após jogo!

E é sobre esse tema que os meus “post’s” vão incidir. Falando do movimento em geral, e das claques do FC Porto em particular, e a sua prestação, ao longo dos jogos. E isto, tanto nos estádios, como também nos pavilhões para apoiar as modalidades. Apoiamos o FC Porto, e não só o seu futebol!

Apesar deste meu gosto desde pequeno, nunca fiz parte de nenhuma claque do FC Porto. Gosto de acompanhar o clube ao máximo, sempre que posso. No Dragão, é raro faltar e sempre que me é permitido, também gosto de fazer umas deslocações! É óbvio que, com algumas andanças, conheço várias pessoas que lá andam, mas tanto dum grupo como do outro. Eu, nunca me inscrevi “oficialmente” em nenhuma claque, prefiro-me caracterizar apenas como “Ultra Porto”.

Sinto-me muito motivado para este projecto, pois é um assunto que sempre me despertou interesse. Tenho algumas ideias, espero que gostem do que vou escrevendo ao longo das semanas. Sei que o tema pode provocar algum conflito de ideias, vou tentar sempre transmitir aquilo que penso, no sentido de melhorar cada vez mais o panorama Ultra Nacional, se é que ele existe. E espero também que contribuam sempre que possam com o vosso comentário, sendo sinceros naquilo que acham.

Por último, deixo aqui o meu e-mail, caso alguém queira entrar em contacto comigo: tripeirofcp@sapo.pt.

Um Abraço ao presidente "cá do sítio", aos meus colegas colaboradores, a todos os comentadores e leitores,

Tripeiro

26 comentários:

  1. Ora aqui está uma grande notícia, a de ver o Bibó Porto a versar uma matéria que me é tão querida como a da Cultura Ultra.
    Sempre considerei fundamental esta cultura, se bem conduzida, o que nem sempre tem acontecido por parte do FCPorto para com as claques dos Super e do Colectivo, nem por parte destas em relação àquele.
    Sempre defendi até a necessidade da criação de um movimento ultra que, posicionado acima das claques, a todas aglutinasse, conduzindo-as para a adopção de cânticos e comportamentos saudáveis, em detrimento das cantigas ofensivas que se ouvem por todos os estàdios, e no nosso em particular.
    Vejo agora com muito gosto, o nosso blog a convidar um especialista da matéria a falar de um tema de tão grande interesse.
    Já conhecia o Tripeiro, de ler os seus comentários muito bem escritos - até já tinha pedido à Mafaldinha o favor de mo apresentar - por isso fico muito contente pelo convite que o nosso Presidente, Blue Boy, lhe dirigiu.
    Ao Tripeiro cabe agora uma dupla missão, a de nos informar acerca da mentalidade ultra e a de fazer doutrina sobre a matéria, doutrina que possa ajudar a conduzir as claques do FCPorto numa boa direcção.
    Parabéns e felicidades ao blog e ao Tripeiro.

    ResponderEliminar
  2. excelente post para começar! ao lê-lo identifiquei-me 100%!!
    ULTRASPORTO!!!
    só resta saber onde vês os jogos no dragao...

    abraço

    ResponderEliminar
  3. Ora cá está uma contratação galáctica:)

    Qual Real Madrid qual quê! O Bibó Porto é q se tornou o grande animador do mercado, ficando com um plantel de luxo:)

    Bem vindo Tripeiro!

    ResponderEliminar
  4. Ó Blue, isto deve ser como o benfica, contratas, contratas e quem vier atrás que feche a porta.

    Bem-vindo Tripeiro, mas vai com calma, para não levares aqueles mais antigos a fazerem coisas para as quais já não têm idade.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  5. Bem-vindo amigo Tripeiro!!! :)

    Gostei imenso deste 1º post!
    Revi-me nalgumas coisas, especialmente na parte da "maluqueira". :)

    Um grande abraço!

