22 abril, 2011

Futebol Clube do Porto

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

Confesso que, esta semana, estava receoso e reticente em escrever esta Calçada! Passo a explicar porquê! É que qualquer coisa que possa ser dita neste momento, pode ficar a mais face aquilo que está a ser feito. Uma realidade absolutamente brilhante patrocinada por uma equipa que enaltece-o, a cada minuto que passa, o nome Futebol Clube do Porto!

Primeiramente dizer que este país, sim com letra minúscula, continua a ser muito pequeno para uma instituição como o FCP. Desrespeita-o, não o leva a sério e pior que tudo, não acredita nele nem no seu valor. A conferência de imprensa “Somos Porto”, não era uma brincadeira, foi um soar de alarme, o aviso para o que aí vinha. O que aí vinha era Futebol Clube do Porto!

Não somos os tolos que comem os bolos açucarados das capas dos jornais, encomendadas, com falsas promessas de Champions, bi-campeonatos e novos ciclos. Esses andam diabéticos. Nós comemos o pão que o diabo amassou, Cristo abençoou e em trabalho criou e fazemos de belzebu um pobre padeiro. Ser Porto não se explica, vocês sentem-no, ser Porto é simplesmente… ser Futebol Clube do Porto!

O miúdo, também, era académico, lunático, inexperiente, novo, uma das sombras do Mourinho. Não o miúdo não era nada disso, disseram tudo e esqueceram o que o melhor o qualifica, André é Homem, é simpatizante, é adepto, é sócio, Villas Boas é, respira e sente Futebol Clube do Porto!

Também pensavam que andavam adormecidos, calados, até os portistas fizeram estranhar. Voltou-se ao passado, de forma moderna, o staff inovou e a comunicação de dentro para fora deixou-os nervosos, extasiados, amedrontados… silenciados. De fora para dentro também essa comunicação melhorou, ABV trouxe a irreverência e novos programas de motivação e liderança. Damos a volta a resultados desfavoráveis, somos campeões em campos rivais e às eliminatórias mudamos o Destino, vamos à procura de forças que fazem esquecer o cansaço e dentro de campo todos falam a mesma língua. Voltamos a ter uma comunicação à Futebol Clube do Porto!

Reinventamo-nos a cada época, renovamo-nos a cada jogo, no final a essência é sempre a mesma que acaba todos estes parágrafos, mantendo viva a certeza, o orgulho, a raça, a mística e a identidade de que todos nós e tudo isto é…

FUTEBOL CLUBE DO PORTO!

Ps: Momentos como este, que o clube nos está a proporcionar, devem ser enaltecidos, nas redes sociais, blogues, sites, etc. Façamos como neste post, que o nome Futebol Clube do Porto apareça ilimitadamente, merecemos. Se os outros não o fazem, façamos Nós por eles!

Abraço e fiquem por aí… que eu fico!

14 comentários:

  1. Muito bem, apoiado e então aí está:

    FUTEBOL CLUBE DO PORTO!
    FUTEBOL CLUBE DO PORTO!
    FUTEBOL CLUBE DO PORTO!
    FUTEBOL CLUBE DO PORTO!
    FUTEBOL CLUBE DO PORTO!
    FUTEBOL CLUBE DO PORTO!

    ResponderEliminar
  2. Caro João, por morrer uma andorinha não acaba a Primavera. E a história dos últimos 25 anos diz-nos que morrem poucas andorinhas no reino do Dragão. Não ganhamos na época passada, reflectimos, corrigimos e voltamos a ganhar.
    É isto o F.C.Porto... Não ganhamos sempre, ninguém ganha, mas ganhamos muito mais que os outros.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  3. Excelente

    VIVA O FUTEBOL CLUBE DO PORTO

    ResponderEliminar
  4. Uma feliz pascoa a todos os administradores, comentaristas e amigos virtuais deste nosso BIBO PORTO CARAGO!

