21 agosto, 2009

Primeira jornada, 3 pedras (defeituosas) na calçada…

Início empatativo da Liga 09/10, primeiros passos no início da Calçada, obra que se espera regenerativa de nova VIA PENTA, que pode ser a segunda da nossa história. Para que tal aconteça com a naturalidade habitual dos últimos anos é preciso que a magnificência da nossa “máquina” azul e branca continue a ser oleada, continuamente, e neste caso calcetada pelos melhores. Para trás devem ficar e ser corrigidas, aquelas, pedras imperfeitas que se apresentam no nosso caminho, sem nos deixarmos tropeçar em rasteiras velhas há muito conhecidas. É pois e mesmo que o tema se torne repetitivo e não caiba aos adeptos azuis retorquir em defesa do emblema do Dragão que me proponho a identificar algumas das pedras imperfeitas como parte integrante da calçada que vamos calcorrear juntos rumo ao título.

A primeira pedra, e penso ser consensual, considero-a como sendo um verdadeiro diamante a lapidar da nossa imensa e constante montra de joalharia, falo pois de Hulk. Este jogador com nome de super-herói é mais um produto da nossa fantástica prospecção de mercado. Com qualidades físicas muito acima da média e um, ainda, percurso largo de aprendizagem e de consolidação de outras aprendizagens, Hulk pode mesmo vir a ser um caso sério no mundo do Futebol. No entanto, e é bom não esquecer, que quase todos os génios desportivos transportam consigo algo de negativo e lhes tiram algum mérito. Talvez por ser ainda um jogador novo a sua maturidade psicológica ainda não tenha alcançado os níveis de exigência que um desporto profissional como o futebol precisa, o seu comportamento “reivindicativo” para com os juízes da partida, em muitos lances (não discutindo a razão que eventualmente até possa ter), não só o prejudica a si como também a equipa que lhe dá o ganha-pão todos os dias, como foi exemplo na pretérita jornada. Casos como este não são novos nem em Portugal nem no Futebol Clube do Porto, veja-se Quaresma que compadecia da mesma “ingenuidade”. Aqui o problema não é só do jogador mas também do Clube, certamente que possuímos os melhores profissionais em todos os sectores desportivos, até porque a modernidade do desporto assim o exige, mas onde está então o papel pedagógico, a começar pelo treinador e dos seus técnicos, nestes casos? A maturidade psicológica de um jogador deve ser algo, tal como as peladinhas nos treinos, feito na mais tenra idade para preparar e formar não só jogadores mas também homens. A espectacularidade do futebol também se vê nisto, na frieza que uns têm e outros dão-na ao desbarato em troca, só, da sua tecnicidade artística.

A segunda pedra com defeito, identificável esta semana, até pelo maior míope, é claramente a “pobreza” e o estado caótico em que se encontra a nossa arbitragem. Todos nós já mandamos uns pontapés numa bola e sabemos o quanto isso já é difícil fazer com qualidade e eficácia, mas faze-lo com a sensação de que temos de jogar, também, contra uma energia estranha que faz a força da gravidade eclipsar-se, torna-se ainda mais complicado, desesperante e desmotivante. A incoerência, a falta de critério a irresponsabilidade, a falta de profissionalismo e em muitos casos de competência da nossa arbitragem chega a ser gritante. E aquilo que pode ser observado na Mata Real e mais tarde na Luz, deixa o mais imparcial dos adeptos a pensar que algo vai mal, muito mal. Como podem estes senhores fazer cumprir regras pré-estabelecidas se depois avaliam os lances conforme lhes interessa? Segundo o que é do conhecimento geral e público, os árbitros antes dos jogos discutem e falam entre si sobre o jogo que vão dirigir, interpretando estatísticas e dados referentes às duas equipas. Se por um lado isso deveria ser encarado como profissional, por outro permite-nos levantar a suspeição de que certos árbitros podem levar o trabalho de casa feito conforme lhes convier, como são os casos de Artur Soares Dias e Carlos Xistra, contribuindo para aquilo que é um X(s)istema automatizado de anti-FCP.

