25 agosto, 2009

Porto, palavra exacta...

“Só quem não sente o ardor da juventude poderá vê-la de olhos descuidados,
Porto - palavra exacta, nunca ilude, renasce nela a ala dos namorados.”

Este pequeno excerto do poema «aleluia» de Poeta Portuense, Pedro Homem de Mello, parece-me perfeito para iniciar esta minha crónica.

Tempos houve em que os 6 milhões foram decretados e assumidos como verdade insofismável, ao mesmo tempo que um Clube da Invicta se contentava com palavras simpáticas e por fazer parte da festa. Hoje em dia, todos sabemos, esse Clube Portuense que alguns apelidam ainda de Regional é a Instituição desportiva Portuguesa mais conceituada Internacionalmente e tornou-se de forma sustentada e consistente o maior clube Português na actualidade. A nova geração é nossa, não tenhamos dúvidas, em qualquer Cidade Portuguesa, hoje em dia, é muito frequente encontrarmos crianças com camisolas do FC Porto. A crescente onda de entusiasmo com a hegemonia do FC Porto no futebol Nacional (e nos outros desportos também) tem conquistado os corações das crianças e por isso uma das consequências da ditadura que acabou em 1974 está a uma ou duas gerações de terminar. Somos cada vez mais, e isso atormenta, e de que maneira, os nossos rivais habituados a gerir as constantes derrotas com a desculpa de continuarem a ser o clube com mais adeptos…

Há Portistas que referem que o início desta nossa hegemonia começou em 87 em Viena, outros dizem ter começado em 82 com a chegada a Presidente por parte de Pinto da Costa, outros falam em 84 com aquele golo no nevoeiro Escocês de Vermelhinho que nos levou à final da taça das taças. Eu acho que começou um pouco antes, em 1978, ainda eu não tinha festejado o meu 4º aniversário… Em Maio desse ano o FC Porto de Pedroto recebia o Benfica nas Antas e tinha, pelo menos, de empatar para manter a vantagem sobre o seu adversário para finalmente se festejar o título 19 anos depois… O público das Antas a menos de 10 minutos do fim do jogo estava em sofrimento com um auto-golo a dar vantagem injusta aos Lisboetas quando, na recarga a um livre, Ademir rematou uma bola meio enrolada e os milhares de fiéis Portistas sustiveram a respiração, aqueles segundos que acompanharam o trajecto da bola anteciparam o que se seguiu, um verdadeiro sismo na Cidade do Porto com epicentro no Estádio onde se mudou finalmente a história do futebol Luso. Esse golo do FC PORTO (pode ouvir o relato desse momento único, por Gomes Amaro, aqui), ainda hoje recordado com muita emoção por quem assistiu ao vivo a este jogo, foi o motivo para um profundo abraço entre dois homens no banco do Porto, José Maria Pedroto e Jorge Nuno Pinto da Costa (na foto).

É verdade, julgo que foi mesmo aí, nesse instante, nesse abraço entre dois grandes Homens, que o nosso clube encontrou este rumo glorioso e imparável… O País Benfiquista está em decadência crescente, o Sporting continua a pertencer apenas às elites com assistências ridículas no seu estádio e enquanto isso, o clube Portuense continua o seu rumo, decidido e confiante, com a sua conhecida sede de vitória a ser constantemente renovada. Este Porto é mesmo a palavra exacta! Nunca ilude…

“Deram tudo por nós esses atletas, seu trajo tem a cor das próprias veias e a brancura das asas dos Poetas, ó fé de que andam nossas almas cheias, não há derrotas quando é firme o passo, ninguém fala em perder, ninguém recua e a mocidade invicta em cada abraço, a si mais nos estreita: a Pátria é sua!”

Um grande abraço do Lucho! E confessem, vá lá, todos vós, que também ficam de sorriso estampado no rosto quando vislumbram uma criança com a camisola mágica do nosso FCP...

PS - aguardo as vossas sms com informações do sorteio da champions desta quinta feira assim como do jogo Naval-FC Porto deste fim de semana, pois estou de partida para a "terra de Fidel" e só volto dia 2...

23 comentários:

  1. Boas férias Lucho... irei te manter actualizado:)

    ResponderEliminar
  2. Desejo suma belas férias Grande Lucho!Eu vi logo quem é que estava a escrever o texto xDD

    Obrigada pelo "brinde" do relato do golo ;) acho que não estou mesmo a ver a loucura,a alegria,a emoção e o sofrimento que esse jogo provocou nos tripeiros.

    Não há dúvidas que o Porto está à frente,cresce,cresce,cresce como uma bola de neve,e só não vê isso quem não quer.Insultam-se a eles próprios quando nos chamam de clube regional.

    E claro que depois as consequências de tantas vitórias chegam às crianças,que só se lembram de ver o Porto vencer,e se puderem pensar por elas próprias, com certeza que não hesitam em escolher o Porto.Publicou-se um estudo recentemente que confirmava isso.Clube de favorito das crianças?F.C.Porto.
    Clube predominante abaixo da faixa estária dos 30 anos?F.C.Porto.Inevitável,pois claro.