    ResponderEliminar
  5. Caros PORTISTAS

    Saudações a todos os PORTISTAS e votos de feliz Pascoa para todos VÒS
    Devemos proclamar este ano como sendo o ano do Dragao

    FUTEBOL CLUBE DO PORTO
    SEMPRE

    ResponderEliminar
  6. boas pessoal, quero felecitar-vos pela vitoria contra o sl bimbos. . . quero dizer que sou morador em vila nova de gaia, e apesar de nao ser portista de coraçao,(sou leão), estive na luz a dar o meu apoio, no meio do grande povo nortenho. . .

    com isto quero demonstrar que o verdadeiro inimigo é aquele que é sempre considerado o melhor, mesmo quando nao passa de imposiçao pela imprensa. . .

    espero, que para o ano o meu club volta a poder competir asserio, para um campeonato mais renhido e para ser mais um obstaculo ao benfica. . .

    um abraxo a todos. . .

    ps: pinto da costa nas legislativas.

    ResponderEliminar
  7. Ninguém nos pode tirar a nossa identidade. Como PORTO, somos únicos. Havemos, porque acreditámos nisso, de continuar assim.

    Páscoa Feliz, para todos.

    ResponderEliminar
  8. O FUTEBOL CLUBE DO PORTO é uma paixão, muitas vezes irracional, mas e também uma certeza de ter alegrias enormes mesmo vivendo num país em que a nossa vida profissional e política é uma desgraça. acima de tudo ser do do FUTEBOL CLUBE DO PORTO é ser diferente e ganhar mesmo quando as situações parecem ser muito difíceis.

    Excelente texto e boa Páscoa para todos os portistas (e não só).

    FUTEBOL CLUBE DO PORTO SEMPRE!

    A vencer desde 1893

    ResponderEliminar
  9. "o staff inovou e a comunicação de dentro para fora deixou-os nervosos, extasiados, amedrontados… silenciados."

    Foi, sem dúvida, um dos aspectos onde houve mais melhorias, os recentes comunicados causam estremecimento. Com uma comunicação social profundamente antiportista, esta área é decisiva.

    ResponderEliminar
  10. Somos um Clube de excelência que realmente não merece o País nem a autarquia que tem...
    Por isso somos odiados pelos incompetentes e pelos centralistas que não suportam um êxito destes, mas um verdadeiro exemplo a seguir.
    Boa Páscoa...

    ResponderEliminar
  11. Post simplesmente brilhante. Só consegue dizer verdadeiramente estas palavras, quem as sente verdadeiramente e neste post diz todas as palavras que qualquer um de nós que sinta minimamente o que é ser do FCPORTO, quer dizer e expressar neste momento que estamos a viver com o nosso clube. Com tantas tristezas pelo país o PORTO faz-nos levantar a moral a todos e ensina como VENCER não só no futebol mas também na vida. Páscoa feliz para todos! SOMOS PORTO!

    ResponderEliminar
  12. Bom post João, estou completamente de acordo com tudo o que escreves-te!;)


    BIBÓ PORTO

    ResponderEliminar
  13. jOÃO rOCHA,

    em meia dúzia de parágrafos, trazes-nos uma paixão imensa sobre o que é o fcPORTO... e o que é ser fcPORTO.

    estamos em total comunhão de sentimentos e de paixão!!!

    mas diria ainda mais, o fcPORTO consegue ainda ser mais do que isto que aqui nos retratas... é mais, muito mais... mas só quem o é, consegue perceber e entender!!!

    ResponderEliminar
  14. Já sabemos que não podemos ganhar sempre (até porque morreríamos de tédio), mas ganhamos mais vezes que os outros e isso é que importa. Este campeonato não teria tido o mesmo sabor, se também tivéssemos ganho o anterior. Ganhá-lo no Salão de Festas, com direito a apagão e duche, foi e será inesquecível. Esta Taça de Portugal, ganhe quem ganhar, será sempre recordada pela "reviravolta", o tirar-lhes o pão da boca. É o nosso destino... Parabéns FCP.

    ResponderEliminar