15 abril, 2011

Porto, trabalho de profissionais

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

assistência: --- espectadores.

Árbitro: Viktor Kassai (Hungria); Assistentes: Gabor Eros e Gyorgy Ring; Quarto árbitro: Istvan Vad; Assistentes adicionais: Mihaly Fabian e Tamás Bognar.

SPARTAK MOSCOVO: Dykan; Kirill Kombarov, Suchý, Sheshukov e Makeev; Rafael Carioca e Alex «cap.»; McGeady, Dzyuba e Yakovlev; Welliton.
Substituições: Welliton por Ari (46m), Kirill Kombarov por Dmitri Kombarov (46m) e Rafael Carioca por Ibson (69m).
Não utilizados: Belenov, Khodyrev, Obukhov e Ozobic.
Treinador: Valeriy Karpin.

FC PORTO: Helton «cap.»; Fucile, Rolando, Otamendi e Alvaro Pereira; Fernando, Guarín e João Moutinho; Hulk, Falcao e Rodríguez.
Substituições: Fucile por Sapunaru (28m), João Moutinho por Rúben Micael (46m) e Falcao por James (73m).
Não utilizados: Beto, Maicon, Varela e Souza.
Treinador: André Villas-Boas.

Marcadores: Hulk (28m), Rodríguez (45+2m), Guarín (47m), Dzyuba (52m), Falcao (54m), Ari (72m) e Rúben Micael (90m).

Disciplina: cartão amarelo a Dzyuba (25m).

Com uma vantagem de 5-1 na bagagem, o FC Porto sabia que ia enfrentar em Moscovo uma resposta do adversário em busca da redenção, mas esta foi pouco eficaz e o FC Porto foi quase sempre dono e senhor dos acontecimentos, acabando por vencer por 5-2.

De facto, os moscovitas entraram melhor em jogo e logo aos 7’, um grande trabalho de McGeady na área portista terminou com um remate fortíssimo para uma grande defesa de Helton.

A equipa de Karpin fez-se valer do relvado sintético para surpreender os jogadores azuis e brancos em alguns lances, onde pareciam ser mais rápidos sobre a bola, mas um lance de contra-ataque fulminante dos campeões nacionais terminou com a aparente superioridade russa: aos 28’, Hulk arrancou a toda a velocidade da zona de meio-campo, driblou um adversário, e só com Dikan pela frente escolheu o lado e abriu o marcador no Estádio Luzhniki.

À passagem da meia hora Rodriguez podia ter aproveitado para aumentar a contagem, mas Dikan opôs-se bem e o Spartak voltou a crescer no jogo, naquele que foi mesmo o melhor período dos moscovitas. O uruguaio não se deu por satisfeito e voltou à carga já em período de descontos, respondendo de cabeça a um canto da direita e aumentando para 2-0 a vantagem dos dragões.

Se o FC Porto saiu da primeira parte a marcar, decidiu reentrar em campo do mesmo modo, com Guarín a voltar a marcar na Rússia depois de já ter facturado frente ao CSKA. Rúben Micael (que entrou para o lugar de Moutinho) rasgou a defesa do Spartak com um passe em profundidade, Falcao permitiu a defesa ao guardião russo e depois assistiu o compatriota, que num remate cruzado fez o 3-0.

Eliminatória claramente resolvida e desnivelada e talvez por isso os dragões relaxaram, com Dzyuba a aproveitar a benesse: o gigante russo fez um túnel sobre Otamendi, desviou de Rolando e na cara de Helton fez o tento de honra do Spartak.

O FC Porto respondeu de imediato e num jogo de parada e resposta repôs a diferença em três golos por intermédio de Falcao, que fez de cabeça e após um canto o seu 11º golo na Liga Europa, cimentando a sua liderança na lista de melhores marcadores.

O FC Porto optou no segundo tempo por gerir o resultado e jogar com o relógio e talvez por isso surgiram mais desconcentrações e espaços na defesa portuguesa. Ari, avançado brasileiro, aproveitou uma dessas desatenções e colocou o resultado em 4-2: passe de Dzyuba, Ari trabalhou tirou Helton do caminho e quase sem ângulo ainda conseguiu o remate para o fundo das redes.

Já em cima do apito final foi a vez de Rúben Micael fazer o gosto ao pé e aplicar nova "mão cheia" aos russos, fuzilando depois de um remate à barra de James.

A este triunfo do FC Porto por 5-2 soma-se o 5-1 da primeira mão. O FC Porto tem lugar assegurado nas meias-finais da Liga Europa, onde vai encontrar o Villarreal, de Espanha.

