20 outubro, 2011

O avião que insiste em não descolar

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

FC Porto 1-1 Apoel FC

UEFA Champions League, Grupo G, 3ª jornada
19 de Outubro de 2011
Estádio do Dragão, no Porto
Assistência: 32.512 espectadores


Árbitro: Antony Gautier (França).
Assistentes: Michael Annonier e Frédéric Cano.
Quarto árbitro: Jean-Charles Cailleux.
Assistentes adicionais: Olivier Thual e Ruddy Buquet.

FC PORTO: Helton «cap.»; Sapunaru, Rolando, Otamendi e Alvaro; Fernando, Guarín e João Moutinho; Hulk, Kléber e James.
Substituições: Fernando por Belluschi (69m), James por Varela (69m) e João Moutinho por Defour (79m).
Não utilizados: Bracalli, Djalma, Mangala e Souza.
Treinador: Vítor Pereira.

APOEL: Chiotis; Poursaitides, Oliveira, Kaká e Boaventura; Nuno Morais e Hélio Pinto; Charalambides «cap.», Trickovski e Manduca; Aílton.
Substituições: Chiotis por Pardo (52m), Manduca por Jahic (72m), Trickovski por Adorno (90m+3).
Não utilizados: Solari, Belaid, Alexandrou e Solomou.
Treinador: Ivan Jovanovic.

Ao intervalo: 1-1

Marcadores: Hulk (13m) e Aílton (19m).

Disciplina: cartão amarelo a Hélio Pinto (28m), Otamendi (29m), Kléber (45m+2), Trickovski (47m), James (54m), Sapunaru (73m), Alvaro (78m), Kaká (84m), Guarín (84m) e Hulk (90m+3).

No seguimento da mais recente sequência de resultados positivos, o FC Porto surgiu em campo com aquele que poderá ser considerado como o seu onze mais forte, com Sapunaru no lugar de Fucile e um meio-campo composto por Fernando, João Moutinho e Guarín. Com efeito, os primeiros minutos pareceram dar razão aos defensores do pivô brasileiro, que, de volta aos índices a que nos foi habituando nas últimas épocas, se mostrou capaz de levar alguma calma a um sector que se tem revelado algo frágil.

Sem apresentar grandes argumentos para tal, os azuis e brancos chegaram ao golo num livre directo de Hulk a 30 metros da baliza, bem descaído para a direita, com a preciosa colaboração do guarda-redes contrário. Ainda que a exibição estivesse longe de deslumbrar, poder-se-ia pensar que o golo desbloquearia a mente dos jogadores portistas e os embalaria para uma maior acalmia. Puro engano. Passados uns meros seis minutos, o Apoel, armado num 4-2-3-1 (o que, na prática, significava que defendia com duas linhas de quatro jogadores), reestabeleceu a igualdade, pondo a nu as fragilidades defensivas dos campeões nacionais. Uma vez mais, a zona à frente dos defesas-centrais estava mal preenchida, com Fernando a marcar sistematicamente o jogador na sua zona e a tentar fechar outra linha de passe. Uma simples finta para um lado e um remate colocado devolvia a igualdade ao marcador.

Se a exibição se revelava pobre até à vantagem, mais pobre se tornou depois do golo dos cipriotas. Os dragões mostravam-se bastante lentos na transição ofensiva, com uma aparente falta de vontade de capitalizar o deficiente reposicionamento do adversário quando perdia a bola (levando Hulk a protestar por diversas vezes com os seus colegas) e, como já se vira em jogos anteriores, os centrocampistas pareciam sempre receosos de se juntarem às linhas mais avançadas, impedindo a superioridade numérica em qualquer uma das alas. A juntar a isso, a equipa de Chipre, com um duplo pivô luso, estancava quaisquer iniciativas pelo centro do terreno.

Como se não bastasse, a transição defensiva apresentou imensas lacunas, mais uma vez, dado que os médios estavam sempre afastados da zona da bola (Guarín esteve particularmente desastrado nesse capítulo, mas também no do passe) e chegavam permanentemente tarde à pressão sobre a bola, o que permitia que os dois jogadores mais adiantados rodassem e estendessem o jogo até às alas.

A segunda parte não trouxe grandes novidades. Com efeito, a equipa portista voltou a mostrar-se letárgica e falha de ideias, embora algo mais afoita na pressão. Não obstante, os problemas no posicionamento defensivo multiplicaram-se, como demonstram os inúmeros carrinhos e desarmes em desespero por parte dos quatro jogadores mais recuados, em particular, e o facto de todos esses jogadores terem sido amarelados no decorrer do jogo.

