16 agosto, 2009

Uma RTP(i) asquerosa e nojenta…

Há pois que não, c’um carago… estou mesmo no (v)ir do dolce fare niente ali dos lados d’uma ilha onde a atmosfera era tórrida e sufocante, a desidratação fazia jus ao seu nome, os descendentes da Baviera eram mais que as mães, e a água que brotava naquele imenso areal de areias bancas? bem, essa nem se fala… metia um asco e nojo, diariamente, de tão quente e límpida que se presenteava perante os nossos olhos.

E por falar em asco e nojo, nada melhor do que ir ao que realmente interessa, já que do dolce fare niente, desse, bem, já não reza a história de tão antiga que é e pouco importa aqui para o caso.

O tal asco e nojo de que vos quero falar é tão só o que pude constatar, nestes dias de ausência, numa coisa a que chamam de RTP(i) no que a futebóis diz respeito.

A primeira preocupação na chegada à tasca, foi de imediato questionar o engomadinho que estava na recepção, com a pergunta óbvia: “e RTPi no caixote 2 por 2, há ou não?”… resposta pronta: “si, si claro”. Óptimas noticias, para quem queria assistir, ainda que à distância, ao jogo da Supertaça no (já passado) dia 8 de Agosto. Na subida pró 2 por 2, RTPi, nem vê-la, eram mesmo só canais prá’lemão ver… “ai c’um carago”, comecei logo a barafustar.

No dia seguinte, no outro, neste e logo seguido daquele, era um ver se te havias, sempre a chatear tudo o que era empregado da tasca. Ora o satélite não funcionava, ora sim, iam tentar resolver, ora o plasma da recepção tinha 100 canais e concerteza haveria de lá passar num qualquer deles, a tão famosa RTPi, até que, eis senão, quando no próprio dia do jogo, envio um sms ao Amigo, Estilhaço (és o maior, mais grande, carago!), este me responde a seco: “acho que o jogo não dá na RTPi”. De mal a pior, pensei eu… chegado ao tasco, uma corrida à internet, site da RTP e confirmação oficial… jogo da Supertaça, só na RTPi América ou RTPi Ásia; na RTPi Europa, a programação do dia, apresentava-nos o telejornal e um documentário qualquer logo a seguir. Bem, praguedo à boa maneira nortenha, foi o que mais se ouviu pelas redondezas nos (longos) minutos seguintes.

Já perto da hora do jogo, envio de novo sms pró Amigo, Lucho, que até estava em Aveiro, ao que soube depois, muito bem acompanhado por mais uns quantos Amigos (e colaboradores do blog) e a pedincha óbvia: “vai dando pf notícias do jogo, pq aqui, de RTPi, só me ocorre, PQosP!”.

Nova corrida à recepção e reclama daqui, chateia d’acolá, barafusta com este, protesta com aquele e lá aparece o “chefe” da manutenção que milagrosamente, lá nos desencanta uma TV, de arroz quinze, a captar o sinal da RTPi, que não a emissão prá Europa. Agradecimento muito especial ao técni-color lá da zona, toca a alapar pra ver o jogo que ia começar daqui a 3 minutos (!) pra um jogo que foi sofrível e chato, apenas e só alguns rasgos individuais para alegrar a banda, alguns tugas que se apercebendo do que passava no ecrã se alaparam também por perto, no 1º golo, a detecção óbvia d’um GAYvota que ali se prostrava bem ao lado, lançando a provocação “só gostava de saber quanto é que o guarda-redes recebeu para fazer isto!”, onde, e logo depois de olhado de soslaio e ouvido algumas piadinhas à boa maneira nortenha, foi logo dar banho pra outras bandas ou quiçá até, aturar a mulher, que era uma chata de primeira, que não se calava e não deixava ver o jogo, falando e reclamando de tudo e mais alguma coisa, menos do que era ali importante: o futebol. Bem, esta transmissão, foi apenas o primeiro asco e nojeira (ou constatação óbvia dos terrenos que estamos mais que habituados a pisar?!) desta coisa da RTPi.

Quando pensava que ficaria por ali, logo no dia seguinte (e em todos os restantes), outra para chatear e fazer soltar novos e repetidos impropérios à boa maneira nortenha. Enquanto cómoda e restatelado aguardava para a descida ao leve e doce afagar do estomâgo, surge na tv o spot promocional de inicio desta superliga, ao som de uma qualquer Deolinda que agora se ouve numa qualquer rádio perto de si… tal e coisa, a liga vai começar este sábado, surge numa das janela, uma (!) camisola do FC Porto, logo seguida de duas (!!) camisolas dos calimeros e para compor o ramalhete, por fim, quatro (!!!) camisolas dos GAYvotas… bem, desculpem lá, mas o que é demais, é moléstia… PQosP aos da RTP, RTPi ou merda lá que seja; aos da TVI e SIC, ainda dou de barato, porque são canais privados e cada qual, toma ou dá o chá que bem entende, cada qual servindo-se do que quer; agora, a RTP, um canal estatal, mantido por todos os contribuintes, sejam eles amarelos, pretos, castanhos, amarelos, às bolinhas ou às flores, e que deve tomar todos por igual, dá-se a estas porcarias? Então, é o FC Porto que eleva o futebol português nestas últimas décadas do futebol em Portugal, e o “estrelato”, continua a ser dado ao “rei que anda permanentemente nú”?... bem, mais uma vez, desculpem lá, mas pra esses da RTP (ou RTPi, ou lá o que for), PQosP!!!