DECLARAÇÕES NO FINAL DA PARTIDA

André Villas-Boas: «Chegámos primeiro ao golo com eficácia, depois de o Spartak ter criado algumas oportunidades. Com o 2-0, e já na segunda parte, as equipas não se mostraram tão concentradas e marcou-se um número anormal de golos. Valeu pela vitória, pelo resultado e por um percurso cada vez mais impressionante. A partir de agora, quem se mostrar mais competente chegará à final, e nós tentaremos dar ainda um pouco mais, a ver se atingimos uma meta tão desejada. Na época passada, o Atlético de Madrid e o Fulham jogaram a final, mas poucos se recordarão das outras duas equipas que estiveram nas meias-finais. E para que este percurso se torne ainda mais notável, tentaremos chegar à final.»

Falcão: «O primeiro golo foi importante para nós e acabou por tranquilizar o nosso jogo. Depois de arrancar, ainda olhei para ver se o Falcao estava ao meu lado, para poder fazer a assistência para ele marcar e para que possa ser o melhor marcador da prova. Com a nossa humildade e concentração, as coisas vão acontecendo.»

10 comentários:

  1. Porto sem pressão, mas concentrado no jogo. Classe a rodos, categoria reafirmada. Venha quem vier, lutamos sempre pela vitória. No fim da partida relaxamento, tecnicamente aceitável e até conveniente, que permitiu um segundo golo (sem significado) ao Spartak. Agora vamos ter pela frente um adversário que não é pêra doce. Mas se o FC Porto puser em campo a qualidade a que nos habitou, o obstáculo será ultrapassado com mais ou menos facilidade/dificuldade.

    De lamentar a lesão de Fucile, num período crucial da época.
    BIBÓ PORTO!

    ResponderEliminar
  2. Jorge Aragão14 abril, 2011

    Primeiro Fucile, foi uma pena sobretudo pelo Homem, claro, pela equipa depois...
    Fará falta com a sua garra e espírito à Dragão, sempre tive epreço por ele nos seus bons e menos bons momentos...
    Que recupere depressa e a Taça lhe possa ser dedicada...
    Não vi o jogo mas li e foi um resultadão, fantastico...
    Os parabéns para o Braga...
    E agora teremos a des-comunicação social a puxar só por um clube.

    ResponderEliminar
  3. verdadeiro14 abril, 2011

    Atenção a este Artem Dzyuba...

    Não me lembro de ver um pinheiro destes com tanta capacidade técnica e de drible. Dá sempre jeito ter um jogador destes no plantel para os jogos mais físicos.

    Abre o olho, Villas Boas! ;)

    ResponderEliminar
  4. O FC Porto joga mesmo a 1.ª mão no Dragão, em 28 de Abril.

    Eis a notícia:
    "A primeira mão das meias-finais entre Benfica e Sp. Braga será disputada no Estádio da Luz, ao contrário do que ditou o sorteio.

    A própria UEFA já confirmou a troca, uma vez que não pode haver, no mesmo dia, jogos de equipas que actuam num raio de 50 quilómetros, o que acontece no caso, já que o FC Porto recebe o Villarreal na Invicta, na primeira mão da outra semi-final."

    Abraço azul forte.

    ResponderEliminar
  5. caríssimas(os):

    mais um jogo «banalíssimo», de uma equipa «banalíssima», de um clube (dito) «regional» com um plantel «banalíssimo», orientado por uma equipa técnica «banalíssima», superiormente dirigida por um Presidente que é odiado por todos aqueles que gostariam de o ter - ao ponto de já lhe desejarem uma morte prematura.

    «este é o nosso destino»: «a vencer desde 1893»!

    saudações desportivas mas sempre pentacampeãs! ;)

    Miguel | Tomo I

    ResponderEliminar
  6. Meus caros amigos, o F.C.Porto hoje deu-me uma lição. Estava preocupado, confesso. Via demasiada euforia, demasiada confiança, parecia que nem tinhamos de jogar, que já estavamos nas meias-finais... e isso não é nosso costume, não somos assim. Se se lembram, há tempos atrás, falava na forma discreta como, mesmo perante tão retumbantes vitórias, nós mantemos uma postura humilde, sem as grandes tiradas e as grandes fanfarronices de outros quadrantes. Mas, meus caros, este Porto pode, porque faz jus a isso, por-se em bicos dos pés.

    Este Porto, meus amigos, encanta na qualidade do seu futebol, no espírito, carácter e profissionalismo que coloca em cada jogo e que nos faz andar com o orgulho portista lá no alto. Jogamos fora, como se estivessemos no Dragão: chegamos, montamos a tenda, dá-mos espectáculo, encantamos, ganhamos e goleamos.
    Falar do jogo, das muitas e excelentes exibições, para quê? Este Porto de André Villas-Boas, como já disse há semanas, tem muitos e grande jogadores, ao nível dos melhores e por isso são tão procurados, mas, o grande segredo, meus amigos, é o colectivo, o colectivo é do melhor que tenho visto e já vi muita coisa.
    Estamos nas meias-finais após um interregno de apenas 7 anos. Para nós é muito tempo e por isso, quando vemos tanta festa e tanta badalação porque, ao fim de 21 anos, o mais maior grande clube do mundo está também na mesma fase, é que damos conta e pensamos, no quanto temos feito história, quanto temos prestigiado o futebol português, a cidade do Porto e o Norte de Portugal. Somos um exemplo. Pobre país que não se revê neste exemplo...


