13 abril, 2011

Habemus Communicatio

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

Pois é meus Amigos, eu de vez em quando, lá gosto de escrever umas palavras em Latim apenas e só para efeitos decorativos. Está ao nível de uma conversa com um lampião onde ele tenta definir fenómenos de grandeza numa equipa que leva 5-0 e já vai a 19 pontos do Campeão 2010/11 que é o FC Porto.

No Futebol Clube do Porto é assim, mesmo vencendo com antecedência o Campeonato, resgatando aquilo que nos foi roubado no Túnel, festejou-se quanto baste, muitos disseram que eram muitos, que eram poucos, verdade seja dita, as festas vamos deixá-las para o fim, é que para o FC Porto a época não acaba aqui, o nosso Timoneiro André não quer apenas no Curriculum uma Supertaça e um fabuloso Campeonato, temos a possibilidade de chegar à final da Taça de Portugal, chegar longe na Liga Europa e acabar o campeonato invicto. Era um marco histórico sim senhor, embora eu já esteja bem contente, tomara muito elefante (vulgo lampião, criatura que anda sempre de trombas, só tem 2 dentes e quando as coisas correm mal batem as orelhas ou no Orelhas) que por aí anda estar na mesma situação que eu.

Mas podemos sonhar ainda com mais um Deca-campeonato em Hóquei em Patins, um Tricampeonato em Andebol, um Campeonato em Basquetebol, mais uns troféus mundiais em Bilhar e mais recordes em Natação.

O que me levou a escolher o título não foi aquilo que podemos conquistar, mas sim aquilo que temos evoluído ao nível da comunicação num espaço de apenas em um mês.

Não foi ao acaso que se contratou um director da Agência Lusa (Portista por sinal), e aqui há que dar os Parabéns a quem o fez, é que de repente o FC Porto sai da sua carapaça e passa ao ATAQUE.

Acabou o Labaredas. Compreendi a sua formação, mas o resultado foi o que vimos, não chegava onde deveria chegar e quase sempre os alvos eram os mesmos, já para não falar do timming da resposta que nem sempre era o melhor, mas tudo serve para aprender e evoluir e tem de se começar por algum ladom e aí o Labaredas dava sinal que o FC Porto queria-se revoltar contra uma campanha sem tréguas do arqui-rival.

Vamos por partes. Em primeiro, foi a parceria com o Porto Canal. Se a mensagem tem que seguir e tem que passar, precisamos de um Canal de Televisão, não no formato pandaTV, como o da lampionada, mas um canal generalista com a mesma ambição do FC Porto. Nada como uma parceria com o Porto Canal.

De repente, tivemos uma Federação Portuguesa de Patinagem a chegar a acordo para 34 jogos de hóquei em patins, jogos das modalidades transmitidos nesse canal e uma proximidade aos Portistas muito grande.

A título experimental, não está nada mal!

Segunda parte foi o próprio site do FC Porto dar o ar da sua graça e arrumar por completo com os campeões da verdade Desportiva, dizendo verdades inconvenientes àquela gente que prontamente grunhiu o discurso da manada para acalmar os mais inconformados e desinformados.

Foram comunicados que tiveram eco, foram lidos na Televisão em programas dedicados ao futebol, sites de jornais desportivos e generalistas, e mais importante, chegou aos Portistas num timming perfeito e consecutivo.

Depois disto, e com o FC Porto a resgatar aquilo que nos foi roubado em pleno Túnel, havia que continuar a não dar tréguas, e foi quando assisti em directo, ao vivo e a cores na minha Televisão, à conferência de imprensa dada na passada Segunda-Feira a relatar todos os erros e asneiras que muitos já se preparavam para esconder e ver se mais uma vez os freteiros do costume não tocavam no assunto.

Uma conferência de imprensa onde se falou dos 15 erros, todos eles graves, cometidos pela arbitragem do senhor Duarte Gomes (que no próximo jogo já poderá entrar com a águia ao ombro porque segundo sei, já arranjaram outro borra-botas tratador de galinhas para por a Glória a voar), como também não se esqueceu o castigo de Jorge Jesus e da pouca-vergonha que foi a decisão, como também não se deixou fugir a nota que o observador deu pelo Roubo (ao que soube foi muito-bom) como também não se esqueceu o Apagão e o que se fez ao adeptos do FC Porto que se deslocaram à luz e finalizou-se pedindo quer ao Ministério da Administração Interna (e aqui não confundir com aquele parolo que se senta no camarote da Luz) e ao responsável máximo pela arbitragem que venham explicar estas asneiras e mentiras que querem fazer do Futebol.

