14 agosto, 2009

Rui Filipe

Na véspera do início do Campeonato Nacional 2009/10, que todos nós portistas acreditamos será o ano do segundo "Penta" da história do Porto e do futebol português, lembro um grande jogador que foi Rui Filipe, autor do primeiro golo do F.C. Porto rumo ao Pentacampeonato 1994/99 e que faleceu num brutal acidente de viação em 28 de Agosto de 1994, isto é, praticamente há 15 anos.

Rui Filipe Tavares de Bastos, nasceu em Vale de Cambra a 8 de Março de 1968, começou nas escolinhas do Vale-cambrense donde transitou para os escalões de formação do Porto na época 1984/1985 onde, curiosamente, começou por ser utilizado como avançado antes de se tornar num magnífico centro campista.

Era um jogador tecnicamente evoluído que rematava com facilidade mas era fundamentalmente um jogador de equipa com um grande pulmão, ou seja, um jogador à Porto.

Antes de se afirmar no plantel azul e branco roda no Gil Vicente e no Espinho e regressa a "casa" na época 91/92 então com 23 anos. No meio campo desse plantel comandado por Carlos Alberto Silva, enfrenta a forte concorrência de jogadores como André, Jorge Couto, Semedo, Jaime Magalhães e de um outro reforço de seu nome Ion Timofte. Não é titular indiscutível mas ganha o seu espaço e nessas 2 épocas sob o comando de CAS conquista 2 Campeonatos Nacionais.

É, no entanto, na época seguinte (1993/94) que se afirma em definitivo em especial depois da chegada de Bobby Robson para substituir Tomislav Ivic que tinha começado muito mal o campeonato. Robson aposta em Rui Filipe e o médio explode com o ponto alto dessa época a aparecer em Bremen num jogo memorável da fase de grupos da Champions em que o Porto bate o Werder Bremen por 5-0 sendo o primeiro golo precisamente da autoria de Rui Filipe num grande remate de fora da área. Nesse ano o Porto volta a falhar o Tri mas ganha a Taça de Portugal, na finalíssima, ao Sporting.

Aquela que se esperava a época da afirmação definitiva de Rui Filipe (94/95) não podia ter começado melhor pois o Porto vence a Supertaça 92/93 (estava em atraso e o Porto vence em Coimbra os vermelhos por 4-3 nos pénaltis). No dia 21 de Agosto de 1994 começa o campeonato com o Porto a receber o Braga. Rui Filipe marca aos 22 minutos de jogo um belo golo, com um remate à meia volta, aquele que seria o primeiro golo na caminhada do "Penta".

A meio da semana (24 de Agosto) o Porto desloca-se à Luz para discutir mais uma Supertaça (esta é que era relativa à última temporada 93/94) e Rui Filipe marca um grande golo (provavelmente o seu melhor golo) que seria o seu último, depois de fintar 2 jogadores e sentar Michel Preud'homme. Nesse jogo, porém, nem tudo foi agradável pois Rui Filipe é expulso perto do fim o que faz com que não possa jogar no domingo seguinte em Aveiro.


Não sendo convocado para o jogo de Aveiro, acabaria por ter o fatídico acidente na manhã desse domingo 28 de Agosto de 1994. Apesar da morte o jogo não foi adiado e foi num ambiente de grande consternação que o Porto venceu por 2-0 com golos de Rui Barros e Emerson. No fim do jogo viam-se os jogadores e dirigentes a chorar com os adeptos a perda de um grande jogador.

O F.C.Porto e Pinto da Costa foi um dos que mais quis, fez-lhe uma homenagem colocando um busto de Rui Filipe na entrada do Estádio das Antas ao lado de Pavão.

PORTO SEMPRE!

Dragão66

12 comentários:

  1. Nessa manhã de 28 de agosto de 94 deram-me a notícia e eu não queria acreditar. Foi um domingo cinzento, apesar do sol, triste apesar da vitória. Relembro os milhares de pessoas q acompanharam pelas ruas de vale de cambra o funeral do nosso RUI...

    Lembro a emoção de Mr.Robson no banco do Porto e como ele sempre dedicou um carinho especial ao rui filipe. Por esta altura os dois estão a sorrir, um para o outro, onde quer q estejam...

    abraço ao dragão66...

    ResponderEliminar
  2. Um daqueles que gostaria de ter podido ver por muitos anos o seu futebol e a sua raça e garra e entrega pelo FCP.

    Abraço

    ResponderEliminar
  3. Grande... grande... grande jogador!! Apesar da baixa estatura!

    Ficará para sempre na minha memória o golo na Luz, e a indescritível estupefacção com que recebi a notícia da sua morte!

    Um jogador "à Porto", daquela casta que é difícil encontrar agora... na altura do mestre André!