Vítor Pereira demonstrou novamente alguma dificuldade na leitura de jogo, ao promover as substituições de Fernando e James por Belluschi e Varela, respectivamente, criando um duplo pivô que andou largos minutos a discutir o seu posicionamento entre si e com o treinador. A entrada do extremo português tinha como objectivo emprestar alguma velocidade e agressividade ao sector, mas, por mais empenho que Varela tenha demonstrado, é impossível criar desequilíbrios quando os médios insistem em ficar a milhas da parte mais avançada da equipa ou não se conseguem fazer três passes seguidos com nexo. Como se não fosse suficiente, o treinador dos azuis e brancos deixou ficar em campo Guarín (verdadeiramente inacreditável o número de passes falhados e faltas cometidas), preferindo trocar Moutinho por Defour, que teve nos seus pés a grande oportunidade de o FC Porto chegar à vitória, aos 92, numa jogada que ficou a dever muito mais à insistência do que propriamente a uma noção de jogo colectivo. No minuto seguinte, Helton safou a equipa de males maiores ao efectuar uma grande defesa e redimir-se da falha no primeiro jogo.

Em suma, este jogo serviu para constatar que a vitória sobre a Académica (deixando aqui de parte a vitória sobre o Pêro Pinheiro) não mais foi do que uma reacção de coragem e vontade, mas sem melhorias estruturais e sistémicas. As falhas continuam a ser por demais evidentes, assim como a falta de confiança dos jogadores uns nos outros e a aparente total ausência de um pensar colectivo. Para já, sem querer de forma alguma colocar em questão o seu empenho e dedicação, os onze jogadores que representam o FC Porto em campo estão longe de representar uma equipa.



DECLARAÇÕES

Vítor Pereira

Análise da partida
"Contra uma equipa que defende com as linhas muito baixas, compacta, sem problemas em dar a iniciativa ao adversário para aproveitar as transições rápidas, não conseguimos encontrar a qualidade de circulação de bola que nos permitisse encontrar os espaços para penetrar de forma correcta. Precipitámo-nos muitas vezes e não fomos capazes de encontrar o antídoto para este APOEL."

O que falhou
"O APOEL fez aqui o que fez ao Zenit em casa e ao Shakhtar em Donetsk. Sabíamos o que íamos encontrar e que precisávamos de os atrair e de circular a bola com velocidade, mas em passe. Tivemos muita posse, mas inconsequente e previsível. Fizemos muitos remates exteriores, muitos cruzamentos, mas não actuamos da forma que era necessária para este jogo."

Resposta no domingo
"Trabalhamos para os adeptos. Aceito os assobios, eles querem ganhar, sentem o clube, vivem-no. Compreendo e acredito que vamos dar uma resposta frente ao Nacional, como eles e este clube merecem e esta equipa é capaz de dar."

Situação na Champions
"O grupo está muito equilibrado e o próximo jogo vai ser fundamental. Está tudo em aberto. Vamos ter de chegar a Chipre e vencer, rectificando este resultado menos positivo."



RESUMO DO JOGO

40 comentários:

  1. VP, bai-te embora!!!
    Pegaste numa equipa campeã e agora é uma equipa de solteiros e casados. Já nem o Hulk tem os abdominais tablete...devem ter uma preparação física e pêras. Não se entendem no campo e estão indisciplinados. E depois a culpa é do árbitro. POR FAVOR MANDEM EMBORA ESTE INCOMPETENTE.

    ResponderEliminar
  2. FC Porto 1 Apoel 1
    A equipa do FC Porto joga mal, lento, denunciado! Tenho muitas dúvidas que o Vítor Pereira tenha pedalada para orientar, mobilizar, a equipa dos Dragões.
    Pelo seu lado o Apoel jogou melhor, muito bem tacticamente e individualmente. Fez circular sempre a bola entre todos os seus elementos, com determinação, competência e qualidade. Provou ser, pelo menos nesta altura da época, mais e melhor equipa (como conjunto) do que o FC Porto, e portanto dá uma imagem de equipa mais bem preparada psicologicamente, ou seja, no fundo pode-se considerar melhor orientada!
    Como disse acima os portistas jogaram mal: faltou velocidade, entrosamento, jogadas ao primeiro toque, os automatismos simplesmente não existiram. A equipa parece desmotivada, sem força anímica, mental, para levar de vencida os seus adversários. A continuar assim, não acredito que consigamos seguir em frente na Liga dos Campeões.

    ResponderEliminar
  3. Hugo Machado19 outubro, 2011

    Pois, este avião não tem comandante, por isso não descola. Sócio 99061.

    ResponderEliminar
  4. João Salvador Rocha19 outubro, 2011

    Desde o jogo com o Feirense, têm sido Lições atrás de lições..eu por mim á muito que já estudei a situação e vocês, continuam a precisar de mais lições!?!?!?!?

    Abraço

    ResponderEliminar
  5. Caros Portistas,

    Sinceramente depois do que vi hoje tenho de chegar há conclusão que o VP não tem unhas para uma guitarra destas. Os jogadores só se agarram à bola, ninguém se mexe, não há vontade, não têm preparação física, enfim um sem numero de coisas que nem vale a pena continuar.
    Só vejo uma solução e já antes que seja tarde de mais e percamos tudo, porque meus Caros se não passar-mos aos oitavos da champions, em Dezembro temos de vender ao desbarato, a solução é Pedro Emanuel já, é o único com capacidade para motivar esta equipa que é a mais cara da história do clube.
    Espero bem que depois de hoje o façam e rápido, lamento muito e mais que ninguém ter de estar a dizer uma coisa destas, mas é mais que evidente!
    Nota final: quando vi a nomeação de um árbitro Francês disse a uns amigos este fdp vem com encomenda do outro fdp, o platini, meu dito e feito.