FC Porto não compactua com a Mentira.

Foi uma conferência de imprensa com cabeça, tronco e membros. Foi factual, mostrou-se imagens e falou-se de coisas que nunca vieram nos jornais como o triste castigo ao Jorge Jesus.

Recapitulando, parceria com Porto Canal, comunicados a chamar os bois pelos nomes e conferência de imprensa que teve um marco importante e abre um precedente muito importante na forma como o FC Porto quer encarar o futuro da sua comunicação.

A conclusão a que chego, é que o novo director da comunicação pôs esta gente a mexer.

Importante também reter que isto ainda está no início e o que peço ao clube é que olhe também para o que se passa nas Modalidades e que deveríamos ter uma Palavra para com os jogadores de Andebol que foram roubados indecentemente no Pavilhão da Luz... e já se fala num possível castigo ao Pedro Gil de dois jogos. Estes esquemas de secretaria não são só no futebol e há que estar atento.

Por isso, é com um sorriso nos lábios que encaro o Futuro do FC Porto, visto que o futuro do País, é aquele que sabemos.

Um abraço Tripeiro e muito... muito Portista.

PS: Mandar um abraço muito grande a todos aqueles que foram comigo à Luz e que me acompanharam durante todo o ano atrás do FC Porto. Depois daquilo que passamos no ano passado, em especial a um Amigo que muito admiro e que com as lágrimas nos olhos, lá saiu o abraço dos Campeões que tanto merecíamos.

13 comentários:

  1. Este fervor demonstrado nestas palavras significa o k é ser portista de alma e coração.Viva ao porto k continue a dar anos e anos de gloria pk nas vitorias e nas derrotas nos vamos amar sempre este grande clube que eu cresci a amar.

    ResponderEliminar
  2. fRED,

    não podia estar mais de acordo... aliás, em total e completa sintonia com todo este teu pensamento.

    é um mix de situações relacionados com a nossa comunicação para o exterior, que veio, de uma forma completamente avassaladora, abanar e de que maneira com a manada de encornados.

    então nos últimos dias, têm sido comunicados em catadupa, cada qual deles mais contundente e arrasador, que eles, coitados, nem sabem a que fogos hão-de ocorrer... ainda não estão a descansar de um, e já estão a levar com outro de seguida.

    o Labaredas ao lado deste fio condutor, tal como tu, tendo percebido +- a intenção do seu surgimento, esse, ao lado destes, bem, era uma brincadeira de crianças comparado agora com esta nada brincadeira para homens de barba rija.

    em termos comunicacionais, presentemente, estamos AVASSALADORES... e nem queiram saber a boa disposição que isso me tem provocado.

    Fodassse pá, finalmente estamos de regressos aos bons velhos tempos... olho por olho, dente por dente, sem dó, nem piedade... PQosP!!!

    ResponderEliminar
  3. Parabéns antas por este artigo.
    Como já disse noutro comentário o FCPorto está-se a tornar muito grande também fora das quatro linhas, sem túneis nem apagões. Parabéns ao nosso grande clube que começa a colocar em cheque todo o apoio dos média, dos mandões do desporto, dos ministros e de todos que tem responsabilidades em fazer calar os actos cobardes dirigidos ao NOSSO PORTO. Parabéns a todo o Blogue e a todos os portistas que não se calam e pretendem um tratamento igual para todos.
    FCPorto Forever...

    ResponderEliminar
  4. Bravo, bravíssimo, caro Antas. Nem há palavra a acrescentar...

    Corroboro o Blue: "olho por olho, dente por dente, sem dó, nem piedade... PQosP!!!"

    Abraço azul forte.

    ResponderEliminar
  5. De um lado temos a demagogia e o trauliteirismo dos pobres diabos, cujo a imagem de marca, são os bordalos e máximos. De outro temos um clube que dá passos seguros a caminho da excelência. Tinhamos carências, mas elas estão a ser resolvidas e na área da comunicação com objectividade estamos a colocá-los contra aparede e a desorientá-los. É só ver o que vai por aí.