    ResponderEliminar
  6. De facto, esta é mais uma grande contratação. Conheço pessoalmente o Tripeiro há já algum tempo, desde Outubro/Novembro de 2007 quando num Porto-bEnfica em hóquei ele se aproximou de mim e perguntou:

    "és o lucho do bibóporto não és?"

    O Cachecol e a camisola oferecidas pelo blue boy já me estavam a tornar "famoso":)

    Logo no 1º contacto deu para perceber aquele brilho nos olhos de quem sente o clube de forma especial.

    Um grande abraço ao Tiago. Todos esperamos grandes posts com destaque merecido ao movimento ultra!

    No pavilhão de fÂNZERES ele está sempre com a claque e o pai, também ele todo "azulibranco" vai controlando à distância:)

    ResponderEliminar
  7. Por ser um galáctico, que conheço pessoalmente, deixo em especial a minha mensagem de boa sorte neste projecto. Dá-nos a conhcer este mundo ultra, que como dizes, vai fazer levantar muito pó, se calhar muito por causa da claques, ou então até não! ;)

    Um abraço Tripeiro.

    ResponderEliminar
  8. Pronto, agora fiquei rendida a esta ultima(?) contratação:

    Tiago, boa sorte para ti neste teu novo desafio,tenho a certeza que irás sair-te muito bem, ou não fosses tu "um puto" que debate muito bem as suas ideias no que toca ao nosso clube de coração ;)

    Benvindo :)

    p.s. Ahhh e já agora, um beijinho ao teu papá que também ele é uma simpatia ;)

    ResponderEliminar
  9. "ultima(?) contratação"

    lady: há mais surpresas...
    aguardem:)

    ResponderEliminar
  10. Muito bom post.
    Deixo-lhe o link do Desportivo, passe por lá.
    http://o-desportivo.blogspot.com/
    Obrigado

    ResponderEliminar
  11. Bem, eu ontem tive a oportunidade de manifestar aqui a minha satisfação pela "aquisição" do Tripeiro.
    De facto estou morto por vê-lo "a voar sobre os centrais".
    Porém, o Lucho fala agora de "mais surpresas".
    Pergunto, o Blue Boy, nosso Papa, estará consciente do investimento financeiro que está a fazer para a próxima época? Eu sei que todos são galácticos, mas também sei que são muitos milhões de euros.
    Vamos lá ver as Contas na próxima Assembleia Geral do Blog!

    _________



    Lady in blue: Obrigado também pela sua simpatia. Beijinho.

    ResponderEliminar
  12. Caros AMIGOS PORTISTAS:
    Foi com prazer que li o post em apreço. Tambem sou da opinião de que deveria existir algo que pudesse não assimilar as duas claques numa só mas sim coordenar certos e determinados aspectos da actividade das mesmas de modo a que e progressivamente a nossa actividade de apoio incondicional deixe de ser conoctada negativamente por certa gente que de claques nada entende. A questão dos canticos é premente apesar da escolha dos mesmos ás claques pertencerem. Falo sendo eu socio do COLECTIVO. De facto temos de patrocinar que nós ( as claques), deixemos de ser conotados como os fora da lei do futebol e que só existimos para desacatos. A nossa existencia nada tem a ver com isso mas sim com o nosso incondicional apoio ao nosso CLUBE representante de uma CIDADE e de toda uma região.Representante tambem de um ideal de anti conformismo de liberdade contra os poderosos centralistas e saudosistas da capital do imperio que nada fazendo em tudo querem ser donos e senhores. Patrocinamos o ideal TRIPEIRO da partilha da entreajuda da amizade pura e desinteressada dos combates pela liberdade que sempre caracterizaram a INVICTA CIDADE. Não sendo eu Portuense de nascimento, morando até bem longe do PORTO, no reino dos mouros não posso deixar de comungar desses nobres ediais.Por isso meus caros para que estes nobres conceitos não se confundam agrada-me a ideia da existencia de algo que nos possa sublimar. Pena é que por uma ou putra razão ainda não consegui chegar á fala pessoalmente com a nossa malta do blog. Não vão faltar oportunidades e da proxima vez que eu for ao DRAGÃO combinarei nessa altura para nos encontrarmos.
    Saudações PORTISTAS
    FORÇA PORTO UNIDOS VENCEREMOS
    276mqj