    SOMOS PORTO

    CONTRA TUDO E CONTRA TODOS

    SEMPRE F.C.PORTO

    ResponderEliminar
  6. Boas,

    Será que o mal está só nos jogadores??? Vi um treinador sem reacção nenhuma durante o jogo sem qualquer acto que incentivasse a equipa, para não falar nas substituições... Algo se passa no reino do dragão, é preciso dar um murro na mesa para acordarem para a realidade, e lutarem.
    Já não faltava o governo nos passar uma serie de rasteiras e ainda mais esta, que ano de pesadelo...

    ResponderEliminar
  7. Não gosto de comentar a quente, quando estou fulo, mas desta vez tenho de dizer mesmo que isto está a passar das marcas. Tem de ser feita alguma coisa, para mudar a má situação, pois está visto que este treinador pode e deve ser bom adjunto mas não o é como principal. As asneiras estão a ser muitas e se algo for remediado já, ainda se pode ir a tempo, senão não se antevê nada de bom. Tem de haver um tratamento de choque, contando que Pinto da Costa tenha uma saída airosa para este engano, que também tem direito a ter e nós a desejar que ele corrija...!

    ResponderEliminar
  8. Quanto ao jogo nem vou dizer grande coisa. Apenas que a 2a parte foi uma desgraça. O que mais me indigna é que este treinador, que enganou bem o Pinto da Costa, ganhe, sem perceber muito o que faz, um salário superior ao meu em mais de 100 vezes... Foi o euromilhões caído do céu. É bom que aproveite porque a lotaria não lhe vai sair novamente...

    ResponderEliminar
  9. Nunca ninguém desfez tanto em tão pouco tempo. Mérito de VP. Fisicamente estamos como o Pero Pinheiro.

    ResponderEliminar
  10. Não tenho forças para comentar… Estou triste e doente. Porque o meu Porto está enfermo, terrivelmente debilitado e com apenas dois “órgãos” a funcionar: Helton e Hulk. Muito pouco para a saúde que se desejava…

    Abraço.

    PS: mas... lendo o que outros amigos comentam aqui, tenho que corroborá-los e deitar cá para fora o que eu sei há muito tempo - Vítor Pereira não é treinador para o nosso FC Porto. Longe disso... Emendem o mal antes que seja tarde.

    ResponderEliminar
  11. "Julgo que acima de tudo, o problema do FCP, este ano, passa por estar desfalcado de um bom número dois no banco. Com isto dizer que o ano passado AVB, apesar de um jovem com talento e uma boa equipa, tinha a co-adjuva-lo VP, que sem a pressão de agora, ajudava a pensar os jogos de outra forma, e havia, também, um Pedro Emanuel que emanava “Ser Porto” por todos os poros! Para a Calçada, é isto que faz toda a diferença neste momento, aliado a um Porto desfalcado de outros índices de frescura física, que se perderam de um ano para o outro. Não duvidando das capacidades de liderança e coaching de VP, porque acredito no seu valor, o cargo de treinador principal ou a sua ascensão a tal não se perfila a todos nos mesmo moldes nem nos mesmos timmings. E às vezes vale mais contar com um bom numero dois no banco, do que um “promissor” treinador principal, perdido no banco."

    Esta foi tão somente a minha análise, no meu último post à quinze dias..

    abraço

    ResponderEliminar
  12. oxalá esteja enganado, oxalá!!!, mas a continuar este ram-ram, de que nem fodem, quanto mais sair de cima, depois do que hoje foi (re)visto:

    pressão igual a 0
    atitude igual a 0
    vontade igual a 0

    oxalá me engane, volto a repetir, estão a colocar-se a jeito para uma época que vai ser o bom e o bonito... pela negativa!

    ainda o prazo de inscrições não tinha encerrado, e já o dizia em jeito de comentário de pé d'orelha com os Amigos... parece que não aprenderam nada com 2004!! Maniche e Costinha, dizem-vos algo?... oxalá, os "amuados residentes", que aparentam ser mais que as mães, não venham a minar o balneário e o resto da época... não andarei muito longe da verdade se disser que o meu pressentimento já por essa altura, arrisca-se a ser, afinal, uma triste e real constatação!

    mas lá está, o futebol é uma ciência exacta, só ao alcance de uns poucos iluminados, muitos deles em gabinetes e principescamente pagos a peso d'oiro... eu? não percebo merda alguma disto; sou apenas e só, um número para esses iletrados, no caso, um cliente para o (meu) clube!

    uma única certeza... domingo, estou lá de novo, porque não sei estar d'outra forma que não esta: acreditando, sempre e sempre!!

