20 outubro, 2011

Manto Azul e Branco - 1930-1936 – O V de vitória na camisola azul-e-branca

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/


Em 1930, fruto de um toque de modernidade, o colarinho da camisola converteu-se num elegante V. A faixa azul do meio estava bem alinhada pelo vértice do inovador colarinho.

Foi com a bonita camisola de colarinho em V, que o FC Porto conquistou mais um título.

Eis a equipa vencedora do Campeonato de Portugal 1931-32, treinada pelo húngaro Joseph Szabo e que integrava os famosos “três diabos do meio-dia” (Acácio Mesquita, Waldemar Mota e Pinga), além de Mihaly Siska notável guarda-redes que defendeu as balizas do FC Porto durante 10 anos.

E cumpriu-se a tradição. O FC Porto, que ganhara a primeira edição do Campeonato de Portugal, venceu, igualmente, a edição de arranque do Campeonato da I Liga (Campeonato Nacional) em 1934-35. Apesar das jogadas de bastidores, das artimanhas e habilidosas decisões administrativas, triunfo final brilhantíssimo.

Os nomes dos Campeões:
De pé (da esquerda para a direita): Lopes Carneiro, Valdemar Mota, Carlos Mesquita, Artur de Sousa "Pinga", Carlos Nunes, Acácio Mesquita, Assis e Raul; ao meio: Álvaro Pereira e Jerónimo; em baixo: Avelino Martins, João Nova, Soares dos Reis, António Santos, Carlos Pereira e Francisco Castro.
Artur de Sousa "Pinga", o primeiro grande génio do futebol nacional e um dos melhores senão o melhor futebolista português de todos os tempos, um enorme ídolo, uma velha glória do FC Porto. Atacava e defendia, era dotado de fantástico domínio de bola, exímio na finta e nos passes “mortais”, remate certeiro e forte, golos inolvidáveis. Pinga encantava portistas e pasmou adversários durante os 16 anos em que envergou a camisola azul-e-branca. O madeirense embelezou tardes memoráveis de futebol e golos, com actuações movidas pela intuição dum prodígio e em que marcou 394 vezes em 400 jogos!

Rui Saraiva – Design e edição
Fernando Moreira – Pesquisa e textos

2 comentários:

  1. bonitas, lindas, mágicas... este/s nosso/s manto/s sagrados/s!!!

    parabéns aos mestres cá do bricolage

    ResponderEliminar
  2. As camisolas são lindas, são o azul de branco do F.C.Porto e basta. Mas as fotos, em especial a do Pinga, no dia seguinte a uma noite de desilusão, dão moral e vontade de ir À luta.

    Abraço

    ResponderEliminar