    Na última Páscoa,num hipermercado aqui perto,uma criança com os seus 5 anos fazia uma birra e teimava com a sua progenitora junto aos ovos da páscoa.Porquê?Porque os ovos do FCP já tinham todos acabado,havia montes deles mas do slb e do scp(e eram mais baratos).Até já havia a promoçao do leve 2,pague 1

    "Mas,oh filho,não há,já acabaram...tens do benfica...olha,não queres este do Noddy??"
    "Nãããooo mãe...o do benfica não presta,quero o do Porto!!!"

    Pura birra de uma criança?Talvez,dirão alguns...mas foi a birra mais bonita que vi até hoje =) eheh

    ResponderEliminar
  3. Obrigado pelas vossas palavras.

    Estou mesmo de partida mas dia 2 cá estou. Um grande abraço para todos os Portistas!

    ResponderEliminar
  4. Amigo, boa viagem e boas férias! Descansa que continuarás informado :)

    Mais uma grande "prenda" com que aqui nos brindas, lindo!

    TETRAbraço

    ResponderEliminar
  5. Orgulhoazulebranco:
    Mal por mal... antes o Noddy! :P
    Boas férias Lucho... esperemos que sim;)

    ResponderEliminar
  6. P.S.:... aposto que há pelo menos uma camisola do FC Porto que vai fazer muitas milhas esta semana;)

    ResponderEliminar
  7. Lucho , nâo esquecendo que antes uns anitos , ja' começou a estourar a foguetada , com o (dificil) Dorival Yustriq, nas Antas, 1955-56 , ai' foi que estalou o gelo ! Para mim que vi.
    Outra coisa ,para a terra do que? Vais-te cansar de ver chavistas , donas elviras e ruinas ... Eu nem 'a
    borla , preferiria Acapulco. La' tu e' que (Grammas)!

    ResponderEliminar
  8. Ó Lucho a renovação de contrato com o BiBó-PoRto, valeu umas férias em Cuba? Vai tranquilo e diverte-te, que o presidente da junta já regressou ao trabalhinho.

    Sobre o post tirando a parte do maior clube português - prefiro dizer melhor clube português - faz-me sempre recordar dias de grande ansiedade, sofrimento, mas muitas alegrias.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  9. Lucho, não sei se foi ontem, na semana passada ou ainda há 3 décadas atrás... o que sei, é que a verdade indesmentível, e só os cegos (do costume) não o querem admitir, o FC Porto, é actualmente e desde há muito, o clube da moda, o clube d'eleição, o clube vitorioso, o clube consagrado, o clube reconhecido (ainda que só lá fora, onde a inveja, a mesquinhez e o mal-dizer, não faz doutrina), o clube da criançada, o clube dos vencedores.

    Diariamente, sinto um orgulho imenso e indescritivel em fazer e ser parte deste clube, desta religião, desta paixão que me transforma, pelo menos, naqueles 90m, numa pessoa totalmente diferente do que sou na verdade... naqueles 90m, sinto-me um verdadeiro taliban com as mágicas vestes azul-e-brancas... um perfeito radical, no bom sentido da palavra.

    Hoje, e para além de todo o amor que nutro ao meu FC Porto, se há coisa que me dá um aperto de coração e me faz criar pele de galinha, é quando ouço por tudo e por nada, por qualquer "côr", por qualquer adereço, por qualquer emblema, por qualquer dragão, etc etc, é ouvir a minha pequenita herdeira, Nônô, "alma de Dragão", debitar do alto da sua mais perfeita inocência de criança, as palavras mágicas: "o Pôto do pápá" ou então, acompanhando-me, num solo de fazer corar qualquer estrela POP, o "Pôto, tetete, Pôto, tetete, Pôto, tetete".

    Mas há coisa mais linda, maravilhosa, fabulástica ou arrepiante que esta?

    Se é mesmo verdade que quem sai aos seus, não degenera... esta, vai já no bom, muito bom caminho para fazer jus ao "pápá" Dragão todo babadinho :D

    ps - quanto às férias, pois então, já tas desejei óptimas e excelentes na companhia da tua "Eva" do fruto proibido, tanto pessoalmente, como por email... faltava ainda desta forma, na caixa de comentários... missão cumprida :D

    ResponderEliminar
  10. Lucho... Boa viagem a um local fantástico, não sei o teu itinerário mas não deixes de ir a Havana - imperdível - e seguir os caminhos do Hemingway bebendo um Daikiri no Floridita e um mojito en La Bodeguita...
    De resto, tal como os revolucionários cubanos, de Fidel ao Che, o mesmo grito de guerra que para nós, os portistas tem todo o sentido... " Hasta la Vitória, Siempre".
    Finalmente uns belos mergulhos nas águas fantásticas de Cuba.

    ResponderEliminar
  11. E já agora ...
    Li que o Anderson não está muito feliz em Manchester...
    Que tal um emprestimo de uma época??? Dava um jeitão, não?
    ( sonhar não custa).

    ResponderEliminar
  12. Pois é mais do que evidente este crescimento do FC Porto em termos de adeptos! E quanto mais se ganha, mais... lembro-me de no meu tempo de escola sermos "só" 2 portistas na classe, hoje em dia vejo os vermelhos em clara minoria na classe da minha primita mais nova! Não há como negar.