    ResponderEliminar
  13. caríssimos,


    não conseguimos desatar o nó cipriota, foi o que foi.
    tenho para mim que já não é só uma questão de "ópera", mas sim de "maestro".


    somos Porto!, car@go!

    «este é o nosso destino»: «a vencer desde 1893»!


    saudações desportivas mas sempre pentacampeãs a todos vós! ;)

    Miguel | Tomo II

    ResponderEliminar
  14. Como é que um avião, que mais parece um avião em destroços, pode levantar voo??? Impossível!!! E pelos vistos o comandante apenas sabe olhar para os livrinhos e dar uns sorrisos de circunstância com o adjunto! como é possivel???

    E aquela irritante mania do "mister" Rui Quinta em andar com uns "fones" nos ouvidos como que a ouvir o relato da rádio renascença ou da Antena 1 como que a ver se consegue descortinar a táctica certa???

    Mas afinal andamos a brincar com isto???

    Um líder não precisa de estar constantemente a ouvir opiniões de rádios... Um líder não cruza os braços, á espera que um golo milagreiro de bola parada ou de um ressalto "tipo aqueles ressaltos dos jogos em que nós jogavamos na infância" surjam...

    Um LÍDER manda um murro na mesa, dá "duas caralhadas" e ou os jogadores respeitam ou então encostam!!!

    Meus amigos, para mim, isto é um problema de falta de liderança!!!!

    E já se sabe o que acontece quando os jogadores (seja de que equipa for) sabem que o líder não é líder....

    Abraço

    ResponderEliminar
  15. Irritou-me o jogo de hoje… o ritmo baixo, apenas a três velocidades: devagar, devagarinho e parado!

    Irritou-me o Guarin, com aquela mania de vedetismo de meia tigela, falhando passes, entregando a bola aos adversários e pavoneando-se ridiculamente pelo campo durante todo o jogo….

    Irritou-me a dupla de centrais… estiveram péssimos!

    Irritou-me a falta de criatividade do meio-campo, com Moutinho a exibir-se num nível muito baixo…

    Irritou-me ver o FC Porto manietado por uma equipa cipriota de Nicósia… Não me venham com coisas, o FC Porto tinha toda a obrigação de ganhar a estes cipriotas, quando despachamos há poucos meses (e com praticamente a mesma equipa) Villarreal, Spartak Moscovo, CSKA e Sevilha…

    Irritou-me ver a postura de VP, sem ponta de genica, nem motivação para os que estavam dentro de campo… Perante um marasmo daqueles, exigia-se uma atitude enérgica e proactiva, tentando mudar o rumo dos acontecimentos… Os milhares de € que VP ganha por mês têm de servir para alguma coisa…

    Irritou-me o facto do VP não ter inscrito o Walter para Champions e ficar refém de um só ponta-de-lança, bem como o facto do FC Porto (neste caso a SAD) ter pensado que seria possível atacar a época com apenas 2 pontas-de-lança…

    Estou chateado, irritado e com vontade de mandar à merda tudo o que me aparecer pela frente… O momento é de alarme, a que se deverá seguir um de reflexão…

    No entanto, de uma coisa tenho a certeza absoluta: o Presidente que foi 2 vezes campeão europeu, vencedor de 2 Taças UEFA, de dezenas e dezenas de campeonatos humilhando os invejosos dos nossos adversários, não perdeu toda a sua sabedoria e faro pela gestão desportiva que tem levado o clube a um imenso sucesso nacional e internacional…

    Seja com o VP, com o Pedro Emanuel, o Dauto Faquirá ou o José da Esquina, eu sofrerei e apoiarei sempre o meu FC Porto, acreditando que é possível chegar lá… Sobre mudanças de treinadores a meio da época, já disse o que pensava há uns tempos e não retiro uma única virgula… Não acredito em mágicos, em toques de midas nem em milagreiros.. Acredito em trabalho, capacidade de sofrimento e resultados…

    PS: Correndo o risco de ser bombardeado (e se calhar com razão), é bom que não nos esqueçamos que ainda estamos em 1º lugar no campeonato, e que uma vitoria em Nicosia devolve todas as possibilidades de passagem aos oitavos da Champions… É que às vezes quando pensamos que está tudo mau, não nos lembramos que ainda pode vir pior… E continuo na minha, muitas das merdas que têm acontecido têm origem nos jogadores… Também não é menos verdade que VP tem de, rapidamente, ter capacidade para motivar a equipa e colocá-la num patamar superior… Quanto a mudanças de treinador e santos milagreiros, aí mantenho a mesma opinião de sempre…

    ResponderEliminar
  16. O treinador (????) veio só dizer isto depois do jogo:

    "Não fizemos uma exibição conseguida, estivemos intranquilos, a querer fazer
    as coisas muito depressa"

    Deve ter viste outro jogo!!!!

