16 abril, 2011

Somos Campeões e isso me envaidece!

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/


    "Tenho a certeza que na próxima época o Benfica vai jogar o dobro!"
    29 de Maio de 2010, Jorge Jesus no programa " Trio de Ataque", RTPN.

1 - Somos Campeões e isso me envaidece!

Ao que consegui apurar, na próxima temporada a equipa do Benfica vai passar a levar escolta policial para o relvado nos jogos contra o Porto. Os dirigentes benfiquistas reuniram-se e chegaram finalmente à conclusão que, nos jogos contra o Porto, o único perigo para os adeptos benfiquistas são mesmo a enorme classe e categoria dos nossos jogadores. Aliás, parece-me evidente que o que faz verdadeiramente falta à equipa do Benfica não são guarda-costas mas sim um novo guarda-redes.

Tendo em conta aquilo que foi a nossa época 2010/2011, queria sugerir que na próxima temporada a nossa equipa passasse a alinhar com apenas 5 jogadores, dos quais 3 jogariam com os pés acorrentados por grilhões de arame farpado. É a única forma que vejo para darmos algumas hipóteses aos nossos adversários. Talvez assim seja possível evitar a vergonha de sermos campeões a 5 jornadas do fim.

Como sabem, na época transacta, o Benfica foi campeão na última jornada, e, nessa altura, a imprensa foi unânime ao declarar o Benfica como um "campeão massacrador". Ou seja, até ao último minuto da temporada, poderia acontecer algo que possibilitasse ao Braga ser campeão. Ainda assim, a imprensa disse que o Benfica foi um "campeão claríssimo". Enfim, são pontos de vista demasiado intrincados para a minha humilde inteligência.

O que sei de ciência certa é que, este ano, fomos campeões quando ainda faltam disputar 18 pontos (e 5 jogos). E agora? O que é que diz a imprensa da nossa conquista? Bom, uns dizem que foram as primeiras 4 jornadas a decidir tudo, outros chegam ao ridículo de culpar o Mundial 2010 (que aparentemente só se realizou em 2010 para prejudicar o Benfica), outros responsabilizam os malandros do Chelsea que levaram dois brasileiros, outros dizem que foi sorte, outros não dizem nada, outros dizem em surdina que "se calhar, o Porto até mereceu". E a espuma dos média prossegue neste triste andor de ajoelhamento bacoco e serôdio.

Lendo certos jornais desportivos, sou mesmo levado a concluir que para sermos um campeão digno, devíamos ter esperado pelos últimos 3 pontinhos. Afinal, os "campeões massacradores" são aqueles que esperam até aos últimos 90 minutos da época para saber se perdem o campeonato para uma equipa com um orçamento dez vezes menor. Indigna-me, pois, que tenhamos resolvido o campeonato com tanta antecedência. Num país onde a pontualidade é tão subvalorizada, a nossa pontualidade na resolução do Título só pode ser provocação aos "super-campeões da época passada!".

Devíamos ter esperado angustiados pelo último jogo, como é apanágio dos "campeões massacradores". O pior de tudo é que os nossos jogadores vão andar 5 jornadas a jogar de cabelo pintado, o que é bastante desagradável. Bem sei que o Fábio Coentrão joga 30 jornadas de cabelo pintado e não lhe custa nada. Passa-se que, felizmente, no nosso plantel ninguém tem o hábito de imitar a estética capilar do Rod Steward.

2 - Agora é que este Porto vai ter um verdadeiro teste à sua capacidade

E foi assim que chegámos ao último clássico da temporada. O terceiro classificado da época passada, jogava contra o super-campeão na máxima força. "Finalmente, um verdadeiro teste para este Porto!", dizia um benfiquista ouvido pela Sport TV . Os jogos anteriores, as goleadas, a campanha na Liga Europa, os 5-0 no Dragão, as boas exibições não tinham valor. Agora, é que estavam reunidas condições apropriadas para se ver que de massa era feita este Porto. E, na minha modesta opinião, viu-se. O jogo era tão fácil para o Benfica que Fábio Coentrão tinha dito que o empate era um mau resultado. Por isso, o Benfica apresentou-se na Luz claramente para ganhar, com um meio campo bem ofensivo, que incluía criativos tão fantasistas como um Airton e um Javi García - este último tem um grande capacidade de fantasiar desculpas para as agressões bárbaras que comete sobre colegas de profissão.

Bom, mas não se pense que Jorge Jesus foi o único treinador defensivo da noite. É verdade que o Benfica entrou em campo com dois trincos, mas devemos ser justos e admitir que o Porto passou parte do jogo com 3 centrais: Rolando, Otamendi e Cardozo. Um exagero de André-Villas. Felizmente, o árbitro tomou a iniciativa de tirar Otamendi do campo sem quaisquer motivos disciplinares para isso. São gestos como este que dignificam o futebol nacional!

