27 outubro, 2011

ASSEMBLEIA GERAL

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

É já hoje, dia 27/10/2011, que se realiza a nossa assembleia geral onde será discutido o relatório econtas bem como assuntos de interesse do clube.

Quem parece não ter muito interesse no tema, parece ser o próprio clube, pois uma reunião magna deste género devia ser antecipadamente muito mais publicitada e anunciada, promovendo a presença do maior número possível de associados, pois é lá que o verdadeiro Portismo se reflecte e não em galas todas pomposas onde apenas estão os profissionais e não os que amam o clube.

A não divulgação atempada, por forma a permitir que qualquer associado se organize para poder marcar presença, deixa uma nuvem negra a sobrevoar este evento, como que parecendo que não há muito interesse na sua divulgação... ou será que alguém se esqueceu de a anunciar???

Dada esta nota prévia, quero desde já adiantar que não estarei presente por razões familiares (antecipando uns anónimos que depois vêm dizer que eu apelo à presença e depois não apareço), ao contrário do que tem acontecido ao longo da última década, onde poucas terão sido as AG que falhei. É nessa sede que os problemas devem ser expostos, é lá que as questões devem ser colocadas. Em família, à porta fechada, sem os olhos e ouvidos indiscretos da comunicação social, sem sair nos jornais e televisões aquilo que lá se diga, é lá que tudo deve ficar devidamente esclarecido.

Não deve existir portanto qualquer espécie de pudor ou temor em abordar os temas mais desconfortáveis para com aqueles que lideram os nossos destinos. É isso que tenho feito ao longo das minhas presenças nessas reuniões, tornando-me em determinadas alturas até algo desconfortável para com alguns poderes instituídos e aparentemente acima de qualquer crítica.

Estou portanto absolutamente à vontade para interpelar a direcção, cobrar promessas anteriores, confrontar com o que de pior temos no nosso dia a dia, mas também agradecer e dar parabéns quando algo é digno de tal atitude. É lá e não no café, nos blog's ou na bancada, que se deve querer perceber um pouco melhor o funcionamento do clube. Por isto mesmo, apelo não só à forte presença como também à intervenção.

À intervenção de todos, daqueles que de outra forma não têm voz, daqueles que pensam o clube, mas que pelas mais diferentes razões têm “receio” de expor as suas ideias. Ninguém é “comido” por falar! O Futebol Clube do Porto, ao contrário daquilo que se possa dizer nos meandros mais rebuscados, é um clube democrata e plural, onde todos podem emitir a sua opinião. Podem ser rotulados como contestatários... mas ninguém manda calar ninguém!

Mais, ir para lá, estar sentado a ouvir os outros a falar, bater umas palmas de quando em vez, aprovar o relatório e contas, e no fim aplaudir o Dr. Sardoeira Pinto não é um bom serviço que prestamos ao clube.

Para tudo é preciso sangue novo, e também nas intervenções nas assembleias gerais tal é necessário, com novas caras a apresentar os seus pontos de vista e questões, caras diferentes a transmitir o que sentem e o que lhes vai na alma. É no pluralismo que as instituições crescem e melhoram!

Não estando presente, e desejando ardentemente que estas tais “caras novas” possam surgir, deixo aqui alguns dos temas que caso estivesse presente, não deixaria de colocar:
  • O que se passa com o pagamento das transferências de Defour e Mangala?

    Quem está afinal a falhar e porquê? Já pagamos ou não pagamos? E se não o fizemos, porque razão tal acontece? É que andamos a ser enxovalhados na praça pública por um clubezeco da Bélgica, em que se dão inclusivamente ao luxo de nos compararem aos carneiros, e alguém tem que ter responsabilidade.

  • O que se passa com as modalidades amadoras e respectivo pagamento de salários aos seus atletas?

    Ninguém coloca certamente em causa a seriedade da instituição, mas há muito que aquilo que poderiam ser consideradas “pontuais dificuldades de tesouraria” ultrapassou os limites do admissível, tendo-se tornado regra e não excepção, o atraso no pagamento. Mais, a situação está pior do que nunca, pois os atletas ainda só receberam o mês de Julho, ainda por cima numa altura em que as quotas de associado aumentaram, logo as receitas tiveram que crescer.

  • Quais os critérios para a atribuição dos prémios Dragões de Ouro?

    É que quando penso num galardão deste género, não penso apenas em alguém que vence mais do que os outros... penso também num conjunto de outras características (dedicação, coragem, garra, determinação, amor ao clube, serviço prestado) que manifestamente não vejo em alguns galardoados. Alguém que tem medo de perder, alguém que tem medo de não manter o sucesso, é alguém que merece um tão alto galardão? O que fez Paulo Teixeira Pinto para merecer um galardão deste género. Porque não o clube indicar 5 nomes para cada uma das categorias, e depois os associados votarem no site, com validação de BI e n.º de sócio (tal como acontece no pagamento de quotas)?
Muitos mais poderiam ser os temas abordados, mas julgo que estes são mesmo os principais da nossa actualidade. Bater no treinador, nos jogadores ou por tudo em causa em relação ao futebol, não me parece adequado.

Espero que todos marquem presença e intervenham, fazendo a tal festa do Portismo, ao contrário daquilo que vem no nosso site, indicando que na passada 2ª feira no Coliseu, foi a festa do Portismo... não, O PORTO SOMOS NÓS!!!!!