    "É um grupo complicado,
    equilibrado, em que as equipas são muito iguais,"


    QUÊÊÊÊ??? SERÁ QUE LI BEM???

    RUUUA COM ESTE GAJO!!!

    ResponderEliminar
  17. Boa noite.

    Que desilusao está a ser o porto este ano e o pior é que jogo após jogo n se vêm melhorias pelo contrario, o k se passa com esta equipa, n á vontade, parece k os jogadores estao a jogar por obrigaçao, sem alegria sem vontade de vencer, agoara e co esta atitude á jogadores k têm de sair do 11, moutuinho está deploravel guarin a mesma coisa e os dois centrais sao mto fraquinhos e já mto tempo k digo isto, á que deixar jogar belluschi e mangala este sim tem condiçoes no futuro para se tornar num grande jogador, só n sei kem tirar por os 2 k jogam sao tao fracos os 2 k nem sei... uma coisa é certa ou mudamos rapidamente de atitude ou este ano vai ser negro...

    cumprimentos

    ResponderEliminar
  18. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  19. O que eu sofri naquele Dragão! Aliás meus amigos... o que nós sofremos!

    Indescritível a apatia de uma equipa que tem tudo para dar certo e que parece que não quer dar!

    O murro na mesa exige-se!

    ResponderEliminar
  20. «Aceito perfeitamente os assobios», «Neste grupo as equipas são muito iguais» diz VP...
    Como um PORTISTA pode ter estas afirmações??? Concluo que não tem amor ao Clube está só pelos €€...
    - VP, vamos comparar o orçamento do Porto com o do APOEL???
    - VP, vamos comparar as exibições do Porto dos últimos 5 anos e ver se temos algumas tão más como agora???
    - VP e a indisciplina???
    Olha sabes que mais, és um inocente, e uma certeza tenho eu, que vais dormir melhor que eu esta noite...

    ResponderEliminar
  21. Bom dia nacao dragoes , o que eu vinha falando ja a bastante tempo parece que agora outros estao vendo .....este gajo nao vale a ponta dum corno... e agora ? treinador pro porto quero ver o Presidente a desencascar-se desta ...jogadores como o kelvin e iturbe sao pra jogarem contra equipas que defendem com linhas baixas....eles vao renovar o contrato com o belluchi ? com ele a jogar desta maneira ? e o varela nem metada dakilo k ele jogava epoca passada ele joga agora.... por favor meus senhores so nao perdemos ontem por muita sorte ...tenham todos um bom dia .

    ResponderEliminar
  22. Bom dia(como será possível???!!!...)

    Eu só quero desabafar o seguinte: Sou PORTO desde que nasci e até à última ponta de cabelo mas..."ISTO" NÃO É o FCPorto!!!!!!!
    Em 38 anos não me lembro de ver o clube assim!!! Eu sei que todos temos o direito de errar mas...PERSISTIR no erro é outra coisa!!!

    Alguém disse um dia neste blog que os ÚNICOS profissionais do clube são os adeptos...PURA VERDADE! SÓ os adeptos sofrem MESMO...

    Hoje sinto-me humilhado e envergonhado...nós a sofrer e eles a assobiar p´ró lado!!!

    Sinceramente, SINCERAMENTE, não entendo...

    PS-Nas modalidades, vejo jogadores com salários em atraso a esfalfar-se, a lutar, a dar o litro...no futebol, gajos pago a peso de ouro, jogadores, técnicos, dirigentes...nestes tempos de crise e...não há vontade, nem brio...CUSTA A ENGOLIR!!! ALGO se passa!!!

    PP

    ResponderEliminar
  23. Exibição cinzenta e preocupante, a dar a ideia que a equipa passa realmente por um momento periclitante. A defesa continua a dar brindes. Otamendi entregou de bandeja o ouro ao bandido, mas Helton resolveu. Os laterais estiveram lentos e complicados. O meio campo esteve muito apagado com Moutinho e sobretudo Guarín em claro sub-rendimento. Na frente, Kléber esteve activo mas infeliz no remate e James muitos furos abaixo das expectativas. Também Vítor Pereira não esteve feliz a mexer na equipa. Se as entradas de Silvestre Varela, Belluschi e Defour foram bem observadas, embora com algum atraso, já a saída de Fernando me pareceu desastrada. Creio que seria mais plausível a saída de Guarín.

    Enfim, mais um passo em falso que não ajuda em nada a auto-confiança necessária para voltar às exibições à Porto.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  24. está a ser uma jornada de trabalho difícil: os lampiões com quem partilho o mesmo espaço não páram de mandar bocas. Estão com um papo enorme, maior do que o ego que têm.
    Até já respondi a um que "as galinhas fazem peito mas também levam no cú". Não adiantou. Respondeu-me que no rego levámos nós, frente ao Zenit. Tive que enfiar a boca (e devagarinho, para não magoar ainda mais)...

    Este Vítor Pereira é um cromo, é o que é. Como adjunto até pode ser (ou tere sido) bom; como treinador principal do FCP está a prazo.
    Seria preferível a sua substituição para já do que aguardar por melhores dias...