    Lucho, boas férias e não te esqueças do protector, facto 30(!) que é para não vires só a mostrar os dentinhos :D nada de abusar no tudo incluído :)

    Aquele abraço

    ResponderEliminar
  13. Grande lucho, grande post!
    Adoro este tipo de leituras, como diz o povo "curto e grosso". Cheio de conteudo e totalmente descritivo daquilo que hoje é a marca e o emblema Futebol Clube do Porto.
    Mais do que estarmos a açambarcar em quantidades os novos adeptos, somos uma massa adepta com qualidade. Os titulos não são por acaso..

    Abraço e boas férias amigo.

    ResponderEliminar
  14. Começando pelo final:
    Boas férias e fuma por lá uns habanos, em honra do nossso clube!

    O relato desse golo mítico, na final de Viena, é simplesmente fantástico, capaz de ainda hoje, duas décadas passadas, arrepiar a pele de emoção.

    E sim, sou daqueles que me derreto, em qualquer lado, ao ver um jovem trajar, com o orgulho estampado no rosto, a camisola mais bonita do Mundo. Algo raro, anos atrás, mas cada vez mais frequente, em locais insuspeitos, ver a nova geração arreigada à tradição de um clube vencedor.

    ResponderEliminar
  15. já temos festa para o resto da semana

    A manhã do reencontro entre Pinto da Costa e a ex-companheira terminou com um atropelamento do jornalista do Jornal de Notícias, José Carmo, no momento em que este tentava enquadrar a passagem do carro - onde também seguia o presidente do FC Porto -, com Carolina Salgado

    ResponderEliminar
  16. Lucho, como sempre consegues nos fazer lembrar momentos deliciosos do nosso PORTO, também sou da opinião que foi a partir de 1978, que começamos a ser os melhores e a dar dores de cabeça a mouraria!

    Já agora, e apesar de já te ter desejado pessoalmente, espero que tenhas umas férias deliciosas com a tua Eva!:)

    Eva, nas minhas férias também alguém colocou na mala a camisola do nosso PORTO, e que bem eu me sentia ao lado dele quando a vestia!:)

    BIBÓ PORTO

    ResponderEliminar
  17. E é assim, não há nada a fazer, o Lucho insiste em escrever estes posts que perdurarão na nossa memória. :)
    Mais uma vez, brilhante!

    Apesar de "só" ter nascido em 1981, também concordo que foi em 1978 que o Porto se emancipou. Hoje em dia, somos, de longe, o melhor clube português.

    E sim, confesso que também fico de sorriso estampado no rosto quando vejo uma criança com a camisola mais linda no mundo, a camisola do nosso FC Porto… :)

    Um grande abraço e aproveita as férias junto da tua Eva! :)

    ResponderEliminar
  18. Valeu pela memória mais doce deste Portista empedernido. A tristeza imensa do auto golo do Simões a trair o Fonseca e a glória de finalmente berrar a plenos pulmões quando o Ademir bate Fidalgo. Sublimes momentos aqueles. Obrigado por os recordar.
    Boas férias, mas aviso já, vai se fartar de ver aquela cor.

    ResponderEliminar
  19. Apenas digo:
    "Mais e mais Amor,
    Que Amor tão louco,
    cada dia eu,
    te quero mais,
    meu Grande Portooo!..."

    ResponderEliminar
  20. Portista do Centro25 agosto, 2009

    Mais uma vez o sr pinto da costa é noticia à porta de um tribunal.
    Eu (pinto da costa) o todo poderoso, passo por cima de quem quer que seja com o carro de gama alta do fcp e não paro. E como resposta a sad do clube diz: -Que ele e o motorista não viram e não sabem.
    VERGONHA, VERGONHA, eu tenho VERGONHA
    Viva o Porto

    ResponderEliminar
  21. Off-topic:

    24 milhões é um número que resulta caro ou barato, num jogador?

    Lisandro Lopez desfaz a ideia. Mais uma exibição portentosa, hoje, na Champions. 3 golos na Bélgica, nos primeiros 45 minutos...

    Sem palavras. Grande Licha!

    ResponderEliminar
  22. Uma noticia triste:

    "César Fidalgo, atleta júnior do FC Porto, faleceu esta terça-feira, no Hospital de S. João, na sequência de um acidente de viação. O jovem de 17 anos, campeão nacional de Juvenis e de Iniciados ao serviço dos Dragões, era internacional por Portugal e campeão europeu de Sub-17.

    O FC Porto associa-se à família de César Fidalgo neste momento de dor e pesar, endereçando-lhe as mais sentidas condolências.

    O corpo de César Fidalgo estar em câmara ardente na Igreja de Valongo a partir das 13h00 de amanhã. O funeral realiza-se às 17h00."

    Que descanse em paz!

    ResponderEliminar
  23. Bolas, isto virou o da Joana?
    Tipos do reino de deus, ou será do Jesus?
    Outro que diz que é porto, mas é do centro e tem vergonha.
    Ná hoje definitivamente não é o meu dia.

    ResponderEliminar