Por fim, e como que se de uma lança apontada à nossa cabeça se tratasse, temos a mais das pontiagudas pedras, a que devemos (não) dar muita atenção nem relevância. Falo pois da tão “carismática” imprensa desportiva nacional. Se os tempos fossem da outra senhora, ou do outro senhor, o que não teria o seu lápis azul que riscar… Os tempos são outros, mas o capitalismo mantém-se, e no que ao futebol diz respeito, a mesquinhice e a inveja da nossa imprensa escrita e falada, relativamente ao nosso clube, chega a ser doentia, tornando-se numa espécie de campanha contra tudo o que é do Norte. Campanha que há muito vem sendo levada a cabo pelos jornais desportivos da capital, que se orgulham de abafar tudo o que é êxito portista e de contribuir para o não conhecimento das incompetências desportivas e irregularidades dos clubes da 2ª circular. Nos últimos dias essa pequenez de pensamento e de linha editorial desprezível chegou até à televisão do Estado, aquela que é paga por todos os contribuintes e que deveria ter uma conduta irrepreensível regida por um código deontológico que não permite, à partida, tomar este ou aquele “partido/clube”.

Estamos habituados a que a rampa do sucesso seja percorrida com dificuldades e com estas e outras pedras no sapato. Não queremos nem gostamos de facilitismos, apenas exigimos sermos tratados de igual forma e com o reconhecimento que só lá fora nos é dado, porque se assim for, então a calçada portuguesa já é pequena para nós.

Abraço e até para a semana, fiquem por aí…que eu fico.

15 comentários:

  1. Enquanto vocês andam entretidos a:
    - esmuiçar todos os lances em que o FC Porto foi prejudicado;
    - fazer relatórios completos e exaustivos com todas as barbaridades arbitrais;
    - fazer montagens de todos os lances polémicos;
    - comparar lance a lance com os jogos do benfica;
    - insultar e injuriar os xistras deste país;

    Os xistras se entretêm a roubar o nosso clube e não têm medo. E porquê? Porque sabem que vocês não podem fazer nada. Eles estão-se maribando para o que escrevem na blogoesfera. O que tiverem fazer, vão fazê-lo. Com os adeptos do FC Porto podem eles bem. Até se riem na vossa cara.

    De quem podem eles ter medo? De quem? Quem é que no FC Porto pode ter força e poder para os fod**? Quem? Quem tem de se mexer? Quem?

    Adianta-vos alguma coisa colocarem uma faixa para o Xistra com o "Sei o que fizeste no jogo passado"?

    Virem-se para quem pode e deve lutar para mudar isto: o presidente do FC Porto.

    Andam a gastar energias com a cruzada errada. Não está nas vossas mãos. Eles roubam-vos e riem-se na vossa cara. E vocês não conseguem fazer nada. Se há alguém que consegue, é ele. Exijam que se mexa. Que assuma as responsabilidades de quem anda nisto há mais de 25 anos.

    Enquanto não perceberem isto, vão continuar a ser gozados e roubados. E se assim for, lamento dizê-lo, mas vão queixar-se de quê?

    Por um presidente actuante contra os xistras deste país.

    FC Porto sempre.

    ResponderEliminar
  2. Meu amigo João Rocha,

    Muito bem escrito este teu post. Essas foram, sem dúvida, as três pedras deste primeira jornada.

    Hulk, boa análise, tal como escreves é um jogador que pode vir a surpreender rapidamente os poucos que ainda não ouviram o seu nome, no mundo do futebol mundial. Mas talvez devido à idade, ainda não esteja completamente formado, no sentido de maturidade. É normal, é novo e vem de uma realidade bem diferente. O exemplo do Quaresma é bem dado. Temos de ter um pouco de paciência, o Hulk para além de se desenvolver como jogador, também vai ter de se desenvolver como Homem. E não dúvido que temos as pessoas certas à sua volta para que isso aconteça.