    Abraço
    SdF

    ResponderEliminar
  25. Só queria que estes gajos tivessem tanta ambição, raça e sentir o PORTO como tem os jogadores das modalidades amadoras.

    ResponderEliminar
  26. Murro na mesa? E quem para dar esse murro? Aquele boneco mole q está no banco mais o adjunto que parece mais perdido q o chefe de equipa?


    Não acredito.


    Mudar de chip enqt é tempo!

    Uma VERGONHA! Exibição deplorável.

    Pior q este treinador só recuando a Couceiro e a Octávio.

    Não tem mão no plantel, não há pressão, não há bons indíces físicos, não há disciplina, há primas donas, jogadores amuados e CLARA FALTA DE LIDERANÇA.

    PORTO SEM ALMA A AFUNDAR-SE.

    Presidente está na hora... Antes q seja tarde. Mudança de ares q ainda estamos a tempo (plantel temos nós, venha de lá alguém q motive toda esta gente, o discurso redondo e inócuo de VP deixa toda a gente deprimida).

    ResponderEliminar
  27. É sempre mau mudar de treinador a meio da época, mas Vitor Pereira tem de sair imediatamente. E não me parece que a solução seja mais um treinador de recurso. Temos de contratar um treinador com créditos firmados se queremos salvar a época. Exibições deploráveis umas atrás de outras e um quase adeus prematuro à champions, parecem-me mais do que razões para despedir o treinador, que não dá quaisquer evidências de vir a melhorar.

    ResponderEliminar
  28. manuel moutinho20 outubro, 2011

    Eu acho que um avião sem asas não pode levantar,isto porque nem temos treinador nem temos adjunto à altura,eu que até aqui defendi o treinador a partir deste jogo já não volto a defendê-lo,esperar 70 minutos para fazer uma substituição e depois tirar o James e o Fernando e deixar lá o guarim e o joão moutinho(que saiu muito tarde) que não estavam a render,é não perceber nada do assunto,ontem fiquei gelado no dragão por causa do tempo fresco e da exibição fria da nossa equipa.Para terminar só espero que o treinador no domingo não invente e ponha a melhor equipa a jogar,senão vai ser outra miséria.VIVA O PORTO SEMPRE!

    ResponderEliminar
  29. Blue, só passei para me indicares os números do euromilhões para amanhã.

    Abraço

    ResponderEliminar
  30. Saudações Portistas,

    Escrevi, após o desastre contra o Zenith, que teriamos que mudar rapidamente de treinador, caso contrário seria uma época para esquecer. Infelizmente é o que se está a passar. Não se trata de arranjar santos milagreiros mas sim de contratar alguém com principios basicos de orientação de um conjunto de profissionais. O actual individuo que está no banco do FCP não tem nenhuma dessas caracteristicas. Pior do que isto, o VP é o principal problema. Estamos a assistir a um conjunto de jogadores que não sabe estar em campo, não sabe defender, não sabe atacar, não existe uma única ideia de futebol e apenas a grande qualidade individual de alguns se impõem por momentos. Tudo o resto é um flop. É verdade que ainda não perdemos nada e por isso o VP não é despedido já por PC (objectivamente ainda lideramos o campeonato e estamos na luta na Champions) mas tenho que recuar aos tempos do Octávio Machado para comparar tamanha incompetencia e inèrcia. Não tenhamos ilusões: primeiro devemos resolver a questão VP, ou seja despedi-lo e depois tratar de contratar um treinador e não faltam nomes nem pessoas com capacidade (Pedro Emanuel, Benitez, etc).
    Desafio todos os Portistas a analisarem todos os jogos de VP, todas as subtituições, todos os momentos em que teve que intervir e abstenham-se do resultado. A conclusão só pode ser esta: não é, nem nunca vai ser a pessoa ideal para o lugar que ocupa. Tudo o que acontece é aleatório ou individual não se percebe um único movimento colectivo e ou de treino. Os jogadores estão em campo mas não sabem o que devem fazer e isso compete a quem os lidera ou pelo menos deveria. E não me falem do exemplo do jogo contra o Barcelona, porque aí estavamos ainda sobre grande influência do anterior mister e acima de tudo os jogadores motivam-se naturalmente. Mesmo nesse jogo, reparem nas substituições.....
    Venha o proximo e rapidamente!!!

    ResponderEliminar
  31. Caro Amigo VilaPouca, só pq me conheces, sei bem que compreenderás o que disse e assumo again.

    Se querem pensar que o problema é exclusivo de VP, força, mas não contem comigo. Para mim, isso é demasiado redutor. O problema é bem mais profundo e está ali à vista de todos nós no relvado, com jogadores pagos principescamente... e afinal o que mudou da época passada? Saiu um jogador e um treinador! Ahhh, e ficamos com meia dúzia de amuados que têm metido nojo!!!

    Mas fico-me por aqui pa não dizer mais merda... os iluminados da ciência exacta que é o futebol, que resolvam o problema, que é para isso que eles recebem chorudos ordenados.

