07 agosto, 2009

Portistas ilustres

Começo por dizer que apesar de trabalhar há muitos anos no meio dos livros numa editora e de gostar muito de ler nunca escrevi mais do que as redacções a que era obrigado quando estudava e muito menos colaborar com um blog para além de comentários aos vários escritos.

Descobri este blog já há bastante tempo e depois de vários comentários por aqui conheci alguns dos escribas aqui do blog no Estádio do Dragão, fui conhecendo outros em jantares e noutros eventos para além do permanente contacto na blogosfera. Entretanto, no princípio do mês de Junho, estava eu a trabalhar descansado, liga-me o Presidente bLuE bOy a perguntar-me se estaria interessado e teria disponibilidade em colaborar aqui no Bibó-Porto.

Confesso que o convite me deixou surpreso mas ao mesmo tempo orgulhoso de poder colaborar com o, para mim e para muitos portistas que conheço, o melhor e mais completo blog sobre o FUTEBOL CLUBE DO PORTO. Aceitei o convite quase sem pensar e hoje apareço aqui a apresentar-me com um nervoso miudinho próprio de quem é novo nestas andanças.

Acompanho o Porto desde os meus primeiros anos de vida pois ia com o meu pai ver os treinos e jogos de básquete dos meus irmãos (cinco). Sou sócio do Porto há mais de 30 anos com lugar anual desde que este sistema foi criado primeiro ainda no Estádio das Antas que passou depois para o magnífico Estádio do Dragão. A meu lado sentam-se um tio com mais de 50 anos de sócio e a minha filha com mais de 7 anos já desta "doença".

Neste espaço procurarei lembrar alguns dos muitos e bons jogadores, dirigentes e treinadores que passaram pelo nosso clube e que o serviram com grande qualidade. No caso dos jogadores tentarei focar, sobretudo, alguns dos que, na minha opinião, sendo "enormes" jogadores nunca foram tão reconhecidos embora tenham sido tão ou mais importantes do que as grandes vedetas. Não pretendo que seja um trabalho exaustivo funcionando antes como uma lembrança e um agradecimento a quem ajudou a contruir o melhor clube do mundo que é e será sempre o Futebol Clube do Porto.

Espero ser capaz de cumprir este exigente desafio com a qualidade que o Bibó-Porto merece estando sempre aberto a sugestões.


Cumprimentos azuis e brancos
Dragão66

21 comentários:

  1. Mais um grande reforço para o Bibó Porto. O Dragão66 q tive o prazer de conhecer no pavilhão de Matosinhos é de facto, uma mais valia, que o Blue Boy soube conquistar.

    Um grande abraço e seja muito bem-vindo.

    ResponderEliminar
  2. Felicidades e boa estada neste blog, logo com um espaço relativo à história, tão caro a muitos portistas pelo que se tem visto noutros blogs quando colocam assuntos do passado. Porém, para começar, faço um desafio de por favor fazerem a identificação da fotogarfia da apresentação, onde se conhece o Bi-Bota Fernando Gomes. Obrigado.

    ResponderEliminar
  3. Muito bem-vindo caríssimo amigo, que tenho o prazer de conhecer pessoalmente!

    Um grande portista sem dúvida, boa sorte neste teu trabalho, recordando-nos os grandes jogadores que o nosso Grande Porto já teve!

    TETRAbraço

    ResponderEliminar
  4. Caríssimo N..., perdão, caríssimo Dragão 66:
    A cátedra não poderia estar mais bem entregue.
    Recordarei sempre com agrado aquela lição de História que me deu a caminho do Jamor de boa memória.
    Abraço

    ResponderEliminar
  5. Veteranos do FC Porto jogam hoje em Cerveira

    Os veteranos do FC Porto defrontam hoje, a partir das 20 horas, o Cerveira, naquela localidade. Os mais saudosistas poderão rever em campo ex-jogadores como Capucho, Paulinho Santos ou o recentemente retirado Pedro Emanuel.

    In OJOGO

    ResponderEliminar
  6. Mais um dia, mais um reforço.

    O Pato questiona-se se o Blue fez algum contrato com a Sagres e já recebeu adiantado.

    O Pato questiona-se se mais quantidade trará forçosamente mais qualidade.

    O Pato questiona-se se será adoptada a táctica do "tudo ao monte e fé em Deus".

    O Pato regista, com agrado, o facto de nenhum dos reforços ser sul-americano do "Soy Loco Por Ti, America".

    O Pato questiona-se sobre qual o critério das contratações. Estas também têm o ADN do blog? Serão "bitaiteiros" à Bibó Porto, Carago?

    O Pato questiona-se se não corre o risto de ir a passar perto do Estádio do Dragão e acabar por ser convidado para reforçar o Bibó Porto.

    ResponderEliminar
  7. A História do Futebol Clube do Porto é algo que me envaidece.
    Escrever sobre as pessoas que de alguma forma para ela contribuiram será garantia da minha mais atenta atenção :)

    ResponderEliminar
  8. O Pato está-se a oferecer à equipa:) Mas olhe que os contratos tinham que ser firmados até 31 de Julho:)

    ResponderEliminar
  9. Bem-vindo Dragão66!