    ResponderEliminar
  13. Caro anónimo, gostei muito do seu comentário.
    Esta matéria é-me paraticularmente querida, porque acho que posso e devo contribuir para a "coordenação" das claques de que fala.
    Se quiser pensar no assunto comigo, contacte-me para o e-mail «azulibranco45@gmail.com». Abraço.

    ResponderEliminar
  14. Isto está de ir as lágrimas. Contratações cirúrgicas para tornar este espaço ainda mais (ia dizer porreiro pá, mas a expressão tem direito de autor, portanto) cativante. É assim mesmo, que se dane os dez anos de receitas dos patrocinadores.
    Agora a sério: vai ser importante o seu contributo, principalmente por cobrir uma vertente polémica mas essencial na vida do nosso clube. Fico a espera com a curiosidade natural de quem vibra com aqueles espectáculos nem sempre muito “formal” dos nossos inflamados membros das claques.

    ResponderEliminar
  15. "Um por todos, e todos pelo Porto".

    Ora aqui está uma excelente oportunidade para conhecermos melhor as claques do nosso FCP.

    Bem-Vindo :)

    ResponderEliminar
  16. Tiago/Tripeiro:
    E no dragãozinho vais para o sector 4 (tribunal, eheheeh) ou ficas com a claque na mesma?:)

    ResponderEliminar
  17. O Pato pergunta: Quem seria a super-contratação galáctica a nível da blogosfera portista que viria do blog portista com mais visitas, mas que não aconteceu porque o mesmo resolveu ficar a tomar conta da casa antes que ela viesse abaixo?

    O Blue sempre atento ao mercado. Seria a estocada final para se tornar no blog nº 1. No entanto, como santos da casa não fazem milagres e um homem sozinho não dá conta do recado, este blog acabará naturalmente por, em breve, subir ao primeiro posto.

    O Blue já percebeu há muito que isto só lá vai com uma equipa na rectaguarda.

    O Pato só se questiona se isto é como os autocarros onde cabe sempre mais um, apertadinhos mas cabe, e se essa falta de espaço não trará problemas a quem dele precisa para brilhar.

    Mas que o Blue tem olho para este "negócio", isso tem.

    ResponderEliminar
  18. Aposto que o Tiago vem para o sector 4! :D

    ResponderEliminar
  19. Muito boa tarde amigos, obrigado a todos, sem excepção, pelas vossas simpáticas palavras de boas-vindas! Vou dar o meu melhor, fazendo tudo para que, o bom nome do NOSSO Clube seja sempre reconhecido!

    Amigos Lucho e Sevilha03, o meu lugar anual é no sítio do famoso Tribunal, carago! :) E pelo que sei já tem lá uns líderes que fazem ouvir o seu apoio durante todo o jogo, como deve de ser, inclusive criando algum ambiente hostil à equipa de arbitragem!! :)

    Caro anónimo, é com enorme prazer que li o seu comentário, com o qual concordo, e que soube que pertence ao Colectivo 95! Conheço lá muita gente, e está combinado que quando cá vier tem de se encontrar connosco! Apareça!

    Lady in Blue, beijinho entregue!

    Obrigado mais uma vez, a todos!

    TETRAbraço

    ResponderEliminar
  20. Já gora deixo aqui uma frase dita pelo nosso Antero Henrique na recente entrevista que concedeu ao jornal "O JOGO", falando dos adeptos. Pelos vistos, não somos vistos, como diz no título do post, como o 12º jogador...

    ------------

    "Para já, vamos à procura de conquistar a 16ª Supertaça e queremos fazê-lo com apoio daquele que consideramos ser o nosso primeiro jogador, não o 12º. Para o FC Porto, para a estrutura, para os jogadores e para os técnicos, o nosso público é o primeiro jogador."