11 comentários:

  1. Subscrevo. Também não poderei ir, mas por motivo diferente, andando arredado de quase tudo (inclusive de jogos, não só ao vivo mas também na hora...) por força de problemas de saúde, de há cerca de 2 anos a esta parte. Embora antes já não fosse há alguns anos às Assembleias Gerais (salvo as de eleições, pois sempre que podia ia votar), mas nesse caso pela distância física, referente a deslocação longa à noite, etc. e tal.
    Ora, assim sendo, e sem poder exigir nada, apenas transmito que concordo com o que aqui está expresso e fico na expectativa que haja quem ponha os assuntos no devido lugar, a bem do F. C. Porto.

    ResponderEliminar
  2. Ó Norte, eu vou lá estar e vi a convocatória nos jornais. Também nunca vi publicitar mais a Assembleia, em outras ocasiões, que esta. Portanto, a tua teoria da cabala, que o clube parece que não tem interesse que os sócios apareçam, não faz sentido.
    No resto, sobre a festa do portismo, concordo, como concordo com as tuas pertinentes questões.

    Abraço

    ResponderEliminar
  3. Desta vez não poderei marcar presença.

    A questão das modalidades é pertinente.

    Qt aos dragões de ouro, os critérios sempre foram estes, pode-se concordar ou não mas a verdade é q n se inventou nada este ano, apenas foi mais divulgado pq deu no Porto Canal.

    ResponderEliminar
  4. Vila Pouca, li n'O Jogo uma convocatória à cerca de duas semanas e desde aí não li mais nada... nem jornais, nem tv, nem rádio, nem SITE OFICIAL, até pensei que tivesse sido cancelada.

    É uma tristeza confirmar que não há publicidade a uma AG do meu clube.

    Obrigado Norte!

    Lá estarei, COMPAREÇAM!!!

    Abraços

    ResponderEliminar
  5. A festa de portismo é hoje à noite!

    Não a feira de vaidades, a que tristemente assisti, na passada segunda-feira à noite!

    O PORTO SOMOS NÓS!

    ResponderEliminar
  6. Trípeiro, sempre foi assim, as Assembleias ordinárias para apresentção do relatório e contas, saem com a antecedência obrigatória, pelos estatutos, nos orgãos de comunicação social e mais nada. Nunca foi publicitada, devia ser agora, porquê, porque vocês querem? E porque não foi, partem para insinuações iguais às da mouraria, que é para esconder alguma coisa?
    Deixem-se de mandar bocas por mandar... Tristeza é aquilo que tu dizes, sem conhecimento dos factos. Se não sabes como as coissa funcionam, informa-te.

    ResponderEliminar
  7. Atenção que eu não quis dizer que é o clube que não quer que os sócios compareçam.

    Mas, meu amigo, estamos a oito horas do início da AG (isto sabe quem não é a primeira vez que vai!) e não há uma divulgação no site oficial!!

    Abraço

    ResponderEliminar
  8. Vila Pouca, eu muito raramente leio jornais e desde há muitos anos que sei da AG pelo site do clube. Desde que o clube tem site activo, as AGs têm sempre sido divulgadas lá.

    Isso de obrigar à publicação nos jornais vem de um tempo em que não havia internet. Agora que o clube tem um site e outros meios de comunicação próprios (facebook, newsletter, etc.), não há explicação para que não os use para divulgar a data da AG. Sobretudo porque já o tem feito.

    Como infelizmente só soube hoje, estarei a trabalhar e não poderei ir, com muita, mas mesmo muita pena minha.

    ResponderEliminar
  9. Enid, que devia estar no site e não estava, mas já está, tudo bem, mas partir dessa omissão para especular que se quer esconder alguma coisa, é de mais. Penso eu de que...

    ResponderEliminar
  10. Toda a critica está bem feita!

    Alguns ate podem vir aqui dar a sua opinião de discordância num ponto ou outro mas a verdade é que o Clube não divulgou esta Assembleia no sitio na Internet como costuma fazer.

    A tal gala, bem não conheço nenhum associado que tenha estado presente! Andaram a convidaram os amiguinhos e políticos, incluído lampiões e lagartos! Este episódio deixou marcas em muita gente que esta insatisfeita com o desprezo que demonstraram com as pessoas que vão a todos os jogos e mesmo Portistas assiduos que são conhecidos, ficaram de fora!

    Por isso subscrevo totalmente o texto aqui colocado e dou os parabéns ao seu autor.

    ResponderEliminar
  11. pois é, quem não quer ser lobo, não lhe veste a pele... e, infelizmente, nos últimos tempos, a coisa começa a ter contornos no mínimo, duvidosos, para não dizer mais!

    nesta era da comunicação global, de 1001 plataformas que nos faz entrar a comunicação por todos os lados, a qualquer hora e por qualquer via, limitar-se à publicação (legal e obrigatória) da AG numa qualquer página de um jornal, é no minimo, de mau gosto, muito maus gosto.

    se nem para isso, o site oficial do clube, que deveria ser o local de informação primordial da vida do clube, serve, então para quê mantê-lo aberto? que o fechem, ora essa!!!

    esta coisa de fazerem as coisas, à posteriori, por reacção, não deveria isso sim, sê-la feita por antecipação?

    ou é preciso ser-se iluminado para se perceber isso? eu acho que não, e qualquer pessoal minimamente séria, também não o pensará.

    como disse no inicio, quem não quer ser lobo, não lhe veste a pele... a partir dali, aguentem-se com as dúvidas legitimais, mais que legitimas, de que 1, 2, 5, 10 ou 100 possam levantar ou duvidar!

    pf, não façam de nós, sócios, adeptos, simpatizantes, uns pequenos analfabetos... que não somos, não somos mesmo!!!

    ResponderEliminar