    Venham de lá esses textos sobre aqueles que ajudaram o nosso clube a chegar ao patamar de hoje em dia, que é como quem diz, o melhor clube do Mundo! :D

    ResponderEliminar
  10. 66... é um ano bonito... :)
    Dragão..., somos todos os que por cá andamos...

    Agora, juntar as palavrinhas e obtermos Dragão66 é sem dúvida uma mais-valia para este espaço, sobretudo pelo prazer de conhecer a pessoa e pelo tema que por ele vai ser abordado.
    Eu quero é ver como vou arranjar tempo para vos ler a todos :)

    Benvindo ;)

    ___________________________________


    p.s. LUCHO, que fizeste à tua foto de apresentação?? :P :) o "outro" foi-se, mas tu ficaste, carago! :)

    ResponderEliminar
  11. Lady in Blue:

    Um "lucho" dedicado às modalidades tinha que ter uma foto das modalidades, ainda por cima depois do "El Comandante" ter ido para França. Fica o nome DELE na mesma para recordação mas a foto agora é do andebol do FC Porto e do nosso fabuloso pivot TIAGO ROCHA.

    Não gostas, carago? :) Já sei que por ti só gostavas se fosse a foto do Bruno Alves:P

    ResponderEliminar
  12. Lucho

    Bruno Alves, e se possível na praia :P :)

    p.s. Tu és muito mauzinho!!!!

    ResponderEliminar
  13. O Pato questiona-se sobre quais novidades relacionadas com o layout e a barra lateral.

    O Pato questiona-se se teremos um blog com a cara lavada.

    O Pato considera que só falta um padre para a equipa ficar completa.

    O Pato qestiona-se sobre quando será o arranque oficial do blog para a nova época.

    ResponderEliminar
  14. Jesualdo hoje em conf. imprensa falou aos "patos" presentes:


    ____


    «Jesualdo Ferreira antecipou esta sexta-feira o arranque oficial da temporada, um arraque que se faz com a decisão da Supertaça. O jogo é no domingo, frente ao P. Ferreira. O treinador do F.C. Porto deixa a ideia que a partir de agora é que interessa.

    «Estamos na pré-época e fala-se muito das coisas que se ganham na pré-época. O F.C. Porto não está nada preocupado com o que se ganha nesta fase. Vamos ter 50 ou 52 jogos, que até podem ser mais, durante a época, e é com esses que estamos preocupados», afirmou Jesualdo, na primeira conferência de imprensa da época.

    O jogo com o P. Ferreira, diz, é para ganhar, como são todos ao longo da temporada. Questionado sobre o que o motiva ainda, depois de três títulos de campeão ganhos em outras tantas épocas no F.C. Porto, o treinador mantém-se pelo óbvio: «Estou aqui para ganhar. Tenho dificuldades em lidar com o empate e ainda mais com a derrota.»

    «O meu objectivo é ganhar sempre», afirma. «Vamos partir para uma Supertaça que perdemos no ano passado e para um campeonato que ganhámos, mas ninguém se lembra disso. Estamos todos a zero e isso é que é bom.»

    ResponderEliminar
  15. Armando Pinto07 agosto, 2009

    Bem vindo, novo membro do Bibó Porto. Como estudioso da História do F C Porto, quanto aliás de História do que me interessa, seja local ou nacional, mas para o caso é do F C Porto que se trata, saúdo-o e congratulo-me por se dar aqui também o devido destaque às memórias e à identidade desta paixão que temos, o F C Porto.

    ResponderEliminar
  16. Pronto, estou convencido, de hoje em diante abro a internet logo no blog do Bibo-Porto-Carago, e relego a sapo para os favoritos. Isto satisfaz qualquer adepto que também alimente o espírito com tudo aquilo que o FCP representa. Portistas de gema versados nos mais diversos assuntos enfileiram-se numa equipe que não pensa no passivo, nem rumam a Sul (patos, codornizes, milhafres e afins) quando acaba o verão. Não são aves sazonais nem de rapina, são apenas aves canoras com um só grito. BIBO-PORTO-CARAGO.
    Como adepto da velha guarda, aguardarei com interesse as suas crónicas, e assim recordar os nossos guerreiros de décadas passadas.

    ResponderEliminar
  17. estive ausente umas boas semanas,pois o meu portátil andou doente,coitadinho.
    Que falta senti deste blog,sentia-me sempre mal informada xD

    Bom,agora que já estou a par das novidades,tenho a certeza que os "reforços" se vão sair muito bem :)

    Abraço

    ResponderEliminar
  18. Boas,

    Dragão 66, bem vindo. Reforço de peso e logo com uma "vereação" importante: a de não deixar cair no esquecimento os inúmeros nomes que ajudaram, ano após ano, a engrandecer este clube que amamos.

    Venham de lá essas prosas!

    ResponderEliminar
  19. Ao Pato aconselho que se questione quando será que abre a época da caça????

    ResponderEliminar
  20. O Pato acha que o Bruno Rocha mandou bem, mas outro lado questiona-se se o mesmo não irá andar apertadinho.

    ResponderEliminar
  21. O jogador ao lado esquerdo (para quem vê a foto) do Gomes é o Eduardo Luís ?

    ResponderEliminar