Como não há duas sem três, só mesmo por asco e nojeira suprema, esta manhã, já na fase da desmonta da tenda, olho pró lado e que vejo?... o tal spot promocional que falei logo aqui acima, e no final, surpresa das surpresas, menção final em rodapé: “amanhã, na RTPi, assista em diferido ao jogo, Benfica – Marítimo”. Não dei qualquer importância, até que me lembrei do óbvio, logo seguida de mais uma quantidade de impropérios à boa maneira nortenha: “então, o jogo que a RTP transmite esta semana da Superliga, não é o Nacional – Sporting? Mas porque raio vai dar em diferido o Benfica amanhã e não passa o jogo desta semana que a RTP transmite da superliga? Ou porque não dão eles em diferido o jogo do TETRAcampeão?”.

Bem, no que a “futebóis” diz respeito, penso não haver muito mais para dizer nesta minha ausência de 15 dias, senão que… a esses da RTP, quero mais é que vão todos prá PQosP e se possível até, que a todos aqueles que comandam as operações lá na casa, lhes nasça um pinheiro num sitio que eu cá sei.

Bem, malta, Abraços para todos vocês… estou de volta ao mundo!

ps – 1001 desculpas, mas ainda que diariamente e sempre à mesma hora, me actualizasse das novidades do blog numa visitinha assim que a modo de na diagonal, o raio da segurança implementada nos pontos de internet da tasca, não me permitia deixar um único comentário na respectiva caixa, ainda que me permitisse a sua visualização. Bem, agora que desculpas apresentadas… siga a marinha.

7 comentários:

  1. bLuE bOy,espero que,apesar desses episódios mais tristes,as férias te tenham corrido bem ;)

    O Porto é renegado pela CS à força toda...dass...que nojo.O que vale é que não precisamos deles para nos sentirmos bem.
    Enfum,é mais do mesmo,nada a que um Dragão já não esteja habituado...

    ResponderEliminar
  2. Bem vindo...pois amigo presidente da Tasca, sei bem e por experiencia propria aquilo que sentiste face aos poucos prestismos do canal estatal!!Tb eu ja por mais de uma vez ausente no estrangeiro de vacances, e apesar de menos problemas em sintonizar o dito canal internacional me deparei com tal diferenciaçao no trato aos 3 grandes em claro beneficio das Gayvotas...O ano passado ainda consegui assistir na RTPi ao inicio da Liga com o FCP*Belenenses, mas depois confrontado com a impossibilidade de televisionar o classico da Luz a 2ª jornada nao estive de modas e antecipei o regresso para nao perder tal confronto...


    Face a outra asquerosa atitude descriminatoria do spot k da relevo ao inicio da liga e as transmissoes televisivas internas, tb eu reparei no mesmo..por momentos pensei k 1 camisola se devia ao 1º lugar , 2ªs camisolas leoninas ao 2º lugar mas depois as 4 dos encornados nao correspondiam ao 3º lugar por isso a minha teoria falhava...em face disso eu proponho uma coisa ..como devem saber existe o provedor da RTP que aceita e recebe criticas, como tal so temos de inunda-lo de mails cartas e todas a formas de protesto exigindo um retratamento e explicaçao logica pra a nojeira de spot...quanto ao mais nao fora essa diferença de tratamento eu ate gosto da música e da ideia...mas nem sempre uma boa ideia tem por detras um bom serviço!!!!

    ResponderEliminar
  3. Também quando estive de férias recentemente tive problemas com a "edição especial" da rtpi para dar os resumos da apresentação do benfica aos sócios (1-2 para o at.madrid) e do guimaraes - sporting(2-2). Quando foi a vez do porto jogar contra o din.bucareste nos dias seguintes nem resumo no telejornal nem edição especial. Vá lá qu existe a internet.

    Quanto às camisolas creio que a lógica é a seguinte: para cada um do porto são necessários 2 lagartos e 4 gayvotas. É que são tão fraquinhos...fraquinhos.

    ResponderEliminar
  4. Isso da RTP nada me admira qd todos sabemos por exemplo quem é o director da rtpN (carlos daniel)...

    Qt ao resto, espero q as férias tenham corrido bem e q venhas cheio de força para a nova época bloguística:)

    ABRAÇO

    ResponderEliminar
  5. Viva !

    Intão Blue Boy ? Foram boas essas férias ? Férias são sempre boas, né ?

    Pois : Não foi por acaso que escrevi, aqui, há mais ou menos ano e meio, salvo erro, um artigo que intitulei, com bases em dados dos jogos transmitidos durante meia época : "A Rtpi discrimina o FC Porto ".

    Efectivamente, não se entende a política da rtpi. Ou fica totalmente generalista ( como a Fr5, esquecendo o desporto ), ou então deve dar igualdade, quer não só no que respeita aos ditos três grandes, mas como também a todas as modalidades.

    E Viva o Porto !

    ResponderEliminar
  6. Blue, espero que tenham corrido bem essas férias! Já temos mais um caneco e vens mesmo a tempo de ver a entrada com o pé direito no campeonato 09/10!!

    Quanto ao assunto RTP e todos os seus filiados, apenas mais uma tentativa de ataque ao bom nome do nosso Clube! Nada que nos consiga derrubar, porém. Eles que venham...

    Anónimo, o spot promocional só pode mesmo ter esse significado :)

    TETRAbraço

    ResponderEliminar
  7. Imaginem o que pensei depois de ver as imagens...

    "PQosP!!!!!!!!!!!"

    ResponderEliminar