    ----------

    TETRAbraço

    ResponderEliminar
  21. Caríssimo blueboy,

    Com este Plantel, a caminha para o Penta, vai ser uma rapidinha.

    Boas Entradas na Competição ST de Aveiro.

    Vou lá dar uma força para ajudar a Ganhar o Primeiro Trofeu da Época.

    ResponderEliminar
  22. A força da "antiga curva" no bater do teclado. Precisava-se de uma perspectiva assim!

    Muito bem-vindo Tripeiro!

    Será com muito interesse que irei ler os teus posts


    Saudações!

    ResponderEliminar
  23. Num outro blog - que não se nomeia para evitar mal entendidos de autoria e leitura - foi bem colocado um post, cujo conteúdo deveria ser também posto nos outros blogs azuis e brancos:

    «A Supertaça colocará frente a frente FC Porto e Paços de Ferreira. O estádio escolhido foi o de Aveiro, com a concordância dos clubes, gostaria de saber de quem é a responsabilidade do horário e dos preços dos bilhetes.Julgo que será da rtp e fpf, respectivamente, mas ninguém coloca os nomes nos bois.
    O jogo estaria marcado para Sábado, mas como o Paços joga hoje uma eliminatória de acesso à Liga Europa, o jogo foi adiado para Domingo. Até aqui compreende-se minimamente, mas quem no seu perfeito juízo remete o jogo para as 20:45h ???
    Um jogo que tinha todas as potencialidades para ter bancadas cheias e um clima de festa é abruptamente atacado e desvalorizado.
    A FPF para ajudar à festa colocou os seguintes preços para os bilhetes:
    - Categoria 1 - Bancada Poente e Nascente Inferior: 30 €
    - Categoria 2 - Bancada Poente e Nascente Superior: 25 €
    - Categoria 3 - Bancada Norte e Sul Inferior e Superior: 15 €
    - Categoria 3 - Cartão Jovem (Bancada Norte e Sul): 5 €
    Mais chocante é que a imprensa marroquina, os profetas do espectáculo, os lutadores pelo sucesso do futebol como o leitão corrupto não grunhiram uma única vez sobre tão mau tratamento que fizeram ao jogo, uma final, o pontapé oficial da temporada futebolística.
    A rtp, televisão centralista e discriminatória, decidiu transmitir um jogo do FC Porto. Julgo que terá partido desta vergonha nacional a ideia do horário, depois os mesmos responsáveis são capazes de vir a público defender os jogos à tarde e para as famílias, como se não conhecesse a pouca vergonha que esses sujeitos têm ao não olhar a meios para atingir os fins das suas clubites e interesses duvidosos dentro dos corredores da televisão estatal.»

    ResponderEliminar
  24. O Pato, um dia destes, ainda vai ao forno, com laranja:)

    ResponderEliminar
  25. Lucho, dia 19 falamos :))

    Quanto ao comentário colocado aqui pelo anónimo...

    Pois bem, é mesmo uma vergonha, uma Supertaça de Portugal jogada num Domingo aquelas horas, mas já estamos habituados! Estes senhores que se queixam da falta de público nos estádios em Portugal, porque não põem o jogo ao Domingo às 15 ou 16h? O estádio estaria cheio quase de certeza, ou com bastante mais gente pelo menos do que sendo o jogo disputado às 20h45!!!! É o futebol negócio, manda quem pode e quem tem o dinheiro!

    E depois como se já não bastasse, colocam estes preços aos bilhetes! Se em vez de ser entre os 15 e os 30 fosse entre os 5 e os 20... em vez de 15.000 pessoas talvez pudessem ter 25.000!!

    TETRAbraço

    ResponderEliminar
  26. Domingo à noite, às 21.45h, a 30€ o bilhete, é mesmo para se ver do sofá.

    ResponderEliminar