    Arbitragem, uma vergonham este ano começam cedo, tal como já afirmei. Aquilo que se passou entre as 18h00 e as 22h do passado Domingo, entre a Mata Real e o galinheiro, tem muito que se lhe diga. E já que falamos do Hulk, é normalíssimo o protesto que ele fez (consequente cartão amarelo) depois de ter sido abalroado pelos adversários. Não foi a primeira vez, nem será a última. No jogo das galinhas, apenas tenho a dizer que pelo que vi, aimar e david luiz podem dar a porrada que quiserem que cartões... nem vê-los!!! É a dualidade de critérios.

    (Des)comunicação social, uma verdadeira perseguição ao nosso clube, diariamente. Um massacre total, nós temos é de desligar! Omitem praticamente tudo o que se vai passando relacionado connosco e uns, mesmo depois dum FDP morrer, continuam a dar-se apenas ao trabalho de escrever uma pequena frase com três ou quatro palavras na capa!!! Invejosos a espumar de raiva.... para esses temos cura...

    TETRAbraço

    ResponderEliminar
  3. Um belo texto,sem dúvida.
    São 3 pedras que podem complicar as coisas,mas temos que ser mais fortes que isso,como temos sido ao longo destes anos.

    Depois do ano passado sair muitas vezes da minha boca(pelo menos da minha xD) um: "passa a bola Hulk..." parece que agora tem que ser um "'tá calado Hulk!" Não vá agora o xistra ter dado ideias aos outros -.-'

    Mas é claro que ele precisa de ser mais frio e tranquilo,é dificil,é certo,e até se nós vamos aos arames através da TV,imagine-se um jogador frente a frente com o árbitro?Ele tem mesmo que se controlar,ganha ele e ganha a equipa.

    ResponderEliminar
  4. Grande João, on-fire;)

    Texto claro com ideias bem definidas e sustentadas. É evidente que os critérios dos árbitros não são os mesmos, pq senão na Luz tinham sido expulsos 3 galinholas e não espero nada de bom do J.Ferreira para domingo...
    Quanto ao HulK pode ser até q esta paragem seja boa para ele reflectir um pouco e qt à Imprensa é um nojo a q só escapa o Jorge Maia do Jogo e poucos mais.

    ResponderEliminar
  5. «que pode ser a segunda da nossa história» e do futebol português, acrescento eu, no único reparo se assim posso dizer, a um texto bem escrito e que toca nos pontos. A família Rocha tem jeito para a coisa!

    Um abraço

    Sobre a política de comunicação do F.C.Porto tenho a dizer o seguinte: na época passada, se se recordam, já se dizia a mesma coisa e no fim a estratégia estava correcta. Este ano acho vai ser mais complicado, vai valer tudo e talvez a estratégia tenha de mudar, mas começar já seria desperdiçar energias e trunfos, que vão ser precisos mais lá para a frente.

    ResponderEliminar
  6. A SAD do Futebol Clube do Porto renovou o contrato com o jogador Givanildo Vieira de Souza, conhecido como Hulk, por mais dois anos. A calusula de rescisão do contrato foi aumentada para 100 milhões de euros.

    Em comunicado enviado para a Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a SAD revela que “prolongou por mais duas épocas desportivas, ou seja, até 30 de Junho de 2014, o contrato de trabalho que liga a sociedade” ao jogador Hulk.

    “Mais se informa que o montante da cláusula de rescisão foi alterado para

    100.000.000 euros”, adianta a mesma fonte.

    Espero que agora percebam o nervosismo do Hulk em Paços de Ferreira. É que as suas pernas valem muito mais que a equipa toda do Paços.
    A inveja mesquinha em Portugal é por demais evidente. XIstrema nem lá perto chegas, meu mentecapto.