    ResponderEliminar
  4. Aquando a passagem dele pelo Gil Vicente, tive o prazer de privar pessoalmente com ele... era sem duvida uma pessoa simples... 5 estrelas!
    Quando ele ingressou no FCP fiquei super feliz, porque era uma pessoa por quem eu tinha um carinho especial e porque, claro está... estava no MEU clube!

    Dia 28/08/94??? Nem me quero lembrar :(

    Parabéns Dragão66 por teres "entrado" com o Rui Filipe.

    ResponderEliminar
  5. Nunca mais me esqueço daquela manhã de domingo quando acordei e a minha mãe me deu a noticia:(

    ResponderEliminar
  6. É arrepiante pensar, ainda hoje, o futebolista que Rui Filipe poderia ter sido.

    Ironicamente, foi devido a uma expulsão, que o impediu de alinhar no jogo seguinte do FCP, que a sua existência teve um final abrupto.

    Recordo-me demasiado bem desse dia. O Porto jogava aqui, a 10 quilómetros de minha casa. Já tinha bilhete para o jogo que, depois da chocante notícia, ganhou novo significado. Estar lá, como homenagem.

    Mas, também eu fui fintado pelo destino, a míseras centenas de metros do Estádio. Fui literalmente abalroado por um emigrante, que colidiu com o meu Punto (carro que tinha adquirido, religiosamente, 2 semanas antes). Resultado: uma ida ao Hospital, para uns exames (nada de especial tinha, apenas umas escoriações) e jogo perdido.

    Que dia de m**d*, esse 28 de Agosto!

    ResponderEliminar
  7. Viva !

    Vi a vitória do Porto frente ao Bremen. Foi uma vitória importante que deu ainda mais projeção internacional ao Porto.

    O nome do FC Porto foi aqui, na altura, imensamente citado. Talvez haja não esquecer que "aquela coisa da rivalidade franco-alemã" existe.

    E que o fantasma da 2ª guerra mundial continua a existir.

    Quem não sabe, numa cidadezinha qualquer de França, quem foram as famílias que se enriqueceram, denunciando e mandando para os campos da morte famílias judias, afim de se apoderarem dos seus bens.

    Digressão que não me parece inútil.

    Rui Filipe faz e fará parte da história do Porto !

    Parabéns pelo artigo !

    E Viva o Porto !

    ResponderEliminar
  8. José Costa15 agosto, 2009

    Coloco agora esta questão, já com o post desactualizado, quero dizer dias depois de ter sido postado e agora sem estar em primeiro plano, para fugir aos habituais do contra, mas só para tirar dúvidas:
    E a estátua do Rui Filipe e a do Pavão, onde estão agora? Pergunto porque nunca se ouviu ninguém pronunciar sobre isso, se foram para o estádio do Dragão, em que parte do novo estádio estão?

    ResponderEliminar
  9. Enquanto escrevia o artigo, também eu me questionei aonde andarão essas 2 estátuas. Vou tentar averiguar.

    Aliás, o Belenenses, sempre que vionha cá ao Porto, fazia questão de depositar uma coroa de Flores junto à estátua de Pavão. O Porto, em Lisboa, fazia o mesmo na estátua de Pepe, um grande jogador do Belenenses.

    ResponderEliminar
  10. Sou de Vale de Cambra e é com muito orgulho que olho para trás e sei que o Rui jogou nos meus dois clubes, jogou na minha posição e não fosse um cartão vermelho teria sido mais um da geração de outro. Já com o passaporte para Barcelona assegurado, estive com o contraqcto na mão já. Sinto sempre uma tristeza imensa, quando, antes dos meus jogos passo junto ao busto do Rui. Sonho ser metade do jogador que ele foi.

    Rui, foste e és o nosso orgulho.

    ResponderEliminar
  11. Grande começo amigo Dragão66, relembrando este grande jogador, que desapareceu infelizmente de entre nós, tragicamente.

    Quanto àa estátuas, também já me tinha interrogado sobre isso. Não sei.

    O que sei é que o Porto ainda presta homenagem ao Pepe, sempre que se desloca ao Restelo. Uma bonita tradição que aprendi a apreciar desde pequenino.

    Abraço

    ResponderEliminar
  12. sou valecambrense desde que nasci, sou benfiquista, e foi com muita tristeza que vimos partir um magnifico jogador, que estava cada vez mais a crescer como jogador, pela dedicação, pela garra, pelo espirito de sacrificio, pela coragem. Mas tive o prazer de ser amigo pessoal do rui, conviver com ele em varias aventuras. grande amigo, humilde, simples, bom coração, homem com H grande. Foi um domingo horrivel quando soube da noticia, nem quero imaginar, ainda hoje nao acredito no que aconteceu. Que descance em paz. Parabens pelo blogue.

    ResponderEliminar