22 agosto, 2009

Porto, et de cinq?

apresentação do Campeonato 2009-2010 pelo diário “ L’Equipe“...

É com este título que o “L’Equipe” apresenta a nova época que se adivinha no futebol Português.

O diário “L’Equipe” não é um pequeno jornal. Além de ter uma tiragem perto dos 700.000 exemplares (durante o mês de Agosto, ronda os 600.000), é um jornal que é lido por cerca de 7 milhões (ou mais) de leitores diariamente. Com efeito, não só está à disposição livre nas bibliotecas, centros culturais para jovens, etc., como também está à disposição, tal como o “Le Parisien”, dos clientes dos bares e brasseries que esperam as suas correspondências para poderem chegar ao trabalho. Que bom é ler o “L’Equipe”, de manhazinha e cedinho, bebendo “le petit serré” (cafézinho) e mastigando o croissant.

Na edição de 16 de Agosto, do ano em curso, o artigo de R. D. , iniciais de Régis Dupont, na página nove do “L’Equipe”, é explicito. O artigo dá a entender, sem qualquer equívoco, que o único clube Português que merece atenção é o FC Porto.

O jornalista sublinha, claramente: Não é porque o Porto perdeu três peças fulcrais que deixará de ser Porto. É já um hábito.

Inicialmente, tinha optado por traduzir o texto na sua integralidade. Após reflexão, pensei que os quadros que R. D. apresenta são muito mais sintéticos e ilustrativos que qualquer tradução.

No fim do artigo, o jornalista cita, ironicamente, o Benfica, escrevendo que, por esta vez, se assemelha a um sério candidato ao título. Ironia, porque o seu prognóstico, veja-se o quadro em baixo à direita, é explicito. Basta contar as estrelas!

Para o leitor que, com ou sem sono (faço parte dos com sono quando tenho que me levantar às 5h30), começa a consultar este diário, com o “croissant” e o “petit serré”, o que vai ler, relativamente ao campeonato Português?

Qual é a equipa citada no título?

Qual é a equipa simbolizada na foto que ilustra o artigo?

E qual é a equipa de sonho vendida pelo FC Porto? E faltam alguns jogadores: Cisso, Costinha...

Quem pode negar a realidade? O FC PORTO é o clube Português com maior projecção internacional!

Para terminar, o seu a seu dono: treze Franceses jogam em Portugal, sendo o Naval que mais recrutas têm. Vou começar a puxar pelo Naval, fora nos jogos contra o FC Porto.

E Viva o Porto!

Obs: Não sei se reparam, mas em nenhum momento o jornalista evoca a palavra “Sagres”, preferindo o termo “Superliga”.

8 comentários:

  1. Já agora, para quem não pesca nadinha de Francês, que tal uma ideia do que é isso de "cinq", que faz lembrar o nome por cá também usado numa marca comercial...?

    ResponderEliminar
  2. cinq significa cinco,não é?Ora cinco e visto que é uma pergunta...só estou a ligar a uma coisa x)
    Mas a expressão pode ter um outro sentido que não o de questionar se conseguirá o Porto alcançar o Penta...até porque o meu françês é mt mt fraquinho...

    Pois,o Porto continua a ser...aquela base.

    mas continua a haver por aí muita gente tapadinha ou que ficou presa no tempo...


    Abraço

    ResponderEliminar
  3. O F.C.Porto, meu caro Porto Maravilha, é o melhor clube do Mundo a formar, valorizar e transferir jogadores.
    Isto a ganhar o que é extraordinário e com os ciclos negativos a serem quase sempre curtos - nunca ultrapassam os três anos.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  4. Fiquei, logo de manhã e pese o horário madrugador que o meu filho me fez acordar, com um sorriso resplandecente no rosto.

    Adorei o prognóstico do jornalista francês e as suas 5 estrelas:)

    Como aqui já disse, reagindo aos textos do Porto Maravilha, não deixa de ter alguma ironia o facto de ser lá fora que os azuis e brancos vêem o seu prestígio colocado num patamar só reservado aos melhores.