    Esta notícia só demosntra que o Manchester que se encontrava presente na mata real, foi ver o Hulk e não a maravilhosa equipa do Paços...eh...eh.

    ResponderEliminar
  7. Victor Sousa21 agosto, 2009

    Falando de pasquins. Ainda não se jogou mais de que uma vez, e eu já fui mal informado duas vezes.
    Agora foi o pasquim de Gonçalo Cristóvão. Lá está, na sua página 17, a “informação” de que o próximo jogo com o Nacional é segunda-feira!
    Tenho a convicção, tal é a insistência, que estes “enganos” não são por acaso. Por mim, vou procurar outra informação, séria, credível e atenta. Hoje, foi o último dia que comprei aquela m…

    ResponderEliminar
  8. Um post que deveria ter sido feito não pelo adepto comum mas sim pela direcção, porque como diz o 1893, esses sim com poder para se fazer realmente ouvir onde conta.
    O adepto, pode e deve mostrar que está atento, mas será sempre muito mais dificil fazer-se ouvir nas instâncias oficiais.
    De resto um post que toca nos pontos vitais desta 1ª jornada.
    Uma ressalva para o nojento que fez os comentários do Paços-FCP.
    Uma reportagem nauseabunda em consonancia com o suino que a produziu...como já tinha afirmado, mudam se as moscas, mas a essencia continua.

    ResponderEliminar
  9. De Facto logo a 1ª jornada surgem as pedras como parte edificante dos Muros que pretendem contenter o extravasar do nosso poderio!!Começou cedo é verdade, haja pejo e capacidade para aguentar aquilo que se espera ser uma titanica luta...Ao amigo 1893, quer me parecer que o artigo em epigrafe no blog nao pretene ser a arma de arremesso nem obscurecer qualquer trabaho que de facto tem de ser feito pelo gabinete de comunicaçao..alias parece-me que a passagem que refere que o tema apesar de actual nao pretende por parte do autor do texto ser ele a fazer a noss defesa..agora claro esta que por muito que queiramos quer nao nós os adeptos devemos estar atentos e nao deixar cair no esquecimento facto e os ultrajes cometidos contra o emblema que amamos!!!!

    ResponderEliminar
  10. Olá a Todos.

    Pois é meu caro 1893, respondendo a "..Eles estão-se maribando para o que escrevem na blogoesfera..". Já estou como o outro que diz: "eles durante a semana nao se esconde num quarto escuro, também vêem TV, lêem jornais e andam pela internet.." Tenho fé que as nossas palavras sejam lidas.. :) Afinal de contas se o que se diz na blogoesfera não tivesse interesse, nao se fizesse sentir, nem mexesse connosco e com eles, as caixas, "ditas", de comentários,não estavam cá a fazer nada e andavam sempre vazias..

    Concordo com o que já foi referido em cima, temos de guardar alguns trunfos para atacar mais tarde. Bem se sabe que quem não chora nao mama, mas se os continuamos a calar com qualidade e titulos dentro de campo, que melhor resposta ainda podermos nos dar?!

    Um abraço

    ResponderEliminar
  11. Grande texto!

    Quanto ao Hulk, nada melhor neste período conturbado do que esta renovação, como se diz em trás-os-montes "caiu que nem ginjas"! Só gostava de ver esclarecido se esta renovação continua a ser com 50% do passe! O Hulk é um fenómeno, aliás, lembra-me mesmo o "fenómeno" Ronaldo dos velhos tempos do Barcelona! Vai ser dos melhores jogadores mundiais, é uma questão de tempo e aprendizagem. Obviamente que tem que se corrigir esse aspecto da disciplina, que pelos vistos já no Japão era amplamente divulgado, mas isso vai ser conseguido. O Quaresma era muito menos humilde, daí ser mais difícil aperfeiçoa-lo.