3 -Como é bom derrotar um rival que está ressabiado até aos ossos

Outro aspecto bonito do jogo da Luz foi a nossa atitude altruísta de partilhar a festa do Título com os benfiquistas. Até nisso somos um clube diferente e solidário. Podíamos ser campeões em qualquer estádio. No entanto, decidimos partilhar a nossa festa com os nossos rivais. Isto é que é desportivismo: demos aos benfiquistas a oportunidade de festejarem um Título naquele estádio, pelo segundo ano consecutivo. Fomos festejar a Lisboa, quando seria muito mais cómodo festejar no Porto. Demo-nos a esse trabalho só para que os benfiquistas não se esquecessem de como se festeja a conquista de um Campeonato. No fundo, fomos fazer uma festa ao domicílio para os adeptos e simpatizantes do clube da águia. Estranhamente, os benfiquistas não perceberem o altruísmo do nosso gesto, e ficaram ressabiados. Já é hábito em Portugal ver gestos nobres serem mal interpretados. Só há uma coisa melhor do que vencer o Campeonato na casa de um rival: é vencer o Campeonato na casa de um rival ressabiado.

É bastante engraçado constatar que Villas-Boas já venceu e festejou tantos Campeonatos na Luz como Jorge Jesus. Quando se perguntar: quem é que foi o último treinador campeão na Luz? A resposta será: André Villas-Boas. E isso, parecendo que não, é uma ironia que muitos só conseguirão digerir com o auxílio de umas pastilhas Protton. Seria aliás conveniente que o Benfica, a par da Eusébio Cup, criasse também a Rennie Cup. Seriam certamente "campeões massacradores".

Quanto à alegada tentativa de boicote à nossa festa por parte da direcção benfiquista, eu não quero acreditar que foi um acto propositado e deliberado para nos prejudicar. Quero acreditar que as luzes apenas se desligaram para que os nossos jogadores fossem comemorar para o túnel. O que até me parece uma atitude assisada do senhor Vieira, visto que foi lá que o Título nos foi roubado o ano passado. Não quero, pois, responsabilizar directamente a direcção do Benfica por um corte propositado da luz. Aliás, durante o jogo, houve momentos em que foi visível o mau funcionamento dos holofotes do estádio. Diria mesmo que só um problema na iluminação poderá justificar os dois erros clamorosos do árbitro que resultaram num penalty a favor do Benfica e à expulsão do Otamendi .

Quanto ao ligar do sistema de rega automática, vi aquilo como uma mera tentativa de retribuírem o banho de bola que levaram. Não percebo, por isso, o burburinho que se fez à volta daqueles acontecimentos.

Por fim, queria deixar os leitores do maior blogue portista do mundo com um pequeno apontamento. Fiz as contas, e percebi que o saldo final dos nossos jogos contra o Benfica, para a Liga, foi de 7-1. É , claro está, um bonito resultado que nos remete para um tal de Celta de Vigo -que, há uns anos, também fez 7 coisas engraçadas naquele estádio. Quase tão engraçadas como ligar inadvertidamente um sistema de rega automático - brincadeira que as minhas primas de 5 anos costumam fazer no quintal lá de casa.

4 - A nossa campanha na Liga Europa

Os nossos números dispensam quaisquer comentários. Por isso, saudações portistas e até à próxima!

8 comentários:

  1. Nós somos uns malvados: demos cabo das contas ao “ai Jesus” (o novo electricista dos túneis), à Comunicação Social enfeudada, ao ministro vermelho (da Administração “Externa”), às necrologias extemporâneas, etc., etc., etc. Até antecipámos a entrada do FMI… Somos uns malvados e nem a cor azul (do céu) nos safa.

    Excelente crónica/sátira na linha do que é habitual. Parabéns e um abraço azul forte. BIBó PORTO!

    ResponderEliminar
  2. ,certo ,pois,certo ,também está certo...carago ...como é dificl classificar este texto...olha ''BiBó PoRtO, carago!!''
    .
    .
    .
    uma palavra EXCELENTE

    VAMOS PARA CIMA DELES PORTO

    ResponderEliminar
  3. Ganda post, parabéns...
    Destaco a questão do ressabiamento, nunca como agora esteve tão em alta...
    Eles estão agora à espera da tábua Liga Europa a ver se salvam a época... A descomunicação social já está ai, de mansinho em entrevistas, dicas e tal para criar a onda de fundo...
    A nós, como sempre, cabe-nos vencer contra tudo e todos...

    ResponderEliminar
  4. Pois este post não tem "ossinho" nenhum

    E o "electricista" ainda vai apanhar um choque bravo (mexendo na electricidade e na àgua, é o que vai resultar) , que Vcs vão ver 1 membro da ASOPEPI dar de baixa ...
    (Asociação d Pelos Pintados)

    BIBO' PORTO , CARAGO ! Arreia duro !

    ResponderEliminar
  5. Muito Bom mesmo!

    abraço ;-)

    ResponderEliminar
  6. OLA.
    O DESTINO DO NOSSO PORTO, VENCER, VENCER.
    Hoje demos um grande passo para isso. Nos juniores de futebol como nos seniores de andebol.
    CARREGA PORTO.

    ResponderEliminar
  7. Escrevinhador, o post está fantástico, muito sorri ao ler!;))))


    BIBÓ PORTO

    ResponderEliminar
  8. eSCREVINHADOR,

    sou um fã da tua fina ironia e sátira contundente... que melhor elogio te poderia fazer?

    pARABÉNS!!!

    ResponderEliminar