    Um abraço ao Antas, portista dos grandes, até porque, quem sai aos seus, não é de Genebra, como diz o outro

    ResponderEliminar
  6. Hóquei em Patins
    Denúncia do Benfica "dá" castigo ao portista Pedro Gil

    A cinco jornadas do termo do campeonato, Pedro Gil, hoquista do FC Porto, foi punido com dois jogos de suspensão por denúncia do Benfica. O avançado falha os jogos com o Braga, amanhã, e com o Juventude de Viana, no dia 30, ambos em casa. O espanhol foi castigado pelo Conselho de Disciplina (CD) da Federação Portuguesa de Patinagem na sequência de um lance em que atingiu Ricardo Pereira com o stique durante o FC Porto-Benfica (21ª jornada, disputada 5 de Março). O CD avaliou o caso com base nas imagens técnicas do Benfica, que no dia 10 de Março formalizou uma exposição, já que nada constara do relatório dos árbitros.

    O uso de imagens é polémico, uma vez que só a partir da próxima época a mudança do regulamento obrigará o clube anfitrião a filmar cada jogo. Há por isso quem defenda que, na época em curso, as imagens deveriam ter sido rejeitadas por deixarem em condições de desigualdade as equipas cujos jogos não foram filmados.

    Vejam só, não podem usar as imagens????
    Esperemos ais um comunicado do nosso FCP, a esta vergonhosa decisão!

    Saudações

    ResponderEliminar
  7. Contigo fica tudo dito e nada fica a acrescentar. Só dizer que o nome dele é FRANCISCO MARQUES, que pegou ao serviço a 28 de FEVEREIRO de 2011 e que as suas funções são Director de INFORMAÇÂO do FC Porto. Abraço ANTAS.

    ResponderEliminar
  8. É verdade excelente reparo que foi mesmo por erro meu não ter mencionado o nome, perdi-me depois do parênteses.

    Francisco Marques, ex-director da Agência Lusa, persona non-grata no clube do Regime e actual Director de Informação do FC Porto, algo que já vinha a faltar no nosso clube.

    Só me resta esperar que continue o bom trabalho e que se esteja apenas no início é que ainda falta muita coisa.

    Meus amigos obrigado pelas palavras e um grande abraço a todos, Não se esqueçam que NÓS SOMOS PORTO.

    ResponderEliminar
  9. Só uma correcção ao teu brilhante post.

    O canal de parceria da FPP para os 34 jogos de hoquei da px época ainda não se sabe qual é. A plurisports é q vai definir.

    O Porto canal ficou de dar 7 jogos desta época.

    Para o ano o pOrto canal estará gerido pelo FCP e não poderia ser nunca um parceiro de uma federação.

    ResponderEliminar
  10. Lucho em relação ao ás transmissões bastou um sururu que o Hóquei do FC Porto ia passar a dar no Porto Canal e tudo se mexeu, aliás a Federação depois de andar a dormir estes anos todos lá se lembrou que o Hóquei todo precisa de ser ajudado.

    Os 34 jogos é como dizes ainda não está definido, mas também não há calendário, esta época já levamos 3 jogos (apenas 2 do período experimental de 7 jogos).

    Para mim importante é saber que todos estão a favor (excepto o clube do Regime) quanto ás transmissões e para quem gosta de Hóquei é a melhor coisa.

    Hoje Oliveirense vs Benfica no Porto Canal.

    A parceria é mesmo isto, o Porto Canal tem a sua Agenda e tem o exclusivo de tudo o que é FC Porto, é bem melhor que termos um FC PortoTV com 24h para preencher com encargos pesados.

    Voltando ao Hóquei, para o ano que vem já tens por onde escolher ao fim de semana, vês um jogo no Porto Canal, um jogo na Plurisport e outro na Rádio Pico. :)

    É bem melhor que teres um canal 2 constantemente a dar provas de equitação e meias maratonas do benfica.

    ResponderEliminar
  11. Voltamos à grande forma..Mais nada...

    ResponderEliminar
  12. Fred, excelente post!

    Para mim, estamos no bom caminho, que grande ORGULHO é ser do FCP!;)


    BIBÓ PORTO

    ResponderEliminar
  13. Dale dale dale dale dale dale freeedddd

    tudo dito!
    Tantas vezes falámos da comunicação, que finalmente está a começar a trablhar bem!
    É isto o Porto. sempre a mostrar evolução em todas as areas. É por isto que somos os melhores! Nao nos acomodamos!!!

    abraço, rodrigo

    ResponderEliminar