    Quanto aos homens do apito não vale a pena acrescentar mais nada ao que tão bem escreveste! Temos que nos fazer a eles, e por enquanto concordo que a SAD mantenha uma atitude expectante, repito: "por enquanto", nada de queimar a pólvora toda no início da guerra.

    Quanto aos jornais, bom, aí discordo. Não misturo "O Jogo" com os outros pasquins, considero que é o mais imparcial dos 3. Já teve melhores dias é verdade, mas para quem gosta de futebol "O Jogo" ainda é aquele mais bem informado dentro da nossa SAD e que dá algum destaque às nossas vitórias. Mas admito que quanto a facciosismo não se aproveita 1. É tudo a puxar lá para baixo.

    ResponderEliminar
  12. Como disse anteriormente, já naõ adianta andarmos atentos. Tudo é feito às claras, de forma despudorada, com os branqueamentos sistemáticos.

    Revolta-me, pese a regularidade com que isto acontece, que os pasquins, nomeadamente a Bola, continuem a sua campanha, ao arrepio das mais elementares normas deontológicas.

    Nos artigos sobre o Benfas-Marítimo, escritos com a pena do director lá do sítio, o odioso Delgado, todos os lances passíveis de polémica, envolvendo as entradas e agressões encarnadas, foram sumariamente "esquecidos", colocando-se a tónica no tempo desperdiçado e não compensado pelo árbitro. O cúmulo, ainda por cima, foi gastar uma página inteira, com fotografias de todos os lances em que foi queimado tempo.

    Pergunto eu: será isso a política editorial da Bola? Poderemos contar com essa análise exaustiva nos jogos do Porto, quando os adversários perdem tempo?

    A estratégia é igual a tantas outras. Passar para a opinião pública, grandemente formada por pascácios com dificuldades de leitura e que acham que o que lá vem escrito é um dogma inabalável, que os encarnados são prejudicados, numa tentativa de repetir o êxito conseguido por Trappatoni.

    Se bem se lembram, nesse ano, valia literalmente tudo. Desde o célebre Estoril Gate, passando por inúmeros livres para o Simulação Sabrosa, culminando num elevado número de penaltys inventados.

    Por isso, com esta campanha já em curso, capaz de adulterar, coagir e inibir o que for preciso, não é com punhos de renda que lá iremos.

    O caso de Hulk é paradigmático. Logicamente que o jogador necessita de ser aconselhado, adoptando em campo uma espécie de postura de bom samaritano, dando sempre a outra face enquanto é sistematicamente abalroado à margem da lei. Mas também compreendo que, com tanta porrada que leva, o sangue ferva com maior intensidade, levando-o a prevaricar.

    Este será um campeonato tremendo, de enorme desgaste psícológico. Será, também, a última oportunidade de os encornados vencerem algo, dada a fuga em frente, gastando o que se tem...e não tem. O Porto, vencendo esta prova, conseguirá mais do que uma mera vitória. Afundará, por muito tempo, o mito do "glorioso", que se perderá em questiúnculas internas e campanhas eleitorais.

    Mais do que nunca, importa vencer, esta temporada!

    ResponderEliminar
  13. Meu caro Rocha,

    Só te faço uma pergunta: Alguém que participa neste blogue tem força e poder suficiente para impedir que o João "pode ser o joão" Ferreira prejudique deliberadamente o FC Porto na próxima jornada? Alguém?

    I rest my case.

    ResponderEliminar
  14. Grande texto, estou de acordo em tudo.

    Podemos exigir ser tratados de forma igual, mas nunca o seremos. Por isso, só nos resta uma solução, sermos muito melhores que os outros. Ser melhor não chega...

    ResponderEliminar
  15. Entretanto, vejam o vídeo colocado no site do FC Porto e reparem quem é o árbitro dos lances em causa. A única excepção é o lance da lesão na Amadora em jogo da meia-final da Taça da época passada.

    http://www.fcporto.pt/Videos/noticiavideo_video_futlanceshulk_210809_45588.asp

    ResponderEliminar