    Dublin está cada vez mais perto. Podemos e ninguém tem mais direito que nós, a sonhar.
    Domingo, mais um jogo que queremos ganhar e para ganharmos, nada como o conforto de um estádio cheio. Estes profissionais merecem-no.

    Notas finais:
    Sempre e vocês são testemunhas, acreditei em André Villas-Boas. Mas confesso também, ele está a sair melhor que a encomenda. É um craque, não é, nem quer ser especial, com modéstia diz que é um treinador banalíssimo, mas ou me engano muito ou está destinado a grandes voos e a ficar na história do F.C.Porto a letras de ouro.
    - Parabéns André, extensivos à tua brilhante equipa técnica e aos teus jogadores.

    Jorge Fucile lesionou-se gravemente - pensa-se em fractura da clavícula... Uma pena e uma palavra de estímulo para um jogador que nos últimos tempos tem estado muito bem. Que recupere depressa.
    Na Liga Europa, ganhamos todos os 7 jogos que disputamos fora de casa. Quem terá conseguido um feito igual?


    Parabéns ao S.C.Braga que fez história. Com a passagem do Braga e como o sorteio deu Braga e F.C.Porto a jogarem a 1ª mão em casa, neste momento é prematuro dizer que teremos um F.C.Porto vs Villarreal em 28 de Abril.
    Pode ter de haver alteração da ordem dos jogos.
    Três equipas portuguesas nas meias-finais. É um feito.

    Lá mais para a frente falarei de Jorge Nuno Pinto da Costa... Mas lembro e não me cansarei de repetir, que o Presidente, em entrevista a Judite de Sousa, em 30 de Março, disse que ia voltar a ganhar cá dentro e lá fora. Cá dentro já ganhou... lá fora... Para já estamos nas meias-finais...
    Presidente finito?! Pena é não ser infinito!

    Um abraço

    ResponderEliminar
  7. Bom dia,

    Mais uma grande noite europeia do nosso FC Porto, que presenteia a Europa do futebol coma sua classe.

    Este é de facto o nosso destino ... vencer, convencer e ser o orgulho de uma região e de um país.

    A imprensa internacional está de olho em nós (http://edition.cnn.com/2011/SPORT/football/04/04/football.boas.porto.mourinho/index.html), e poderíamos entrar em euforia demasiada, mas ontem demos uma resposta séria dentro de campo. Os nossos jogadores jogaram como se não tivesse havido aquela goleada na primeira mão que tinha definido a passagem às meias-finais.

    Presentearam-nos com uma grande exibição, sem sofrimento, e com jogadas de grande classe, como foi a que deu o golo a Hulk.

    Guarin, Moutinho e Fernando são fantástico na destruição e na construção de jogo. O nosso tridente ofensivo mesmo ontem sem Varela, esteve fantástico, com Cebola a rubricar uma excelente exibição.

    Hulk e Falcao são do melhor que anda aí na Europa.

    Helton é um guarda-redes seguro, maduro e que transmite confiança quando a defesa vacila. Ontem Rolando mais uma vez não esteve tão bem. Otamendi cumpriu.

    Destaque para Ruben ... mais uma fantástico jogo! Que é uma pena não poderem jogar 13 :)

    De lamentar a lesão de Fucile, que estava a regressar às boas exibições, e que por certo irá falhar o resto da época.

    Agora vamos apanhar uma equipa espanhola, que por tradição são aguerridos e lutadores. Este Villarreal que está a fazer uma época fantástica, é acima de tudo um grande colectivo, onde se destacam alguns jogadores. Esta meia-final vai ser uma final antecipada, pois sem desprimor para Benfica e Braga, Porto e Villarreal são as melhores equipas da Liga Europa.

    Abraço e bom fim de semana

    Paulo

    http://pronunciadodragao.blogspot.com

    ResponderEliminar
  8. Grande noite do Porto em Moscovo! Mais uma!
    Rumo a Dublin mas agora há q passar o vilareal, adversário complicado.

    ResponderEliminar
  9. Caros portistas, a nossa equipa está uma autêntica máquina de marcar golos, vamos no bom caminho para novamente conquistarmos a taça da liga europa. Gosto muito de ver a subida de rendimento de Cristian Rodriguez, e lamento a lesão de Fucile que muita falta nos faz.

    Cump.
    www.ultrasfcporto.com

    ResponderEliminar
  10. VEJAM ESTE FILHO DA PUTA

    http://www.youtube.com/watch?v=bdLWBNg437U&feature=share

    ResponderEliminar