    Ps - nas modalidades, é a puta da vergonha que se sabe, pa não dizer mais; é ver aquela puta de bandeira encornada ao vento no nosso estádio; são os boatos insistentes de que esse fdp do Nuno Luz foi convidado para a Porto Canal mas que recusou (e pensar que por qq merda que sai na bola, lá vem mais um comunicado); agora é ver o nome manchado na imprensa passando por caloteiros, mas desmentidos ou comunicados, tá no caralho; anda tudo maluco, é o que é!!!

    ResponderEliminar
  32. Blue, o comentário tem a ver com o que falamos antes no jogo, com a acalmia que se fazia sentir... Lembras-te do que disseste? Pois, adivinhaste.

    Abraço

    ResponderEliminar
  33. Ultra colectivo 9520 outubro, 2011

    Estou triste. Muito triste. Isto não é o Porto, aqui não se está a ver garra de um verdadeiro dragão. E isto ainda me deixa mais infeliz sabendo que em parte a culpa não é só do treinador. Se o treinador tem os jogadores insatisfeitos o que vai fazer?não há garra em campo..e saber que um portista nos deixou á deriva e abandonou o barco..
    Contudo vou continuar a manter presença no estádio, apoiar o meu clube até ficar sem voz porque NÓS SOMOS PORTO! já estou a contar com bancadas despidas, assobios.. esperam-se tempos dificeis no dragão.

    ps: De salientar a claque do APOEL. Que claque formidável, dá gosto ver este apoio. NOTA 0 para os adeptos do Porto, principalmente para a principal claque do Porto com milhares de pessoas que simplesmente deixaram de apoiar a equipa durante meia hora.
    Força Porto, SEMPRE CONTIGO, A GANHAR OU A PERDER!
    Cumprimentos a todos os verdadeiros portistas!

    ResponderEliminar
  34. Nenhum portista no seu perfeito juízo pode ter ficado satisfeito com o que viu ontem… Nem com o que aconteceu na Russia, com o Feirense, na 2ª parte do jogo com o slb e noutros jogos que mesmo ganhando, o FC Porto não exibiu a um nível elevado…

    Para mim, há vários factores que contribuem para o momento que vivemos. Jogadores amuados, excessos de vedetismos, expectativas goradas de saída, algumas decisões da SAD (nomeadamente a não aquisição de mais um ponta de lança) e, como é óbvio e incontornável, o desempenho do treinador…

    Atribuir percentagens a cada um desses factores (e alguns deles estão interligados) é um exercício de mera opinião pessoal que cada um de nós terá e cada um com a sua justificação…

    Pelo que leio, a grande maioria atribuirá uma percentagem de responsabilidade a VP superior a 90% em relação aos outros factores… Pelo que se supõe que a mudança de treinador seria a solução milagrosa que resolveria tudo…

    Não tenho uma opinião fechada sobre este assunto, porque também admito que o que se viu ontem não augura nada de bom para o resto da época…

    Mas digo-vos com a maior das sinceridades que não vejo ninguém que nesta altura possa pegar no barco e resolver rápida e facilmente os complexos problemas existentes no FC Porto neste momento, e que curiosamente derivam de uma época de sucesso tremendo nacional e internacional…

    Continuo a ter dúvidas que uma mudança de treinador resolva rápida e eficazmente os problemas existentes… Porque penso sempre nas duas situações: OK mandar o VP embora, e ir buscar quem? Algum santo milagreiro ou um psicólogo?!?!?! Mas é muito provavel que eu nao tenha razao e que uma mudança melhorasse tudo de um momento para o outro...

    ResponderEliminar
  35. Sao tempos dificeis no dragao!
    O VP n e bom treinador, n conseguiu unir nem motivar uma equipa k ja conhecia depois da saida do VB e ontem mostrou k n tem garra nem estofo para mexer no jogo como deve ser, tita o fernando k estava a ser dos melhores e dwixa o guarin k foi o pior?! N deu para entender mas n foi novidade pk esta epoca pcos foram os jogos em k mostramos algum futebol! Espero k a direçao faça algo para mudar este rumo k a equipa esta a levar e tb para se redimir de algumas mas contrataçoes! N acham?
    Defour-ruben micael(internacional portugues e jogador importantissimo na epoca passada), mangala-sereno(portugues, versatil e com margem de progressao) e alex sandro-emidio rafael( portugues k deixou mt boas indicaçoes ate se lesionar)! Mangala e defour ate sao bons jogadores mas n eram precisos, ja para n falar da vergonha de n estarem pagos! Alex sandro so jogou pa taça e foi dos piores contra um modesto pero pinheiro!
    Nem sempre corre bem mas temos k olhar em frente e apoiar a equipa k precisa de "levantar a cabeça".


    Ps: mudar de treinador a meio da epoca n costuma ser soluçao e no caso do nosso porto ainda nd esta perdido!