    Enquanto por cá a inveja, a mesquinhez e o ódio visceral fazem escola nos jornais, é sempre salutar ler o que se escreve nessa Europa livre de parcialismos e clubismos.

    Agora um off-topic: Porto Maravilha, e sobre o Lisandro, o que se tem escrito? Pelo que me tenho apercebido, nas pontuações dadas pelo L'Equipe, o "nosso" argentino continua em grande...

    ResponderEliminar
  5. "O FC PORTO é o clube Português com maior projecção internacional!", é isso mesmo PortoMaravilha, e diria mais, se descobrirem aliens seremos sem dúvida o melhor clube português intergalático! :)

    Contra a força não há resistência

    Penso ainda que as recentes transferências ajudam a aumentar a nossa notoriedade por terras gaulesas!

    Saudações

    ResponderEliminar
  6. Em grande, como sempre, o nosso enviado em Paris:)

    O FC Porto é muito mais respeitado lá fora pq a inveja cá não o permite.

    Rodriguez convocado, boa noticia:)

    ResponderEliminar
  7. Mais um GRANDE destaque caro PortoMaravilha!

    "Quem pode negar a realidade? O FC PORTO é o clube Português com maior projecção internacional!"

    Tudo dito.

    TETRAbraço

    ResponderEliminar
  8. Viva !

    Anónimo : Para mim, e de cinco representa que, para o autor, o Porto é o único clube Português com credenciais internacionais. O melhor clube Português que está em vias de atingir o quinto título consecutivo.

    Agora, se quer começar uma análise semiológica, esotérica, irónica, publicitária, histórica, etc. do título do artigo faça o favor de expressar sintetica e claramente a sua pergunta.

    Não me diga que estava a pensar em Berlusconi que criou, com a autorização, de Mitterand ,na altura, tv5 . O primeiro canal Francês privatizado. A Cinco.

    Lol !

    O mesmo Berlusconi que, actualmente, critica a quantia das transferências e que foi o pioneiro destas.

    Mas talvez tenha razão : O Porto aplicou os princípios que Berlusconi, agora, renega.

    Talvez, efectivamente, não seja um acaso se o L'Equipe apresenta a equipa de sonho vendida pelo Porto.

    É um "pied de nez" ( acho que em Português tirar a língua poderia traduzir esta expressão fr ) a quem quer dar lições de moral.

    E o Porto continua a crescer e continua mais que nunca um grande da Europa.

    Pois : O Saber fazer não é nato . É fruto de trabalho.

    Paulo Pereira : No jogo com o Anderlecht Lisandro teve nota 8 ( algo muito raro no L'Equipe ). Não jogará esta noite contra o Auxerre ( Nossa quantos jogos vi nesse campo ).

    Puel explica que o Lyon não pode estar dependente de Lisandro ( perdeu a Alcunha Licha ). Mas um desenho de ontem ( ou de ante-ontem , não lembro ? )no L'Equipe mostrava que Lisandro já fez esquecer, quer Benzama quer Juninho. Que mais acrescentar ?

    Eu acho que, na medida em que o Lyon já está qualificado, Puel procura agora outras perspectivas de substituição.

    Cisso fez um grande jogo contra os Belgas. Como escrevem os jornalistas do Figaro, Liberation, L'Equipe, o jogador quando joga a Europa é outro. Haja que reconhecer que realizou centros milimétricos. Não é dado a qualquer um.

    Talvez a informação mais importante da noite.

    O jogo Colomiers-Les Herbiers ( cfa / que corresponde à terceira divisão, salvo erro ) foi anulado devido ao número de jogadores de Colomiers contaminados pelo h1n1.
    ( l'Equipe de hoje pag 5 ).

    O extraordinário é que quer a fff e a lfp andam à deriva. Tal deriva poderá criar muitas descriminações. A partir de quantos ausentes se anula um jogo, etc..

    E Viva o Porto !

    ResponderEliminar