    Força Porto

    ResponderEliminar
  36. Vão buscar o Pedro Emanuel que vão ver como os meninos começam a correr e a jogar! Se há meninos amuados com a mania que são vedetas, só há uma solução que é bancada 1,2,3,4,5,6,7 os jogos que forem precisos para mudarem de atitude,ou então que os denunciem para que ao menos todos saibamos quem são os artistas.

    ResponderEliminar
  37. "Temos de contratar um treinador com créditos firmados se queremos salvar a época."

    Ou seja, deveremos contratar um treinador de créditos firmados... Se calhar até sim... Depois de termos gasto milhões e milhões em jogadores que agora se pavoneiam em campo e não joga a ponta de um corno, nem tão pouco se esforçam, agora a solução seria contratar um treinador estrangeiro...

    Sim, porque não brinquem comigo, existe algum treinador português com créditos firmados e que se encontre desempregado de momento?!?! A resposta é obviamente NÃO!

    Mas OK, dando de barato então a solução do treinador estrangeiro dado que não existe um técnico português de créditos firmados, passaríamos então à escolha de um técnico estrangeiro de renome...

    Não estarei a ser má língua quando disser que treinadores estrangeiros de renome são caros, não conhecem o futebol português e obviamente terão grande motivação em vir treinar para um campeonato onde joga o Paços de Ferreira ou o Rio Ave, depois de ter treinado nos melhores campeonatos do mundo...Seria uma solução milagrosa de quem não conhece o campeonato português e que viria ganhar centenas de milhar de €, para depois se exigir tudo e mais alguma coisa ao homem... Depois a questão de arranjar o adjunto português que conhecesse o futebol português e o apoiasse....

    É tudo muito bonito e muito belo, mas o desespero de exibições fracas como a de ontem (eu tb fikei FODIDO com jogadores e treinador) não pode levar a analises tresloucadas de que mudando tudo de um momento para o outro, o FC Porto passará a carburar como uma maquina...

    Sejamos críticos mas realistas, preocupados mas não precipitados... e já agora apoiemos minimamente um clube que o ano passado LIMPOU tudo o que havia para ganhar... De facto, quando se ganha é muito mais fácil apoiar e gritar pelo FC Porto... Apoiar na hora da derrota e não desesperar, disparando contra tudo e todos, já é um pouco mais difícil... Mas claro, o FC Porto tem de ganhar sempre todos os anos e todas as competições...senão é sempre posto tudo em causa...

    ResponderEliminar
  38. caríssimos,

    o dia de hoje vai longo, muito longo. dura desde (sensivelmente) as 21h35m de ontem...
    para mim, a responsabilidade maior é do (ainda) nosso treinador. quem conhece o meu estaminé sabe o que penso sobre este assunto, pelo que refiro apenas que, se é certo que enquanto o nosso grande presidente o entender, Vítor Pereira será o treinador do nosso FC Porto, também o é que, para mim, há muito que já perdeu a minha credibilidade e confiança.

    nomes para uma substituição imediata? talvez Pedro Emanuel (pelo seu perfil raçudo).

    mas há dois aspectos que não poderemos descurar: (1) o valor da cláusula de rescisão (dezoito milhões de euros), pelo que a haver indemnização, esta poderá ser alta; (2) o que me leva a desejar a sua substituição, mais do que o futebol que (não) se pratica, é o possível e (mais do que) provável (péssimo) ambiente de balneário, sem mão nem autoridade.

    confiemos em quem governa o nosso destino há mais de trinta anos.


    somos Porto!, car@go!

    «este é o nosso destino»: «a vencer desde 1893»!


    saudações desportivas mas sempre pentacampeãs a todos vós! ;)

    Miguel | Tomo II

    ResponderEliminar
  39. Caro RCBC, estou em desacordo com a sua opinião, não existem treinadores portugueses desempregados é verdade, mas Manuel Cajuda tem experiência e perfil suficiente para lidar com as vedetas que temos no plantel.
    Treinadores estrangeiros? Porque não? Será preferível deixar a equipa apodrecer lentamente? Claro que um estrangeiro gostaria de treinar o FC Porto, quando o nosso clube ia disputar a Supertaça Europeia contra o Barça, e eramos o 3º clube no ranking mundial, e estavamos no 1ª pote da Champions,; sim fica caro, mas quando se gastou em jogadores de valor duvidoso como Valeri, Prediger, Tomás Costa, o defesa direito Benitez, o € gasto nesses tipos dava para garantir um técnico com experiência e currículo vitorioso na Europa. Temos o melhor plantel em Portugal e não temos um técnico e uma equipa técnica à altura para moldar a equipa. Vítor Pereira é um excelente adjunto, mas foi promovido a principal demasiado cedo.

    ResponderEliminar
  40. Manuel Cajuda? E porque não Luís Campos?

    Vale tudo.

    Vitor Pereira continua a ser treinador do FC Porto por isso só há uma solução é apoiar aquilo que temos, não deixei de acreditar.

    ResponderEliminar